Noemi e as Mães

Mães - dia das Mães  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Uma mãe que perdera tudo, mas que foi recompensada por amar a Deus e sua Palavra. Tornou-se a avó de Davi.

Notes
Transcript

Rt.1.20

Introdução
Rute 1:20 – “Não me chameis NOEMI; chamai-me MARA, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso”
Assim se expressa um coração materno dilacerado pela dor de ter perdido o companheiro de tantos anos e seus únicos dois filhos queridos. Que restou a essa pobre mãe? Duas noras estrangeiras e muita saudade – sentimentos que alimentavam o coração de uma mulher que se sentiu “abandonada por Deus” e que perambulava pela estranha terra de Moabe.
Esta mulher era NOEMI (= agradável, bela) que se autoproclamou MARA (=AMARGA). Por que? Porque entendia que seu sofrimento lhe fora dado por Deus.
Vamos aprender algumas coisas com a história dessa mãe.
Desenvolvimento
1. Noemi viveu uma grande crise com seu esposo e filhos em sua terra natal – Belém de Judá. (Casa de pão... mas com falta de pão!). (Ninguém está livre de crises!)
Deus pode usar “Crises” para nos moldar segundo sua vontade.
2. Noemi foi para uma terra distante e estranha para procurar melhoras – para atender às necessidades do casal e dos filhos. (Abraão fez isso... Israel fez isso... José e Maria fizeram isso! Nós fazemos isso!)
3. Os filhos iniciaram suas respectivas famílias com “estranhas”.
a. Era a abertura para que povos estranhos tivessem a oportunidade de participarem de uma família de filhos de Deus.
b. Vejo aqui o plano missionário de Deus que abre oportunidades para outros povos estranhos.
Uns aceitam o plano (Rute)
Outros rejeitam o plano (Orfa)
4. Morre o esposo de Noemi. Morre o primeiro filho. Morre o segundo filho.
(Quem está livre de catástrofes? De epidemias que levam à fatalidade?)
5. NOEMI LAMENTA:
a.(1:13) “a mim me amarga o ter o Senhor descarregado contra mim a sua mão”
ou
b.(1:21) “Por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo- Poderoso me tem afligido?”
Fico pensando nas mães que cuidam de seus filhos desde a mais tenra idade, procurando encaminhá-los na vontade e dependência de Deus e que com o passar dos anos os vê se desviando da presença de Deus;
Fico pensando nas mães que se amarguram por verem seus filhos desobedientes;
Fico pensando nas mães que se amarguram por verem seus filhos entorpecidos por drogas e trilhando caminhos sociais e espirituais que desagradam a Deus.
(Ah! Filhos! É uma pena escolherem este triste caminho! Por que fazem isso a seus pais? (...)
Não sei os planos de Deus de forma clara, mas sei que Deus tem um plano para cada um de nós, inclusive para as mães que me ouvem neste momento: QUAL É, Deus o sabe.
Em relação a NOEMI:
1. Deus a levou para uma terra estranha e, de alguma forma ela foi envolvida com pessoas estranhas ao seu convívio: DUAS NORAS MOABITAS.
2. Morrem seu esposo e filhos. Ficam as duas noras: Orfa e Rute.
3. Se sua nora Orfa abandona qualquer compromisso com sua sogra, Rute, porém, se apega a Noemi e a seu povo de tal maneira que, ao ser instada a voltar à sua parentela moabita, exclama: “Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue se qualquer coisa que não seja a morte me separar da senhora!” (Rt.1.16,17).
A história da fiel nora Rute fez brotar sorriso de esperança no rosto da idosa Noemi – a que se julgava AMARGA.
Rute, a estrangeira, veio a ser a bisavó de Davi.
Em Davi é chamada a geração de MARIA e de JESUS.
Nem sempre é bom perguntar a Deus POR QUE, mas PARA QUE.
1. Creio que Noemi, seu esposo e filhos amavam a Deus e foram criados no temor de Deus.
* Dependiam de Deus. Quando foram para uma terra estranha, fizeram o mesmo que Abraão fez.
2. Nesta trama toda, Deus estava mostrando o seu plano de fazer convergir TODOS OS POVOS para debaixo do seu poder. Judeus, egípcios, moabitas... Gentios... Nós, eu e você!
Conclusão
Coube a Noemi cuidar, educar seus filhos e colocá-los à disposição de Deus – como Ana fez com Samuel; como Joquebede fez com Moisés... Como Isabel fez com João Batista, como Maria fez com Jesus... E – QUEM SABE! ...COMO VOCÊ, MÃE, FAZ COM SEU FILHO OU FILHA!
Mãe, cabe a você cuidar de seu filho de tal maneira que o encaminhe a cumprir a vontade de Deus. E saiba que Mesmo quando envelhecer não se desviará do Caminho que você ensinou (Pv.22:6), porque Deus está no controle de sua família e esta poderá ser bênção para o mundo – como foram as vidas de Moisés, Samuel, Jesus...
APELO
De coração, mãe, consagre seu filho a Deus. Ensine a seu filho e dê exemplos vivos enquanto for pequeno e sob seu controle. Porque após crescidos nossos filhos, só nos restará amá-los, orar por eles e colher o que plantamos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more