CONHECENDO À JESUS E OS SEUS ENSINOS - 11

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
A comitiva do Rei: É nesse momento do evangelho de Mateus que algumas coisas começam a ficar mais nítidas. Até então aprendemos sobre a vida de Jesus e sobre alguns ensinos que tivemos com a experiência de sua primeira vinda. É verdade que Jesus tinha uma missão para cumprir, e, sua missão não foi apenas morrer na cruz mas propagar o evangelho através dos seus discipulos. Veremos neste estudo que Jesus recrutou pessoas para a sua missão, embora somente ele fosse crucificado pelos pecados do seu povo aprendemos que aqueles servos que Jesus chamou para o seguirem sofreram diversas dores, eram pecadores e foram restaurados e através de suas vidas o evangelho foi proclamado.
Mateus 4.18-22 “Caminhando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.”
Nestes primeiros versículos podemos aprender coisas preciosíssimas. É como muitas vezes já foi dito, as narrativas dos evangelhos não trazem consigo ensinamentos argumentativos e por isso devemos nos dedicar na compreensão correta dos ensinos colocados no texto.
“[Jesus] Caminhando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos...” Vimos no último estudo os motivos pelo qual Jesus saiu de onde estava, pode ficar bem visível que fazia parte do plano de Deus que Jesus fosse para a Galileia e isso foi mediante a prisão de João Batista. Embora o cenário não estivesse muito bom visivelmente, O grande Rei do universo estava em estágio de recrutamento. Talvez, baseados no contexto brasileiro em que para ser um soldado é necessário estar em perfeito estado e com uma ótima qualidade de vida a gente associe que Jesus deveria escolher pessoas de alto porte. Porém, vemos que é totalmente o contrário. Jesus não precisava dos valentões, fortões e robustos. Embora a gente não saiba o porte dos discípulos de Jesus daquela época, podemos ter certeza de que eles eram pessoas simples.
Vemos nitidamente as escrituras afirmarem que “Pedro, e André…lançavam redes ao mar” e a primeira vista não resta dúvida da sua profissão, mas para que não seja mera imaginação, a própria escritura afirma que eles “eram pescadores”. Isso é realmente frustrante de início. Jesus, que é O GRANDE REI seria servido por homens que fediam a peixe. Se no início vimos que os presentes recebidos por Jesus incluíam aromas de alta classe e grande poder aquisitivo. Agora, neste contexto, seus servidores seriam homens que exalavam o odor do trabalho pesado. Mas não era assim que O Grande Senhor do universo pensava. Ele via além.
Jesus dá uma ordem, um comando, uma convocação! O texto diz: “E disse-lhes: VINDE APÓS MIM...” A garantia de que os pecadores teriam as suas redes fartas estava não em suas habilidades, mas no que vem a seguir. “E eu vos farei pescadores de homens.” e este comando, essa convocação que Jesus faz para estes homens tem um propósito muito bem claro, muito bem estabelecido, pois ele afirma o resultado deste comando “EU VOS FAREI”. Jesus não estava recrutando pessoas porque sabia que elas eram capazes de cumprir o propósito estabelecido por Ele. Ele não chamou pessoas avaliando o seu porte, a sua capacidade, o seu viés, a sua intelectualidade, o seu talento ou qualquer que fosse a melhor qualidade disponível desses homens, eles eram apenas pescadores. Jesus elegeu a sua comitiva baseado em si mesmo! Note, os homens eram pescadores. Eles sabiam técnicas de pescar, porém, essa pesca que Jesus falou era diferente. Não eram mais os peixes que seriam apanhados, mas as almas de pecadores, de homens em estado de morte espiritual. O sentido literal da palavra E eu empregada por Jesus é o que devemos nos deter neste estudo. Pense comigo:
1. Ilustração
Imagine uma equipe de futebol amador formada por jogadores que nunca jogaram futebol antes. Eles não sabem chutar a bola corretamente, não conhecem as regras do jogo e têm dificuldade em correr. Agora imagine que um treinador de futebol famoso e renomado chega e escolhe esses jogadores para fazer parte de sua equipe. E não apenas isso, ele promete que eles serão campeões se o seguirem e se dedicarem ao treinamento. Parece loucura, não é mesmo?
