Um Salvador todo poderoso - Mc 5.1-20

Encontros com Jesus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Como as praias de Palhoça são incríveis, mas como pode ser terrível ir a praia e tomar vários caldos, uma onda atrás da outra em sua cabeça.
Agora veja estes discípulos, saíram de grande ondas, ainda respiram ofegantes pelo assombro do poder de Jesus, e agora se deparam com uma outra onde furiosa, mas agora numa espécie de besta fera vindo direto na direção deles.
Essa narrativa de Marcos nos mostra algo muito claro, não é para qualquer um andar com Jesus, precisa mesmo de fé e coragem.
Imagine comigo que reação os discípulos poderiam ter, ou pegaram em pedras para se proteger, ou se esconderam atrás de Jesus buscando proteção, pensando que nem ainda se recuperaram da tempestade, e imediatamente teriam de passar por outra situação difícil.
Porém, estes discípulos estão diante de Jesus, aquele que tem autoridade e poder sobre as forças da natureza, e este texto diante de nós, nos mostra Jesus é um Salvador todo poderoso e tem autoridade sobre as forças do mal também.
Assim como ele trouxe paz ao mar revolto, ele traria paz a tempestade espiritual em que vivia este homem.
Quero primeiro analisar com você:

1- A condição do homem que vive sob o domínio de Satanás; v.1-5

Vejamos o que diz o texto:
i. Vivia nos túmulos - v.3; nesta região haviam diversas cavernas onde se enterravam os mortos, e exatamente ali habitava este homem.
Lucas diz que havia muito tempo não usava roupas e não habitava em casa (Lc 8.26).
Um homem que provavelmente tinha família, amigos e convívio social, mas agora mora entre os mortos, isolado, sozinho.
ii. Tinha uma força sobrenatural - v.3b - 4; os habitantes da cidade tentaram imobilizar este homem, tentaram isolá-lo, talvez para que não fosse um incomodo e para que eles ficassem seguros, até porque Mateus diz que ele impedia de que as pessoas transitassem por algumas regiões da cidade. (Mt 8.28).
Porém nada, humanamente falando, podia deter este homem. Ninguém podia prende-lo, em grego a palavra domar, era como um animal selvagem.
iii. Não dormia e vivia o tempo todo gritando - v.5a; urros e urros como um animal indomável e feroz.
iv. Feria a si mesmo com pedra - v.5b; veja que imagem vívida e terrível, uma espécie de besta-fera, morava com os mortos, isolado, uma força indomável e destrutiva, aos urros e correndo, todo ensanguentado por se mutilar.
Essa situação ocorria fazia muito tempo conforme nos diz Lucas, uma vida de opressão, possessão e sofrimento, sua vida era uma espécie de inferno terreno.
Podemos perguntar:
Como este homem chegou nesta situação? O que ele fez para dar lugar aos demônios em sua vida?
O texto não nos fala, porém podemos saber que os demônios são reais, poderosos e perigosos, tem sede de destruição e morte.
A verdade é que existem um número imenso de pessoas que prestam culto ao diabo, que cultuam e adoram demônios e não se dão conta.
1 Timothy 4:1–3 NAA
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm a consciência cauterizada, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com gratidão pelos que creem e conhecem a verdade.
É importante entender isso, o diabo deseja nos manter pecando, a viver uma vida miserável, no engano, na mentira.
Este homem vivia sob o domínio do diabo.
Há dois tipos de pessoas que vivem sob o domínio do diabo e que necessitam conhecer o Salvador todo poderoso.
Temos este caso deste homem do texto diante de nós, e também todos os homens sem Cristo hoje, estão vivendo sob o domínio do diabo,.
Todos aqueles que não confessaram seus pecados a Jesus e creem em sua obra poderosa de salvação estão sob o domínio do diabo.
Ephesians 2:1–3 NAA
1 Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. 3 Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
Todos necessitamos de Cristo, ou estamos com Cristo, ou estamos com o diabo, não há neutralidade.
Essa imagem que Marcos nos traz de forma explícita é uma realidade daquilo que o diabo deseja fazer com todos que estão sob seu domínio.
Talvez podemos dizer, graças a Deus que não estou assim, mas Efésios nos diz, que podemos não estar nessa situação terrível como a deste homem, morando em túmulos, sem dormir, indomável, ferindo-se, gritando e urrando com um bicho.
Mas se estamos sem Cristo, estamos sob o domínio do diabo.
E muitas vezes em seu domínio ele nos faz pensar que tudo está bem e que não precisamos de Cristo, nos faz pensar que basta sermos bons homens, boas mulheres, e por isso estamos a salvo do inferno, da condenação, mas isso é somente mais uma de suas mentiras pra manter você sob seu domínio.
Sem Cristo, todos estamos nas mãos de Satanás, e uma hora ou outra, ele nos fará viver em profunda e visível desgraça como este homem, a não ser que o Senhor Jesus com seu poder e autoridade interrompa o domínio do diabo sobre nós.
Precisamos urgentemente de Jesus, o Salvador todo poderoso.
Assim chegamos ao segundo ponto.

