REVELAÇÃO ESPECIAL

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
CHARLES C. RYRIE:
Embora Deus, indiscutivelmente, tenha dado outras visões, sonhos e mensagens proféticas não reveladas na Bíblia, não possuimos detalhes a respeito delas.
Tudo o que sabemos a respeito da vida de Cristo aparece na Bíblia, mesmo que obviamente, nem tudo o que ele fez e disse tenha sido registrado nas Escrituras (Jo 21.25).
A Bíblia é, ao mesmo tempo, registro de aspectos da revelação espeical e a própria revelação. Essa revelação é inclusiva, ainda que parcial; e também verdadeira (Jo 17.17), progressiva (Hb 1.1) e possui um propósito (2 Tm 3.15-17).

A maneira primária pela qual Deus se comunicou com o povo de Israel foi por meio dos profetas, que chamamos “agentes de revelação”. Os profetas eram seres humanos como nós. Usavam linguagem humana, mas, porque recebiam informação da parte de Deus, suas palavras funcionavam como instrumentos e canais da revelação divina.

No Novo Testamento, os apóstolos eram a contraparte dos profetas. Os profetas e os apóstolos formavam juntos o fundamento da igreja (Ef 2.20). A principal marca de um apóstolo era que ele tinha recebido um chamado direto de Cristo. O vocábulo apóstolo se refere a alguém que é enviado ou comissionado com a autoridade daquele que o envia.

Por intermédio tanto dos profetas do Antigo Testamento quanto dos apóstolos do Novo Testamento, recebemos um relato escrito de revelação especial. Veio até nós por meio dos agentes de Cristo, seus agentes autorizados de revelação. Jesus não deixou nenhum manuscrito que portava a sua assinatura; ele não foi autor de nenhum livro. Tudo que sabemos a respeito dele está contido no registro do Novo Testamento que veio até nós por meio da obra dos apóstolos. Eles são os emissários de Cristo, que receberam dele autoridade para falar em seu favor.

Aquele que incorpora a própria Palavra de Deus é Jesus mesmo, como declara o autor de Hebreus: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual fez também o universo” (Hb 1.1–2).

O principal de todos os apóstolos, aquele que Deus escolheu como seu instrumento supremo de autorrevelação, é o próprio Cristo. Em Cristo, conhecemos a plenitude da revelação do Pai, e é somente por meio da Escritura que conhecemos a Cristo.

"Martinho Lutero disse certa vez: O homem, até que se converta e seja regenerado pelo Espírito Santo, é como uma coluna de sal, como a esposa de Ló, como um tronco ou uma pedra, como uma estátua sem vida que não usa olhos nem boca, nem mente, nem coração. E, até isso acontecer, o homem jamais conhecerá a verdade de Deus." (from "Como estudar a Bíblia: O que você precisa entender para ler e entender as escrituras sagradas" by John MacArthur, Markus Hediger)
Related Media
See more
Related Sermons
See more