A13- Regeneração, o novo nascimento

Tão Grande Salvação  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 136 views
Notes
Transcript
Nosso Senhor afirmou a Nicodemos: "importa-vos nascer de novo" (Jo 3.7). Não existe outra solução para a necessidade do mundo, do ser humano em particular. Em João 3, o que é chamado de "novo nascimento" é o mesmo que a epístola a Tito nomeia de "regeneração" (Tt 3.5). A mesma verdade nos é apresentada com um outro termo em Efésios 2.1, onde o após- tolo diz: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados".
As palavras "dar vida" ou "vivificar" têm o mesmo conceito que "nascer de novo" ou "regenerar". É esse milagre do novo nascimento que queremos considerar nesta lição. Vejamos algumas passagens da palavra de Deus que enfatizam diferentes aspectos dessa verdade, para que compreendamos o grande milagre da regeneração.

I. O significado da regeneração

A palavra regenerar é latina e significa "nascer de novo"; "gerar outra vez". Essa doutrina é exclusiva da fé cristã e coloca o cristianismo em posição única. Os cristãos rejeitam a crença secular (e das outras religiões) na bondade natural do homem e insistem na verdade de que, sem a ajuda divina, não há possibilidade de solução para o coração humano. A natureza humana não pode ser mudada por reformas sociais ou pela educação. Isso está além da capacidade humana.
A regeneração não é um conceito fácil de compreender, mas é possível fazer, com segurança, algumas afirmações sobre essa doutrina.

1. É sobrenatural

A regeneração do homem não pode ser produzida pelo batismo, como erroneamente ensinam algumas religiões. O batismo simboliza, mas não opera a regeneração. A regeneração é obra de Deus.
Jesus deixou isso bem claro em João 1.13; 3.3,6. A ideia central desses textos é a proveniência da regeneração: "de Deus", "de cima".
John 1:13 ARA
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
John 3:3 ARA
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
John 3:6 ARA
6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

2. É instantânea

Nada nas descrições do novo nascimento dá a entender que seja um processo. Em nenhuma parte é caracterizado como incompleto. A Escritura fala que os crentes "nascem de novo" e não que "estão nascendo de novo".
Confira os textos a seguir: João 1.12; 2Coríntios 5.17; Efésios 2.1,5,6; Tiago 1.18; 1Pedro 1.3,23; 1João 2.29; 5.1,4. Apesar de a regeneração se completar instantaneamente, não é um fim em si. A regeneração é o início de um processo de crescimento que continua ao longo da vida. Esse processo de maturação espiritual é a santificação.
John 1:12 ARA
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;
2 Corinthians 5:17 ARA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Ephesians 2:1 ARA
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
Ephesians 2:5 ARA
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
Ephesians 2:6 ARA
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
James 1:18 ARA
18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
1 Peter 1:3 ARA
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
1 Peter 1:23 ARA
23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
1 John 2:29 ARA
29 Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
1 John 5:1 ARA
1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
1 John 5:4 ARA
4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

3. É morte para o pecado

Conforme Romanos 6.1-11; Gálatas 2.20; 5.24-25; 6.14, a regeneração implica identificar-se com Cristo na crucificação. "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências" (Gl 5.24).
Romans 6:1–11 ARA
1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? 3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Galatians 2:20 ARA
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Galatians 5:24–25 ARA
24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Galatians 6:14 ARA
14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

4. É comunicação de vida divina à alma

Esta verdade é afirmada categoricamente em João 3.5; 10.10,28; 1João 5.11-12.
John 3:5 ARA
5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
John 10:10 ARA
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
John 10:28 ARA
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
1 John 5:11–12 ARA
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
"A regeneração é a transformação que Deus opera nos indivíduos que creem - Ele reverte suas tendências naturais, dá uma nova vitalidade espiritual à vida deles e, assim, restaura-os ao que se desejava de início que fossem" (Erickson).

5. É outorga de uma nova natureza

"Através desta [regeneração] o crente recebe uma nova natureza espiritual que irá expressar-se em novos interesses e preocupações. Os regenerados preocupam-se principalmente com as coisas de Deus, Sua Palavra, Seu povo, Seu serviço, Sua glória, e, acima de tudo, com o próprio Deus. Eles encontram novos poderes para resistir ao pecado, para obedecer e servir a Deus" (Bruce Milne)
(confira ainda 2Pe 1.4; Jr 24.7; Ez 11.19; 36.26).
2 Peter 1:4 ARA
4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,
Jeremiah 24:7 ARA
7 Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração.
Ezekiel 11:19 ARA
19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;
Ezekiel 36:26 ARA
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.

II. A necessidade da regeneração

A necessidade de regeneração se justifica por duas razões.

1. A pecaminosidade do homem a exige

A pecaminosidade do homem a exige: Por trás da doutrina da regeneração existe a pressuposição a respeito da natureza humana. A natureza humana, tal como é, necessita de transformação. Quando se lê a descrição dos pecadores em Romanos 3.9-20, fica evidente que é necessária alguma mudança radical ou uma metamorfose, em lugar de uma simples correção ou ajuste na pessoa. Caso fosse possível, nossos pais teriam eliminado essa corrupção, mas os homens não possuem tal poder, isso depende totalmente de Deus.