2- O poder do Salvador todo Poderoso; v.6-13

Mark 5:6 NAA
6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e prostrou-se diante dele,
O demônio reconhece aquele que está chegando na ilha, ele faz usa das cordas vocais daquele homem, para falar com Jesus prostrado diante dele.
Os demônios tinham plena consciência que aquele que estava chegando a ilha era Jesus o Deus encarnado, o Todo poderoso, por isso falam ser ele filho do Deus altíssimo (v7).
Mark 5:7 NAA
7 gritando em alta voz: — O que você quer comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Por Deus, peço-lhe que não me atormente!
Eles sabiam que Jesus é o Deus soberano aquele que criou céus e terra, aquele diante do qual todos os joelhos devem se dobrar em prestação de contas a reconhecimento do seu poder e autoridade.
Eles sabiam que ali estava o cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo, aquele sob o qual desceu o Espírito de Deus o ungindo para pregar as boas novas de salvação e libertação a todos os cativos do diabo.
Que morreria e ressuscitaria para perdão de pecados e redenção de seu povo.
Eles sabiam do juízo para o diabo e seus anjos maus, eles gozam agora de uma liberdade assistida por assim dizer. Eles estão perturbados por Jesus diz:
Mark 5:8–9 NAA
8 Ele disse isto, porque Jesus tinha dito a ele: “Espírito imundo, saia desse homem!” 9 Então Jesus lhe perguntou: — Qual é o seu nome? Ele respondeu: — Legião é o meu nome, porque somos muitos.
Jesus não traz aqui uma doutrina sobre exorcismo, de entrevista com demônios como vemos em muitas igrejas, ele queria apenas mostrar como este homem estava verdadeiramente escravizado e oprimido.
Este homem estava sendo habitado por uma legião, pois eram muitos demônios.
O sentido aqui, sem dúvida, é figurativo: um grande número. É possível, também, que o termo “legião” traga à mente a ideia de um exército de ocupação, crueldade e destruição. (invasões romanas)
Temos aqui o exército de Satanás, um exército de terror e morte.
Porém, diante de Jesus não há forças do mal que resistam, elas têm de se curvar ao seu poder, obedecer as suas ordens.
Mark 5:10–11 NAA
10 E pediu-lhe com insistência que não os mandasse para fora do país. 11 Ora, uma grande manada de porcos estava pastando ali pelo monte.
A legião de demônios se vê derrotada diante de Jesus e o que pode fazer é clamar. Lucas diz que eles clamam para não serem enviados para o abismo (Lc 8.31).
Eles gostavam daquele lugar, a cultura daquele lugar, o jeito de viver daqueles habitantes gerava um ambiente favorável para habitação de demônios.
Eles pedem a Jesus para dominar os porcos.
Mark 5:12–13 NAA
12 E os espíritos imundos pediram a Jesus: — Mande-nos para os porcos, para que entremos neles. 13 E Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos. E a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.
Podemos nos perguntar, porque entrar nos porcos?
Provavelmente queriam que os donos dos porcos se opusessem a Jesus pelo prejuízo, e porque não queriam ir para o inferno.
O importante para sabermos é que se não fosse pelo poder e autoridade de Jesus eles não poderiam fazer nada.
Glória a Deus por isso, não fazem absolutamente nada por sua força e vontade própria a não ser pela autorização de Jesus.
E se estais em Cristo, não precisas temer ao diabo.
James 4:7 NAA
7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
Jesus os enviou aos porcos, e imediatamente eles levaram os porcos ao precipício, mostrando claramente a realidade dos demônios, e mais, o fim que eles desejam para os homens, a destruição e morte.
Mas Jesus com seu poder inigualável destrói os poderes demoníacos que dominam e escravizam os homens. Satanás não tem a última palavra.
Não se trata aqui de uma luta de iguais, como se Satanás fosse tão poderoso como Jesus, não.
Jesus é o Todo Poderoso Deus encarnado, ele tem poder sobre as forças da natureza, ele têm poder sobre as forças do mal.
Ele é aquele que coloca todos os seus opositores sob o estrado dos seus pés e desfere um golpe fatal sobre o mal.
O tempo do mal está contado, o mal só age sob o domínio de Jesus, mas seu fim é a destruição no inferno.
O diabo veio para matar, mas Jesus aniquila a morte por sua morte na cruz e ressurge em vitória sobre ela.
O diabo rouba nossa vida, nossa paz, nossos relacionamentos, nos exclui da vida comum, mas Cristo nos da vida eterna, paz com Deus e paz de Deus, nos dá uma família da fé em vida comunitária;
O diabo nos engana com mentiras, falsas verdades, com riquezas, com prazeres, com promiscuidade dizendo que nisso tudo está o sentido da vida.
Mas Jesus é a verdade que liberta, que nos faz viver em integridade e plenitude, que nos faz santos e puros e nos faz viver para sua glória em grande alegria.
O diabo usa de nossos pecados para nos prender a culpa, a vergonha, mas Cristo deu sua vida na cruz para levar nossa culpa, perdoar os nossos pecados, nos livras da vergonha e nos fazer viver como sua habitação.
Cristo já triunfou, o mal não prosperará, Cristo é o Salvador todo Poderoso e ninguém pode derrotá-lo, glória a Deus que temos a Jesus Cristo a nos guardar e nos livrar do mal.
Vimos até aqui a condição desesperada do homem endemoniado, o poder do salvador todo poderoso, e agora quero ver com você:

3- A reação das pessoas ao poder de Jesus;

Mark 5:14 NAA
14 Os que tratavam dos porcos fugiram e foram anunciá-lo na cidade e pelos campos. Então o povo saiu para ver o que tinha acontecido.
Eles testemunharam o poder libertador de Jesus, e ao mesmo tempo viram os porcos pelos quais eram responsáveis caindo um por um desfiladeiro abaixo.
A chegada de Jesus resolveu o problema do homem que perturbava a paz daquele lugar, mas gerou também um problema econômico sem precedentes.
Os porqueiros fugiram para anunciar o acontecido aos demais, talvez dando uma ênfase maior nos porcos do que em Cristo.
O povo se reúne para ver o que houve, e de repente:
Mark 5:15–16 NAA
15 Aproximando-se de Jesus, viram o endemoniado, o que antes estava dominado pela legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. 16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que tinha acontecido ao endemoniado e também falaram a respeito dos porcos.
Foram saber sobre os porcos e não os encontraram, mas viram assentado aos pés de Jesus, o homem que os atormentava,, e ficaram atemorizados, ficaram assustados, eles tiveram uma mesma experiência que os discípulos.
Não seria de se admirar se eles perguntassem:
“Quem é este que liberta homens possuídos de demônios?”
Ou poderiam perguntar:
“Este não era aquele que vivia gritando, sangrando, vivendo entre os mortos, correndo, gritando?”
Eles o veem assentado, não mais corria em seu desespero, vestido depois de anos sem roupa, e para seu espanto, em perfeito juízo.
Veja o poder restaurador e libertador de Jesus, este homem teve um encontro com Jesus, e Jesus o libertou por inteiro, seu corpo, sua mente, sua reputação.
Tudo foi tocado poderosamente por Jesus, sua vida agora é viver aos pés de Jesus, ele reconheceu Jesus como seu Senhor e Salvador.
Aqui fica claro o contraste entre o reino de Satanás e o reino de Jesus:
Antes, vivia nos túmulos, era controlado pela força dos demônios, vivia fora de si, gritava, vivia nu, feria-se e era uma besta-fera.
Agora com Jesus, sentado, vestido, e em perfeito juízo, com uma mente sã, com um coração voltado para Jesus, aos seus pés.
Este homem estava agora em comunhão com Deus, falando normalmente com os moradores da cidade.
Essa é uma obra que só Jesus pode fazer, só Jesus pode tirar homens do império das trevas para o reino do seu amor, disse Paulo.
Talvez você não chegou ao estágio que chegou este homem, mas gritas no teu diálogo interior por não ter paz, te feres com teus pecados, feres os outros com tua dureza, com tua infidelidade, com as mentiras.
Noite e dia não tens paz, vives acorrentado pela pornografia, vives dominado pela gula, vives acorrentado em desejos desenfreados, e talvez dizes que não tem jeito de se ver livre disso.
Quem sabe vives uma vida de luta com a culpa, com a ira, com amargura no coração e pensas que não podes se ver livre desses males.
Veja este homem, se ele que estava num estágio avançado de possessão e Jesus o libertou, não há nada que Jesus não tenha poder de quebrar para te livrar dessa vida.
Você não precisa de quebra de maldição, você preciso do Salvador todo poderoso, Jesus Cristo.
Jesus tem poder e autoridade de te fazer livre para todo o sempre e desfrutar a doce, alegre e libertadora presença de Jesus em sua vida.
Foi isso que vivenciou este homem e isto que viram os moradores desta cidade.
Os moradores da cidade, poderiam ficar tristes com a perda dos porcos, mas deveriam se alegrar pela liberdade daquele homem que por anos vivia aprisionado pelo mal. Afinal uma vida vale mais que todos os nossos bens.
