A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGOCIO:

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

1 - O ENGANO DOS OLHOS - GÊNESIS 3:6 “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.”
INTRODUÇÃO:
1. Estamos vivendo na era mais consumista da história da humanidade.
2. E podemos ver que muitas coisas concorrem para obter nossa atenção.
E os marqueteiros sabendo disso, criam imagens que são lindas aos nossos olhos.
Haja vista os comerciais de produtos nocivos, mas que suas campanhas publicitárias enchem nossos olhos.
EX: Comerciais de bebidas alcoólicas, enlatados, shows, festas, etc.
3. Porque os marqueteiros agem assim? Porque eles levam a sério a máxima que diz “a imagem é tudo”. Essas pessoas sabem o quanto uma imagem pode prender a atenção e o desejo.
4. Vendo por este prisma podemos dizer que o diabo foi o primeiro marqueteiro da história.
Com sua astúcia ele conseguiu enganar Eva e as consequências desse engano são sentidas até hoje.
5. Hoje veremos, por meio da história de Eva, como o diabo usa o engano dos olhos para ludibriar e enganar para que possa concretizar seus intentos funestos (CAUASA MORTE, FATAL, LETAL)
6. E de posse desse ensinamento poderemos fugir de SUAS ESTRATAGEMA.
I – A TÁTICA DO DIABO.
Perceba a tática que Satanás empregou aqui NO TEXTO.
Primeiro, fez um apelo à carne, à satisfação das necessidades físicas. Mas isso não era tudo. O fruto POR SUA VEZ era agradável aos olhos e Eva se satisfaria com sua beleza estética.
Por último, ele se aproveitou do senso de poder, ALGO que todos nós carregamos. Eva entendeu que o fruto era desejável para dar entendimento, e desejou ser como Deus.
“E viu a mulher que aquela árvore era boa... agradável... desejável”
1. O diabo sabe que somos presos pelo belo. Aquilo que é bonito prende nossa atenção e desperta o nosso desejo.
2. Então quando ele tenta, JAMAIS SERÁ ESPOSTA A VERDADE. Irá mostrar aquilo que queremos ver.
a) No caso de Eva ele ofereceu coisas que eram infimamente desejáveis = Imortalidade e ser igual a Deus (E essa última nem ele mesmo teve)
Gênesis 3:4,5 Certamente não morrereis, e sereis como Deus.
b) O diabo se disfarça em um anjo de luz:
2Co 11.14 “Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.”
c) Com esse disfarce o diabo distorce o entendimento para que o homem não veja a verdade:
2Co 4.4 “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”
Foi o que aconteceu com Eva. Depois que cedeu à tentação não mediu as consequências de sua desobediência.
SÓ VIU O QUE ESTAVA DIANTE DOS SEUS OLHOS!!!
II – COMO SE DÁ A TENTAÇÃO?
Existem pelo menos 3 tentações básicas que podemos encontrar registradas em º 1João 2:16 “Pois tudo o que há no mundo — a (CONCUPISCÊNCIA = DESEJO ARDENETE) cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.”
1. O diabo sempre usará uma dessas ARMADILHAS, ou todas elas.
2. Na tentação de Eva ele usou todas elas:
a) E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer = Concupiscência da Carne.
b) e agradável aos olhos = Concupiscência dos Olhos
c) e árvore desejável para dar entendimento = Soberba da Vida
3. É interessante notarmos que estes mesmos apelos foram feitos a Jesus no deserto, e são feitos a nós continuamente.
Na primeira passagem vemos o relato de Jesus sendo tentado fisicamente pela fome: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
(Mt 4.3) O SENHOR Jesus estava com fome. O alimento lhe era desejável. No caso de Eva, o fruto era bom para ser comido. É o que João chama de “concupiscência da carne” (1 Jo 2.15).
Depois, Satanás levou Jesus à parte mais alta do Templo e o desafiou: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem (v. 6).
Esse foi o apelo feito ao senso de poder de Jesus. Ele se jogaria dali e, poderosa, os anjos viriam em seu socorro.
No caso de Eva, o fruto era desejável para dar entendimento. Aquilo que João chama de “soberba da vida”. ELE QUERIA UMA DEMONSTRAÇÃO DE PODER.
E, em seguida, depois de levar Jesus a um monte muito alto, o diabo mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles e lançou mais um desafio para Jesus: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares (v. 9).
No caso de Eva, o fruto era agradável aos olhos. É o que João chama de “concupiscência dos olhos”.
4. Para essas tentações o diabo lanças dardos infla- mados (pensamentos e sentimentos) = Efésios 6:16 Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
O escudo da fé é parte da armadura de Deus que todo cristão verdadeiro deve vestir.
O significado do escudo da fé fala acerca da confiança inabalável do crente em Deus e em Sua Palavra.
O escudo da fé protege os redimidos contra as mentiras e o engano de Satanás.
a) É por isso que as Escrituras dizem que devemos proteger nosso coração:
Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarde o seu coração , pois dele depende toda a sua vida.”
b) Devemos alimentar nosso coração com o que é bom:
Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”
III – NOSSA ATITUDE DIANTE DO ENGANO DOS OLHOS.
1. Não devemos ignorar a ação diabólica: 2Coríntios 2.11 “a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.”
2. Devemos nos sujeitar a Deus para que possamos re- sisti-lo:
Tiago 4:7 “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.”
3. Devemos fugir do pecado: 1Ts 5.22 “Afastem-se de toda forma de mal.”
CONCLUSÃO:
Enfrentamos esse antigo inimigo todos os dias e, por isso, precisamos estar bem conscientes de sua estratégia.
- “A concupiscência da carne” é o desejo, o apetite maligno da nossa velha natureza;
- “A concupiscência dos olhos” é o desejo, o materialismo avarento e transitório; e
- “Asoberba da vida” é o orgulho, a vanglória, a jactância em relação àquilo que possuímos.
Tanto na tentação de Eva quanto na de nosso Senhor o diabo usou as palavras pronunciadas por Deus, de uma maneira distorcida, gerando dúvidas em relação ao que Deus tinha verdadeiramente falado.
1. Não se deixe enganar pelos seus olhos, pois o diabo irá sempre te mostrar o melhor aspecto do pecado. Mas seu fim é morte e destruição.
2. Tenha discernimento em todas as coisas e esteja SEMPRE EM comunhão com Deus.
CUIDADO COM AS PROPAGANDAS ENGANOSAS. POR ISSO A CEIA DO SENHOR É UM MEMORIAL:
'Memorial' não tem relação somente com o passado e o presente, mas também com o futuro: é a lembrança pelo ser humano, da ação salvadora de Deus, mas também um apelo a Deus do que resta fazer; é o apelo da esperança e da confiança para o que vai vir.
Related Media
See more
Related Sermons
See more