Mas essa é a história dos discípulos de Jesus. Eles não tinham habilidades especiais ou treinamento formal em teologia ou liderança. Eles eram simples pescadores, coletores de impostos etc. No entanto, Jesus escolheu cada um deles individualmente para fazer parte de sua equipe e os treinou para serem líderes e pregar o evangelho.
Essa escolha de Jesus mostra que Ele não se importa com nossas habilidades ou status social. Ele nos escolhe por livre vontade e nos capacita para fazer a obra que Ele tem para nós. Os discípulos foram escolhidos por Jesus para serem testemunhas do Seu ministério e espalhar o evangelho em todo o mundo, e mesmo que eles fossem pecadores e não tivessem capacidade nenhuma, o Espírito Santo agiria poderosamente através deles para cumprir a missão.
Do mesmo modo, Jesus escolheu você e eu para fazer parte do Seu reino, não importa o quão limitados possamos achar que somos. Ele nos capacita com o Seu Espírito Santo e nos chama para sermos testemunhas do Seu amor e graça. Assim como os discípulos, podemos ser usados por Deus para fazer a diferença neste mundo, independentemente das nossas fraquezas ou limitações.
a. Contextualização
“Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.” Mateus 4.21-22
Essa pericope que estudamos que chama Pedro, André, Tiago e João demonstra o chamado de Jesus para estes homens. Mesmo eles sendo pecadores, sem grande conhecimento ou com habilidades extraordinárias, Jesus os escolheu para serem seus discípulos e para serem servos do Reino de Deus.
Essa ideia é reforçada em outras passagens bíblicas, como em 1Coríntios 1.27-29, onde Paulo escreve: "Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Deus." Aqui vemos que Deus escolheu os fracos e humildes para confundir os fortes e sábios deste mundo. Deus escolheu os simples, os menos capacitados para exercerem grandes funções no Reino.
Além disso, vemos em Lucas 5.10-11 que após Pedro, André, Tiago e João terem pescado uma grande quantidade de peixes sob a orientação de Jesus, Ele disse a eles: "Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando eles os barcos para a terra, deixaram tudo e o seguiram." Esse evento mostra como mesmo quando os discípulos não acreditavam em suas próprias habilidades,Jesus os capacitou para fazerem grandes coisas no Reino de Deus.
CONCLUSÃO
Podemos encontrar diversas passagens bíblicas que ilustram a capacitação dos discípulos por Cristo para o cumprimento do ministério que lhes foi confiado. Uma delas é a passagem de Atos dos Apóstolos 4.13, que diz: “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.” Aqui vemos que, embora os discípulos não tivessem formação ou instrução formal, eles foram capacitados pelo próprio Jesus.
Outra passagem que ilustra a capacitação divina é encontrada em 2Coríntios 3.5 , que diz: “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,. Paulo, o apóstolo, reconhece que sua capacidade vem de Deus, e não de si mesmo.
Além disso, vemos nos relatos bíblicos que os discípulos sofreram muito por amor ao evangelho e que foram fortalecidos pelo Espírito Santo para enfrentar as perseguições e adversidades que enfrentaram. Paulo, em 2Timóteo 3.12, afirma que “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.mostrando que o sofrimento é uma parte inevitável do seguimento de Jesus.
Em Atos dos Apóstolos, vemos os discípulos sendo presos, açoitados e até mesmo mortos por sua fé em Jesus, mas eles continuaram a pregar o evangelho com coragem e ousadia, confiando na capacitação divina. E é através do testemunho destes homens, que eram incapazes por si mesmos, mas capacitados por Cristo, que o nome de Deus foi glorificado e o reino de Deus avançou.
Portanto, podemos concluir que a capacitação divina é essencial para o cumprimento do ministério que nos é confiado, e que, assim como os discípulos, devemos confiar na suficiência de Deus e estar dispostos a sofrer por amor ao evangelho, a fim de que o nome de Deus seja glorificado e o reino de Deus avance.
Obadias 2
Related Media
See more
Related Sermons
See more