Tema

Notes
Transcript
Tema: Dando a Deus em adoração
As ofertas de manjares
Quando alguma pessoa fizer oferta de manjares ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e, sobre ela, porá incenso. Levá-la-á aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha e do seu azeite com todo o seu incenso e os queimará como porção memorial sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR. O que ficar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao SENHOR. Quando trouxeres oferta de manjares, cozida no forno, será de bolos asmos de flor de farinha amassados com azeite e obreias asmas untadas com azeite. Se a tua oferta for de manjares cozida na assadeira, será de flor de farinha sem fermento amassada com azeite. Em pedaços a partirás e, sobre ela, deitarás azeite; é oferta de manjares. Se a tua oferta for de manjares de frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite. E a oferta de manjares, que daquilo se fará, trarás ao SENHOR; será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar. Da oferta de manjares tomará o sacerdote a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR. O que ficar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao SENHOR. Nenhuma oferta de manjares, que fizerdes ao SENHOR, se fará com fermento; porque de nenhum fermento e de mel nenhum queimareis por oferta ao SENHOR. Deles, trareis ao SENHOR por oferta das primícias; todavia, não se porão sobre o altar como aroma agradável. Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal. Se trouxeres ao SENHOR oferta de manjares das primícias, farás a oferta de manjares das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os grãos esmagados de espigas verdes. Deitarás azeite sobre ela e, por cima, lhe porás incenso; é oferta de manjares. Assim, o sacerdote queimará a porção memorial dos grãos de espigas esmagados e do azeite, com todo o incenso; é oferta queimada ao SENHOR. LEVITICUS 2:1-16
Grande Idéia: O Deus que adoramos é o Senhor e o provedor de todas as coisas, por isso oferecemos-lhe os nossos melhores dons e vivemos vidas puras para expressar a nossa gratidão e adoração.
I. Promovemos a Dedicação a Deus.
a. A Dedicação a Deus exige gratidão.
b. A dedicação a Deus exige que demos o nosso melhor.
II. Excluímos a Corrupção das Nossas Vidas.
III. Clamamos Comunhão com Deus.
A. O culto à direita afirma o nosso pacto com Deus.
B. O culto à direita afirma a nossa separação de Deus.
IV. Exaltamos Jesus, o Centro do Nosso Culto.
A. Jesus é o nosso exemplo de gratidão.
B. Jesus é o nosso exemplo de dedicação.
C. Jesus torna possível a nossa dedicação.
D. Jesus é a primeira fruta da nossa ressurreição.
Exposição
Quando lemos as descrições dos cinco maiores sacrifícios nos primeiros sete capítulos do Levítico, devemos ter em mente que o sistema sacrifical foi dado por Deus como um convite ao Seu povo para se encontrar com Ele e adorá-Lo. Após o êxodo, Deus falou a Moisés e deu-lhe a Sua lei pelo Seu povo. Deus sabia que o Seu povo iria transgredir a Sua lei, mas em vez de desistir do Seu povo, Ele providenciou um meio de expiação pelos seus pecados para que eles pudessem vir à Sua presença.
O sistema sacrificial era esse meio de expiação. O primeiro capítulo do Levítico descreve o primeiro tipo de sacrifício - a oferta queimada. O segundo capítulo descreve a oferta de cereais. A oferta queimada e a oferta de grão eram semelhantes e desigual. Eram semelhantes porque tanto a oferta queimada como a oferta de cereais tinham de ser da melhor qualidade, ambas foram oferecidas pelo fogo, e ambas resultaram num aroma agradável ao Senhor, o que significa que o Senhor ficou satisfeito com a oferta.
Agora eram desiguais porque a oferta queimada era um animal, enquanto a oferta de cereais consistia em cereais não cozinhados ou cozinhados. A oferta queimada era uma oferta de sangue, e a oferta de grão não era. Toda a oferta queimada era consumida no altar, mas apenas uma parte da oferta de cereais era queimada no altar, e o resto era comido pelos sacerdotes.
O capítulo 2 divide-se em quatro divisões básicas.
Os versos 1-3 concentram-se na oferta de cereais não cozidos.
