Quanto custa seguir a Jesus - Mc 8.34-38

Encontros com Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 33 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Eu e você somos pessoas que repudiamos a derrota, queremos ganhar o tempo todo, gostamos de receber os benefícios de algo ou alguém, sempre.
Entramos em um relacionamento pelo prazer de obter do outro companhia e tudo mais
Entramos numa empresa pelos ganhos financeiros e alavancagem de carreira, na faculdade, para sermos cada vez mais competitivos.
Em um grupo por identificação, fortalecimento e afirmação de nossas ideias.
Mas quem, em sã consciência, entraria em uma sociedade, onde os termos do contrato dizem explicitamente, você vai perder o que ama e vai enfrentar o que ninguém quer, a dor e rejeição serão sua companhia.
De forma clara e explicita é isso que Jesus diz.
Só é possível seguir a mim no caminho da autonegação e da cruz.
Nesse sentido, seguir a Jesus se parece mais com entrar nas trincheiras de uma guerra, do que ir as compras em um shopping center com um cartão plantinum.
Seguir a Jesus nos termos de Jesus e seu evangelho, não é como apertar o botão de seguir alguém no instagram, ou dar um follow no twitter, para começar a receber notificações dos posts daquele a quem segue.
O que Jesus está dizendo, tanto para a multidão, que são aqueles que o seguem pelo o que ele pode dar, como para seus discípulos, que creem nele como o Salvador prometido.
É que seguí-lo, é encarnar em si, seu pensamento, sua autonegação, sua mensagem, sua obediência, seu sofrimento e sua cruz.
Porque a natureza e o caminho do discípulo são padronizados de acordo com quem Jesus é e para onde ele está indo.
Vejamos os termos dessa convocação:
Mark 8:34 NAA
34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, Jesus lhes disse: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
O que temos aqui diante de nós é de crucial entendimento, pois o tipo de Cristo que seguimos, traz as implicações para o tipo de discípulos que seremos.
Se você segue um Cristo sem sofrimento, sem cruz, sem morte, você não está seguindo o Cristo da bíblia.
Você está seguindo um cristo barato, um evangelho sem discipulado é um evangelho sem perdão, sem graça, sem salvação, sem vida eterna.
O Cristo do discipulado, é um Cristo sofredor, que garante em si mesmo salvação e graça, mas segui-lo custará tudo.

1. Negue a si mesmo.

De forme bem direta, negar a si mesmo, significa de uma vez por todas, dizer adeus ao velho homem, dizer adeus aos prazeres que o mundo oferece.
Uma pessoa que nega a si mesma abre mão de toda confiança em si mesma, é negar que podes resolver o problema do pecado com suas habilidades, seu dinheiro, seu prestígio.
É sair de uma dependência de si mesmo e voltar sua confiança exclusivamente a Jesus.
Enquanto muitos pregadores e coachs reafirmam que tudo que você precisa é confiar na força que há em você, na exaltação do seu EU.
Jesus, nos convoca a negar a si mesmos e deixar de ser rei da sua vida, para que Cristo governe você, reine sobre a sua vida e te conduza no caminho da salvação.
Negar a si mesmo, é entregar a Cristo o controle total da sua vida e considerar tudo o mais lixo.
Philippians 3:8–9 NAA
8 Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.

