Ele Continua Sendo Bom

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

TEXT BIBLICO

Matthäus 7,7–11 (NVI)
7 “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. 8 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
9 “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? 11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

INTRO

Porque tenho que prestar atencao nisso?

Relacionamento com nossos filhos

Eu tenho quatro filhos.
Tobias - 10 anos
Richard - 7 anos
Olivia - 11 Meses
Amanda - ainda nao nasceu

Mudanças nas fases do desenvolvimento

É muito interessante perceber, como o relacionamento com cada um dos deles é diferente e vai mudando ao longo do tempo.
Olivia como bebê chora, e a gente atende na hora. Essa é a maneira dela de pedir as coisas. Não damos tudo o que ela quer, mas estamos sempre pronto a atender. Ela é nosso xodó em casa. Se ela cai, a gente acalma ela. Eu, como pai, claro que cuido e vou protege-la e ser bom a ela.
Richard ainda esta na fase de pedir tudo que ele ve. Pra muita coisa dizemos nao. Pra algumas coisas sim. E ele é insistente. as vezes damos/fazemos algo, pra ele parar de pedir. Mas quando dizemos não, o que acontece normalmente, ele fica emburrado e brabo com a gente. (Eu nao acredito em você). E ai, quando a coisa fica difícil, temos que ser um pouco mais duros em nossas respostas, para que as coisas fiquem claras.
Tobias já está maior, e também tem seus desenhos e pede varias coisas, mas ele já está començando e pensar um pouco mais e a argumentar seus pedidos. Essa semana ele veio: “Pai, eu queria algo, eu sei que você vai provavelmente dizer não, pois é algo caro, mas olha … eu quero isso, se a gente fizer assim e assim, da pra economizar um pouco e podemos comprar isso …” Realmente inteligente e sensivel. Quando argumentamos com ele, que nao podemos comprar ou fazer tal coisa, ele ja entende melhor e participa diferente das decisões.
Em cada etapa do desenvolvimento dos filhos lidamos de maneira diferente com desejos, pedidos, argumentações.

FATO/TESE

Qual tese quero expor?

Deus faz tudo que desejamos?

Em nosso relacionamento com Deus também é assim.
Chegamos a Ele pela fé, assim como pequenas crianças, que enxergam em Deus as vezes como o “Gênio da Lâmpada”. Aquele que vai nos dar, tudo o que desejamos, que vai realizar milagres e fazer a vida ficar mais fácil.
E Deus entra neste Processo conosco.
E dai, temos um texto desse, como o de
Matthäus 7,7–11 (NVI)
7 “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. 8 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
9 “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? 11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
Parece que Jesus está falando que a oração é um cheque em branco com a assinatura de Deus, que podemos pedir o que quisermos.
Como se tudo o que devamos fazer é
pedir-buscar-bater … e tudo o que desejamos vai se realizar.
Porém a realidade é diferente …
Quantas vezes
oramos e não recebemos o que queremos.
não achamos o que procuramos
e as portas nao se abrem como desajmos.
Como então devemos entender este texto bíblico?

DESENVOLVIMENTO

Como eu provo minha tese com a Biblia?

Contexto - somos imperfeitos

Mas se vermos o contexto, vamos perceber que alguns versículos antes, Jesus fala sobre nossa incapacidade de julgamento, de saber o que é certo e errado, de saber o que é bom e o que é mau. Temos uma tendência ao engano e autoengano.
Kap 7,3-4 — Jesus expõe nossa tendêndia de não enxergarmos bem nossos próprios erros, e de como julgamos os outros por erros muito menores.
Kap 6,25ff — Jesus fala de como nós nos preocupamos demais com as coisas básicas da vida , do dia a dia (comida, roupas...) de como nos deixamos levar pela ansiedade e medos existenciais, apesar de Deus nos prover tudo o que precisamos em abundância.
Kap 6,19 — Jesus chama a atenção sobre nossa tendência de acharmos que precisamos ter cada vez mais dinheiro e mais bens pra viver bem.
E assim por diante, nos capítulos anteriores:
Como somos fracos no amor.
Nossa tendência a vingança exagerada.
Como a confiabilidade de nossas palavras é fraca (sem sempre nosso sim é um sim ou não um não)
A tendência a infidelidade e imoralidade
e o quão rápido nos iramos e desejamos o mal das outras pessoas.
E ai fica a pergunta: se somos tão imperfeitos em nosso discernimento, como Jesus pode dizer um coisa dessas: que Deus vai nos dar qualquer coisa que desejamos?
Isto nos leva a entender este texto de maneira diferente.
o que Jesus está dizendo aqui neste Texto, é que a resposta às nossas orações não depende de nós, não depende da intensidade ou do volume que oramos, não depende do vocabulário que usamos, nem depende da força ou profundidade da fé.
As respostas as nossas orações depende do caráter do pai que nos ouve.
E ele é BOM.
Esse é o ponto, onde mais devemos/podemos crescer na fé: a confiança na bondade de Deus.

