Estudo em Tiago

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

Conteúdo

Provações e Sabedoria (1.1-18)
A prática da Palavra de Deus (1.19-27)
Não fazer acepção de pessoas (2.1-13)
A fé sem obras é morta (2.14-26)
O Cuidado com a língua (3.1-12)
Sabedoria do alto e a sabedoria da terra (3.13-18)
A origem dos conflitos (4.1-10)
A fofoca e a incerteza do futuro (4.13-17)
A exortação aos ricos (5.1-6)
A paciência (5.7-11)
O Juramento e o poder da oração (5.12-20)

Data e Autor

A data que foi escrita essa carta é por volta de 62 d.C.
O autor é Tiago irmão de Jesus Cristo (1.1; Mc 6.3)
Tiago tornou-se líder da igreja em Jerusalém (Atos 12.17; 15.13)

Destinatário e Propósito

Tiago escreveu para os judeus cristãos que estavam espalhados (1.1).
Ele escreveu essa carta para encorajar os cristãos que estavam passando por provações, para que eles perseverassem até a vinda de Cristo. Também, exortar os leitores a praticarem a Palavra de Deus.

Comentário -

Tiago Capítulo 1 versículos 1-4

Tiago 1.1 (ARA)
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.

Saudação

Tiago ao escrever sua carta começa com uma saudação inicial, ou seja, se apresentando e relatando para quem ele está escrevendo.
Tiago 1.2 (ARA)
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
Alegria nas Provações
O homem natural não gosta de passar por dificuldades e lutas, então quando as provações vem o ser humano começa a reclamar. Mas, o cristão precisa se alegrar quando as provações surgirem, porque ela traz benefícios para o cristão.
Tiago 1.3 (ARA)
sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
A prova da fé
Quando ocorre a provação (examinar de forma exigente), a fé está sendo testada, ela produz no interior do homem, a perseverança para enfrentar os problemas. Isso significa que Deus prova seus filhos, com o intuito de ensiná-los terem a constância e a paciência de suportar as aflições, desse modo, nos tempos das adversidades eles se apegarão em Deus.
Davi foi provado
Davi passou por provações em sua vida. Umas das provações que ele enfrentou foi o seu próprio sogro Saul, tentando matá-lo, mesmo ele sendo inocente. Em uma certa ocasião, o rei envia soldados para vigiar a casa de Davi (1Samuel 19.11-12), nessa ocasião ele canta louvores ao Senhor (Sl 59.16-17).
As provações fizeram que Davi se tornasse um homem segundo o coração de Deus. Nas provações ele perseverou e confiou em Deus.
Tiago 1.4 (ARA)
Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Ação Completa
A perseverança conduz o filho de Deus para uma obra perfeita. Isso significa que o crescimento é um processo, por isso, não se deve apressar para chegar-se ao estágio final, mas é necessário respeitar o tempo de crescimento (Filipenses 1.6).
Maduros e Íntegros
Então, a perseverança chegará em um estado completo, por isso, deve-se perseverar até o fim . A obra completa acontecerá quando a igreja estiver com o Senhor, o qual está preparando a sua noiva, para apresentar ao Pai em um estado de perfeição (Efésios 5.26-27).
Sem que falte coisa alguma
O Senhor não deixa faltar nada, visto que, o filho de Deus recebe tudo o que é necessário para a suportar as tribulações.

Conclusão

É preciso lembrar que as provações trazem benefícios para a vida do crente, ela ajuda a confiar em Deus e principalmente a perseverar na fé cristã. Mas além disso, as tribulações são passageiras, porque um dia o filho de Deus estará no céu, chegando ao estádio de perfeição.

Aplicação

Quando surgir as provações:
Se alegre no Senhor
Persevere e não desista
Lembre-se que a provação faz você crescer
As provações trazem dois benefícios para o cristão:
Produz uma obra completa
Produz perseverança

Tiago capítulo 1 versículos 5-11

Sabedoria

Tiago 1.5 (ARA)
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Tiago encoraja os seus leitores a pedirem sabedoria para o Senhor, porque Ele é generoso e gracioso e não irá corrigir caso alguém peça por sabedoria.
Tiago 1.6 (ARA)
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
Para pedir sabedoria ao Senhor, é fundamental ter fé, ou seja, não ficar duvidando, pelo contrário é preciso crer que o Pai Celestial pode conceder sabedoria ao seus filhos.
A Palavra de Deus confirma que o Senhor dá sabedoria para quem pede. Por exemplo, Deus perguntou o que Salomão desejava e ele respondeu dizendo que desejava se tornar um homem sábio para reinar sobre a nação de Israel.
1 Kings 3:6–9 ARA
Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?
Se alguém duvidar e não ter fé, Tiago compara essa pessoa com a onda do mar que é levada pelo vento.
Tiago 1.7 (ARA)
Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
A pessoa que pede sabedoria e duvida que o Senhor pode conceder esse pedido, tem sua fé instável e ele não receberá nada da parte de Deus, pois duvida do poder do Todo Poderoso.
Comportamento do rico e do pobre
Tiago 1.8 (ARA)
homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
A pessoa não tem firmeza nas coisas que realiza.
Tiago 1.9 (ARA)
O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade,
O irmão pobre e de condição humilde deve se orgulhar de sua posição elevada, ou seja, a posição de ser filho de Deus. Então, eles precisam viver contentes independente de sua condição de vida.
Tiago 1.10–11 (ARA)
e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.
O rico precisa entender que a sua riqueza é insignificante. Por isso, não deve ficar se achando superior aos outros, por ter grandes riquezas.
1 Timothy 6:9–10 ARA
Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Tiago afirma que o rico é como a flor do campo que murchará e não terá mais beleza. Mas ele não está proibindo os judeus cristãos de serem ricos, mas alertando do perigo que a riqueza traz (soberba). Jesus também alertou do perigo da riqueza.
Matthew 19:16–22 ARA
E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
O dinheiro não é o problema, mas quando a pessoa fica rica é difícil manter a humildade. Por isso, Tiago adverte o rico em relação ao orgulho.

Conclusão

A sabedoria é fundamental para a vida do cristão, para que ele consiga lidar com as provações e com as dificuldades. Um servo de Deus que busca sabedoria que vem do Senhor, viverá uma vida que agrada ao Pai, e crescerá no temor a Deus.
O servo de Deus que tem condição mais simples e humilde, precisa viver contente e não ficar murmurando. Pois, ele é filho de Deus e tem tudo o que precisa. Já o irmão que tem muitas riquezas, precisa tomar cuidado para não se achar superior aos outros e cair no pecado da soberba.

Aplicação

Ninguém é sábio o suficiente, por isso todo o cristão precisa de sabedoria.
Não pode duvidar do poder do Senhor
Viva contente e satisfeito em Deus, independe de sua condição de vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more