2. Tome a sua Cruz.

A figura aqui usada é a de um homem condenado que é forçado a levar a sua própria cruz até o lugar da execução.
Todavia, o que o condenado faz sob coação, o discípulo de Cristo faz de boa vontade, assim como Jesus fez.
Ele voluntária e decisivamente aceita a dor, a vergonha e a perseguição, até mesmo a morte por causa de sua lealdade a Cristo e o evangelho.
Sua decisão de seguir a Cristo não pode ser emocional, sem considerar as implicações.
Luke 14:28–30 NAA
28 Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para não acontecer que, tendo lançado os alicerces e não podendo terminar a construção, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: “Este homem começou a construir e não pôde acabar.”
Lucas diz que a cruz deve ser tomada diariamente.
Luke 9:23 NAA
23 Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Quem é você diante deste texto?
Responder a isto é importante, pois muitos querem o glamour do mundo evangélico, mas não querem a cruz.
Outros querem os milagres, mas não a renúncia, querem prosperidade e saúde, mas não desejam se arrepender diante de Jesus e reconhece-lo com senhor.
A cruz, não é a sua esposa briguenta, uma enfermidade, seu chefe que te persegue.
Essa cruz fala da nossa disposição de morrer para nós mesmos, para os prazeres e deleites. É considerar-se morto para o pecado.
Precisamos parar e calcular, a salvação é de graça e pela graça, não te custa nada, mas seguir a Jesus Cristo em constante obediência vai te custar tudo.
Cada minuto da sua vida, sem dor, perseguição, sofrimento, é pura graça de Deus, mas nossa caminhada como povo de Deus é marcada pela sofrimento, pois não somos maiores que nosso salvador, que sofreu por amor para nos salvar.
Marcos está escrevendo seu texto a cristãos que estão sob o governo do imperador Nero, eles sabem bem o que é carregar uma cruz, serem humilhados e morrer por Jesus.
Sob a tirania de Nero, aqueles que confessaram ser cristãos foram presos e expostos a vergonha, sua morte servia para divertir o povo.
Alguns tiveram que vestir peles de animais selvagens, para em seguida serem despedaçados pelos cães.
Alguns foram crucificados. Outros foram amarrados num poste, molhados com substâncias inflamáveis e incendiados, para iluminar as ruas do império à noite.
Sustentar a caminhada com Cristo nestes termos exige submissão a Jesus, oração constante ao Pai e comunhão diária com o Espírito Santo que nos fortalece a permanecer nos passos de Cristo.
Mark 8:35–36 NAA
35 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará. 36 De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Estamos aqui diante de um grande paradoxo, ideia que parecem se contrapor a lógica gramatical.
Os valores de um discípulo de Jesus estão na contramão do mundo.
Ganhar é perder, e perder é ganhar, ser grande é servir a todos, ser rico não é reter tudo, mas distribuir com alegria, ser feliz é renunciar todas as promessas de felicidade oferecidas pelo mundo, para possuir a Cristo.
Como uma pessoa pode ganhar a vida e ao mesmo tempo perde-la?

a. Quando busca a tão sonhada felicidade longe de Deus;

Vivemos em um sociedade aficcionada pela felicidade, mas os homens vivem como cachorros correndo trás do próprio rabo, em busca dela.
Vivem dizendo ter encontrado felicidade na diversão, no sexo, nas drogas, no dinheiro, na carreira, em relacionamentos, na religião, mas a verdade é que isso tudo os faz perder a vida assim como a água que escorre pelas mãos.
O sábio Salomão fez um experimento social, ele decidiu experimentar tudo que vida poderia lhe dar e tudo que o dinheiro poderia comprar, ao término desse experimento, ele disse, tudo é vaidade e correr atrás do vento.
Quem se empenha em ganhar tudo que o mundo oferece, é um grande perdedor.
Como uma pessoa pode ganhar a vida e ao mesmo tempo perde-la?

b. Quando busca salvação fora de Cristo;

Tentamos salvação longe de Cristo, quando achamos que por aderir a uma religião e seus conjuntos de dogmas, ou a uma rotina religiosa, receberemos o favor da divindade.
Achamos que por termos uma boa perfomance religiosa, poderemos nos salvar no fim das contas.
Pensamos que basta optar por alguma das religiões que existem, porque afinal, todos os caminhos levam a Deus.
Mas a verdade é que até a busca de salvar-se, o homem acaba por se perder.
Pois a salvação não está no caminho que o homem faz pra Deus por meio das milhares de religiões, mas pelo caminho que Deus faz por meio de Jesus, para nos salvar.

c. Quando busca realização nas coisas materiais;

