A Lei da Semeadura

Gálatas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Galatians 6

Introdução

Em Gálatas 6, Paulo encerra a carta. Aqui ele ensina sobre como restaurar espiritualmente um irmão na comunidade e sobre como os cristãos devem procurar ajudar uns, aos outros. Um tema muito interessante neste capítulo é a lei da semeadura. Paulo explica em detalhes sobre tais princípios e quais as implicações práticas em nossas vidas. Por fim, ele aborda a hipocrisia dos circuncidados, a prática de lei e a importância e superioridade do novo nascimento em Cristo.

Gálatas 6:1-5 — Devemos mostrar simpatia para com os que caem

Galatians 6:1–5 BEARA
1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta,vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. 3 Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. 4 Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. 5 Porque cada um levará o seu próprio fardo.
Gal 6:1 Surpreendido nalguma falta — Paulo diz respeito a membros da igreja que eventualmente venham a ser surpreendidos em algum pecado. O sentido é que se de repente, algum irmão é tomado de surpresa pelo pecado e, em sua fraqueza, peca sem premeditação.
— sois espirituais — Um crente carnal, por sua atitude dura e fria, pode estragar ainda mais um problema em vez de resolvê-lo. Um cristão verdadeiramente espiritual não atuará com espírito de jactância ou superioridade, mas com mansidão, lembrando que ela também pode ser tentada.
— corrigi-o — A palavra grega καταρτίζω (katartizō) (corrigir/restaurar), é uma expressão médica usada para fixar um osso fraturado. Devemos ajudar na restauração da fratura não expondo-os a desonra e nem ignorando o estrago que o pecado fez em suas vidas.
— com espírito de brandura — Os que vivem pelo Espírito devem restaurar os que pecam com mansidão e humildade.
Gal 6:2 A lei de Cristo — Paulo provavelmente usa essa frase para desafiar o entendimento equivocado da lei sustentado por seus oponentes. Em vez de aderir à visão dos agitadores da lei, os crentes devem guardar a lei de Cristo – o que provavelmente representa a interpretação de Jesus da lei mosaica. Mesmo que Paulo não tivesse em mente o ensinamento de Jesus, a frase certamente envolve amor ao próximo (Gal 5:13-14; compare com Mat 19:19; João 13:34).
Gal 6:3 se alguém julga ser alguma coisa — Paulo está encorajando a humildade - uma visão adequada de si mesmo em relação a Deus e aos outros. A arrogância e o orgulho podem impedir as pessoas de servir aos outros. Tal comportamento prejudica a todos - tanto a comunidade de crentes quanto o indivíduo orgulhoso.
Gal 6:4 Mas prove cada um o seu labor — No início da carta, Paulo discute as obras da lei, que não conduzem à justiça (por exemplo, Gal 2:16). Aqui ele aborda a obra do evangelho, que todo crente é chamado a seguir.
Gal 6:5 cada um levará seu próprio fardo — Embora este versículo pareça contradizer o v. 2, o contexto é diferente. Aqui Paulo aborda a responsabilidade individual por fazer a obra do evangelho; cada crente precisa fazer a sua parte. O versículo 2 é sobre apoio mútuo dentro do corpo de Cristo; os crentes devem perseverar juntos nas dificuldades.

