O CAMINHO DE PAULO A JERUSALEM RUMO AS PROVAÇÕES QUE O AGUARDAVAM - ATOS 21

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

INTRODUÇAO

O contexto anterior mostra o fim da terceira viagem missionaria de Paulo, com a emocionante despedida em Éfeso diante dos presbíteros daquelas igrejas.
Com a viagem para Jerusalém começa a última seção de Atos, na qual se narra como Paulo, prisioneiro, chega a Roma, capital do império.

I. PAULO EM TIRO RECEBE AVISO DOS IRMÀOS (V.1-6)

Ao chegar em Tiro, Paulo é recebido pelos discipulos que lá moravam. A essa altura dos acontecimentos o evangelho já havia se propagado bastante naquelas regiões.
Aqueles irmãos de Tiro recomendaram a Paulo que não fosse à Jeruzalém. O texto nào cita se foram avisados por açao do Espirito Santo ou se tinham informaçoes acerca do clima em Jerusalém entre os judeus por causa da grande repercussào do ministerio de Paulo entre os gentios. O certo é que Paulo mesmo avisado, não deu ouvidos e continuou sua viagem à Jerusalém.
O importante testemunho que deram de oraçao nos ensina que devemos confiar em Deus, principalmente quando estamos prestes a enfrentar situações difíceis.

II. EM CESAREIA PAULO É NOVAMENTE AVISADO (V.7-16)

Chegando em Cesareia Paulo ficou na casa de Filipe e diacono evangelista. Lá recebeu a visita de um prfeta chamado Ágabo, que anuncia sua prfecia de forma teatral alertando a Paulo sobre sua prisào em Jerusalém
Mesmo depois de tudo isso Paulo continuava decidido em ir para Jerusalém. Ele sabia que apesar das tribulçoes que o aguardavam ali, ele tinha uma missão a cumprir, conforme declarou em At 20.22 que estava fazendo a vontade de Deus ao viajar para Jerusalém sob a direção do Espírito Santo.
Paulo estava seguindo os passos do Mestre que também fez o mesmo caminho para Jeruzalém sabendo que muitos sofrimentos o aguardavam! Em pelo menos 3 ocasioes no livro de Marcos Jesus fala ao seus discipulos que estava indo para Jerusalém e que lá sofreria nas mãos dos lideres judeus e que seria morto. Em Lc 9.51-55 vemos Jesus manifestar a mesma resolução de paulo em querer ir a Jerusalem mesmo sabendo o que lhe aguardave.
Precisamos entender que algumas vezes, Deus nos chama para cumprirmos missoes dificeis, e que apesar dos sofrimentos precisamos avançar confiando em Deus (v.14). Deus tem um propósito para todas as coisas, até para os momentos de provações e tribulações, conf. 2Co4.17-18 e 1Pe 1.6-7
1 Peter 1:6–7 ARA
Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
2 Corinthians 4:17–18 ARA
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

III. PAULO CHEGA A JERUSALÉM E SE SUBMETE A LIDERANÇA DOS PRESBÍTEROS.

Ao chegar em Jerusalém Paulo é recebido por Tiago, que era lider da principal igreja daquele, e apóstolo com Paulo, conforme as palavras do próprio Paulo em Gl 1.18-19 e assim como Paulo foi comissionado pelo proprio Senhor, conf. 1Co 15.7-9
Galatians 1:18–19 ARA
Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias; e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.
1 Corinthians 15:7–9 ARA
Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.
Parece que Pedro não estava mais a frente daquela igreja, possivelmente havia sido enviado para a Babilonia, de onde escreveu suas epistolas.
Em seguida Paulo presta seu relatório e é orientado pelos presbíteros a se juntar a a quatro homens que iam entregar votos de nazireus (não bebia vinho nem raspava a cabeça) e precisavam se apresentar no templo para raspar a cabeça e pagar a oferta para o sacrificio exigido (Nm 6.13-20).
Paulo então iria participar daquela cerimonia de purificação e também pagaria pelass despesas que eram caras, isso era considerado um ato piedoso alguem com mais recurso pagar em lugar de alguem mais pobre.
Essa estrategia de Tiago seria para de certa forma evitar escandalo algum tipo de animosidade entre os crentes e judeus e Paulo, devido as noticias falsas que os judeus das provincias haviam espalhado sobre Paulo (v.24).
Nesse ponto o apostolo Paulo demostrou humildade e submissão, cumprindo tudo que haviam pedido (v.26). Paulo estava mostrando naprtica aquilo que mesmo ensinava em suas epistolas: Evitar de ser pedra de tropeço na vida daqueles irmão (1Co 8.9-13). A nossa liberdade cristã não deve ser desculpa para fazer os irmãos tropeçar, tems que conduzir de forma a promover a unidade e fortalecimento da fé e nunca confusões, escandalos e intrigas.
Nesse ponto Paulo também estava andando conforme os passos do Mestre, que a sei mesmo se humilhou e foi obediente até a morte (Fp 2.4-8).
Philippians 2:4–8 ARA
Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

CONCLUSÃO

Hoje temos pelo menos duas lições de Paulo que devemos pensar:
Como está minha obediencia ao Senhor diante das tarefas difíceis e até dos sofrimentos que fazem parte da caminhada Cristâ? (2Tm 3.12 )Vamos encarar esses desafios ou vamos fugir? Cristo e Paulo não fugiram.
2 Timothy 3:12 ARA
Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
2. Diante das persefuições e das calunias que podem sugir contra nós vamos querer nos exaltar em defesa própria ou vamos ser humildes e submissos a nossa liderança. Jesus e Paulo foram humildes e submissos esperando a justiça de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more