Toda cultura aponta para certas coisas e diz que, se as conquistar-mos, se tivermos êxito em alcançá-las, então teremos realização e saberemos que temos valor.
As culturas tradicionais diriam que não somos ninguém, a menos que conquistemos a respeitabilidade e o legado de uma família e filhos.
Já as culturas individualistas são diferentes: elas nos dizem que não somos ninguém, a menos que conquistemos uma carreira que nos realize, que nos traga dinheiro, reputação e status.
Contudo, apesar das diferenças entre culturas, todas dizem que a satisfação se baseia em nossas realizações.
Mas Jesus diz que isso jamais funcionará.
Mesmo que você ganhe o mundo inteiro, segundo ele, isso não será suficientemente grande ou esplendoroso a ponto de cobrir o vazio que é viver enriquecido pelo mundo, e pobre diante de Deus.
Não importa quantas dessas coisas você ganhe, nunca será o bastante para Ihe dar a certeza de quem você é.
Se estiver construindo sua vida com base na satisfação, você perderá sua vida.
Está começando a perceber o quanto o discipulado de Jesus é radical?
Jesus está nos convocando para viver por ele e seu evangelho, pois somente assim, perdendo tudo que o mundo dá, ganharemos tudo que não podemos comprar.
Ganhar com Cristo, é perder no mundo, é negar seus méritos, suas poses, todo promessa de riqueza e satisfação.
É negar o mesmo que Jesus negou na tentação do deserto, poder, riqueza, prestígio e fama.
Tudo isso te fará grande no mundo dos homens, porém pobre na cidade de Deus, aliás, perderás a sua vida e não desfrutarás da salvação dada por Cristo Jesus.
Mark 8:37 NAA
37 Que daria uma pessoa em troca de sua alma?
O que Jesus está falando aqui, parece que a vida adulta nos ensina bem. Ele fala em termos econômicos.
Jesus ta falando de lucros de transação comercial, dos ganhos com o trabalho, planilhas de lucros e perdas.
Você olha num lado, tem receita, no outra tem despesas, contas a receber e contas a pagar.
Nós adultos sabemos bem essa dinâmica econômica.
De um lado, lucro, ganhos, o sucesso pelo trabalho, pela boa carreira, pelos negócios indo bem, carro, casa, status, tudo vai bem.
No outro lado do livro razão, existem os débitos.
No lado dos débitos em tinha vermelha, os números não são retratados pela moeda corrente, mas ali, está a sua alma.
Na perspectiva de Jesus, amigos e irmãos, se tudo no lado da receita no livro financeiro for o mundo inteiro, e no lado do débito tiver apenas um item, a sua alma, você está falido aqui e eternamente.
O que você dará em troca de sua alma?
Eis ai, a transição mais imbecil que alguém pode fazer.
Meu amigo, se estais aqui nessa noite sem Cristo achando que o que tens conquistado, dará conta de comprar sua salvação, a liberdade da culpa, felicidade, vida eterna.
A grande verdade é, estais entregando sua alma a morte eterna, o diabo está feliz demais por pensares tão pouco sobre o valor que tens.
Só crendo em Cristo como suficiente Senhor e Salvador, sua alma descobrirá o seu grande valor.
A bíblia diz, que aqueles que encontram Cristo e são por ele encontrados, foram comprados por preço altíssimo.
1 Corinthians 6:20 NAA
20 Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.
1 Peter 1:18–19 NAA
18 sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.
Para garantir a segurança e a redenção de sua alma, não por um dia, não por uma semana, não por um ano, mas para sempre, Jesus entregou sua preciosa vida, para resgatar a sua.
Todos os dias somos bombardeados pelos marketeiros de plantão, dizendo que o novo produto em questão trará sentido, trará alegria, que vale a pena trabalharmos mais pra adquirirmos mais, investirmos mais dinheiro para obter satisfação.
Que vale a pena trabalhar, trabalhar e sacrificar sua vida para obter mais, e quando você caminha pelo chamado dos marketeiros, sem saber, é sua alma que se vai em troca.
Mas o chamado de Cristo, é para que deixemos tudo de lado, percamos tudo, para ganhar a vida eterna Nele.
De fato o que precisa ter não é um novo produto, uma nova experiência, uma nova religião, mas sua alma comprada pelo sangue de Jesus Cristo.
Ele morreu e ressuscitou para pagar o resgate pela sua alma por causa do pecado. Nada pode ter mais valor que isso.
Se você tem Cristo, tem a pérola de valor inestimável, de fato, você tem nEle, o mundo inteiro.
Isso deve encher seu coração de alegria e verdadeira satisfação.
Perder no mundo, para ganhar em Cristo, não poder ser motivo de envergonha-lo, e Cristo deixa isso claro.
Mark 8:38 NAA
38 Pois quem, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos.
A radicalidade do discipulado, o custo de seguir a Jesus é abraçar a autonegação, a rejeição, sofrimento e perseguição, é seguir os passos de Jesus.
As pessoas com quem convive, sabem que você é um cristão, um discípulo que anda nos passos de Jesus?
Se não sabem, por que não sabem?
Eu posso te dizer porque você ainda esconde isso, e as vezes prefere dizer como Pedro quando negou a Jesus, não conheço este homem.
O mundo nos odeia, porque odeia a Jesus, mas ninguém quer ser odiado.
A Cruz é uma coisa vergonhosa, e ninguém gosta de passar vergonha.
Se você cristão se preocupa em ter no mundo boa reputação, a tendência é que você tenha vergonha de Jesus mesmo.
Pois ninguém que segue um salvador que sofre, que é rejeitado, e que morre em uma cruz, deve se preocupar com reputação.
Mas se diante do mundo, que não tem valor nenhum, se negamos a Cristo, ele nos negará diante do Pai.
Rejeitar a Cristo pelas riquezas do mundo, é viver a eternidade inteira, nas profundezas do inferno, onde os homens que desejam os ricos prazeres do mundo, vivem a pobreza eterna de terem vendido suas almas e nagado a Cristo.
Mas aqueles que querem seguir a Cristo neste mundo, precisam abraçar seu sofrimento, sua rejeição, sua cruz, sua morte, para serem encontrados no poder da sua ressurreição, como diz Paulo.