Imperfeitamente bons (somos maus)

Matthäus 7,11 (NVI)
11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
Isso que Jesus diz aqui nos faz engolir seco: Somos maus?
Nós achamos que somos bons … e sim, nós também sabemos ser bons, mas somos bons de maneira imperfeita.
É como ao desenhar um círculo (Kreis), Deus fosse aquele que consegue desenhar um círculo perfeito, e nós somos aqueles que desenham um círculo oval e falhado. Tentamos desenhar ele perfeito, mas somos incapazes.
Precisamos sempre de ajuda. Compasso.
Quando oramos, pedimos coisas que achamos serem boas para nós. Mas ruim para os outros. Ou pedimos coisas boas para os outros, mas ruim para outros.
Como não temos a visão completa das coisas, somos limitados e imperfeitos, pedimos coisas que não são boas e acabamos fazendo o mau.
Tobias e o iPad
Crianças e Doces
Por isso, o critério usado por Deus para responder nossas orações não depende da intensidade (volume, qualidade, fé ou pessoa) da nossa oração. O critério é o caráter de Deus:
Pai que é bom. Pai que é responsável. Um Pai que cuida, que nos ajuda a nos desenvolver um caráter como o dele.
É por isso que oramos: seja feita a tua vontade.
Esse pedido somente faz sentido, se confiamos que Deus é bom, o tempo todo e que ele deseja o bem para nós.

Processo da revelação do Pai

A medida que vivemos neste relacionamento de efeto com Deus aos poucos, Deus começa a se revelar não mais como um Curandeiro, fazedor de Milagres, como Banco que nos ajuda nas finanças, mas ele começa a se revelar a nós como um PAI.

Deus se releva também como Mãe

Amanhã é dia das mães.
Em muitos momentos da revelação bíblica, Deus se revela também através de figuras e adjetivos maternos:
Deus como mãe: Jes 66,13; Jes 49,15f.; Hos 11,1-4
Jesaja 66,13 (NVI)
13 Assim como uma mãe consola seu filho,
também eu os consolarei;
em Jerusalém vocês serão consolados”.
Deus em trabalho de parto: Dtn 32,18; Num 11,12; Jes 42,14,
Jesaja 42,14 (NVI)
14 “Fiquei muito tempo em silêncio,
e me contive, calado.
Mas agora, como mulher
em trabalho de parto,
eu grito, gemo e respiro ofegante.
Como Mãe amamentando
Hosea 11,4 (NVI)
4 Eu os conduzi
com laços de bondade humana
e de amor;
tirei do seu pescoço o jugo
e me inclinei para alimentá-los.
Ursa
Hosea 13,8 (NVI)
8 Como uma ursa
de quem roubaram os filhotes,
eu os atacarei e os rasgarei. ...
Galinha
Matthäus 23,37 (NVI)
37 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.
Outros aspectos maternos de Deus:
- Deus veste: Gen 3,21, Mt 6,25-34
- Deus educa Jes 46,3-4
- Deus consola: Offb 21,4
e assim por diante ...
Deus em sua revelação como nosso Pai, que nos trata como uma Mãe amorosa - começa a moldar a nossa maneira de o futuro, ter menos preocupações com o que há de vir, e nos mostra como viver um dia por vez, encarando os problemas e dificuldades.
E nesse Processo vamos aprendendo o que é viver por fé. Experimentamos também, quando Deus diz “NÃO” pra algo que desejamos/precisamos …
E nesse processo todo, é muito fácil nós perdermos a perspectiva da Bondade de Deus por nós.
Alguns esfriam na fé, nao conseguem acreditar que Deus está ao lado delas. E muitos acham então, que eles precisam orar mais alto, mais forte, com mais expectativas …
É um processo doloroso, em que a gente muitas vezes fica sem entender … o que Deus quer? qual o valor da oração? o que há de errado talvez com minha fé.