Os versos 4-10 fornecem os regulamentos relativos à oferta de grão cozido ou pão sem levedura.
Os versos 11-13 declaram o que podia e não podia ser acrescentado à oferta de cereais.
Os versos 14-16 introduzem a oferta das primícias da colheita do grão.
O que nos ensina a descrição da oferta de cereais sobre a nossa relação com Deus e a nossa adoração a Ele?
Primeiro - Declaramos nossa Dedicação a Deus. A palavra hebraica para oferta de grão é minchah. Noutro lugar do Antigo Testamento a minchah é usada para se referir a presentes que as pessoas davam a um rei. As nações vassalas prestaram homenagem a reis que reconheceram como seus senhores ou superiores. Por exemplo, os moabitas e arameanos estavam sujeitos ao rei David e pagavam-lhe tributo (minchah) porque reconheciam que estavam sujeitos a ele (2 Sam 8:2,6). Quando o rei Oséias de Israel reteve o tributo (minchah) do rei Salmanezer da Assíria, Salmanezer viu-o como um ato de rebelião, e atacou e conquistou Israel (2 Reis 17:3-6).
Assim, o significado de minchah incluía o ato de uma nação servidora oferecer um presente a uma nação soberana.
Pensar nesse uso de minchah pode ajudar-nos quando lemos sobre a oferta de cereais a Deus. Contudo, os israelitas deram ofertas de cereais a Deus não só porque Ele era um soberano superior, mas porque Ele é Deus. Ofereceram-Lhe não só serviço e lealdade; ofereceram-Lhe o culto que é devido apenas a Deus. Em contextos de adoração minchah refere-se a sacrifícios de animais, bem como ofertas de cereais. Em Génesis 4 minchah refere-se às ofertas tanto de Caim como de Abel, embora a oferta de Caim tenha sido produzida e a oferta de Abel tenha sido um animal.
Mas em contextos cúlticos minchah refere-se exclusivamente às ofertas de cereais como definido no Levítico 2. O objectivo da oferta de cereais não era a expiação, mas sim a adoração. Deus fornece os produtos da terra. O povo de Deus adora-O como Aquele que fornece todas as coisas boas (Tg 1,17). Ele é o Senhor, o Rei, e ao trazer-Lhe os seus dons o Seu povo estava expressando sua lealdade a Ele. Ao trazerem o sacrifício, estavam agradecendo a Deus pela Sua provisão, dedicando-Lhe a sua colheita, e simbolizando a sua dedicação a Ele. É isso que o povo de Deus faz hoje em dia na adoração. Trazemos um presente a Deus como um ato de dedicação a Deus - "Deus, eu dedico-me e os meus bens a Ti". Não só sentimos gratidão, como a mostramos. Não falamos apenas da nossa dedicação a Deus; demonstramo-la.
Aiman Youssef é um cristão que viveu na mesma casa em Staten Island durante mais de 20 anos. A 29 de Outubro de 2012, por volta das 20:15 horas, ventos fortes de furacão vieram gritar para o seu bairro enquanto o Furacão Sandy fazia aterros sangrentos. Youssef disse que a água desceu a sua rua como um tsunami. Quando a onda gigante se aproximou da sua casa, ele viu transformadores eléctricos explodir, cabos a cair, e carros e escombros a correr na corrente na sua direcção. Quando a onda chegou, a sua casa encheu-se imediatamente de água sobre a sua cabeça. Ele não sabia nadar, e a sua mãe também não sabia. De alguma forma, ele e o seu sobrinho puxaram a sua mãe contra a corrente, subindo a rua até uma casa numa colina. Assim que a sua mãe estava a salvo, ouviu alguém a gritar por ajuda. Ele viu uma mulher pendurada numa carrinha prestes a ser levada pela correnteza. Esqueceu-se que não sabia nadar, voltou a sair para a água, levou-a para um lugar seguro, e depois fê-lo para mais 16 pessoas. A história de Aiman Youssef não é principalmente sobre salvamento; é sobre gratidão e dedicação. Nessa noite, ele sabia que a sua vida estava em perigo. Mas ele sobreviveu. Ele sabia que Deus lhe tinha permitido viver, e estava tão grato a Deus que prometeu a Deus que dedicaria um ano inteiro a nada mais que ajudar outras pessoas. A sua casa era uma perda completa, mas no local onde a sua casa costumava ser, ele ergueu uma grande tenda e empacotou-a com produtos enlatados, água engarrafada, e servindo