No último dia, a Água viva surge!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

João 7.37-44

A Festa dos tabernáculos: comemorando a provisão de Deus

No último dia da festa havia um cerimonial de derramamento de água (comemorando a provisão de água no deserto) Nm 20.2-13. Cântaros cheios de água são carregados para ser derramados nos pátios do templo, em comemoração à sede saciada que Israel experimentou no deserto com água da rocha (Ex. 17.1-7).

TEMA: Verdades sobre as fontes de Provisão

1. Jesus é a fonte de provisão

Só vem até Jesus aquele que reconhece que tem sede

Jesus está pronto a dar o seu Espírito àquele que nele crê

Veja a relação entre o versículo 39 e os versículos 33-36. Jesus havia falado anteriormente do seu destino final. Aqueles que receberam este evangelho sabiam que a descida do Espírito Santo só veio após a ascensão de Cristo. Assim, tudo possui um belo caráter de continuidade.

O que mata a sede humana é o Espírito Santo

“essas cerimônias da festa das cabanas estavam relacionadas no pensamento judaico tanto com a provisão de água feita pelo Senhor no deserto como com o derramar do Espírito do Senhor no últimos dias. O derramar na festa das cabanas refere-se simbolicamente à era messiânica na qual um rio da rocha sagrada fluiria sobre toda a terra.

Jesus é o cumprimento do AT

2. Nós somos chamados por Jesus a também sermos fontes de provisão

Nós somos chamados não só para matarmos a nossa sede, mas também para saciarmos a sede de outros.
João 4.13-14 “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
RIOS = abundância.
Fruir do ventre/interior= a ideia de que dentro sairá a benção e a unção do Espírito Santo. Nem mesmo a declaração certeira de Jesu. Ele causa arrpendimento em corações secos.
O profeta = não um mas “o”. Referência a Dt 18.15 “O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás,”
O Cristo= um verdadeiro reconhecimento de que Jesus era o Messias.
Até mesmo um ponto teológico válido pode se tornar um obstáculo para se aproximar de Jesus. O questionamento do povo estava limitado as coisas deste mundo (v. 42,43)
Jesus já havia dito que tinha vindo para causar divisão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more