SOMOS ELEITOS! Colossenses 3.12-17

Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views

A eleição é a vontade de Deus para nós no céu sendo concretizada em nós na terra.

Notes
Transcript
Grande ideia: A eleição é a vontade de Deus para nós no céu sendo concretizada em nós na terra.
Estrutura: a igreja é comunidade de eleitos que se amam (vv. 12-15) e igreja é comunidade de eleitos que celebram a Cristo juntos (vv. 16-17).

ELEIÇÃO. A ação ou decreto pelo qual Deus predestina alguns para a salvação. (Predestinação*).

Romans 8:33 NAA
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
2 Timothy 2:10 NAA
Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.
Titus 1:1 NAA
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade.
ESCOLHIDO FUI
Pode um morto se levantar? Pode um escravo se libertar? Pode um cego se dar visão? Ou escolher a salvação?
Escolhido fui, escolhido sou, desde o princípio por Deus Criador Escolhido fui, escolhido sou pela graça, pelo amor.
Não existia razão em mim, para o Deus santo escolher-me. Sem exigência elegeu a mim, pois nunca iria querer-lhe.
Na morte de Cristo o Salvador a morte nos foi derrotada, nenhuma gota de sangue eficaz, em vão foi na cruz derramada.
Irresistível é a graça de Deus Ao que está morto em pecado É soberano o chamado do Pai, ao homem atraído e amado.
Em santidade por Cristo viver Vencendo o mundo e o pecado. Nada. Ninguém, nem a morte ou mal Afastam de Deus seus amados.
“Veja como eles se amam”. (vv. 12-15)
John 13:35 NAA
Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.
https://www.ipbriopreto.org.br/wp-content/uploads/37_Jo13.31-35-Novo-mandamento-e-nova-expectativa-.pdf
Como lemos no v. 35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. Eis o padrão. Eis o que Jesus espera de sua igreja. Entre o segundo e terceiro século da era cristã, viveu um homem chamado Tertuliano. Ele era advogado e jurista cristão e escreveu um livro intitulado Apologia. Naquele livro ele informa que os cristãos levaram João 13.35 tão a sério que os pagãos olhavam para os cristãos e diziam: “Vejam como eles se amam”. Vamos entender que naquele tempo (séc. 2 e 3), não existiam as denominações atuais. Um cristão não era conhecido por ser presbiteriano, ou batista ou reformado. Afinal de contas, como os cristãos eram identificados? Era simples assim: “Vejam como eles se amam”. João | Introdução ao [...]: Novo mandamento e nova expectativa | p. 14 Hoje em dia a regra parece ser outra: Vejam como eles mostram que estão certos, enquanto os outros estão errados. Ou vejam como eles são mais certos do que os outros. E os cristãos seguem para suas igrejas domingo após domingo, com os peitos estufados de sua superioridade moral ou ortodoxia, e os corações vazios de amor. Mas a palavra de Jesus é simples e clara. Eis como ela consta na Bíblia A Mensagem: 34-35 “Deixem-me dar a vocês um novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como amei vocês, amem uns aos outros. Dessa maneira todos irão reconhecer que vocês são meus discípulos, quando eles virem o amor que vocês têm uns pelos outros”.
(a) Atentando para a expressão: “santos e amados”.
Essa epístola mostra os santos, em Cristo Jesus, completos, e seus privilégios e posição, seus direitos e riquezas nEle. Primeiramente a divindade de Cristo como a imagem de Deus é afirmada; a seguir, Sua dignidade como Cabeça do corpo e Sua identidade com a Igreja e, portanto, a consequente dignidade da Igreja e identidade com Ele e nEle, com o Pai. A primazia é Sua, o verdadeiro pleroma ou plenitude da existência, e desse pleroma todos os santos nEle participam.
Pierson, Arthur. Chaves Para o Estudo da Palavra (p. 121). Edições Tesouro Aberto. Edição do Kindle.
(b) A ideia de uma roupa sobressalente com as seguintes virtudes: compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
οικτιρμος oiktirmos de 3627 ; TDNT - 5:159,680; n m 1) compaixão, piedade, misericórdia 1a) entranhas nas quais a compaixão reside, um coração de compaixão 1b) emoções, desejos, manifestações de piedade
χρηστοτης chrestotes de 5543 ; TDNT - 9:489,1320; n f 1) bondade moral, integridade 2) benigdade, bondade
ταπεινοφροσυνη tapeinophrosune de um composto de 5011 e a raiz de 5424 ; TDNT - 8:1,1152; n f 1) ter uma opinião humilde de si mesmo 2) senso profundo de insignificância (moral) 3) modéstia, humildade, submissão de mente
πραοτης praotes ver πραυτης de 4235 ;; n f 1) gentileza, bondade, humildade
μακροθυμια makrothumia do mesmo que 3116 ; TDNT - 4:374,550; n f 1) paciência, tolerância, constância, firmeza, perseverança 2) paciência, clemência, longanimidade, lentidão em punir pecados
(c) O perdão é a linguagem do amor, e temos a seguinte máxima: “pecadores perdoados perdoam”.
Ephesians 4:32 NAA
Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
Quando pecadores dizem Sim O PeRDÃO É CUSTOSO

Ken Sande diz:

Perdoar pode ser uma atividade custosa. Quando você cancela um débito, ele não desaparece simplesmente. Em vez disso, você absorve a dívida que outra pessoa devia pagar. Semelhantemente, o perdão requer que você acei- te certos efeitos dos pecados de outra pessoa; e você livra o ofensor de estar sujeito à punição. Foi precisamente isso que Cristo conquistou no Calvário.5

É isso mesmo. Não há nada em nós que escolheria naturalmente o caminho do perdão bíblico e pleno. É difícil demais, e o desafio se agrava pelo fato de que a concessão do verdadeiro perdão não garante que as pes- soas não errarão mais para conosco. Então, por que considerar isso? Porque o perdão pleno e gratuito é precisamente o que foi conquistado para nós no Calvário. E aquele que foi perdoado é capaz de perdoar os outros. Pecadores perdoados perdoam pecados.