2. A santidade de Deus a reclama

A santidade de Deus a reclama: Porque Deus não pode tolerar a corrupção na Sua criação, Seu caráter santo exige o novo nascimento, através do qual Ele recria os indivíduos e restaura a presente ordem das coisas (Mt 19.28; Tt 3.5; Hb 12.14).
Matthew 19:28 ARA
28 Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Titus 3:5 ARA
5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Hebrews 12:14 ARA
14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

III. Os meios da regeneração

1. A palavra de Deus

Quando lemos 1Pedro 1.23, encontramos o meio usado pelo Espírito Santo para efetuar o milagre do novo nascimento. O Espírito é o agente imediato, mas Ele se serve do instrumento da palavra de Deus. A fim de entender isso, devemos lembrar que as Escrituras afirmam ser ela uma coisa viva. Hebreus 4.12 diz que a palavra de Deus é "viva e poderosa".
É através do conhecimento dos fatos revelados na Bíblia Sagrada que Deus faz brotar a nova vida no coração dos homens. Por isso o evangelho é reconhecido como o "poder de Deus" (Rm 1.16) e o meio pelo qual nascemos outra vez.
Romans 1:16 ARA
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

2. A fé

Em Gálatas 3.26, o apóstolo aponta que é a fé em Cristo que produz o novo nascimento. A fé é a resposta que o homem dá aos fatos que se apresentam na palavra de Deus. Quando a verdade do evangelho é recebida e crida, acontece então o milagre do novo nascimento.
Galatians 3:26 ARA
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;

IV. Os resultados da regeneração

1. Uma fé viva em Cristo como Senhor

O primeiro sinal do novo nascimento não é qualquer súbita transformação no caráter da pessoa, nem o aparecimento de novos dons dados por Deus, embora devam seguir-se no devido tempo. O primeiro sinal é manifestado quando o crente faz duas confissões cristãs: primeiro o cristão diz: "Jesus é Senhor".
Paulo diz que ninguém pode dizer isso com sinceridade sem a ajuda do Espírito Santo. Quando a pessoa declara que Jesus é Senhor e Mestre de sua vida, estando preparada para aceitar as consequências dessa declaração conforme elas forem se apre- sentando, temos uma prova de que ela nasceu de novo e de que o Espírito Santo está operando nela.

2. A filiação a Deus

A segunda confissão é feita quando o cristão diz: Aba, Pai. O cristão renascido percebe Deus como Pai (Jo 1.12; 1Jo 3.1-2).
John 1:12 ARA
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;
1 John 3:1–2 ARA
1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
O crente agora é filho de Deus, gerado sobrenaturalmente pelo Espírito Santo. Esse mesmo Espírito revela-nos que somos da família de Deus e por isso podemos dirigir-nos a Deus com a mesma palavra que Jesus usou: "Aba". 1Pedro 1.17-19 diz: "Se invocais a Deus como Pai". Esse é o sinal de que uma pessoa começou a compartilhar de todos os privilégios e responsabilidades de um filho na família de Deus.
Quando as pessoas conhecem a Deus como Pai e a Jesus como Senhor, como chegaram a esse conhecimento? Não foi procurando ou avaliando evidências e argumentos, nem por meio de um longo processo de reflexão e experiências. Isso lhes foi revelado por Deus. É o próprio Deus quem abre os olhos e o coração do Seu povo para a verdade a respeito Dele e do Seu Filho, através do Espírito Santo.

3. A habitação do Espirito Santo

O Espírito Santo vem residir dentro de nós na qualidade de Espírito de adoção, ensinando-nos a reconhecer e a perceber os privilégios que nos têm sido outorgados mediante o novo nascimento (1Co 3.16).
1 Corinthians 3:16 ARA
16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

4. A libertação da esfera e escravidão da carne

A natureza carnal, mesmo após a regeneração, está presente, mas não estamos debaixo do seu domínio absoluto. A velha natureza continua presente, porém enfraquecida. O homem regenerado demonstra a presença de uma nova disposição fundamental na alma em direção contrária ao pecado (Rm 8.2,9; 1Jo 3.4,9; Ef4.22-24).
Romans 8:2 ARA
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Romans 8:9 ARA
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
1 John 3:4 ARA
4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
1 John 3:9 ARA
9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
Ephesians 4:22–24 ARA
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

5. O amor cristão

O homem regenerado também demonstra a presença de uma das evidências essenciais: o amor cristão, o amor ágape, dirigido a Deus e ao próximo. Esse amor, que não busca seu próprio interesse, é o aspecto principal da doutrina da regeneração e implica um radical começar de novo.
Será que temos dado testemunho de uma vida regenerada? Temos deixado que o Espírito Santo habite em nosso coração, libertando-nos na natureza carnal, para que se manifeste o amor a Deus e ao próximo?

Conclusão

Somos justificados:
eficientemente, por graça;
meritoriamente, por Cristo;
instrumentalmente, pela fé.
Você foi regenerado por Deus ao receber Cristo como Salvador. Louve ao Senhor por isso e ore pedindo graça para mostrar em sua vida as marcas dessa obra de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more