O culto e o chamado Texto: Isaías 6.1-8

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 233 views
Notes
Transcript

Introdução: Estudando este texto, percebemos que estamos diante de uma tremenda revelação e de um grande mistério.

Um culto revelado no céu, refletindo em um chamado na terra.

O profeta Isaías ao declarar que no ano em que morreu o rei Uzias ele viu ao Senhor.

O profeta nos traz uma inquietação, E PRECISAMOS ENTENDER A BIOGRAFIA do Rei Uzias.

Segundo o livro de II Crônicas (capítulo 26), Uzias iniciou o seu reinado em Jerusalém com 16 anos, logo após a morte do seu pai Amazias, ele reinou em Judá (reino do Sul) cerca de cinquenta e cinco anos e seu reino foi próspero.
Uzias em hebraico “Uziyah” significa “Jeová é minha força”
Nos dias em que ele buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar e seu nome foi espalhado por toda à terra.
Os feitos do rei Uzias foram muitos, entre ele pode destacar;
Ele edificou torres no deserto e cavou muitos poços.
II Cr 26.9-10, Relata Que ele possuía muitos gados, tanto nos vales como nas campinas, tinha vinhateiro nos montes e nos campos férteis porque ele INVESTIA NA AGRICULTURA.
Ele reformou as defesas de Jerusalém.
Também reorganizou e capacitou seu exército e se revelou um mestre na engenharia. II Cr. 26. 14-15; 16-23
Mas, exaltou o seu coração e entrou no templo para oferecer incenso, e Deus o fez ficar leproso até o dia da sua morte.
O Rei Uzias escolheu o pior lugar para se exaltar, lá fora ele era o rei, o tal, mas na presença do Senhor ele não passava de servo.
Proposição: Deus ainda chama pessoas para fazer a sua obra em cultos como este.
Frase interrogativa: quem acredita, que Deus ainda chama pessoas em culto como este?
Frase exclamativa: observando o texto, não apenas de forma simplista, podemos perceber quatro aspectos identificados durante o culto que se encerra com um chamado. Vejamos quais são eles.
I — PRIMEIRO ASPECTO — O CULTO SEGUIA UM MODELO HERA QUICO. 
Isaías 6:1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
A POSIÇÃO DE DEUS NO CULTO.
a)   Deus estar em um trono alto e sublime, ele se depara com a plenitude da GLORIA DE DEUS.
NO HEBRAICO TEM HAVER COM; PESO/CARGA/ENERGIA - OU SEJA, ASIAS SE DEPARA COM O EXPLENDOR DA MANIFESTAÇÃO DIVINA.
É UMA DESCARGA TÃO GRANDE DE ENERGIA QUE ENCHE TODA TERRA.
SEVERINO CROALTO: EXEGETA E HEBRAISTA = COMENTA QUE ESSA DESCARGA DE PODER SE DA NOS MOLDES SALVIFICOS.
Nota: Uma das coisas que faz Deus se levantar do seu trono é:  o clamor dos necessitados. Salmos 12:5 Pela opressão dos pobres, pelo gemido   dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
b)  Deus estar em um trono sublime. Nota: perfeito, ao mais alto grau, acima da perfeição humana, excelso, grandioso, esplendido.
2 — A POSIÇÃO DOS SERAFINS NO CULTO. (ADORADORES).
A) Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". Isaías 6:2,3 a)   Os serafins tinham uma posição de respeito na adoração.
b)  Os serafins proclamavam a santidade daquele que estava sobre o trono.
c)   Os serafins na adoração tinham uma visão de mundo diferente da nossa. Eles não enxergavam à terra no caos. Eles não enxergavam à terra cheia de violências. Eles e enxergavam à terra cheia da glória.
3 - A POSIÇÃO DO HOMEM NO CULTO.
Então disse eu: ai de mim! Pois, estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Isaías 6:5
a) Isaías enquanto um ser individual ele se encontrava perdido. Então disse eu: ai de mim! Pois, estou perdido.
b)  Isaías enquanto um ser espiritual ele se encontrava impuro. Na posição espiritual, ele se ver como impuro. Porque sou um homem de lábios impuros. AQUI HÁ UM RITO DE PURIFICAÇÃO E CONSAGRAÇÃO.
1 Peter 1:15–16 NVI
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
O homem sem Deus está completamente perdido.
É como uma folha seca caída no chão que é levado pelo vento, o homem sem Deus é algo em conflito é alma sem paz… embora lutando, sempre é derrotado não vence jamais.
Ephesians 2:12 NVI
naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
Luke 18:9–14 NVI
A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
c)   Isaías enquanto um ser social ele se encontrava habitando e convivendo com pessoas de impuros lábios.
II- SEGUNDO ASPECTO — O CULTO DESCORRIA EM UMA INTENSA ADORAÇÃO.
Isaías 6:4 E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. A ADORAÇÃO FOI TÃO INTENSA QUE MEXEU COM ESTRUTURA DO TEMPLO.
