SERVIÇO E OBEDIENCIA: LIÇÕES DA VIDA DO REI DAVI - PARTE 1

Serviço e Obediência - Lições da Vida do Rei Davi   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 53 views

O exemplo de Davi deve nos levar a uma reflexão de como o pecado pode ser uma consequência da falta de obediência em nossas obrigações para com o Senhor.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Estamos estudando esse mês sobre serviço e obediencia. Semana passada vimos sobre a obediencia ao “Ide” da Grande Comissão.
Uma coisa que temos que precisamos ter em mente é que o Serviço e Obediencia caminham juntos e um depende do outro.

SERVIÇO <=> OBEDIENCIA

Geralmente o serviço na obra obra do Senhor é um reflexo da nossa obediencia em outras áreas. A desobediencia em alguma área ou um pecado especifico qualquer nos tira alegria e a motivação para o serviço.
Também a falta de serviço na igreja pode nos levar a mornidão espiritual e ao desleixo com as coisas de Deus, nos fazendo tropeçar em varias outros aspectos da vida espiritual. Portanto, a falta de serviço na obra pode ser um catalizador para a desobediencia em outras áreas.
Apesar de Davi ter sido chamado por Deus de “homem segundo o seu coração”, as Escrituras registram pelo menos dois graves pecados em sua vida. Isso nos mostra que apesar de sermos escolhidos e separados para o serviço, precisamos fazer a nossa parte e estarmos vigilantes na caminhada cristã.
Vejamos o exemplo do Rei Davi em 2Sm 11:1-5

CONTEXTO

Davi reinava em todo o Israel e prosperava em seu governo, Deus estava dando a vitória diante das nações vizinhas (cap.8-10), ele contava com o a submissão e o apoio de todo o povo. Ele estava esperimentando o apogeo do seu reinado em Israel (2Sm 8.15-18
2Samuel 8.15–18 ARA
Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; julgava e fazia justiça a todo o seu povo. Joabe, filho de Zeruia, era comandante do exército; Josafá, filho de Ailude, era cronista. Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías, escrivão. E Benaia, filho de Joiada, era o comandante da guarda real. Os filhos de Davi, porém, eram seus ministros.

I. O PECADO DE DAVI - 2Sm 11:1-27

1. O MOTIVO DA QUEDA - V.1-5

O pecado de Davi foi o adultério, algo muito recorrente nos nosssos dias, inclusive é altamente banalizado e até incentivado pelos meios de entretenimento. Mas o que eu quero enfatizar hoje são as causas mais profundas que favoreceram essa queda.
Matthew Henry comenta que o famoso lapso moral de Davi foi ocasionado por três elementos:
Negligência para com o seu trabalho;
Apego à vida fácil e entrega a uma disposição indolente;
Olhos divagantes.
“No tempo em que os reis costumam sair para a guerra” — Em vez de acompanhar seu exército na batalha contra os amonitas, enviou Davi a Joabe, enquanto ele próprio ficou desocupado em Jerusalém. Momentos de ócio são, muitas vezes, as ocasiões de maior tentação
A negligencia de Davi no serviço que era dele o levou ao comodismo, consequentemente a uma frieza espiritual que por sua vez o deixou vulnerável aos seus desejos carnais.

2. A TENTATIVA DE ENCOBRIR O PECADO - V.6-13

Davi tentou acobertar seu comportamento vergonhoso para escapar de suas terríveis consequências
Primeiro, chamou Urias de volta da guerra, fingindo que desejava saber do progresso de Joabe e do exército. Após ouvir o relatório, o instruiu a voltar para casa, na esperança de que tivesse relações com Bate-Seba. Quando o bebê nascesse, imaginaria que era filho dele. Porém, Urias frustrou os planos do rei, pois, em vez de voltar para casa, se deitou à porta da casa real. Não considerou apropriado desfrutar os confortos do lar enquanto a nação estava em guerra.
Desesperado, Davi […] o embebedou, mas, ainda assim, o soldado fiel se recusou a ir para casa.
A lealdade e fidelidade de Urias contrastam nitidamente com a deslealdade do rei.

