A11 - Arrependimento, voltando para Deus

Tão Grande Salvação  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 41 views
Notes
Transcript

O que vem à sua mente quando você pensa em ARREPENDIMENTO?

Arrependimento e fé são duas características cruciais que diferenciam o cristianismo de outras religiões, filosofias e ideologias.
Alguém já os definiu como uma “volta espiritual”. O arrependimento se refere ao voltar-se do pecado, enquanto a fé, ao voltar-se para Cristo. Como o papel dessas duas coisas são fundamentais no processo da salvação, estudaremos esses elementos nas duas próximas lições.
Nesta lição sobre o arrependimento, trataremos do seu significado, sua necessidade, sua natureza, praticidade e seus resultados.

I. O significado do arrependimento

Uma compreensão correta do conceito de arrependimento no processo da salvação terá papel fundamental na prática da vida cristã. Mas, se houver uma compreensão errada do real significado do arrependimento, isso pode promover uma falsa ilusão de conversão ou de vida cristã.
Exemplos da falsa compreensão do arrependimento:
mera tristeza
remorso pelo pecado
abandono de um mau hábito
resposta ao apelo do pastor no culto
acesso imediato a uma classe de batismo
batismo automático de alguém que cresceu numa família cristã
mudança de opinião sobre religião
O problema não está em relacionar esses exemplos ao arrependimento, mas em defini-los como prova cabal de que alguém verdadeiramente se arrependeu.
O ensino do arrependimento está presente em toda a Bíblia, desde o AT. Mas a melhor definição associada à doutrina da salvação vem do termo grego metanoia, presente no NT, que significa “mudança de disposição mental” ou “reversão mental”. Essa definição está relacionada à realidade do novo nascimento e implica uma mudança necessária de mentalidade.
Algumas evidências do verdadeiro arrependimento:
Jesus Cristo passa a ser considerado como confiável, suficiente, exclusivo e pessoal Deus-Senhor-Salvador.
O pecado passa a ser considerado como objeto pessoal de repúdio, abandono e exclusão.
A Palavra de Deus passa a ser considerada como alvo pessoal de desejo, obediência, padrão de fé, valores e conduta.

II. A necessidade do arrependimento

Não podemos desvincular o arrependimento da salvação. Ambos são necessários ao pecador. Acontecendo o arrependimento, o pecador carece da salvação dada por Cristo. A salvação só ocorre se houver arrependimento.
Essa realidade é vista nas pregações de João Batista:
Mt 3.2 “2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”
Mc 1.4 “4 apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.”
De Pedro...
At 2.38 “38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
At 3.19 “19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,”
At 5.31 “31 Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.”
E de Paulo...
At 17.30 “30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;”
At 20.21 “21 testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo].”
At 26.20 “20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judeia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.”
O próprio Senhor Jesus pregou o arrependimento em Seu ministério terreno:
Mt 4.17 “17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”
Mc 1.14-15 “14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.”
Lc 5.32 “32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.”
Dietrich Bonhoeffer, teólogo alemão falecido em 1945, chamou de “Graça Barata” a pregação de salvação destituída de arrependimento. Pergunta polêmica: Estaria a igreja e os cristãos do século XXI “barateando” a mensagem do evangelho, excluindo a necessidade de arrependimento? Por quê? Como?

III. A natureza do arrependimento (exercício)

IV. A praticidade do arrependimento

Na prática, o arrependimento é uma experiência que ocorre em um momento específico do tempo, e não necessariamente a transformação e maturidade cristã completa em um crente. Todo aquele que se diz salvo, um dia, na sua história, passou pelo arrependimento ao abandonar a vida sem Cristo, a fim de viver exclusivamente por e para Cristo.
O arrependimento se manifesta quando a pessoa, consciente e decisivamente, coloca sua confiança em Jesus Cristo como Aquele que, pessoalmente, a substituiu na cruz assumindo seu lugar e recebendo a consequente justa penalidade. Corresponde à consciente decisão gerada pelo convencimento do Espírito Santo (Jo 16.8-11), através da pregação da Palavra de Deus (At 2.37-41; Rm 10.9-14).
Comparando sua vida antes e depois da conversão, quais evidências revelam a natureza do verdadeiro arrependimento que você experimentou?

V. Os resultados do arrependimento

Distribuir os alunos em seis grupos e pedir que cada um estude um resultado do arrependimento. Eles devem consultar os versículos indicados e formular a ideia geral do grupo dizendo o que entenderam.
A Bíblia ensina que o verdadeiro arrependimento promove resultados objetivos.
Conformação com o padrão celestial (Mt 3.2,8; At 26.20).
Exclusão da confiança na religiosidade (Mt 3.7-9).
Abandono do pecados (At 3.19; 8.22; 2Co 12.21).
Cancelamento dos pecados (At 2.38; 3.19).
Recebimento do Espírito Santo (At 2.38; Ef 1.13);
Confiança no Dia do Juízo (At 17.30-31; 2Pe 3.9);

Conclusão

O falso arrependimento até pode manifestar religiosidade, piedade ou moralidade, porém, não significa conversão numa nova vida, através da qual o salvo recebe “a mente de Cristo” (1Co 2.16). Se você ainda não se arrependeu verdadeiramente, precisa de um encontro com Cristo; se já se arrependeu, busque diariamente, em Cristo, andar em novidade de vida, à luz do seu real arrependimento.
Os dois sinais do verdadeiro arrependimento são:
Tristeza pelo pecado
Uma vida diferente
“Se não houver arrependimento consciente, não haverá verdadeira noção de ter sido salvo do poder do pecado.” (Millard Erickson)
Sua vida necessita de arrependimento?
Related Media
See more
Related Sermons
See more