DEVERES AOS CRENTES Colossenses 4.2-6

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript
Grande ideia:
Estrutura: tenham uma vida de oração (vv. 2-4) e falem de Jesus em todas as oportunidades (vv. 5-6).
Oração com perseverança. (vv. 2-4)
Na América, houve um pastor puritano chamado Thomas Shepard. Certo dia o seu arquiteto lhe trouxe a planta de sua futura casa pastoral. Shepard olhou para aquela planta e disse: "Está faltando uma coisa aqui. Onde está o quarto de oração da minha casa pastoral?". Na casa dos puritanos primitivos havia uma salinha separada, só para oração. Por causa disso, Shepard escreveu no seu diário? "Eu tive hoje um dos dias mais tristes da minha vida, porque percebi que, quando o meu povo parar de construir quartos de oração, isso demonstrará que estaremos na decadência da América".
Uma vez Martinho Lutero disse a Melanchthon: "Tenho tanta coisa para fazer amanhã que terei de acordar mais cedo e orar uma hora a mais do que normalmente oro".
John Elsh, o genro de John Knox, costumava passar sete horas por dia em oração. Elsh mantinha sempre sua toga ao lado de sua cama por causa do friol. A sua esposa disse, depois que ele morreu, que seu marido nunca passou uma só noite, durante todo o seu casamento, sem que se levantasse pelo menos uma vez para orar. Uma noite ela o seguiu quando ele ia para um quarto próximo. Ela estava com receio que ele se resfriasse. Ela escreveu a respeito do que ouviu orar: "Ó Deus, dá-me a Escócia!". Quando a esposa lhe disse que era melhor voltar para cama, ele respondeu: "Minha querida esposa, eu tenho três mil pessoas na minha igreja e não posso desconsar enquanto cada uma delas não conhecer bem ao Senhor".
2. Falem de Jesus sempre. (vv. 5-6)
Mas o que significa Evangelização? Beeke explica:
Evangelização vem de uma palavra grega que significa “boas novas”. Assim, poderíamos definir a evangelização como sendo a proclamação das boas novas, a proclamação do evangelho. Nele buscamos, pela graça de Deus, a conversão de pecadores. Num sentido mais amplo podemos dizer que inclui a edificação dos filhos de Deus. Inicialmente, a evangelização procura a conversão de pecadores e no sentido mais amplo, procura o discipulado daqueles que já nasceram de novo. Esta palavra grega aqui referida, euaggélion, está registrada 124 vezes no Novo Testamento. Portanto, a Bíblia é um livro evangelístico. Nosso Deus é um Deus evangelístico.
Quero deixar para vocês o que o Joel Beeke tem a dizer a todo cristão brasileiro:
Não conheço bem o que os brasileiros fazem em termos de evangelização, porém sei que vocês não são responsáveis pelos resultados da sua evangelização. Vocês são responsáveis pela mensagem e pelos métodos que usam. Esperem em Deus e em Sua graça soberana na produção dos frutos, dos resultados. Na China há um bambuzeiro que não cresce nos primeiros quatro anos, mesmo que você cuide bem dele. Contudo, quando no quinto ano ele começa a brotar, em noventa dias fica com cinco a seis metros de altura. Você diria que esta árvore cresceu em noventa dias ou que ela cresceu potencialmente nos cinco anos? Trabalhem, esperem em Deus, lancem a semente e esperem no Senhor. Os tempos hoje são às vezes desencorajadores, mas houve tempos mais desencorajadores antes. Às vezes ficamos prevendo a ruína da Igreja, no entanto o que devemos fazer é planejar a renovação da Igreja. John Flavel, um grande puritano, disse: “Não sepultem a Igreja antes que ela esteja morta”. Espero que vocês possam suportar firmes como bons soldados de Cristo, estando prontos para serem chamados de loucos por amor a Cristo. Deixem que as suas vidas falem mais alto do que dizem ou pregam. Que Deus nos ajude a sermos verdadeiros evangelistas.
3. Outras aplicações:
Related Media
See more
Related Sermons
See more