mesas. Chamou-lhe "Alívio do Bairro da Avenida Midland". Recebeu doações de alimentos de instituições de caridade de toda a cidade, e durante meses serviu cerca de 700 refeições por dia a outras pessoas deslocadas pelo Furacão Sandy (Hamill, "homem de Staten Island"). Aiman Youssef está a viver a lição da oferta de cereais, porque a oferta de cereais ensina-nos que decretamos gratidão e dedicação a Deus como Aquele que nos dá a todos as coisas boas. Youssef dedicou-se a servir a Deus e aos outros, e viveu essa dedicação. Foi isso que os israelitas fizeram através do grão oferta. O objectivo da oferta de cereais não era a expiação, mas a adoração. Na oferta de cereais o povo de Deus decretou o seu reconhecimento de que Deus tinha providenciado para eles. Ao trazerem o sacrifício, estavam a dedicar o seu grão a Deus, simbolizando a dedicação das suas vidas a Deus, e estavam a agradecer-Lhe pela Sua provisão. É isso que o povo de Deus faz hoje em dia na adoração. Trazemos um presente a Deus. Isso é um acto de dedicação a Deus - "Deus, eu dedico a mim próprio e os meus bens a Ti". Dedicação a Deus pede gratidão A nossa doação a Deus é um acto de gratidão. Sabemos que o que temos vem de Deus, por isso ao darmos a Deus agradecemos e louvamos a Deus pela Sua dádiva de pão quotidiano. Era isso que os israelitas estavam a fazer. Deus deu-lhes tudo o que tinham, e Ele disse-lhes para trazerem parte do produto como oferta a Ele.
Está grato a Deus pelo que tem? Mostrem-me alguém que não esteja grato a Deus pelo que Ele tem, e eu mostro-vos alguém que se esqueceu de que Deus é Aquele que lhe permitiu tê-lo. Pessoas que não estão gratas a Deus pelo que pensam ter merecido; não reconhecem que Deus lhes deu a força para o merecer. O que temos vem de Deus, e dar algum a Deus lembra-nos que tudo vem d'Ele. Se formos dedicados a Deus, ficaremos gratos. Dedicação a Deus pede para dar o nosso melhor versículo 1 menciona que a oferta de cereais devia ser de "farinha fina". A palavra traduzida "farinha fina" é utilizada cinco vezes neste capítulo (vv. 1,2,4,5,7). Era uma palavra especial que se referia à farinha finamente moída. É utilizada no Antigo Testamento para se referir à mais fina da farinha . . . moída exclusivamente do grão interior do trigo. . . . Embora disponível para todos, era caro e considerado um artigo de luxo (Ezequiel 16:13; 1 Reis 4:22), para ser usado especialmente em entretenimento de convidados importantes (Génesis 18:6). (Patterson, "so¯let") O povo de Deus devia trazer apenas a melhor farinha a Deus. O versículo 1 também diz que Deus lhes disse para acrescentarem incenso ao grão. O incenso era caro. A oferta que o povo de Deus trazia a Deus era para lhes custar algo. E se eles não pudessem pagar incenso? Então os versículos 4-7 dizem que podiam cozinhar os seus cereais em pão sem levedura. Se formos dedicados a Deus, não traremos algo de segunda categoria; traremos o melhor. Se tivermos o dinheiro para conseguir o melhor, vamos gastá-lo, e se não tivermos o dinheiro, vamos gastar o tempo necessário para fazer do nosso presente o melhor que pudermos. Quando Deus deu estas leis ao Seu povo, eles estavam no deserto. Eles não cultivavam trigo ou cevada no deserto. Eles não estavam a cultivar nada. Eles eram nómadas no deserto, não agricultores. Portanto, o grão para moer em farinha fina era raro e valioso, assim como o azeite era derramado sobre a oferta de cereais. Algumas pessoas especularam que inicialmente o grão que davam a Deus como oferta de cereais tinha de ser o grão de semente que estavam a planear plantar quando chegassem à terra prometida. Dar esse grão de semente era um acto de fé; estavam a confiar em Deus que quando Lhe dessem o grão, Ele providenciaria para que tivessem o suficiente para plantar uma cultura em Canaã. Quando foi a última vez que deram a Deus de uma forma que esgotou as vossas reservas, para que tivessem de confiar n'Ele para o sustento? A dedicação a Deus exige que demos o nosso melhor.
