Amor Fraternal

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:13-14
Deus é Amor
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. 1 João 4:8
Ele não simplesmente tem amor, mas é a própria presença do amor. Então como devemos definir esse amor?
“Nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos Seus mandamentos”.1 João 5: 3
“Este é o amor: que andemos em obediência aos Seus mandamentos”. 2 João 6
João não dá os aspectos descritivos do amor, mas oferece uma definição muito fundamental, que distingue o amor de Deus de todas as outras formas de amor. O amor é guardar os mandamentos de Jesus. O Senhor deixa isso claro na Última Ceia:
“Quem tem os Meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que Me ama”. João 14: 21
Eu não guardo os mandamentos de Deus para ser salvo. Ao contrário, eu ando neles porque sou salvo e tenho Seu amor habitando em mim. Ser obediente é a evidência de que eu verdadeiramente rendi o meu coração e a minha mente a Ele. A verdade é que qualquer forma de amor que contradiz diretamente a Palavra e os caminhos de Deus não é o amor que prevalece para sempre. É temporário. Fará com que as pessoas se sintam bem, será até sacrificial, e trará inclusão e aceitação, mas não será eterno.
Um novo Mandamento
Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34-35
Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento". Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Mateus 22:36-40
O Cumprimento da Lei
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:8-10
Se vós, contudo, observais a lei régia (Lei do Reino) segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. Tiago 2:8
A liberdade é limitada pelo amor
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:13-14
Amor e Verdade
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece…” 1 Coríntios 13:4-8
“Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro” 1 Pedro 1:22
A separação entre amor e verdade, feita por alguns evangélicos, torna o amor um mero sentimentalismo vazio.
Atos de pecados podem ser restringidos por temor ou desígnio, mas uma pessoa verdadeiramente arrependida deixa o pecado com base em um princípio espiritual, ou seja, o amor de Deus.
Considerar como falta de amor o discordar dos erros de alguém é desconhecer a natureza do amor bíblico. Amor e verdade andam juntos.
A verdade separada do amor nos direciona para o caminho da “letra da lei”, aquilo que mata: o legalismo. No entanto, o amor dito sem a verdade não é amor de modo nenhum. É uma falsificação.
O amor verdadeiro sob uma perspectiva eterna diz: “Eu me importo o bastante com você para fazer com que se sinta desconfortável por alguns instantes a fim de salvá-lo de uma eternidade de tormento, agonia, e sofrimento indescritíveis”.
Esse é o amor que devemos ter à medida que avisamos as pessoas acerca do pecado. E há apenas uma fonte de amor: Deus. Deus é amor. Se quisermos crescer em amor, temos que crescer em relacionamento com Deus.
O Cuidado
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor. Romanos 12:9-11
Cordialmente = philostorgos de philos e storge (amor entre familiares, especialmente entre pais ou filhos)
Vagarosos (Remissos)
okneros de *okneo: lento, indolente, para trás.
*okneo de oknos (hesitação): sentir relutante, ser lento; demorar, hesitar.
Cuidado (Zelo)
spoude de *speudo: afobação, com pressa; ansiedade, diligência; ansiedade em executar, promover, ou empenhar-se por algo; fazer com toda diligência, interessar-se com muita seriedade.
*speudo: apressar, fazer com pressa; desejar ansiosamente.
Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça. Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor. 2 Co 8:7-8
Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. Hebreus 6:11-12
por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Pedro 1:5-8
diligência (dicionário): interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa; zelo. urgência ou presteza em fazer alguma coisa.
Fervorosos (de Espírito)
zeo: ferver, ser quente; usado para água; metáf. usado para muita raiva, amor, zelo, para o que é bom ou mau etc. espírito fervoroso, dito de zelo para o que é bom.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:12-13
Deus abomina o morno
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Apocalipse 3:15-16
Quente = zestos de zeo: muito quente, quente; metáf. de fervor de mente, zelo.
Servindo ao Senhor
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. 1 Coríntios 15:9-10
douleuo: ser escravo, servir, prestar serviço; de uma nação em sujeição a outros países; metáf. obedecer, submeter-se a; num bom sentido, ser obediente.
Trabalhando com a motivação correta
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. Colossenses 3:23-24
Então os justos perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?” O Rei, respondendo, lhes dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.” Mateus 25:37-40
Ativismo X Obra de Deus (“Vocês, que praticam o mal”)
Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! Mateus 7:21-23
Omissão (“O que vocês deixaram de fazer”)
Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram. Mateus 25:41-45
Trabalhando para a estrutura ou para o Reino?
Related Media
See more
Related Sermons
See more