Piedade feminina

Fémeninas  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views

Deus te chama, mulher incondicionalmente à piedade e liderança. Piedade e liderança cristã não é uma competição entre os sexos, desta forma, Deus não chama mulheres à piedade e liderança apenas quando os homens interessados se esgotam.

Notes
Transcript

Introdução

História;
Josué
Os Juizes
Sangar
Geografia;
Canaã>Israel
Povo Tribal
União Divina
Cargos;
Juiz (Poder de Decisão Israelese. Julga e liberta);
O juiz pode oferecer decisões, de ir à guerra ou de como conduzir a batalha (e.g., Débora, Eúde, Gideão), e os outros seguem seu conselho porque acreditam tratar-se de um conhecimento enviado por Deus. Essa capacidade de consultar o oráculo também lhe permite adjudicar questões mais mundanas, ‘julgar’ num sentido mais cotidiano (2008, p. 2).
Genreal (Poder bélico, toda a força da nação estava sobre o nome do general)
Rei (Poder de Decisão dos outros povos)

O Povo sofre na mão de um mal antigo

A ATERRADOR E HOSTIL CAVALARIA DE SÍSERA
Jabim que foi destruido por Josué havia voltado mais violento ainda pois o povo de Deus havia deixado que esse mal crescesse entre eles.
Joshua 11:1–15 NVI
Quando Jabim, rei de Hazor, soube disso, enviou mensagem a Jobabe, rei de Madom, aos reis de Sinrom e Acsafe, e aos reis do norte que viviam nas montanhas, na Arabá ao sul de Quinerete, na Sefelá e em Nafote-Dor a, a oeste; aos cananeus a leste e a oeste; aos amorreus, aos hititas, aos ferezeus e aos jebuseus das montanhas; e aos heveus do sopé do Hermom, na região de Mispá. Saíram com todas as suas tropas, um exército imenso, tão numeroso como a areia da praia, além de um grande número de cavalos e carros. Todos esses reis se uniram e acamparam junto às águas de Merom, para lutar contra Israel. E o Senhor disse a Josué: “Não tenha medo deles, porque amanhã a esta hora os entregarei todos mortos a Israel. A você cabe cortar os tendões dos cavalos deles e queimar os seus carros”. Josué e todo o seu exército os surpreenderam junto às águas de Merom e os atacaram, e o Senhor os entregou nas mãos de Israel, que os derrotou e os perseguiu até Sidom, a grande, até Misrefote-Maim e até o vale de Mispá, a leste. Eles os mataram sem deixar sobrevivente algum. Josué os tratou como o Senhor lhe tinha ordenado. Cortou os tendões dos seus cavalos e queimou os seus carros. Na mesma ocasião Josué voltou, conquistou Hazor e matou o seu rei à espada. (Hazor tinha sido a capital de todos esses reinos.) Matou à espada todos os que nela estavam. Exterminou-os totalmente, sem poupar nada que respirasse, e incendiou Hazor. Josué conquistou todas essas cidades e matou à espada os reis que as governavam. Destruiu-as totalmente, como Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado. Contudo, Israel não incendiou nenhuma das cidades construídas nas colinas, com exceção de Hazor, que Josué incendiou. Os israelitas tomaram posse de todos os despojos e dos animais dessas cidades, mas mataram todo o povo à espada, até exterminá-lo completamente, sem poupar ninguém. Tudo o que o Senhor tinha ordenado a seu servo Moisés, Moisés ordenou a Josué, e Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.
Grandes pecados são grandes sofrimentos.
No caso de Israel, toda vez que descumpriam uma ordem direta de Deus, isso levava a consequências catastróficas. Pois para um povo, que estava recebendo o cumprimento da promessa de ser povo de Deus, era exrtremamaente importante que fossem conhecidos como povo de Deus.
Neste caso a consequência foi a enorme opressão de Jobim com sua ferramenta Sísera.

Nós sofremos por pecados domesticados

Quantos Harosetes deixamos crescer em nosso coração?
Pecados que não são públicos.
Inveja (armadilhas e alegria com a desgraça);
Ódio (falta de perdão rancor);
Imoralidade/ Impureza Sexual;
Abuso de poder (Ef. 5:21-31,6:1-9);
Pecados que damos outro nome e maqueamos para parecer que não são o que são.
Pecados que se multiplicam por não serem tratados e ameçam a relação com Deus. Levando o espírito à clamar por nós.
Testemunho pessoal (o profissional que não confia).

Deus tem um plano de libertação para seu povo, que não depende mas incluí mulheres piedosas

A JUIZA E O INPIEDOSO
Uma Abelha contra uma Ordem de Batalha
“Por que uma mulher estava julgando? Não havia homens disponíveis para executar essa tarefa tipicamente masculina?
Na linguagem de Juízes, o clamor de Israel segue-se imediatamente uma referência ao Senhor providenciando um guerreiro libertador e herói nascional. Aqui não, onde o retrato de uma juíza-profetisa substitui o relato esperado da intervenção divina. Isso é desconcertante, pois o leitor se pergunta se uma juíza mulher seria capaz de enfrentar o poderoso Sísera e suas carruagens.
O TRAIDOR E A HEROINA
Uma cabra selvagem se levanta
O ATERRADOR E HOSTIL GOLPE DE JAEL
A VITÓRIA DE DEUS CONTRA O PECADO E OS IDOLOS EM ISRAEL

Deus tem um plano de libertação para a gente que não depende mas incluí mulheres piedosas

Sabedoria e liderança feminina
Confisão de pecados
Salmos 32:3-5
“Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor , e tu perdoaste a culpa do meu pecado.”
Tiago 5:16-18
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.”
Aconcelhamento Bíblico

CONCLUSÃO

Piedade e liderança cristã não é uma competição entre os sexos, desta forma, Deus não chama mulheres à piedade e liderança apenas quando os homens interessados se esgotam.
Related Media
See more
Related Sermons
See more