Excluímos a Corrupção da Nossa Vida Versículos 4 e 11 afirmam que Deus não permitiu fermento, ou levedura, na oferta de cereais. Por que razão não foi permitida a levedura? Por vezes, os ingredientes dos sacrifícios tinham significado por associação. No caso da levedura, esta estava associada à corrupção. O processo de fermentação envolve fermentação, que é uma forma de decadência e, portanto, está relacionado com a morte. No Levítico, o reino da santidade, ou limpeza, é o reino da vida; e o reino do profano, ou impureza, é o reino da morte. O povo de Deus devia permanecer no reino da santidade, ou da vida; e devia manter-se afastado do reino do profano, ou da morte. Certamente que se deveriam manter afastados do reino da morte na adoração. Paradoxalmente, os animais sacrificados eram mortos em adoração, mas a matança do animal tinha o propósito de demonstrar que o pecado conduz à morte. Quanto ao fermento, estava associado à decadência ou morte, pelo que devia ser mantido afastado da adoração. A levedura está associada à corrupção em toda a Bíblia. Em Lucas 12:1 Jesus disse para nos afastarmos "do fermento dos fariseus, o que é hipocrisia". Em 1 Coríntios 5,1-8 Paulo mencionou a imoralidade sexual, a malícia e o mal; e referiu-se a tudo isso como fermento. Ele disse para tirar o fermento da igreja, porque um pouco de fermento permeia todo o pedaço de massa. Quando chegamos ao culto, excluímos a corrupção. As notas das declarações da Bíblia enfatizam que o povo de Deus não pode oferecer adoração aceitável a Deus se a forma como vivemos não for aceitável a Deus. Viver ou pensar pecaminoso é fermento; é corrupção. O profeta Samuel disse ao rei Saul: "Obedecer é melhor que sacrificar" (1 Sam 15,22). Por outras palavras, não venhas a adorar e fazer um espectáculo de ter razão com Deus apenas para deixar a adoração e voltar ao pecado. Isso é corrupção, e para oferecer a adoração correcta temos de limpar corrupção. Isso não significa que os pecadores não sejam bem-vindos no culto. Somos todos pecadores, e reunimo-nos para a adoração para procurar Deus, para confessar o nosso pecado, e para procurar o Seu perdão pelo pecado e o Seu poder sobre o pecado. A diferença entre as pessoas que oferecem adoração correta e as que não a oferecem não é que os adoradores corretos não são pecadores. A diferença é que os adoradores certos sabem que são pecadores, sabem que precisam de Deus, e sabem que precisam de expiação e salvação que só vêm de Deus em Cristo. Esse era o propósito do sistema sacrificial. Deus sabia que o Seu povo iria transgredir as Suas leis, e Ele estava a providenciar uma forma de expiar os seus pecados para que pudessem oferecer-Lhe adoração digna. A adoração digna exclui a corrupção. Nós expressamos comunhão com Deus Todas as leis que Deus deu ao Seu povo do Monte Sinai e do tabernáculo foram dadas no contexto do relacionamento. Deus estabeleceu um relacionamento com os hebreus quando Ele fez um pacto com Abraão (Gn 15,13-14), e Ele cumpriu as promessas desse pacto quando Ele protegeu providencialmente os descendentes de Abraão e os libertou da escravidão no Egipto. Deus fez outro pacto com o Seu povo no Sinai. Ele disse-lhes que toda a terra é Sua, mas se eles obedecessem à Sua voz e guardassem as Suas ordens, eles seriam a Sua posse preciosa, um reino de sacerdotes, e uma nação santa (Êxodo 19:5-6). Deus e o Seu povo mantinham uma relação de pacto. O sistema sacrifical manteve essa relação. Garantiu a continuação da comunhão entre Deus e o Seu povo. A oferta de cereais cumpriu isso de pelo menos duas maneiras.