E mais, deveriam seguir o caminho daquele ex-endemoniado, assentar-se aos pés de Jesus em adoração e reverência.
Mas não foi isto que aconteceu.
Mark 5:16–17 NAA
Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que tinha acontecido ao endemoniado e também falaram a respeito dos porcos. E começaram a pedir com insistência que Jesus se retirasse da terra deles.
Eles se encheram de medo e mandaram Jesus deixar a cidade. Não se alegraram com o homem livre e tão pouco reconheceram Jesus como o salvador todo poderoso.
Algo vem à tona no texto, Jesus havia tocado naquilo que para este povo era mais importante, seus corações já tinham um senhor, seus corações já estavam aos pés de um senhor, porém não era Jesus.
Os porqueiros anunciam o seu prejuízo, porque não puderam ver Jesus como o bem mais precioso, por isso o queriam longe.
Quando o reinado de Deus prejudica os nossos interesses, muitas vezes o queremos longe.
Muitas vezes sabemos calcular o valor dos nossos bens e quanto prejuízo teremos se seguirmos a Jesus, mas não somos capazes de calcular o prejuízo eterno que é viver sem Jesus.
A visão daquele povo só sabia pensar em porcos que se perderam, mas não em receber a salvação que não tem dinheiro que pague.
Nós somos iguais a estes homens, se a vontade de Deus alterar nossos sonhos de vida, não o desejamos.
Paulo diz aos romanos que os homens podem conhecer a Deus pelas coisas criadas porque o Senhor se revela na criação.
Você conhece os milagres, as obras, a história da redenção por meio de Jesus, mas mesmo assim dizes a Jesus, deixe-me viver minha vida, não me importune.
Nós vemos e conhecemos pessoas que foram libertadas por Jesus, tu sabes que foi obra do poder libertador de Jesus, mas tu preferes seguir com teus porcos, com teus bens.
Temos a tendência de viver culto após culto, sermão após sermão, mas quando o culto acaba, preferimos continuar a valorizar nossos porcos, nossa segurança financeira, conhecimento, posses, status, rede de relacionamentos.
Ficamos assim como estes homens, porque sabemos as implicações de seguir a Jesus, as implicações do evangelho, o amor exclusivo a Jesus, o levar a cruz, assumir os seus sofrimentos, viver a vida para sua glória e vontade.
Estas demandas de Jesus são desagradáveis, são dolorosas, mas somente por meio deste Evangelho, somente por meio de Jesus e sua graça tu podes desfrutar de verdadeira liberdade, o verdadeiro prazer e alegria da salvação.
Como reagiremos diante de Jesus, continuaremos a dizer que não queremos que ele complique nossas vidas? Ou nos assentaremos aos seus pés em adoração e reverência?
Uns dizem serem jovens demais e querem curtir a vida, outros estão ocupados demais que só querem vir aos domingos e ouvir um sermão e receber uma benção.
Jesus deixou os céus e encarnou, serviu e morreu para perdoar nossos pecados, nos salvar, e não podemos deixar nossos porcos, nossas coisinhas para servi-lo e viver aos seus pés?
É normal que queiramos que Jesus se afaste de nós, é normal não querer perder a estabilidade, a posição social, o reconhecimento.
Mas se não vieres a Cristo em arrependimento e fé por meio do evangelho que hoje ouviste, todas as coisas em que te apegas hoje, não serão capazes de te salvar, de livrar sua alma da morte e do inferno.
Na economia de Jesus perdemos tudo para nele ganharmos a eternidade, na economia terrena ganharemos tudo que podermos conquistar, mas perderemos a vida que não podemos reter.
Só Jesus é vida e vida eterna.
Por fim, enquanto uns queriam que Jesus fosse embora com medo e incredulidade, vemos o novo homem, desejando abandonar tudo e ir com Jesus.