A ADORAÇÃO FOI TÃO INTENSA QUE MEXEU COM O FIXO. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava
QUANDO A ADORAÇÃO É INTENSA OS ESPAÇOS VAZIOS, AS LACUNAS QUE HÁ EM NÓ SÃO PREECHIDOS. “E a casa se encheu de fumaça”
2 Chronicles 5:13–14 NVI
Os que tocavam cornetas e os cantores, em uníssono, louvaram e agradeceram ao Senhor. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram suas vozes em louvor ao Senhor e cantaram: “Ele é bom; o seu amor dura para sempre”. Então uma nuvem encheu o templo do Senhor, de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o templo de Deus.
A ADORAÇÃO FOI TÃO INTENSA QUE MEXEU COM O EU DO PROFETA. Isaías 6:5 Então disse eu: ai de mim! Pois, estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
III — TERCEIRO ASPECTO- O CULTO TINHA UM CARÁTER REMIDOR.
Isaías 6:6-7, porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Nota: Os aspectos da remissão: A REMIÇÃO NÃO VEM DE MIM, ELA VEM ATÉ MIM. Porém, um dos serafins voou para mim A REMISSÃO QUEIMA COMO BRASA TIRADA DO ALTAR. A REMISSÃO É UMA OBRA DE CONTATO. E com a brasa tocou a minha boca.
Nota: Alguém me tocou, pois, eu vir sai de mim virtude. A REMISSÃO É UMA OBRA CONFIRMADA. Tua iniquidade, foi tirada. Teus pecados, foram perdoados.
Acts 2:46–47 NVI
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
🙇🏾‍♂️ DEVEMOS ADMITIR COM SINCERIDADE NOSSOS PECADOS E IMPERFEIÇÕES.
IV- QUARTO ASPECTO- NO CULTO OUVIMOS TRÊS VOZES DISTINTAS.
PRIMEIRA VOZ — A VOZ DOS SERAFINS.
Isaías 6:3 e clamavam uns aos outros, dizendo: santo, santo, santo é o senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
A SEGUNDA VOZ —  A VOZ DE DEUS. Isaías 6:8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Nota: Percebam que após o intenso louvor, e uma obra remissão, a voz de Deus pode ser ouvida.
A TERCEIRA VOZ — A VOZ HOMEM. - E EU RESPONDI: "Eis-me aqui. Envia-me" Isaías 6:8
Conclusão:
ULTIMO ASPESTO: TODOS QUE TEM UM ENCONTRO VERDADEIRO COM CRISTO JA MAIS SERÁ O MESMO.
A Bíblia diz que Uzias iniciou seu reinado temendo, buscando e rendendo culto a Deus.
Ele fazia o que era reto perante o Senhor e Deus o abençoou (2 Crônicas 26). Ele foi muito amado por seu povo, e reconhecido como um grande rei.
CONTUDO, Em um determinado momento de sua vida, inflado pelo orgulho de seus triunfos que lhe renderam grande poder e riqueza, ele entrou arrogantemente no Templo e, contrariando os sacerdotes, tentou oferecer incenso no altar. ESSE DIREITO DEUS HAVIA CONFERIDO APENAS AOS SACERDOTES.
JONH MARCARTHUR EM SEU LIVRO: “DEUS FACE A FACE COM A MAJESTADE” DIZ QUE: “A ADORAÇÃO É CHAVE PARA ENTENDER TODA A QUESTÃO DA SALVAÇÃO. ISSO PORQUE O OBJETO DA SALVAÇÃO É PRODUZIR VERDEIROS ADORADORES.”
Jo 4.23 “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.”
UZIAS NÃO ENTENDEU O SEU LUGAR NA ADORAÇÃO!
NO ANTIGO TESTAMENTO, VEMOS QUE DEUS DEUS MUITAS INSTRUÇÕES SOBRE COMO O CULTO DEVERIA SER REALIZADO.
VÁRIAS DESSAS INSTRUÇÕES POSSUEM UM GRANDE VALOR SIMBÓLICO E SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA O NOSSO ENSINO HOJE.
Exodus 30:34–38 NVI
Disse ainda o Senhor a Moisés: “Junte as seguintes essências: bálsamo, ônica, gálbano e incenso puro, todos em quantidades iguais, e faça um incenso de mistura aromática, obra de perfumista. Levará sal e será puro e santo. Moa parte dele, até virar pó, e coloque-o diante das tábuas da aliança, na Tenda do Encontro, onde me encontrarei com você. O incenso lhes será santíssimo. Não façam nenhum outro incenso com a mesma composição para uso pessoal; considerem-no sagrado, reservado para o Senhor. Quem fizer um incenso semelhante, para usufruir sua fragrância, será eliminado do seu povo”.
ESSE PERFUME ERA PROVALMENTE A FRAGRÂNCIA MAIS AGRADÁVEL QUE SE PODESRIA IMAGINAR, MAS DEUS DISSSE QUE SE AS PESSOAS FIZESSEM ESSE PERFUME PARA SI, CUSTARIA SUAS VIDAS.
ISSO PORQUE ERA UMA FRAGRÂNCIA SANTA E DESTINADA SOMENTE A DEUS. ERA UM INCENSO EXCLUSIVO A ELE.
ESSE INCENSO REPRESENTA A ADORAÇÃO COMO ATO SAGRADO QUE SOBE DO CORAÇÃO DE UMA PESSOA PARA DEUS NO CÉU.
A minha oração é que o nosso culto seja como o culto que Isaías participou.
QUE RECONHEÇAMOS a posição de Deus, a posição dos adoradores e a posição do homem no culto.
QUE NOSSA adoração seja tão intensa que mexa com o imovível, MAS acima de tudo com o meu eu.
QUE NOSSO culto A DEUS CLAMEMOS A ELE POR REDENÇÃO.
E QUE AO OUVIR O CHAMADO DE DEUS, A NOSSA RESPOSTA SEJA SIM!
Related Media
See more
Related Sermons
See more