3. O ENDURECIMENTO QUE LEVA A MAIS PECADOS - V.14-25

Davi planeja o assassinato de seu leal soldado Urias para eliminar sua culpa perante a sociedade
Davi rebaixou-se, então, ao mais vil de todos os seus atos: Ordenou que Urias levasse a Joabe uma carta contendo sua própria sentença de morte! O rei ordenou ao comandante que colocasse Urias na frente da maior força da peleja, onde a morte era inevitável. Desse modo, ele não poderia questionar a paternidade do bebê que estava para nascer.
Joabe conduziu a batalha de modo que se certificasse da morte de Urias e depois mandou um mensageiro avisar a Davi.
Davi envia a resposta a Joabe, dizendo que os reveses militares eram inevitáveis e que a morte de Urias não devia causar tristeza, pois, na guerra, a espada devora de modo indiscriminado.
Usando de hipocrisia, procurou ocultar sua culpa profunda “com um comentário fatalista sobre o caráter inevitável e imprevisível da morte”.

4. A INSENSIBILIDADE AO PECADO - V.26-27

Passado o período habitual de luto, Davi mandou buscar Bate-Seba para ser sua mulher. Algum tempo depois, nasceu o bebê.
Aparentemente o plano havia dado certo, Davi evitou o vexame e a vergonha pelo seu pecado. Talvez em seu pensamento ele achou que ninguem mais saberia, que agora assumindo a viuva tudo voltaria ao normal, mas o final do V.27 traz um alerta muito importante: “Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor”.
Deus estava vendo e julgando as atitudes do seu servo!

II. A REPREENSÃO DE DEUS - 2Sm 12.1-12

É provável que se tenha passado um ano entre os capítulos 11 e 12. Até esse momento Davi estava encobrindo seu pecado, mas apesar de ele estar sentindo um grande peso na consciencia (conf. Sl 32.3-4), não tinha ainda confessado para ser restaurado por Deus.
Salmo 32.3–4 ARA
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
Foi necessario Deus enviar a Natã para confrontar Davi. O profeta Natã contou uma parábola ao rei e pediu que julgasse a questão. “Um homem rico com muitas ovelhas não quis abater um de seus próprios animais para dar de comer a uma visita. Tomou, portanto, a única cordeirinha de um homem pobre e a abateu.” Davi era capaz de julgar com mais facilidade o pecado dos outros do que os próprios.
Enfurecido, declarou que o homem devia pagar quatro vezes o que havia tomado e ser morto por causa de seu pecado.
Com grande intrepidez, Natã lhe apontou o dedo acusador e afirmou, de forma direta: “Você é o homem que procedeu desse modo. Deus o tratou com bondade, o tornou rei, o enriqueceu e satisfez a todos os desejos do seu coração. Ainda assim, você tomou Bate-Seba do marido dela e o matou para encobrir seu crime”.

III. O ARREPENDIMENTO E RESTAURAÇÃO DE DAVI - 2Sm 12.13-14 e Sl 51.

Quando o profeta terminou de falar, Davi se arrependeu e confessou que havia pecado contra o SENHOR.
O profeta responde em nome de Deus que Davi havia sido perdoado. Mas é importante notarmos que o ádverbio “Também” nos passa aideia que o sentimen to de tristeza e a consciencia pesada em relação ao pecado não sao suficientes, Deus aguardava a confisssão de Davi.
O Salmo 51 nos fornecee mais detalhes da oração sincera de Davi ao reconhecer o seu pecado. Vamos aprender com ele e tirar importantes licoes para nossas vidas de como deve ser a sincera oração de areependimento:

1. A oraçao deve ser motivada por quem Deus e pelo que faz (Sl 51:1-2)

Mesmo que tivesse pecado horrivelmente, Davi sabia que o perdão estava disponível, baseado naquilo que ele conhecia dos atributos divinos:
Deus é Benigno - v.1
Deus é misericordioso - v.2
Nosso Deus se compraz em perdoar, precisamos confiar na sua fidelidade — 1Jo 1.9
1João 1.9 ARA
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

2. A oração deve ser de confissão (Sl 51:3-6)

V.3 — A conciencia de Davi estava pesada por causa do seu pecado. Isso pode ser uma açao do Espirito Santo em nossas vidas. Se não sentimos trinteza por causa do nosso pecado, temos que avaliar se realmente somos crentes.
V.4 — Todo pecado é uma ofensa contra Deus em primeiro lugar. E uma das consequencias imediatas é qubra da comunhão com Deus (Is 59.1-2)
Isaías 59.1–2 ARA
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Como é que podemos servir a Deus se nem sequuer temos perfeita comunhão com Ele?
V.5 — O homem nasce com essa tendencia ao pecado, é inutil tentar se enganar e enganar a Deus.
V.6 — O que precisamos fazer é confessar com sinceridade, e buscar sabedoria para reconhecer nossos erros.

