Atributos de Deus : Preciência

Atributos de Deus :  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Is 46.9-11

Introdução :
Os atributos de Deus não existem isolados . por isso a eternidade de Deus associada ao seu conhecimento significa que o conhecimento de Deus se estende em todos os tempos.
Deus conhece o futuro por meio daquilo que os teologos chamam de preciencia.
I- A revelação da Preciência de Deus :
Deus revela sua preciencia sempre que prediz que uma coisa aconteceria.
- Abraão ( Gn 12.3)
- José foi levado para o Egito
- Deus disse a Moises que o farao so sairia do Egito depois que ele o castigasse.
O conhecimento de Deus é tão confiável que ele treansformou isso em teste para os falsos profetas.(Dt 13.1-5) e( Dt 18.22).
Isaias diz que quem não tem preciência não é Deus. um requisito para ser Deus é se ter preciência.( Is 46.9-10).
II - A revelação da Preciência divina em Cristo:
A vida e obra de Jesus Cristo cumpriram detalhadamente inúmeras predições divinas reeladas no Antigo Testamento ( Lc 24.44-47)
Joel Beeke “ Os profetas predisseram que Cristo seria da :
1- Tribo de judá (Gn 49.10 “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.”
2- Da familia de Davi ( Is 9.6-7 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”
3-Nasceria de uma Virgem Is 7.14 “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”
4- Na cidade de Belém Mq 5.2 “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”
5-Seria um profeta como Moises Dt 18.15-19 “O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás, segundo tudo o que pediste ao Senhor, teu Deus, em Horebe, quando reunido o povo: Não ouvirei mais a voz do Senhor, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então, o Senhor me disse: Falaram bem aquilo que disseram. Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.”
6- Que outro pregador viria antes dele para preparar o caminho Is 40.3 “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”
7 - Ele seria rejeitado Sl 118.22-26 “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; oh! Senhor, concede-nos prosperidade! Bendito o que vem em nome do Senhor. A vós outros da Casa do Senhor, nós vos abençoamos.”
8- Entraria humildimente em Jerusalem num jumentinho . Zc 9.9 “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.”
9- os acontecimentos de Cristo nâo seriam acontecimentos ao acaso mas sim acontecimentos determinados conforme a vontade Deus Lc 22.22 “Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído!” e At 2.23 “sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;”
III- A preciência por meio do Decreto Divino :
O Conhecimento de Deus é apenas informativo ( Ele sabe o que vai acontecer) ou Determinativo ( ele sabe o que vai acontecer porque ele o determinou) ?
Resposta = Determinativo Is 46-9-10 .
Há quem pense que essa doutrina é fatalista, pois se Deus determinou algo ele excluiria nossa vontade e nosso livre arbitrio. Mas Deus não tira a nossa re
Related Media
See more
Related Sermons
See more