O maravilhoso Juízo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Habacuque 1. 5-11

Como você fica quando está espantado?
Deus responde a queixa

Que elementos comprovam a maravilha do juízo?

A abrangência do juízo é maravilhosa

Olhem: a resposta de Deus é no plural. Habacuque foi quem fez a queixa, mas a resposta a ela é dada como se fosse a todo o povo da aliança.
Olhem entre as nações: Deus ordena que todo o povo olhe para o que está acontecendo fora do seu círculo. Ele pede para que o povo de Deus olhe as nações em volta e assim perceberá a abrangência do juízo. Não se trata de algo que atingirá apenas a terra de Judá. O juízo é maravilhoso porque virá a todo o mundo.

O tempo do juízo é maravilhoso

Em vossos dias: o juízo o qual Deus estava prestes a anunciar aconteceria enquanto aquelas pessoas fossem vivas. Não ia demorar. Isso torna este juízo ainda mais maravilhoso.
Mateus 24.36-44 “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro;duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.”

A incredulidade do Juízo é maravilhosa

Vós não crereis: Deus adianta de imediato que esta obra maravilhosa do juízo não será crida pelo povo da aliança. Mesmo que alguém os conte eles não acreditarão em algo tão grandioso e, ao mesmo tempo, tão perto.
O ministério de Jesus. João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”
O ministério de Paulo: pois agora me dirijo aos gentios.

O instrumento do Juízo é maravilhoso:

Quem o Senhor usará para executar seu juízo sobre as nações?
Os Caldeus: esse termo se refere ao império babilônico.
A violência, o litígio e a injustiça de Judá serão aniquilidadas através de um povo ímpio, os caldeus.
No ano 605 esse império chega a um período apoteótico. 20 anos antes ninguém sabia direito de sua existência. Mas em pouco tempo eles não somente conquistaram Nínive, bem como derrubaram todo o império assírio e aliados como o Egito.
Esse império foi usado por Deus para exercer juízo sobre a nação de Judá e sobre todos os outros povos. O fato deste povo ter sido escolhido, torna este juízo ainda mais maravilhoso.
A caracterização deste instrumento (v. 6-11): são cerca de 20 características usadas para descrever os caldeus:
1. Nação cruel e impetuosa
2. que marcham pela largura da terra
3. para apoderar-se de moradas que não são suas.
4. Eles são pavorosos e terríveis
5. Fazem suas próprias leis
6. e impõe dignidade
7. Seus cavalos são mais ligeiros que os leopados
8. Os seus cavaleiros chegam de longe.
9. Estão determinados a seguir em frente
10. Reúne os cativos como se ajunta areia.
11. Zombram dos reis; os principes são motivo de riso pra eles.
12. Riem das fortalezas
13. Eles tem deus como sua própria força.
Destaco aqui este último aspecto
Por mais incrível que possa parecer, este instrumento do Todo-Poderoso no julgamento de seu próprio povo agora se exalta ao nível da deidade. Mas esta percepção da auto-imagem babilônica fornece um arcabouço para a compreensão de sua brutalidade em seu tratamento de Israel. Tendo deificado sua própria força bruta, eles se consideram como sendo incapazes de cometer erro no uso dessa força. (O Palmer Robertson).
O que os tornam terríveis é o fato de que olham apenas para eles mesmos.
Criam eles mesmos o seu direito e as suas dignidades (v. 7)
O poder é o deus deles (v. 11)
O egocentrismo nos torna terríveis!
Deus mostrará a Judá o quão ruim é servir a alguém que não se importa com eles.
Conclusão
Vimos alguns elementos que mostram a maraviha do juízo de Deus. São eles: 1) o tempo; 2) a abrangência; 3) O tempo; 4) O instrumento.
Aplicações:
Este texto nos ensina a ampliar nossa visão do juízo de Deus
Este texto nos mostra a possibilidade de não acreditarmos no juízo de Deus.
Este texto nos lembra que Deus é quem escolhe os seus instrumentos.
Aplicando em Jesus.
Atos 13. 38-41 “Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste;e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas: Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.”
Deus escolheu seu filho para trazer juízo ao povo de Israel e ao mundo todo. Eles não o receberam, não acreditavam nas suas palavras e obras.
A abrangência do Juízo em Cristo será maravilhosa.
A rapidez desse juízo será maravilhosa
A incredulidade a ele també é maravilhosa.
Deus nos abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more