(d) Quando Paulo afirma “acima de tudo isto”, ele prepara o terreno para o assunto principal: o amor como “vínculo de perfeição”.
(e) Para Paulo, aqui e em Fiilipenses a paz é fator indispensável para a sanidade espiritual. E Jesus é a fonte desse entendimento, sem dúvida.
Philippians 4:7 NAA
E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
John 14:27 NAA
Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.
(f) Não podemos nos esquecer: somos um corpo.
Romans 12:5 NAA
assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.
A MENSAGEM:
12-14 Portanto, já que foram escolhidos por Deus para a nova vida de amor, vistam a roupa que Deus preparou para vocês: compaixão, bondade, humildade, autocontrole, disciplina. Sejam moderados, satisfeitos com o segundo lugar, rápidos em perdoar uma ofensa. Perdoem tão rápida e completamente quanto o Senhor os perdoou. E, a despeito do que mais vestirem, revistam-se de amor. O amor é a roupa básica de vocês, para todas as ocasiões. Estejam sempre vestidos com ela. Colossenses 3:12
2. “Celebrai a Cristo, celebrai” (vv. 16-17)
(a) Uma igreja que se reúne em torno da Palavra de Cristo: “… habite ricamente me vocês”.
ενοικεω enoikeo de 1722 e 3611 ;; v 1) habitar 2) metáf. viver em alguém e influenciá-lo (para o bem)
(b) A instrução e o aconselhamento na igreja deve ser marcado pela mutualidade, com conteúdo marcado pela “sabedoria”.
A sabedoria de Deus é o perfeito juízo divino e discernimento resultantes de seu conhecimento infinito - e essa sabedoria é algo que ele compartilha com suas criaturas de acordo com suas necessidades e para o bem delas.
Olivero, Mark, “Sabedoria de Deus”, in Sumário de Teologia Lexham, org. Brannon Ellis, Mark Ward, e Jessica Parks (Bellingham, WA: Lexham Press, 2018)
Como destaque de toda essa sabedoria está Cristo, quem o apóstolo Paulo declara ser sabedoria, encarnada (ver Jer 9:23–24 com 1 Cor 1:30) — Cristo a eterna sabedoria de Yahweh (ver Prov 8:22)
1 Corinthians 1:30 NAA
Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção,
Proverbs 8:22 NAA
O Senhor me possuía no início da sua obra, antes das suas obras mais antigas.
(c) O louvor a Deus em culto público precisa ser uma expressão do louvor que praticamos em nossa intimidade com Deus: “salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração”.
(d) E como resultado de uma vivência com o Senhor vamos “fazer algo”: e o chamado é para que nossa prática seja sob a autoridade de Jesus: “dando por ele graças a Deus Paii”.
Ephesians 5:19–20 NAA
falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
A MENSAGEM:
15-17 Que a paz de Cristo guarde vocês em sintonia uns com os outros. Nada de sair por aí, fazendo o que quer. Cultivem a gratidão. Que a Palavra de Cristo — a Mensagem — esteja no controle de tudo. Deem a ela todo o espaço da sua vida. Orientem uns aos outros, usando o bom senso. E cantem de coração para Deus! Que tudo na vida de vocês — palavras, ações e tudo o mais — seja feito no nome do Senhor Jesus, com ação de graças a Deus, o Pai, a cada passo do caminho. Colossenses 3:15
3. Outras aplicações:
(a) O nosso Deus gosta de gente, e nós devemos gostar também. Nossa vida cristã é comunitária. Não somos estrelas solitárias.
Ephesians 2:19–22 NAA
Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Nele, todo o edifício, bem-ajustado, cresce para ser um santuário dedicado ao Senhor. Nele também vocês estão sendo edificados, junto com os outros, para serem morada de Deus no Espírito.
(b) Como escreveu Lutero: “a nossa força nada faz”. Sem Deus não conseguiremos avançar em nada no amadurecimento de nossa fé. Precisamos da “palavra de Cristo”.
Ephesians 5:19–20 NAA
falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ilustr.:
Conta-se a história de um pai que pediu ao seu filho para erguer um objeto muito pesado, muito além da capacidade do garoto. O objeto não se movimentou. “Tente de novo meu filho”. O garoto tentou de novo sem sucesso. “Filho, você não está usando toda a sua força”. O garoto tentou mais uma vez, mas o objeto não se movia ainda. “Filho, você ainda não está usando toda a sua força.” “Papai, pai, eu estou tentando”, resmungou o garoto enquanto forçava no objeto imóvel. “Estou usando todas as minhas forças”. Mas o pai respondeu: “Não, você não está usando, filho. Você não me pediu para ajudá-lo!”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more