Conclusão

Para quem deseja seguir a Jesus, o reino de Deus começa com fraqueza, renúncia, com a atitude de abrir mão dos direitos que temos sobre a nossa própria vida.
Começa pela admissão de que necessitamos de um Salvador.
Precisamos de alguém que de fato cumpra todos os requisitos e pague pelo nosso pecado.
É pela fraqueza e vergonha da Cruz de Cristo, que temos a dívida pelos pecados paga.
Se essa é a fraqueza de Cristo, é a nossa fraqueza.
Jesus começou na fraqueza, em primeiro lugar, tornando-se humano e, em segundo lugar, indo para a cruz.
Se queremos Jesus em nossa vida, também é na fraqueza que devemos começar. É nela que o reino de Deus começa, mas não é nela que ele termina.
Um dia, quando Jesus voltar e inaugurar uma criação renovada, o amor triunfará totalmente sobre o ódio e a vida sobre a morte.
É agora, é hoje, em meio a essa geração, descrita por Jesus como adúltera e pecadora, que você precisa decidir seguir a Cristo e abraçar os custos de seguí-lo.
O custo de seguir a Jesus, é como diz C. S. Lewis:
Entregue a si mesmo e encontrará seu verdadeiro ser. Perca sua vida e a salvará. Submeta à morte suas ambições e desejos favoritos, a cada dia, e, por fim, submeta-se à morte de seu próprio corpo. Submeta, com cada fibra do seu ser, e encontrará a vida eterna. Não retenha nada. Nada do que você não tiver entregado será realmente seu. Nada em você que não tiver morrido poderá algum dia ser ressuscitado. Busque a si mesmo e encontrará mais para frente somente ódio, solidão, desespero, ira, ruína e decadência. Mas busque a Cristo e você o encontrará, e com ele, receberá tudo o mais.
Related Media
See more
Related Sermons
See more