Mudar o jeito de Orar

A promessa de Jesus é que quando:
pedirmos ... receberemos buscarmos ... encontraremos batermos ... a porta se abrirá.
Isto porém não significa que nossas orações serão atendidas exatamente como as fazemos.
Orar significa convidar Deus para fazer parte das situações. É uma conversa.
Pedir-Procurar-Bater para encontrar Deus(a sua vontade) nas situações.
Trazer diante de Deus nossos desejos, ideias, as situações — e confiar na sua bondade.
Isso nos coloca diante de um desafio muito maior que simplesmente desejar e pedir. É o desafio de confiar na vontade, no cuidado e no amor de Deus.
Processo de amadurecimento - conhecer ao Pai cada vez mais -
Meu desejo em meu relacionamento com meus filhos, é que eles amadureçam e encontrem o caminho deles, de fazer o que é bom e correto. (Richard - iPad)
E a promessa é que auando você
chamar (anrufen) ... ele vai atender (ran gehen) buscar (suchen) ... ele vai ouvir (hören) bater à porta ... ele vai abrir ...
vamos encontrar a intimidade do nosso Pai, que é bom.
e assim, abrir um novo mundo de possibilidades.
É essa a maneira nova, que Jesus nos ensina a orar, a buscar a Deus.

EVANGELHO

Mostrando que tudo o que podemos fazer não é possível sozinhos. Precisamos de Jesus/Deus/Espírito Santo

Em Lucas - Jesus promete o Espírito Santo

E aqui encontramos algo muito precioso:
O evangelista Lucas ele escreve sobre esta mesma fala de Jesus, mas ele acrescenta algo, que Mateus deixou de fora:
Lukas 11,9–13 (NVI)
9 “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. 10 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
11 “Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? 12 Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”
A grande diferença da mensagem do evangelho, é que não mais sobre nós, mas sobre Deus em nós.
Não é mais sobre a minha religiosidade, sobre meus sacríficios, sobre minha moralidade, sobre a minha capacidade de discernimento, sobre minha força, ...
Mas é sobre tudo aquilo que Cristo faz em nós.
É sobre o sacrifício dele, é sobre as transformações, que o seu Espírito gera em nós, sobre a mudança de mentalidade e de amores que ele forma em nós, é sobre a agindo em nós.
Espírito Santo é Deus morando em nós. O espírito que nos dá sabedoria, discernimento --- e principalmente, que nos dá a , pra confiar na bondade de Deus

APLICAÇÃO

O que devo fazer/pensar diferente a partir de hoje?
‌O que devo levar diante de Deus?
Que saibamos que orar significar conversar com Deus.
Convidar ele para fazer parte das situações.
Aprender descansar no cuidado de Deus, que é nosso Pai/Mãe, descançar na sua Bondade. Confiar que ele é bom.
A advertencia que o Ed Rene Kivitz nos faz é muito boa:
“Ao orar tenha cuidado, pois Deus tem o estranho hábito de ouvir e responder nossas orações.”
Musica
Um dia a gente aprende a confiar Em um Deus que faz milagres Que ouve a nossa oração Que se faz presente aqui Um dia a gente aprende a dar Um passo só de cada vez Mas sem duvidar, mas sem duvidar
Que Ele continua sendo bom Que Ele continua sendo Deus
Então chega o dia De viver tudo que se aprendeu E a enxergar até O que não se pode ver Chega o dia de entender Até ouvi um não de Deus Mas sem duvidar, mas sem duvidar
Related Media
See more
Related Sermons
See more