4- De habitação de demônios, a um homem livre em missão por Jesus - v.18-20

Mark 5:18 NAA
Quando Jesus estava entrando no barco, aquele que antes estava possuído pelos demônios pediu com insistência que Jesus o deixasse ficar com ele.
Quando temos um encontro com Jesus e nascemos de novo, nosso desejo maior é estar com Jesus, o homem o via como seu maior tesouro.
Ele sabia o que tinha sofrido, e agora vive por graça uma nova vida, livre, restaurado, alegre, não havia pra ele outra coisa mais importante a estar com Jesus.
Ele estava disposto a ir onde Jesus fosse.
Mas Jesus tem uma missão pra ele, assim como tem para nós, Jesus nos liberta para ele, para sermos seus, para sermos sua habitação, e mais, para servirmos a Deus em sua missão.
Mark 5:19 NAA
Jesus, porém, não o permitiu; ao contrário, ordenou-lhe: — Vá para a sua casa, para os seus parentes, e conte-lhes tudo o que o Senhor fez por você e como teve compaixão de você.
Jesus diz a ele e a nós, conta, anuncia, mesmo que os homens me queiram longe daqui, conta, testemunhe do meu poder, da minha graça sobre tua vida.
Conta como tu eras miserável perdido, pecador, como vivias cegado pelo diabo e pelo mundo.
Conta como Jesus é um salvador todo poderoso, conta como Jesus é solução para todas as situações da vida.
Prega a palavra em tua casa, aos teus vizinhos, a todos que pelas ruas encontrares, pregue a todo tempo.
Diga que o reino de Deus chegou, e que Jesus e somente Jesus pode salvar os homens, diga que ele chama os homens ao arrependimento e fé.
Mark 5:20 NAA
Então ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe tinha feito; e todos se admiravam.
O texto nos diz que ele vai, porque ele entendeu que somos chamados para viver, nos mover e existir para fazer a Cristo conhecido, adorado e exaltado.
De habitação de demônios, de escravo do pecado, de joguete de Satanás.
Jesus envia em missão um novo homem, um missionário, alguém que agora vive para anunciar o evangelho.
A partir da ordem de Jesus a este homem, compreendemos que a fé é anunciadora, estar na presença de Cristo nos leva a presença dos homens a anunciar as boas novas do Evangelho.
Anunciar Jesus não é para acomodados, do mesmo modo que o ex endemoniado não ficou parado, a fé é dinâmica, o anúncio de Cristo aos outros garante que o lugar onde terminamos é diferente do que começamos.
Como tu vai terminar tua vida, em Jesus e ao serviço de Jesus, ou servindo de joguete de Satanás por toda a eternidade?
Achegue-se a Jesus agora em arrependimento e fé, e ele é o Salvador Todo Poderoso, e quer fazer de você um missionário para sua glória, e por fim, adorá-lo face a face e contemplar eternamente sua glória.
Related Media
See more
Related Sermons
See more