A16 - Santificação, separados para Deus

Tão Grande Salvação  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
1 Thessalonians 4:1–12 ARA
1 Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 2 porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. 3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5 não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; 6 e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, 7 porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. 8 Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo. 9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; 10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais 11 e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; 12 de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.
1 Thessalonians 4:3 ARA
3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
1 Thessalonians 5:23 ARA
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Alvo da lição: chamar a atenção para que vivamos, constantemente, em busca da santidade, como uma consequência do conhecimento da nossa posição em Cristo.
"Já assisti tantos congressos, convenções espirituais e retiros - quantas vezes fiz um voto de consagração! É fácil no retiro, mas, quando volto para a rotina do dia a dia, é tão difícil. Não tenho jeito!"
Será que essa é sua experiência também? Você quer ter uma vida de santificação, mas reconhece que tem falado mal de seus pais, de seu marido ou esposa, de seus filhos.
Qual é a vontade de Deus para a sua vida? 1Tessalonicenses 4.3 tem a resposta - "a vossa santificação"!
Parte do problema é não compreendermos que a santificação faz parte da nossa salvação. Já notamos que o maior problema do homem é o problema do pecado. É importante que vejamos o que o pecado tem feito em nós, para que compreendamos a natureza da nossa salvação. O pecado tem efeito duplo:
1. Objetivamente: Somos condenados por causa do pecado e sujeitos à ira de Deus. Através da morte de Cristo na cruz, fomos justificados (considerados livres da condenação) pela fé, e assim gozamos paz com Deus (Rm 5.1). "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1). Deus nos justifica. (Esse assunto já foi tratado na lição n° 14).
2. Subjetivamente: Pecado tem um efeito interior - corrompe e contamina nossa natureza. Deus trata também da contaminação interior. Deus nos santifica.
É muito importante que entendamos que justificação e santificação sempre andam juntas. Deus nunca justifica a pessoa sem também santificá-la.

I. Que é a santidade?

1. Santidade é um atributo de Deus

Leviticus 19:2 ARA
2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.
Habakkuk 1:12–13 ARA
12 Não és tu desde a eternidade, ó Senhor, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó Senhor, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina. 13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?
Deus não pode Se comprometer com o pecado, porque Ele é santo no Seu caráter.

2. Santidade é exigida pela lei de Deus

1 Peter 1:16 ARA
16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Leviticus 11:44 ARA
44 Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.
Para o salvo, a santificação é uma ordem, não uma opção.
A Bíblia NÃO diz: veja como você é - você precisa de santificação. A Bíblia DIZ: veja como Deus é - Ele exige que você seja como Ele é.
Deus não aguenta enxergar pecado, por isso Ele exige pureza dos Seus filhos.
Salmo 24.3–4 (ARA)
3 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.

3. Santidade é disponível pela graça de Deus

O alvo de Deus é fazer com que o crente se torne como Ele - este foi o objetivo da criação: "Façamos o homem à nossa imagem" (Gn 1.26). O autor da carta aos Hebreus diz que Deus "nos disciplina... a fim de sermos participantes da sua santidade" (Hb 12.10). E esta é a obra da graça de Deus em nossa vida: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo" (1Ts 5.23).
Santidade não é o estado de perfeição já obtido. Antes, a palavra no original grego se refere ao processo da santificação que ocorre na vida do crente.
Simon J. Kistemaker

II. Dois conceitos de santificação

1. O conceito de separação

A palavra santificação é usada no Antigo Testamento para descrever coisas que eram santas, separadas, postas de lado.
Sábado - "Abençoou Deus o dia sétimo e o santificou" (Gn 2.3). O sábado foi separado para o uso do Senhor, para ser diferente de todos os outros dias.
Templo - Foi um lugar separado para o culto do Senhor (Êx 29.44).
Arão e seus filhos - Também separados para o serviço do Senhor (Ex 29.44).
O povo de Deus - A presença de Deus no meio do Seu povo é o verdadeiro segredo de santificação: "Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é porventura em andares conosco de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?" (Ex33.16).

2. O conceito de semelhança

Quando recebemos a Cristo como Salvador, tornamo-nos filhos de Deus (Jo 1.12), por isso devemos mostrar a semelhança da família: "somos filhos de Deus… seremos semelhantes a ele" (1Jo 3.2).
Quantas vezes ouvimos pessoas dizendo - "Ela tem a cara da mãe!", "Quão semelhante ao pai ele é!". Mostramos, pela nossa semelhança ao nosso Pai celestial, que somos filhos Dele? Pedro diz que nos tornamos "coparticipantes da natureza divina" (2Pe 1.4), então, como Ele é santo, nós também devemos ser. Santificação não é um catálogo de coisas que não devemos fazer. Vamos ter cuidado naquilo que fazemos, porque temos a natureza de Deus - Suas feições! Não queremos entristecê-Lo.
Não quero ir àquele lugar porque não vai agradá-Lo.
Se eu for ao cinema, posso comprar um bilhete para o Senhor Jesus e levá-Lo comigo?
O meu Mestre estaria satisfeito com aquela revista que compro?
O Senhor estaria satisfeito com a novela que assisto?
Aplicação: Olhando para mim, as pessoas podem ver Cristo?

III. Meios de santificação

1. Santificação pelo sangue de Cristo: uma posição eterna

Este é um dos grandes temas da carta aos Hebreus, que mostra a nossa posição em Cristo. Fomos purificados do pecado pelo sangue de Jesus. "Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas" (Hb 10.10; também Hb 9.13,14; 13.12). Santificação é um fato resultante da suficiência do sacrifício de Jesus. Infelizmente, muitos crentes são como os coríntios, que, apesar do fato de serem "santificados em Cristo Jesus" (1Co 1.2), eram carnais e cheios de problemas sérios.

2. Santificação pelo Espírito Santo: uma obra interna

"Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo" (1Pe 1.2). O objetivo da separação do crente pelo Espírito Santo é que ele seja obediente e receba as bênçãos do sangue de Cristo. A santificação pelo Espírito é muito ligada com a nossa conversão - com o início da nossa vida cristã. Fomos santificados quando o Espírito Santo abriu nossos olhos à verdade, convenceu-nos do pecado e nos levou para o sangue de Jesus Cristo.
Entre as pessoas da Trindade, o Espírito é o principal agente que trabalha em favor de nossa santificação, capacitando o processo pelo qual somos conformados à imagem de Cristo e tornados santos.
R. C. Sproul

3. Santificação pela palavra de Deus: resultados externos

Pelo sangue de Cristo fomos justificados, considerados justos, livres da culpa, santos. Isso fala da nossa posição em Cristo. