A Dinâmica do Reino de Deus

Notes
Transcript
Marcos 1:14-15
Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
A monarquia já estava no coração de Deus
Gênesis 49:8-12
Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti. Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva- se e deita- se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló (até que venha aquele a quem ele pertence - NVI); e a ele obedecerão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes, brancos de leite.
O Rei, justo e salvador, e sua humildade
Zacarias 9:9
Alegra- te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
Mateus 21:7-11
Trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!
Diferentemente dos demais reis terrenos, Jesus não possuía um exército de valentes no seu reino, mas homens simples que depois da sua morte se esconderam com medo dos judeus. Um deles negou que fazia parte do Reino, e que Jesus era o seu Rei.
Esses mesmos homens, depois de serem cheios do Espírito Santo, juntamente com outros que foram agregados ao Reino, não conquistariam somente uma cidade, mas viriam a conquistar todo o mundo. O POTENCIAL DO REINO DE DEUS.
O Rei que derramaria o seu sangue para que fossemos herdeiros do Reino
Mateus 26:27-29
A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. E digo- vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, de novo, convosco no reino de meu Pai.
Muitos profetas profetizaram a respeito do Rei e do Reino.
O ministério de João Batista
João Batista veio apresentar o Rei e as características do seu reino.
O Mensageiro
Marcos 1:2-3
Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Apresenta Jesus como o Messias – O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo
Mateus 3:11-12
"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".
Jesus dá testemunho de João – O Poder do Evangelho do Reino
Lucas 7:24-28
Tendo-se retirado os mensageiros, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Os que se vestem bem e vivem no luxo assistem nos palácios dos reis. Sim, que saístes a ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
Lucas 16:16
A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.
Jesus esclarece que os integrantes do Reino teriam em suas vidas o poder do Espírito Santo, e através dessa unção seriam capacitados para realizarem prodígios e maravilhas, até maiores que todos os profetas da antiga aliança.
Os apóstolos e a igreja, que seria formada, sofreriam toda a sorte de tribulações, mas revestidos com o sangue do cordeiro venceriam o reino das Trevas.
O tempo está cumprido (Preenchido, completo)
*καιρος (kairos): Tempo oportuno, tempo designado, tempo marcado, tempo devido, tempo definitivo, tempo propício, tempo adequado para agir.
Kairos descreve o tipo ou qualidade de tempo, enquanto chronos descreve extensão ou quantidade de tempo
Jesus não só aproveitava as oportunidades, mas também gerava oportunidades.
O Reino de Deus está próximo
Mateus 12:28
Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
O que é o Reino de Deus – Definição Bíblia Plenitude (Comentários)
Um reino é um lugar onde um rei governa. O Reino de Deus está onde quer que Deus reine sobre as vidas daqueles que lhe estão sujeitos. O Reino de Deus não é visível porque Deus não é visível. É um Reino espiritual, invisível. Jesus disse: “O Reino de Deus está entre vós”
Lucas 17:20-21
Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. (“aparência exterior” – RC) Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. (“está entre vós” – RC)
O Reino de Deus é eterno. No presente momento, um mundo invisível está aqui, em nosso meio. Onde quer que haja aqueles que honrem a Jesus, o Rei, e onde que o Espírito do Rei estiver, lá está o Reino de Deus.
Somos resgatados do mundo para o Reino de Deus
Mateus 20:28
Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em *resgate por muitos.
*lutron do verbo luosoltar: o preço da redenção, resgate; A palavra significa a libertação da escravidão ou cativeiro realizado mediante o pagamento de uma quantia.
Colossenses 1:13-14
Ele nos libertou do império das trevas e nos *transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
* methistemi: Deixar de lado, transpor, transferir, remover de um lugar para outro, mudança de situação ou lugar, uma remoção, uma recolocação.
Arrependei-vos e crede no Evangelho
Arrependei-vos: metanoeo: De meta, depois, e noeo pensar. O arrependimento é uma decisão que resulta em uma mudança de Ideia, que, sucessivamente, leva à mudança de objetivo e ação.
A igreja daria continuidade na missão de PREGAR O EVANGELHO DO REINO
Marcos 16:15-16
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
A pregação do evangelho deve levar o pecador a um genuíno arrependimento
Atos 2:37-41
Ouvindo eles estas coisas, compungiu- se- lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu- lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Definição de Evangelho
Recompensa por boas notícias; boas novas: as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e, subsequentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino.
Também podemos definir como: trazer boas notícias, anunciar boas novas.
A mensagem dos profetas, de João Batista e do Senhor Jesus tinha duas características: arrependimento e definição, baseadas no AMOR.
Características essências para viver e implantar o Reino.
Related Media
See more
Related Sermons
See more