Viver pela fé

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Contexto

Como vimos, o profeta Habacuque estava em um momento de tristeza devido a situação em que o povo de Deus se encontrava. Outrora buscando os caminhos do Senho na época do Rei Josias, agora o povo de Judá praticava a violência, a contenda e a injustiçã. A primeira queixa do profeta consistia em uma pergunta: “Até quando, Senhor?” (Habacuque 1. 1-4)
A resposta do Senhor aparece do v. 5-11. O Senhor dá uma resposta a queixa de Habacuque. Haverá um juízo sobre o povo de Deus. Ele será disciplinado. E será logo. Nos dias do povo e de Habacuque, os caldeus viriam como instrumento divino para executar este juízo. Os vs. 6-11 descrevem quão poderoso era este povo cujo poder era o seu deus.
Entretanto, a resposta do Senhor ao profeta o deixou perplexo. Ele confiava em Deus e nas suas promessas. Entendia, pela Aliança firmada, que o povo de Deus não iria perecer. Porém, a resposta dada pelo Senhor dava a entender que os caldeus, que eram piores do que Judá, sairiam impunes e continuariam a fazer a sua maldade a todas as nações, tratando os homens como animais (v. 14). Agora a segunda queixa pode ser resumida da seguinte forma: “Senhor, entendo pela tua aliança que não morrermos. Mas conforme a tua resposta parece que nada acontecerá aos caldeus. O que isso significa? Vamos morrer? E quantos aos caldeus? Nada vai acontecer a eles?”
É então que chegamos na passagem em que acabamos de ler. O profeta se prepara para receber uma resposta da parte do Senhor. Ele confiava em Deus, e sabia que Ele o responderia. Nessa resposta, mais uma vez temos uma mensagem não só para o profeta, mas para todo o povo de Deus. Nessa resposta, temos a menção daquilo que foi usado para definir uma das doutrinas centrais da fé cristã: a justificação pela fé. Nessa resposta, encontramos Deus trazendo um consolo ao profeta e ao seu povo: Vivam pela fé!
Mas em que consiste viver pela fé? O que significa isso? Gostaria, então, que olhássemos para o texto como um todo, e assim, examinássemos o que significa viver pela fé. Creio que não só a profecia (v. 4-5), mas sua introdução (v. 1-3) nos ajudam a compreender o que significa viver pela fé:

Viver pela fé significa:

Esperar em Deus
O primeiro destaque que gostaria de fazer nesse texto irmãos consiste em afirmar que viver pela fé significa esperar em Deus. Para isso, observe o v. 1. Habacuque se coloca em posição de espera, como um soldado na torre de vigia, a espreita de algum ataque que pode vir. Os termos usados aqui possuem características militares. Pode até soar um pouco estranho pra gente, mas o sentido aqui é de Habacuque está em uma ‘batalha’ com Deus.
Mais ousado ainda, é pensar que Habacuque tenta se preparar para uma possível réplica a Deus. Para enxergar isso, ouça a tradução feita pela ACF:
“Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido. (Habacuque 2:1 - ACF)”
Conseguem notar a sutileza? A ACF pegou a ideia do texto. Habacuque tenta se colocar na posição de se defender quando Deus for falar com ele. Isso te lembra algum personagem bíblico? Não tem como não pensar em Jó, não é mesmo?
Veja Jó 23. 2-4 “Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado, apesar de a minha mão reprimir o meu gemido. Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, encheria a minha boca de argumentos.”
Habacuque temia a Deus, mas sabia que tinha ido longe ao questioná-lo. Assim, como Jó confiava em Deus, mas era pecador por tentar se colocar em uma posição que pudesse argumentar com Ele. Em suma, Habacuque é gente como a gente! Também nos questionamos, também mesmo que implicitamente, chegamos a perguntar a Deus o porquê de certas coisas acontecerem na nossa vida ou no mundo ao nosso redor. Mas mesmo perplexo, ele esperava em Deus e confiava na resposta do Senhor!
Talvez seja muito pra nós que aprendemos a ter humildade e não questionar a Deus de nenhuma forma, mas precisamos compreender que o caminho está aberto para que possamos derramar o nosso coração a Deus! Mesmo que pareça estranho, o povo de Deus tem livre acesso a Ele por meio de Cristo Jesus! Devemos orar! Devemos clamar! Devemos derramar toda a nossa queixa para Deus! Mas jamais esquecer que Ele nos dará a resposta! Mesmo diante da confusão da vida, o caminho está aberto para derramar nosso coração a Deus! Viva pela fé! Ore! Espere no Senhor!
Contudo, viver pela fé tem outros significados. Vejamos mais um:
2. Obedecer a Deus
Viver pela fé não consiste apenas em esperar em Deus, mas é também obedece-lo! Habacuque aguardou a resposta do Senhor e ela veio! Olhe para o v. 2! Antes do que demonstrar qualquer reprimenda ao profeta por te-lo questionado, o Senhor o prepara para que ele escreva a profecia. Isso significa que a resposta não será algo para Habacuque somente, mas para todo o povo de Deus.
Escrever a profecia sobre tábuas te lembra alguma coisa? Lembra onde foram escritos os 10 mandamentos? Em duas tábuas de pedra! A relação entre as duas revelações do Senhor são nítidas! Assim como os 10 mandamentos a profecia tem um caráter suscinto! Então trata-se de algo claro que poderia ser facilmente assimilado por todo que a lesse.
Além disso, a escrita sobre tábuas indica a questão da preservação da profecia. Os 10 mandamentos foram escritos em tábuas para que não só o povo de Israel do deserto o lesse, mas para que todas as futuras gerações do povo de Deus a lessem e a cumprissem! Assim, a profecia escrita indica que algo irá acontecer além daquele tempo, por isso, era necessário a sua preservação, para que esta fosse continuamente lembrada.
Com isso em mente, entedemos o fato de que a profecia poderia ser lida até por quem estivesse correndo. Não se trata de algo literal, mas indica a ideia de clareza e preservação para o futuro. A ideia de alguém correndo é a do profeta correndo para anunciar a mensagem do Senhor! O profeta deve se apressar em obedecer e anunciar a palavra do Senhor!
Veja alguns textos que falam da ideia de correr associada ao profeta:
2Rs 4.26 “corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem.” Geazi correu por Eliseu!
Zacarias 2.4 “E lhe disse: Corre, fala a este jovem: Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão de homens e animais que haverá nela.”
Uma ideia negativa, mas que mostra essa questão é Jeremias 23.21 “Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram.”
Assim, durante gerações, muitos profetas “correriam” para anunciar a Palavra do Senhor! Trata-se de um aspecto fundamental para aquele que quer obedecer a Deus!
Repare que Habacuque não teve sua queixa respondida até então. Repare que Ele não teve seu desejo imediato de resposta atendido. Deus lhe deu uma ordem e ele prontamente obedeceu!
Isso muito tem a falar conosco que somos povo da aliança do Senhor! Antes do que qualquer resposta de Deus, devemos obedece-lo! Talvez não saibamos porque nosso casamento está ruim, mas obedecer a sua Palavra deve ser uma atitude mesmo sem uma resposta pra isso! Talvez não saibamos porque muitas coisas acontecem em nossa vida, mas obedecer não deixa de ser uma ordem mesmo em situações ruins! Viver pela fé signifca obedecer a Deus!
3. Confiar em Deus
Além de esperar e obedecer, viver pela fé significa confiar em Deus. Isso é perceptível já no v. 3! Diferente do juízo anunciado em 1.5-11, agora o juízo se refere a dias distantes!
Confiar na profecia (Não tardará, se cumprirá!)
Relação com Abraão: Gn 15.6 “Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça.” ]
A complexidade da profecia tardará/não tardará: .
“O mais provável é a linha de solução proposta por João Calvino, que sugere que, pelo prisma humano, a visão pode parecer tardia em seu cumprimento por causa do longo período envolvido em sua concretização. Mas, pelo prisma de Deus, a infalibilidade de seu cumprimento, precisamente de acordo com o plano divino, não pode ser questionada.” Palmer Robertson.
4. Contentar-se em Deus
O conteúdo da profecia. Uma distinção entre o soberbo e o justo!
Enquanto o Justo se contenta no Senhor vivendo pela fé, o soberbo tenta encontrar contentamento em si mesmo, vivendo por si.
O soberbo pensa que o contentamento está dentro dele, mas o justo considera que o contetamento está fora de si, isto é, em Deus!
Por isso, ele confia no Senhor! Ele vive pela fé! Ele mantém a convicção de que o Senhor dará cumprimento a sua Palavra mesmo quando o mundo cai seu redor.
O v. 5 detalha ilustra a vida do soberbo. Uma vida turva e enganosa como o vinho. A embriaguez aqui é o foco.
O soberbo tem um desejo ganancioso como a morte. Esta nunca está contente. Ela sempre quer mais, mais e mais! O desejo dos caldeus é conquistar todas nações para si! O poder deles é o seu deus (Hb 1.11) Eles adoram a sua rede de pesca (Hb 1.14). Mas é um desejo que nunca tem fim. E o resultado é que esse desejo nunca será atendido.
Já o justo caminha pela fé em contentamento. O justo aprende a viver contente em toda e qualquer situação (Fp 4.11 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” )
O Justo entende que o melhor caminho não é o das riquezas, embora não considerem em si pecado. O que ele busca na sua vida, é o caminho da piedade! (1Tm 6.6 “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.” )
O justo vive assim porque sabe que não é a força do seu braço que lhe traz justiça. O justo só é chamado assim por causa do verdadeiro Justo! Aquele se fez carne para morrer pelo seu povo! Aquele que não cometeu pecado e cujo méritos foram imputados a nós! Aquele que ressuscitou dos mortos para nos dar vida! É somente por meio desse Justo que podemos viver pela fé!
Conclusão:
Recapitulação
Você vive pela fé?
Você é justo? Porque você se considera justo?
Related Media
See more
Related Sermons
See more