Gálatas 6:6-10 — O que o homem semear, isso também ceifará

Galatians 6:6–10 BEARA
6 Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Gal 6:6 participante de todas as coisas boas — Paulo instrui os gálatas a considerar seus Mestres e ensinadores como parceiros de ministério e ajudar a atender às suas necessidades.
Gal 6:7 Não vos enganeis Os Gálatas deveriam estar atentos para não caírem no autoengano de que colheriam para a eternidade algo diferente do que plantaram nesta vida.
— De Deus não se zomba — Os gálatas estariam zombando, ou seja, uma expressão de profundo desdém e depreciação daqueles que eles deveriam, cheios de gratidão, sustentar com seus bens materiais.
— isso também ceifará — Paulo usa uma metáfora agrícola para encorajar os gálatas a viver pelo Espírito. Uma pessoa não pode se envolver em obras da carne (Gal 5:19) e esperar experimentar a vida de Deus.
Gal 6:8 vida eterna — Isso não se limita à vida após a morte, mas começa no presente, quando o crente é transformado pelo Espírito de Deus (Gal 5:22–23; Rm 8:2, 10–11).
Gal 6:9 não nos cansemos de fazer o bem — Embora os crentes não possam se justificar por suas ações, as boas obras refletem o amor de Deus e têm um lugar central na vida de Seu povo (Ef 2:10).
Gal 6:10 façamos o bem a todos — Paulo exorta os gálatas a abençoar a todos por meio de suas boas obras.
— principalmente aos da família da fé — Enquanto os crentes devem fazer o bem a todas as pessoas, eles devem ajudar particularmente aqueles que pertencem à comunidade dos crentes.

Gálatas 6:11-17 — Paulo gloria-se na cruz de Cristo

Galatians 6:11–17 BEARA
11 Vede com que letras grandesvos escrevi de meu próprio punho. 12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. 15 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. 16 E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. 17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.
Os judaizantes gloriam-se nos ritos cerimoniais e nas marcas da carne; Paulo, na cruz e nas marcas do Senhor Jesus (Gal 6:10-17).
Gal 6:11 letras grandes vos escrevi — Esse detalhe sugere que Paulo dispensou seu escriba e escreveu ele mesmo o restante da carta. É possível que Paulo use essa frase para chamar a atenção para a passagem que se segue imediatamente, na qual ele resume vários temas da carta.
Gal 6:12 ostentar-se na carne — Paulo parece estar indicando que os agitadores estão preocupados com sua própria reputação como guardadores da lei. É possível que, ao promover a prática da circuncisão, eles estejam tentando se identificar publicamente como judeus e assim evitar a perseguição. Na sociedade greco-romana, os judeus tendiam a ser aceitos mais prontamente do que os cristãos.
Gal 6:13 nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei — Paulo aponta a hipocrisia daqueles que advogam que os gentios devem ser circuncidados — para se gloriarem na vossa carne.
Gal 6.14 o mundo está crucificado para mim — Paulo afirma que morreu para os valores do mundo: egoísmo, ambição e orgulho.
Gal 6:15 nem a circuncisão é coisa alguma — A desvalorização da circuncisão por parte de Paulo é surpreendente, dada a sua herança judaica e treinamento na lei. Aqui, Paulo coloca a circuncisão em seu devido lugar: ela não pode definir o status do crente, nem pode transformar o crente. O que importa para Paulo é a obra da nova criação de Deus, por meio da morte e ressurreição de Cristo e da habitação do poder de Seu Espírito.
Gal 6:16 O Israel de Deus — Existem várias maneiras de entender esta frase. Poderia indicar aqueles que chegam à fé em Cristo e seguem a regra descrita em Gálatas 6:15. Também poderia se referir especificamente a judeus crentes.Portanto o verdadeiro Israel, são aqueles que andam em conformidade com a norma do evangelho e se gloriam apenas na cruz de Cristo, não importando se são judeus ou gentios.
Gal 6:17 as marcas de Jesus — Paulo refere-se à perseguição que ele suportou por pregar a mensagem do evangelho (por exemplo, Atos 14:19; 21:30–32). Paulo interpreta seu sofrimento em nome do evangelho em termos da crucificação de Jesus, porque ele compartilha dela (Gl 2:19-20; 6:14).

Gálatas 6:18 - A bênção

Galatians 6:18 BEARA
18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!
Gal 6:18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo — Paulo conclui a maioria de suas cartas com uma referência à graça (por exemplo, Rm 16:20; 1 Cor 16:23 ; Fp 4:23).  O desejo de Paulo para os gálatas é que eles experimentem a graça de Cristo no âmago do seu ser.
Related Media
See more
Related Sermons
See more