A Adoração Correcta Afirma o Nosso Pacto com Deus Levítico 2:13 diz que Deus disse ao Seu povo para temperar a sua oferta de cereais com sal. O sal é chamado "o sal do pacto com o vosso Deus". No antigo Próximo Oriente, o sal representava um pacto. Na Babilónia, se as pessoas diziam que tinham provado o sal de alguma tribo, significava que tinham um pacto com essa tribo. Na Pérsia, se as pessoas eram leais ao rei, dizia-se que tinham provado "o sal do palácio". Os beduínos árabes referiam-se a um tratado entre pessoas dizendo: "Há sal entre nós" (Gane, Leviticus, Numbers, 81). Quando o povo de Deus adicionou sal às suas ofertas de cereais, eles lembraram-se que tinham uma relação de pacto com Deus. O sal representava esse pacto. Sabiam também que o sal é um conservante, e simbolizavam a continuação da sua relação de pacto com Deus. É isso que fazemos na adoração. Temos uma relação de pacto com Deus - a nova aliança através do sacrifício de Jesus na cruz pelos nossos pecados. Quando Jesus partilhou a Sua Última Ceia com os Seus apóstolos, Ele disse: "Este cálice é o novo pacto estabelecido pelo Meu sangue" (1 Cor 11,25). Quando viemos a adorar, lembramo-nos da aliança que temos com o Senhor através do sangue de Jesus, e na adoração afirmamos essa aliança. A Adoração Correcta Afirma a Nossa Separação de Deus Duas Vezes na descrição de Deus da oferta de cereais Ele disse que o cereal dado para ser queimado no altar era a porção memorial. A palavra traduzida "memorial" é da palavra que se refere à lembrança. Como os israelitas ofereceram este sacrifício, eles lembraram-se. Do que se lembraram? Certamente Deus quis que eles se lembrassem d'Ele, da Sua libertação, da expiação pelo pecado que acabara de realizar no holocausto, e da sua dedicação a Ele.
Assim, os cereais que queimavam no altar eram a porção memorial, e os restantes cereais eram dados aos sacerdotes como alimento. Dessa forma, os sacerdotes tinham comida para comer; o povo apoiou-os dando-lhes a porção restante das ofertas de cereais em obediência à ordem de Deus. O grão dado aos sacerdotes era chamado "santíssimo" (vv. 3,10 ESV). Traduzido literalmente, o hebreu é "santo dos santos". A palavra "santo" significa ser separada para Deus - separada do pecado e separada para Deus. O grão que sobrava era "santíssimo". O que oferecemos como uma oferta que damos a Deus. Demonstra a nossa dedicação a Ele. No caso da oferta de cereais, parte da oferta foi queimada e parte dela foi dada para apoiar os sacerdotes, mas toda foi dada a Deus. Por conseguinte, foi tudo sagrado. Tudo o que temos e tudo o que somos é separado para Deus. Estamos separados do mundo e para Deus; quando viemos a adorar, afirmamos isso. Exaltamos Jesus, o Centro da Nossa Adoração Jesus é o centro da adoração cristã; exaltamo-Lo sempre que nos reunimos com o povo de Deus para adorar. Cantamos louvores a Jesus. Oramos em nome de Jesus porque através do Seu sacrifício na cruz temos acesso à presença de Deus. A pregação aponta para Jesus, porque toda a Palavra de Deus aponta para Ele. O convite encoraja as pessoas a depositar a sua fé em Jesus, porque a salvação está apenas Nele. Como é que exaltamos Jesus ao estudarmos a descrição da oferta de cereais? Jesus é o nosso exemplo em Mostrar Gratidão A oferta de cereais foi dada em gratidão pela provisão de Deus. Quando Jesus alimentou 5.000 pessoas, Ele disse uma bênção antes de dar ao povo o pão e o peixe (Mateus 14,19). Mais tarde, quando Ele alimentou 4.000 pessoas, Ele deu graças antes de lhes dar o pão (Mt 15,36). Quando