Estudo: Santificação e a obra do Espirito

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

1 º Definindo a importância da santificação a luz da bíblia

O que a bíblia nos ensina sobre santificação?

No antigo testamento a ideia de santificação é designada a a coisas que eram separadas,- A Palavra hebraica é “Qadosh” que significa algo como “isolar” ou “separar” Coisas essas que era separados e oferecidos a serviço de Deus, não somente objetos mas também a coisas e a pessoas como por exemplo a terra de Canaã, a cidade de Jerusalém, o monte, o templo, o tabernáculo, os sábados e as festas de israel. Todas essas coisas são chamadas santas, por que eram coisas consagradas a Deus. Igualmente também os profetas, os levitas e os sacerdotes são chamados santos, por que eram pessoas que eram separadas para o serviço especial do Senhor. Israel tinha os seus lugares sagrados, as suas épocas sagradas, os seus ritos sagrados e suas pessoas sagradas. A Santidade aqui no antigo testamento está mais relacionada ao serviço a Deus do que um aspecto moral do ser humano.
NO NOVO TESTAMENTO, A palavra para santificação/santidade é a palavra “Hagiazo” ou “Hagios”
que é exatamente igual a palavra hebraica “Qadosh”, que expressa a ideia de separação. Só que no novo testamento ela é usada em outros sentidos: (1)
Mateus 6.9 “— Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;”
1Pedro 3.15 “pelo contrário, santifiquem a Cristo, como Senhor, no seu coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que vocês têm.”
Essa primeira ideia de “Hagiazo” de santificação aqui no novo testamento está ligado a atribuir santidade a algo, ou reconhecer sua santidade.
(2) Ideia é a operação de Deus que por meio do Espirito Santo produz em nós esse aspecto de santidade, que aos olhos de Deus por meio de Jesus o Senhor nos vê como Santos em sua presença, vemos isso em:
Atos 20.32 “— Agora, pois, eu os entrego aos cuidados de Deus e à palavra da sua graça, que tem poder para edificá-los e dar herança entre todos os que são santificados.”
Atos 26.18 “para abrir os olhos deles e convertê-los das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus, a fim de que eles recebam remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.””
1Co 1.2 “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todos os lugares invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”
Hebreus 13.12 “Por isso, também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da cidade.”
Então a bíblia nos ensina que a santificação ela é a ideia de separação, de se consagrar e dedicar ao serviço a Deus, somos então tirados do mundo e separados para Deus.
1Ts 4.3 “Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês: que se abstenham da imoralidade sexual;”
1Ts 4.7 “Pois Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.”
EF 5.27 “para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”
HB 12.14 “Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

2 º O papel do Espirito Santo na santificação

Como o Espirito Santo nos ajuda na santificação

Como a gente acabou de ler Atos 26.28 que nossa santificação é um ato da nossa fé em Deus, que por meio da fé nos tornamos santo e fazemos parte de um povo Santo. A bíblia não apenas mostra que a santificação ela é algo que apenas muda nossa moral, mas é algo que nos leva a um relacionamento com Deus. E o papel do Espirito Santo é produzir em nós um novo caráter, um nova natureza a imagem de Deus e nos capacitar a pratica boas obras EF 2.10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”
A Santificação ela é algo sobrenatural de Deus, ela não é algo que vem de nós, é produzida em nós pelo Espirito Santo. 1Ts 5.23 “O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
A Santificação tem o papel de matar o velho homem, Romanos 6.6 “sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado.” Gálatas 5.24 “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.” E Nesse contexto de Gálatas, Paulo faz esse contraste da obra da carne com as do Espirito, que significa que no caso deles, o Espirito predominou sobre a carne.
E é algo que é um processo, um processo que dura a vida toda, essa ideia de matar o velho homem, deixar o novo homem predominando sobre o velho, por isso que temos o Espirito Santo, para nos ajuda a vence as tentações, os desejos da carne, de nos levar mais próximos de Deus, por que se não fosse o Espirito Santo nos convencendo do pecado, nosso velho homem mataria o novo homem na porrada...

A ação do Espirito Santo x Nossa ação na santificação

Nós também temos nossa responsabilidade, nós participamos na obra da santificação. E nós participamos dessa obra dando ouvido as advertências contra o mal e as tentações, da forma que devemos agir no mundo e a bíblia sempre nos alerta, Romanos 12.9 “O amor seja sem hipocrisia. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem.”
Romanos 12.16 “Tenham o mesmo modo de pensar de uns para com os outros. Em vez de serem orgulhosos, sejam solidários com os humildes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.”
Gálatas 5.16-18 “Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.”
Observando e obedecendo a Palavra, andando em conformidade com a Palavra, igual o Salmista fala: “ Guardei tua Palavra no coração para não pecar contra ti” “Tua Palavra é lampada para os meus pés e luz para os meus caminhos” dessa forma, trabalhamos juntos com o Espirito Santo nesse processo de santificação, matando o velho homem e nos tornando santos para Deus.

3 º A santificação na pratica

A importância das disciplinas espirituais

Miquéias 6.8 “Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.”
Quero falar algumas coisas bem praticas, que o Senhor requer de nós, isso é algo que estou passando pra vocês mas é algo que tenho que aprimorar e muito na minha vida, mas eu creio que conforme a gente vai obedecendo a Deus nas pequenas coisas, andando humildemente com o nosso Deus igual nós lemos, o Espirito Santo vai trabalhando e aperfeiçoando o caráter de Cristo em nós.
1º Algo mais devocional: Leitura diária da Palavra:
2TM 3.16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
A Leitura da Palavra é por onde nós conhecemos a Deus, O Senhor diz em sua Palavra “Sejam Santos assim como eu sou Santo” e para sermos Santos temos que fazer o que o nosso Pai nos fala em sua Palavra.
2º Oração. 1TS 5.17 “Orem sem cessar.” Diz Paulo, é o nosso dever como Cristão a pratica diária da oração, a oração ligada a Palavra é a forma como o Espirito Santo trabalha no nosso interior, e é a forma de nos relacionarmos com Jesus, e caminhando com Jesus nos tornamos mais parecido com Ele.
3º Jejum. Mateus 4.1-2 “A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” Jesus nosso maior exemplo Jejuou, e o jejum bíblico tem o objetivo de matar a nossa carne, de nos deixa mais sensível a voz do Espirito Santo.
Vou falar apenas dessas três que são o básico da nossa vida cristã, mas é aquela coisa né, o básico funciona, e creio que se a gente manter isso como um hábito de todos os dias, a nossa vida é transformada, as provações, as lutas, os desejos, as vontades não vão embora… mas o caráter de Deus ela é produzido em nós. Mt 5.3 “— Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” bem aventurados somos nós por guardar a Palavra de Deus no coração mesmo em meio as tribulações a recompensa é o reino dos céus.

O resultado da santificação: Produzir fruto do Espirito Santo

Gálatas 5.22-23 (NAA)
Galatians 5:22–23 NAA
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Related Media
See more
Related Sermons
See more