Conquistando o Reino de Deus

Notes
Transcript
“Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”. Mateus 21:43
Os Motivos da transferência do Reino de Deus
A RELIGIOSIDADEEles estavam tão preocupados em guardar a lei (normas e preceitos) que se tornaram insensíveis às necessidades humanas. Não entenderem a missão de Jesus: SALVAÇÃO E RESTAURAÇÃOPor isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles". (A Cura do Cego de Nascença). João 9:16
VISÃO CIRCUNSTÂNCIAL - OS DIAS ERAM MAUSO sofrimento do povo judeu subjugado a ferro e fogo pelos romanos era quase insuportável. Eles clamavam por um salvador. Estava na hora de aparecer alguém que expulsasse os romanos da Palestina e libertasse os judeus do jugo romano.
A REPUTAÇÃO - PERDER O PODEROs chefes do povo valorizavam somente o “status” religioso. Eles queriam ser reconhecidos pelos homens
Então, os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram: Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais? Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação". João 11:47-48
O Reino de Deus
A NOSSA RESPONSABILIDADE
Como cidadãos do reino de Deus, que aceitam, adotam e se entregam para o governo de Jesus Cristo, devemos viver os princípios deste Reino ao ponto de parecermos com o Rei.
Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. (“aparência exterior” – RC) Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. (“está entre vós” – RC) - Lucas 17:20-21
Recaiu sobre nós a responsabilidade de produzir os verdadeiros frutos.
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:15
Tomando posse do Reino
Entender o tempo profético é fundamental para o estabelecimento do Reino de Deus em nossas vidas.
É NECESSÁRIO ARREPENDIMENTO
Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo¹ está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos² e crede no evangelho. Marcos 1:14-15
O tempo está cumprido (Preenchido, completo)
¹καιρος (kairos): Tempo oportuno, tempo designado, tempo marcado, tempo devido, tempo definitivo, tempo propício, tempo adequado para agir.
Arrependei-vos e crede no Evangelho
Arrependei-vos: ²metanoeo: De meta, “depois”, e noeo “pensar”. O arrependimento é uma decisão que resulta em uma mudança de Ideia, que, sucessivamente, leva à mudança de objetivo e ação.
Apesar de Jesus ter pregado para a multidão, era necessário que cada ouvinte se arrependesse individualmente. O arrependimento é individual e não coletivo.
SOMOS RESGATADOS DO IMPÉRIO DAS TREVAS
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou³ para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1:13-14
³methistemi: Deixar de lado, transpor, transferir, remover de um lugar para outro, mudança de situação ou lugar, uma remoção, uma recolocação.
Império X Reino
Um império geralmente se estabelece à força. Seu objetivo é conquistar o maior número possível de território e subjuga as gentes ao seu senhorio. Dessa maneira, um imperador governa, além de seu próprio povo, outros povos que não lhe pertencem. Estes são submetidos ao seu poderio e sendo negado a sua cultura, língua, religião e valores.
Se o império é estabelecido por conquistas forçadas ou por meio de relações “diplomáticas”, um reino, diferentemente, estabelece-se de forma legítima, a lei que impera é a lei do amor: geralmente o direito de herança ao trono pertence ao filho. O justo rei governa em favor de seu próprio povo. Ele não está interessado em grandes territórios, mas sim no bem-estar de toda sua gente e se possível for lutará a seu favor.
Lutar pelo Reino de Deus
Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Mateus 11:12
Estamos em guerra!!! Não podemos imaginar que o evangelho é um caminho fácil, sem provas, pelo contrário, Jesus nos advertiu na Sua Palavra que “no mundo teríamos aflições...”. Porém Ele foi vencedor e também nos prometeu a vitória.
Temos a nossa disposição as armas espirituais, descritas pelo apóstolo Paulo em Efésios 6:10-18.
Priorizando o Reino de Deus
É hora de colocarmos em prática os ensinos do Mestre, descritos no capítulo 6 do evangelho de Mateus:
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Mateus 6:9-10
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:24
“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”. Mateus 6:33 (NTLH)
As características do Reino (Precisamos conhecer o nosso Rei)
UM REINO BASEADO NO AMOR
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Colossenses 1:13
UM REINO DE PERDÃO
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:7-9
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:12;14-15
A HUMILDADE DO NOSSO REI
Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mateus 20:28
Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga. Mateus 21:5
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. Filipenses 2:5-8 (NTLH)
A posse definitiva do Reino
Para alcançarmos a posse do Reino é necessário que as características do nosso Rei estejam em nós.
CIDADÃOS DO REINO COM AS CARACTERÍSTICAS DO REI
Mateus 25:34-40
Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
FAZER A VONTADE DO PAI
Não é o “serviço” que vai definir a nossa entrada no Reino. Precisamos rever as nossas motivações.
Mateus 7:21-23
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more