Mateus 16.21-28

Avulso  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
Mateus 16.21-28
Introdução
Boa noite a tds! Se vc já fez alguma leitura de um dos 4 evangelhos, vc verá que, a medida que Jesus ficava mais conhecido mais pessoas o seguia.
Entretanto, é possível identificar três grupos de seguidos no meio dessa multidão: uma multidão de discípulos, os 12 discípulos e 3 entre os doze.
Meu objetivo essa noite é encorajar vc a sair da multidão e seguir a Jesus o mais perto possível. Gostaria de encorajar vc a ser um discípulo próximo de Jesus.
Quando Jesus foi ao Getsemani ele chamou os 12 dentre a multidão e os levou até um ponto. Depois ele chamou 3 dentre os 12 e os levou até um outro ponto. E de lá ele caminhou sozinho até outro ponto.
tem lugares que nós não conseguimos acompanhar Jesus. C.H. Spurgeon, um dos maiores pregadores do século 18, em um de seus sermões sobre o Getsêmani disse o seguinte:
Sermões de Spurgeon sobre a Cruz de Cristo (2. Getsêmani (Lucas 22:44))
Ainda assim, eu diria que, até mesmo esses eleitos entre os eleitos — esses escolhidos e particularmente favorecidos entre os cortesãos do rei —, nem mesmo eles podem penetrar a angústia do Salvador, de forma a entender todas as Sua agonias
Quando nos convertemos, ele nos chamada para andar com ele. Nosso trabalho a partir de então é chegar o mais próximo possível de Jesus.
A ideia é que nos tornemos um discípulo de Jesus. DISCÍPULO = aprendiz, um estudante. Mas não um estudante como nos dias de hoje.
No mundo antigo o discípulo era aquele que desejava aprender do meu, mas também viver como seu mestre.
Um discípulo de Jesus não é aquela pessoa que reduziu a sua vida espiritual a ir a uma Igreja. Ele quer conhecer sobre Jesus, ele quer viver como Jesus mandou. Ele quer conhecer os ensinos de Jesus para poder aplicar na sua vida, casamento, família e trabalho.
Para isso, eu gostaria algumas orientações para que vc caminhe nessa direção e no final um encorajamento:
Para vc ser um discípulo próximo de Jesus você precisa...
Afirmar em seu coração quem ele é (15,16)
Tudo começa com a resposta a essa pergunta: quem é Jesus para vc? Jesus pode assumir v´rias formas na vida de uma pessoa
Um religioso judeu
Um profeta de renome (testemunhas de Jeová)
Um homem bom que morreu na cruz
Um santo
Um ídolo
Um mago
Um curandeiro...
Mas, quem ele de fato é? Somente depois que essa pergunta está respondida é que podemos dizer que estamos no caminho do discipulado.
Pedro nos ajuda a responder essa pergunta: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Cristo é uma designação, significa UNGIDO. Um ungido era aquela pessoa que tinha autoridade de Deus para realização de uma missão.
Pedro está dizendo que Jesus é o filho de Deus que recebeu uma missão da parte de Deus e tem autoridade para cumprir.
Que missão é essa? A missão de resgatar o pecador perdido. Quando vc entende que vc é um desses pecadores que ele veio resgatar, ou seja, vc compreende que está perdido em seus pecados e necessita que ele o salve, vc está dando o primeiro passo.
Jesus deixa de ser uma pintura em um quadro na parede, uma frase no para-choque de um caminhão, um pingente de cordão... e passa a ser o Cristo, o filho do Deus vivo, o meu salvador.
O nome disso é conversão. É quando vc entende que é um pecador e que depende da obra redentora do ungido de Deus.
Esse é o primeiro passo para que vc se torne um discípulo próximo de Jesus
Vc precisa conhecer a obra de Cristo (21-22)
Somente depois a linda afirmação que Pedro fez sobre quem era Jesus que Jesus começou a falar abertamente do ministério dele.
Os seus discípulos precisavam conhecer o seu trabalho. Até porque nós somos frutos da obra de Cristo e anunciamos para outras pessoas o caminho que ele fez até a Cruz.
Muitas vezes as pessoas perguntam por que Jesus teve que morrer na cruz. O caminho da cruz foi necessário pois sem o sacrifício de Jesus por nós seríamos eternos devedores de Deus.
O pecado do Éden criou uma enorme ruptura entre o homem e Deus. A morte de Cristo une o homem a Deus.
Por isso que ele diz o texto diz o seguinte: Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia
Necessário aqui é o mesmo que dizer o seguinte: não tinha como ser diferente. Não pode ser de outra forma.
Um discípulo de Jesus precisa saber que não havia outro meio para sua salvação se não a morte na cruz. Um crente é o resultado de um sacrifício. Assim como ele precisa entender que também será exigido dele sacrifícios.
Vc não pode ser pedra de tropeço, vc deve ser pedra de edificação (22-23)
Observe que Pedro, a despeito de estar perto de Jesus não compreendia os planos dele. Ele achava que estava fazendo algo bom. Ele estava tentando proteger Jesus da cruz.
Mas, a cruz era necessária. Não poderia ter salvação, remissão, perdão de pecados sem a morte na cruz. Não existe evangelho sem cruz.
Jesus então responde a Pedro com uma palavra dura: Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens
Nossa! A poucos versículos atrás Jesus chamou Pedro de rocha e disse que sobre ele edificaria a sua Igreja. Ou seja, ele disse que Pedro era uma pedra de edificação.