3. Oração pedindo purificação moral (Sl 51:7-12)

Sacerdotes do Antigo Testamento usavam o hissopo, uma planta frondosa, para borrifar sangue ou água sobre uma pessoa que estava sendo cerimonialmente purificada de impurezas como a lepra ou por tocar em um cadáver (cf. Levítico 14:6; Números 19:16-19).
Davi usa essa imagem e pede para que Deus faça o mesmo por ele. No perdão, Deus lava o pecado (cf. Salmos 103:12; Isaías 1:16; Miqueias 7:19)
Miquéias 7.19 ARA
Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
V.10 — Davi pede duas coisas que só Deus pode conceder: Um coração puro e um Espirito Inabalável. O perdão dos pecados devolve a pureza do coração e renova o ânimo do pecador!
V.11 — “Não retires de mim o teu Espirito...” Davi não estava falando de perder sua salvação, ele estava se referindo a unção capacitadora que era dada por Deus aos líderes do povo, concedendo-lhes habilidades especiais de sabedoria e liderança. Saul perdeu essa unção quando foi rejeitado e esta foi passada para Davi.
V.12 — O pecador perdoado volta a ter alegria, ele não precisa mais viver com a consciencia pesada. Espirito voluntario (espirito disposto) ele também se sente motivado e disposto a obedecer para voltar a servir a Deus!

4. A oração de votos para servir a Deus (Sl 51:13-17)

V.13 — Depois de perdoado Davi queria expressar sua gratidão servindo mais a Deus e ajudando outras pessoas: Ensinando os caminhos retos do Senhor!
V.14 — Exaltando a justiça de Deus
V.15 — Louvando a Deus
V.16-17 — Cultuando com sinceridade de coração. Não te deleitas em sacrifícios. O ritual sem o arrependimento genuíno é inútil.
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado” Deus se importa mais com a nossa sincera atitude do que com as formalidades e aparencia de santidade!
Davi passou todo aquele tempo sacrificando a Deus, mas com o coração desviado. Era algo inutil perante Deus!
O culto a Deus deve ser precedido de pureza e santidade racional — Rm 12.1-2. É intensional, pensado, buscado com diligencia, isso certamente envolve arrependimento e confissão de pecados.
Romanos 12.1–2 ARA
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

5. A oração pela restauração nacional (Sl 51:18-19)

Davi sabia da sua responsabilidade com líder da nação escolhida, seu pecado poderia trazer graves consequencias para o povo (como a praga por causa do senso).
Os sacrificios seriam novamente aceitos por causa das obras de justiça do seu lider e de todo o povo.
O arrependimento sincero leva a confissão, que por sua vez gera o perdão de Deus, e por fim, é acompanhado de uma mudança de atidude evidente.

CONCLUSÃO

Para servimos a Deus motivados e com alegria devemos buscar essa obediencia requerida por Deus em todas as áreas da nossas vidas.
Se hoje você não esta servindo a Deus, avalie sua vida, pode ser que haja algum pecado escondido que precisa ser confessado e deixado.
Depois de acertar as contas com Deus veja em que voce pode servir mais ao seu casamento e sua família. Os maridos servindo as esposas, cuidadndo delas, ensinando os filhos. As esposas servindo aos maridos, cuidando da casa e dos filhos.
Como posso servir mais aos meus irmaos na igreja, como posso edifica-los mais, ajudar nas suas fraquezas e necessidades materiais?
Como eu posso servir mais na igreja, dedicando meus talentos, tempo e recursos financeiros na obra de Deus?
Jesus deve ser pra nós o maior exemplo de obediencia e de um coração voluntário no serviço ao Pai, pois ele vonturariamente se entregou a cruz do calvário para morrer pelos nossos pecados.
Busque um coração voluntario diante de Deus!
Serviço sempre vem acompanhado da obediencia!
Related Media
See more
Related Sermons
See more