O CHAMADO CRISTÃO!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Quem foi reconciliado foi chamado também para reconciliar, e isso ocorre no mesmo evento.
A necessidade da reconciliação (5.19) A história já registrou muitos desastres de proporções gigantescas.
Mas o maior desastre cósmico foi a Queda de nossos primeiros pais.
Ela afetou toda a criação e jogou toda a raça humana no abismo do pecado.
O pecado divide, desintegra e separa.
O pecado provocou um abismo espiritual, pois separou o homem de Deus.
Provocou um abismo social, pois separou o homem de seu próximo.
Provocou um abismo psicológico, pois separou o homem de si mesmo, e provocou também um abismo ecológico, pois separou o homem da natureza, fazendo dele um depredador ou um adorador dessa mesma natureza.
Ef 2.1-3 “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.”
¹⁸ Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.
5.18 Tudo isso é feito por Deus.
TUDO ISSO O QUE? E não é pouca coisa: 2Co 5.20 ὑπὲρ Χριστοῦ, καταλλάγητε τῷ
2. reconciliar (hostilidades) — restaurar alguém a uma relação favorável ou amigável com outro depois de uma suposta ofensa.
OU SEJA, fazer pessoas que caminhavam fatalmente para a morte poderem mudar de direção e mentalidade, e experimentar uma vida nova, como filho/a amado/a de Deus, e ainda poder esperar a salvação total e a vida com Deus após a morte — é claro que só Deus pode fazer tudo isso.
A boa notícia é que essa vida nova está disponível para todos, inclusive você.
¹⁹ A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos.
5.19 Deus não leva em conta os pecados. Paulo explica detalhadamente a boa notícia do evangelho.
Assim, a salvação em Cristo Jesus está disponível para pecadores.
Está fazendo com que eles sejam seus amigos. A reconciliação entre Deus e as pessoas foi aberta através da morte de Jesus por nossos pecados.
Todos — inclusive você — são convidados a ser amigos de Deus. Somos distinguidos com o privilégio de ser porta-vozes da mensagem do evangelho. Recebemos o presente de Deus e somos estimulados a reparti-lo com as demais pessoas.
²⁰ Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele.
5.20 em nome de Cristo. De que dignidade o evangelho nos investe! Não se trata de nos tor- narmos acusadores e juízes, mas de habili- dosos e gentis instrumentos nas mãos de Deus, usados para que outros sejam também beneficiados com a reconciliação que ele oferece.
… como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. O missionário entrega a men- sagem do evangelho como um embaixador de Deus. Deus jamais obrigará alguém a acreditar em seu filho Jesus Cristo. Ele pede, humilde a amorosamente, que nós o deixemos promover a paz entre nós e ele próprio, resolvendo o pro- blema dos nossos pecados, que nos tinham transformado em inimigos de Deus (v. 21).
²¹ Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de DEUS
5.21 Deus colocou sobre Cristo a culpa. Deus não podia ignorar nossa maldade, tão evidente em nossos pecados — estes são reais, preci- savam ser pagos, e com sentença de morte. O amor de Deus foi tão grande que ele entregou seu próprio filho para carregar as nossas culpas de modo que aquele que acredita em Jesus é por ele considerado justo — e assim podemos estar de acordo com a vontade de Deus, reconciliados com ele.
JOHN STOTT A igreja tem uma dupla responsabilidade em relação ao mundo ao seu redor. Por um lado, devemos viver, ser- vir e testemunhar no mundo. Por outro, devemos evitar nos contaminar por ele. Assim, não devemos preservar nossa santidade fugindo do mundo, nem sacrificá-la nos confor­mando a ele.
O mundo está profundamente marcado pelas tensões do pecado.
O homem é um ser em guerra com Deus, consigo, com o próximo e com a natureza.
Nesse mundo empapuçado de ódio, ferido pelo pecado e distante de Deus, a reconciliação é uma necessidade URGENTE URGENTISSIMA.
Deus está convocando um povo para si e o desafiando a ser diferente de todos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more