Ele partilhou a Sua Última Ceia com os seus apóstolos, Ele levou o pão e deu graças, e Ele levou o cálice e deu graças (Lucas 22,17-19). Jesus deu graças; nós também devemos dar graças. Jesus é o nosso exemplo em Dedicação A oferta de cereais foi uma promulgação de dedicação a Deus. Jesus é Deus, o Filho, e Ele é perfeitamente dedicado a Deus, o Pai. O livro de Hebreus diz que o sistema sacrificial do antigo pacto é obsoleto porque Jesus o cumpriu e n'Ele temos um novo pacto. No meio dessa discussão, o escritor de Hebreus citou Jesus como citando o Salmo 40. Ele escreveu que Jesus disse a Deus Pai: "Não te deleitaste em holocaustos inteiros e ofertas pelo pecado". Então eu disse: "Vede - está escrito sobre Mim no volume do pergaminho - Vim para fazer a Vossa vontade, Deus"! (Heb 10,6-7) Essa declaração de Jesus expressa o coração do sistema sacrifical e o Seu próprio coração. Jesus disse a Deus Pai: "Não te deleitaste em holocaustos inteiros e ofertas pelo pecado". Nunca foi a própria oferta que agradou a Deus; foi sempre o que a oferta representou. Se a oferta é uma expressão de penitência pelo pecado, um desejo de perdão de Deus, e dedicação a Deus no coração do adorador, então Deus está satisfeito. John Calvin escreveu: "O que poderia ser mais vaidoso ou frívolo do que os homens se reconciliarem com Deus, oferecendo-lhe o mau cheiro produzido pela queima da gordura das feras? ou limparem as suas próprias impurezas, besuntando-se com água ou sangue? . . . Deus não ordenou sacrifício, a fim de poder ocupar os seus adoradores com exercícios terrenos, mas sim para lhes elevar a mente a algo superior. Calvino continuou a citar os profetas, que criticaram o povo de Deus no antigo pacto "por imaginarem que meros sacrifícios têm qualquer valor aos olhos de Deus". Calvino escreveu que os profetas não estavam a criticar As leis de Deus sobre sacrifícios; estavam a criticar o povo por realizar meros exercícios terrestres quando Deus pretendia elevar as suas mentes a algo superior (Institutos, 218-19). Deus pretendia que o Seu povo oferecesse sacrifícios conscientes da expiação que Ele estava a proporcionar e iria proporcionar, e conscientes da sua dedicação ao Deus que estavam a adorar. É o que fazemos hoje em dia na adoração. Louvamos a Deus pela expiação do pecado que Ele realizou em Jesus por nós, e dedicamo-nos a Deus. Se não o fizermos, então as palavras de Calvino aplicam-se a nós - a nossa adoração é "vã e frívola . . . exercícios terrenos". Graças a Deus, Jesus dá-nos o exemplo perfeito do que fazer na adoração e do que fazer todos os dias! O escritor de Hebreus citou-o como dizendo: "Vim para fazer a tua vontade, Deus". Na adoração, dedicamo-nos a fazer a vontade de Deus. Jesus torna possível a nossa Dedicação Paulo escreveu sobre a dedicação dos nossos corpos (nós próprios) a Deus, e usou a linguagem de apresentar uma oferenda a Deus. Ele escreveu: "Não ofereças nenhuma parte ao pecado... . . Mas como aqueles que estão vivos dentre os mortos, oferecei-vos a Deus, e todas as partes de vós a Deus como armas para a justiça. (Rom 6,13) É uma imagem de nos dedicarmos a Deus, e Paulo escreveu estas palavras depois de sublinhar que o nosso antigo eu foi crucificado com Cristo e agora temos uma nova vida em Cristo. "Assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós podemos caminhar num novo modo de vida" (v. 4). Por outras palavras, tal como o poder de Deus ressuscitou Jesus dos mortos, o Seu poder permite-nos viver um novo modo de vida. Portanto, Paulo exorta os seguidores de