Mas, agora ele diz que Pedro é uma pedra de tropeço, uma pedra que faz as pessoas caírem no chão. Além do mais, ele se dirige a Pedro como a Satanás (adversário).
Em lugar de andar junto com Jesus, Pedro é exortado a sair da sua frente e se colocar atrás dele. Isso deve ter sido chocante.
Por que Jesus chamou Pedro de satanás? Basta nos lembrarmos da tentação de Jesus. Satanás estava disposto a fazer qualquer coisa para tirar Jesus do caminho da cruz. E foi a mesma coisa que Pedro estava fazendo.
Somos pedra de tropeço todas as vezes que tentamos convencer as pessoas a aceitar a Cristo sem falar para elas o preço de ser um discípulo.
O caminho da cruz é doloroso, mas é o caminho da vitória. Os discípulos de Jesus precisam entender que precisam se identificar com esse caminho e não fugir dele.
Por isso que o 4º ponto para ser um discípulo próximo de Jesus é...
Tome uma decisão (24a)
Se alguém quiser acompanhar-me. Essa é uma decisão que precisa ser tomada. Muitas pessoas gostam de ouvir coisas sobre Jesus, mas poucas tomam a decisão de ir atrás de Jesus para aprender dele.
No evangelho de João 6, depois da multiplicação dos pães, muitas pessoas foram atrás de Jeus, mas quando ele disse qual era a sua missão, poucos decidiram segui-lo.
Negue-se a si mesmo
Jesus está dizendo para vc: faça como eu fiz. Paulo diz o seguinte: Filipenses 2.5-8.
Negar a si mesmo é abrir mão desse sujeito que acha que é o dono de si mesmo. É negar a autoridade e entregá-la a Cristo.
É uma espécie de heteronomia. Heteronomia é o contrário de autonomia. É quando a pessoa entrega o controle da sua vida a outro, no caso Cristo.
Quem não nega a si mesmo não pode ser um discípulo de Cristo, pois nunca o reconhecerá como Senhor, soberano. Pode até reconhecê-lo como salvador, mas não como Senhor.
Tome a decisão de...
Tome a sua cruz
Tome a decisão de fazer o mesmo caminho do Senhor Jesus. Tome a decisão de se identificar com seu sofrimento.
Veja que interessante. No Getsêmani Pedro dormiu enquanto Jesus agonizava em oração. Depois que ele compreendeu o papel de um discípulo de Cristo, diz a história que ele foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno.
Muitas pessoas procuram a Cristo em busca de benefícios pessoais, mas só os discípulos se identificam com o sofrimento de Jesus.
Tomar a sua cruz é tomar firme e decididamente na mão o meio de execução do seu próprio “eu”
O apostolo Paulo escrevendo aos Gálatas 2.20, disse o seguinte: Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim
Cruz é sinônimo de morte. Morte do eu, morte da carne, morte da incredulidade, morte da justiça própria.
Seguir a Jesus
“... e segue-me”. O discípulo de Jesus vive a sombra da cruz. Ele vive a sombra dos ensinos do seu mestre, ele segue a Jesus.
Ele não é uma pedra de tropeço, ele é alguém que anda com Jesus, se identifica com Jesus e fala para as pessoas sobre Jesus.
Ele segue a Jesus em tempos de abundâncias e dificuldades por que ele é uma pessoa identificado com Jesus.
Vamos recapitular: Para ser um discípulo próximo de Jesus vc...
Afirmar em seu coração quem ele é (conversão)
Conhecer a obra de Cristo
Não seja uma pedra de tropeço
Tome decisões
Negar-se
Tomar a cruz
Seguir
Depois dessas palavras, olha o que Jesus diz:
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará.26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
Sabe o que ele quis dizer com isso? Negar-se a si mesmo, tomar a cruz e seguir a ele são decisões radicais e que põe em risco o nosso próprio desejo de viver e ser feliz (senso comum).
Para a maioria das pessoas viver é isso. O que importa é ser feliz, diz o dito popular. Nesse mundo de buscar do prazer como sinônimo de viver não há espaço para cruz.
Mas, quando vc “perde” essa vida por amor a Cristo, na verdade vc está ganhando a verdadeira vida. E quando vc ganha esta vida terrena por amor a vc mesmo e aos seus desejos, vc perde a vida que ele tem para vc.
Ele ainda completa dizendo o seguinte: Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
O que adianta vc viver bem nesta vida, satisfazendo todas as suas vontades, sem fazer renuncias, sem lutar contra o pecado que habita em vc... e viver eternamente no inferno.
Será que vc, no fim das contas, terá algum bem que vc acumulou para dar em troca da sua salvação?
O encorajamento
Aí Jesus fecha essa conversa com duas falas:
Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito
Essa recompensa não é uma troca. Vc vive certinho e Deus vai te recompensar. Não é isso. São recompensas resultantes da obra de Cristo na vida do discípulo negou-se a si mesmo, tomou a sua cruz e O seguiu.
São bençãos celestiais reservados para os salvos em Cristo
Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino”
Jesus está encorajando seus discípulos afirmando que ele é o verdadeiro Cristo e que muitos ali veriam o desenrolar do seu reino.
Por isso muitos discípulos deram a vida por Jesus no início da era cristã. Eles viram se cumprir tudo que Jesus disse.
Conclusão
Gostaria de concluir com uma última orientação:
Para ser um discípulo de Jesus vc precisa confiar nele.
Jesus disse que voltará e buscará seus discípulos para estarem junto com ele. Tome hoje mesmo a decisão de sair da multidão e andar próximo a Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more