As bem aventuranças e a família

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
Makarios (“abençoado”) pode significar “feliz”, mas Jesus não está fazendo um juízo subjetivo (aquilo que sentimos), mas objetivo (aquilo que Deus pensa)
Verso 3: Feliz é quem percebe sua condição de dependências de Deus!
Quem somos naturalmente: Para nos submetermos a Deus precisamos compreender nossa condição de pecador e sem Ele: egoístas, o que somos naturalmente afeta tudo o que fazemos,
Todos somos "pobres de espírito" (maldosos e corruptos e ambiciosos). Pobre significa ser sem condição de pagar pelo seus próprios pecados diante de Deus.
Depois que nascemos de novo, ou seja que vamos de encontro ao Senhor com nossa dependência....
PRECISAMOS NOS ESVAZIAR TODOS OS DIAS DA VELHA NATUREZA E PRATICAR COM NOSSA FAMÍLIA O NOVO PENSAMENTO A PARTIR DESTE NOVO NASCIMENTO!
ESCAPE: Geralmente entre um pensamento pecaminoso até a sua consumação há um momento onde podemos dar chance ao ES de nos convencer do contrário! Não dê brechas para ações infrutíferas.
Não pecamos apenas por atos, mas por pensamentos. Apenas o cogitar e alimentar o pecado no coração já o constitui. PRECISAMOS, A TODOS MOMENTO, PLANEJAR TER UM LAR QUE AGRADE A DEUS, fazer o que é certo. Abrir mão por amor!
Lc 6.46 ““Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?”
Não é o pertencer a igreja local que me garante estar bem com Deus, não basta cantar louvores ou ler a Bíblia: o que vale no final é o quanto meu novo comportamento é demonstrado dentro do meu lar que endossa meu novo nascimento e salvação em Cristo
Cuidado com o que profere/diz dentro de casa, afinal devemos apenas profetizar vida, abençoar, ter sempre nos lábios uma palavra de vida. Palavras lançadas não voltam mais.
Seja coerente nas coisas que você fala e faz, e isto começa dentro de casa: Lucas 6.43–45 ““Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.”
V.4 Bem aventurado os que choram: Aqui temos dois momentos: 1. Felizes aqueles que se angustiam interiormente ao matarem os velhos pensamentos e a velha natureza dentro de nós! Ou 2. felizes aqueles que se arrependem genuinamente, que contritos se voltam de suas ações e andam em novidade de vida.
"Se aqui tivermos que sofrer por causa de Cristo, lá seremos abençoados. É pela cruz e pelas aflições que somos provados, como ouro no fogo, pelo Construtor que do nada formou o mundo. Bem-aventurados então seremos, se perseverarmos no que é bom até o fim.'"Jan Hus
V.5 Bem aventurados os humildes
humilde aqui é ser simples, é não ser arrogante, é não entrar em discussões vãs, é deixar passar, é deixar seu ponto passar despercebido por vezes, é saber que há sempre algo a aprender, é se deixar ser ensinado em algo que já sabe em um ato de amor...
Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os orgulhosos. Pv 16.19
A recompensa do humildade diante de Deus e a alegria na família e da família vale a simplicidade de as vezes se passar por "bobo".
O humilde sempre está em busca do aprender: Conteúdos, pessoas e a ter experiências com Deus. Aprender aqui tem a ver com "apreender... saber de... "
V.6 Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça:
"Paladar espiritual, ou paladar bíblico pelo prazer no que é santo e correto só se adquiri nos caminhos do Senhor e na prática da santidade!
Nos alegramos naquilo que alegra ao Senhor, nos alegramos ao ver nossa casa nos pés do Senhor, principalmente quando nós temos a ver com os efeitos dos atos de Deus dentro do nosso lar!
V.7 Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia:
Misericórdia tem a ver com empatia, com se colocar na posição do outro, tem a ver com segundas chances.
Por vezes, temos misericórdia dos de fora da casa mas não caminhamos com aqueles que convivemos dentro do lar!
Precisamos ter misericórdia, pois misericordioso é aquele que nos chamou, afinal quantas vezes o Senhor teve misericórdia de você? Quantas vezes você deve ter misericórdia do seu ente?
Related Media
See more
Related Sermons
See more