Jesus a "considerarem-se mortos para pecar, mas vivos para Deus em Cristo Jesus" (v. 11). Jesus dá-nos uma nova vida. Como podemos agradar a Deus, dedicando-nos a Ele? Podemos fazer isso porque Jesus tem tornou-nos novos. Antes de Jesus, nada em nós queria ser dedicado a fazer a vontade de Deus. Mas Jesus matou o antigo eu do pecado e deu-nos uma nova vida que se deleita em fazer a vontade de Deus. A expiação pelo pecado não é mencionada no Levítico 2. Isto porque a expiação já tinha sido alcançada em todo o holocausto descrito no Levítico 1. A ordem é importante. Antes de podermos agradar a Deus com a nossa dedicação, o nosso pecado deve ser tirado. Já temos de ser o tipo de pessoas que se querem dedicar a Deus, e é isso que Jesus faz em nós. Ele torna possível a nossa dedicação. Jesus É as Primícias dos Nossos Versos de Ressurreição 14-16 dirigem-se à oferta de primícias ao Senhor. Quando a colheita dos cereais começou a amadurecer, Deus disse para trazer alguns dos primeiros grãos maduros para Ele em adoração. Foi um acto de fé desistir do primeiro da colheita e confiar em Deus para o resto da colheita. Em 1 Coríntios 15 Paulo escreveu sobre a ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição em Jesus.Paulo chamou a Jesus "as primícias dos que adormeceram" (v. 20). Paulo usou a linguagem levítica para expressar o facto de que a ressurreição de Jesus é a primeira de uma grande colheita de almas que serão reunidas no céu para adoração. Por vezes penso que tenho um vislumbre de como é a adoração no céu. Ouço o povo de Deus em adoração cantar entusiasticamente, as suas vozes unidas em louvor a Deus. Um líder da igreja reza e eu sinto a presença de Deus poderosamente. Vejo um seguidor de Jesus expressar amor a mim ou a outra pessoa, e sei que é o amor de Deus que "foi derramado nos nossos corações através do Espírito Santo" (Rm 5,5). Ainda assim, na sua maioria, a nossa adoração fica aquém da adoração do céu. Aqui, vemos num espelho, mas no céu veremos face a face (1 Cor 13,12 ESV). Aqui a nossa fé está misturada com a dúvida, e a nossa santidade está comprometida pelo pecado. No céu, a dúvida e o pecado não existem. Só Jesus adorou perfeitamente na terra. Depois Ele morreu como sacrifício pelos nossos pecados. Assim, quando depositamos a nossa fé Nele, Ele perdoa o nosso pecado, reconcilia-nos com Deus, e dá-nos vida nova e eterna. Então Ele levantou-se da sepultura, e nós, que O conhecemos, estaremos no céu com Ele. Tanto aqui como ali, Ele é o centro da nossa adoração.
Reflectir e Discutir
Quais são as semelhanças e diferenças entre a oferta queimada e a oferta de cereais?
Qual é a ligação entre a oferta de cereais e o pagamento de tributo (minchah)?
Como deve a dedicação que se mostra a Deus diferir da que se mostra a um soberano ou a um rei terreno? Qual era a finalidade da oferta de cereais?
O que se pode oferecer a Deus para demonstrar a sua gratidão?
Como foram as acções de Aiman Youssef após o Furacão Sandy uma lição viva da oferta de cereais?
Se vos dedicais a Deus, então dareis a Ele o melhor que tiverdes. Existem algumas áreas em que estás a esconder o teu melhor de Deus?
Em caso afirmativo, explique porquê. Porque é que não foi permitido fermento na oferta de cereais? Como é que os pecadores são capazes de oferecer a Deus a adoração correcta?
Como é que a oferta de cereais assegurou a continuação da comunhão entre Deus e o Seu povo?
Como é que o vosso estudo da oferta de grão em Levítico 2:1-16 vos leva a exaltar Jesus?
Related Media
See more
Related Sermons
See more