Deus Pródigo - O amor incrível a esbajadores (Lc 15.11-32)

Evangelístico  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

Jesus contava histórias: Parábolas eram histórias com elementos do dia a dia para ensinar verdades profundas
É uma das mais conhecidas histórias de Jesus
Lc 15.11-32 “11 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 13 “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17 “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 20 A seguir, levantou-se e f…”
Deus pródigo é: o livro escrito por Timothy Keller para ensinar sobre o grande mistério do cristianismo.

3 Personagens

a) O Pai

Tem dois filhos
Recebe a triste notícia que seu filho mais novo deseja a sua morte (herança)
Recebe a revolta do filho mais velho (trabalho)

b) Filho 1

Deseja a morte de seu pai
Negligencia a sua família
Esbanja sua herança irresponsavelmente
Caie em si
Volta para casa, arrependido

c) Filho 2

Dedicado ao trabalho da família
Empenhado no trabalho do campo
Obediente porém revoltado
Fiel mas nada graciosoInteressado em si e nos seus próprios ganhos

- A história

Não é a história sobre 2 filhos, mas de um pai que foi profundamente ofendido!

- Deus que dá

Mesma assim, o Pai(Deus) é aquele que esbanja seu amor (pródigo) aos esbajadores

Esbanjadores (Público ouvindo a parábola)

Lc 15.1-3 “1 Todos os publicanos e “pecadores” estavam se reunindo para ouvi-lo. 2 Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”. 3 Então Jesus lhes contou esta parábola:”

Ponto 1 - Filho mais novo

A) Esbanjador 1

Lc 15.13 “13 “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.”
Lc 15.16 “16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.”

Em busca de um lar

“Nossa eterna nostalgia, nosso anseio por reencontrar no universo alguma coisa da qual fomos separados [...] isso não é uma fantasia neurótica, mas um indicador profundamente confiável de nossa verdadeira situação” (C.S.Lewis)

B) O amor do Pai

Lc 15.16 “16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.”
Lc 15.22-24 “22 “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.”

c) Deus é

Amoroso de maneira intencional e sem limites
Aquele que paga o preço por vir até nós
Michael Goheen - O drama das Escrituras
Deus não deu as costas para um mundo destinado a destruição; antes, voltou-se a ele com amor. Assim, o próprio Deus iniciou a longa jornada de redenção para restaurar pessoas perdidas em seu povo e o mundo como seu reino.

Ponto 2 - Filho mais velho

A) Esbanjador 2

Lc 15.25-27 “25 “Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. 26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. 27 Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.”
Lc 15.28-30 “28 “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. 29 Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. 30 Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!’”
Lc 15.31-32 “31 “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32 Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ”.”

O problema do filho 2 - Deus pródigo

[...] está em sua justiça própria, no modo que ele apela as suas realizações morais a fim de colocar Deus e os outros na condição de devedores, controlá-los e levá-los a fazer o que ele deseja.

B) O amor do Pai

Lc 15.28 “28 “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.”
Lc 15.31-32 “31 “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32 Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ”.”

C) Deus não é

Persuadido por boas atitudes de um coração ganancioso
Aquele que despreza aos arrependidos
A barganha justa
“Os irmãos mais velhos acham que, se levarem uma vida marcada por virtudes, serão felizes e se procurarem viver segundo os padrões estabelecidos, Deus lhes deverá um mar de rosas.”

Esbanjadores - Perguntas

Com qual deles você se parece mais?
Você tem vivido esbanjando seus prazeres ou sua justa barganha?

Conclusão - O que precisamos entender

“Jesus está nos dizendo que tanto a postura sensual do irmão mais novo quanto a postura ética do irmão mais velho acabam em becos sem saída espiritualmente falando. Ele também nos mostra que há outro caminho: o caminho que passa por Ele. Entrar por esse caminho [...] nos levará finalmente para a festa suprema, o banquete. do fim da história.”
- A história é sobre o amor do Pai aos esbanjadores.
- Agarre-se a esse amor. Há graça para você que está distante, há bondade a você que está perto, mas está longe.
Related Media
See more
Related Sermons
See more