A Esperança

Notes
Transcript
Esperança, não no sentido de uma perspectiva otimista ou pensamento desejoso sem qualquer fundamento, mas no sentido de expectativa confiante baseada em sólida certeza. A esperança bíblica repousa nas promessas de Deus, especialmente naquelas relacionadas a volta de Cristo.
A esperança nunca é inferior a fé, mas sim uma extensão da fé. A fé é a possessão presente da graça, a esperança é a confiança na consumação da Graça futura
- Definição de Esperança
Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Romanos 8:24-25
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:5
- A Esperança em Deus
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. ​Salmos 42:11
Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. Salmos 146:5-6
Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso contentamento. 1Timóteo 6:17
- A Esperança no invisível (As Promessas de Deus)
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Provérbios 23:17-18
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 1Coríntios 15:19
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente... que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus. 1 Pedro 1:3;23;21
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. 1João 3:2-3
- Esperança X Expectativa
Esperança = Certeza, segurança
Ato de esperar aquilo que se deseja obter. Expectativa na aquisição de um bem que se deseja. Aquilo que se espera, desejando. A segunda das três virtudes cristãs
Expectativa = Promessa, Probabilidade
Situação de quem espera um acontecimento em tempo anunciado ou conhecido. Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas. Estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável.
Expectativa seguida de esperança
Segundo a minha ardente expectativa (intensa expectação - RC) e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fp 1:20-21
Expectativa = “apokaradokia” de um comparativo de “apo” e um composto de kara (a cabeça) e “dokeo” (no sentido de assistir): expectativa ansiosa e persistente.
“apo”: de origem; do lugar de onde algo está, vem, acontece, é tomado; de origem de uma causa
“dokeo”: ser da opinião de pensar, supor; parecer, ser considerado, reputado; parece-me; penso, julgo; parece bom para, agradou a mim, eu determinei.
“A partir desse tempo a minha cabeça determinou que isso é bom”
Toda a expectativa precisa estar alinhada a vontade de Deus.
Esperança que salva
Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente. Romanos 8:18-25
- A Perseverança produz Esperança - Através das tribulações
A operação da tribulação
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Rom 5:3-5
Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Rom 8:24-25
Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes. Rom 12:12
Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1:3-4
Tribulação, a matéria-prima da Esperança
Antes de mais nada devemos entender a importância da tribulação. Paulo orientou os Romanos que eles não deveriam somente se alegrar com a glória vindoura, mas também nas tribulações, pois a tribulação é a matéria prima utilizada para "construir" a esperança.
- A Esperança que traz firmeza
Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. Hebreus 6:11-12
para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:18-20 (NVI)
Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós. 1 Pedro 3:15
- A Esperança que enriquece
E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Romanos 15:13
Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento. 1Timóteo 6:17
- Esperança no porvir
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 1Coríntios 15:19
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:17-18
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos. Tito 1:1-2
Related Media
See more
Related Sermons
See more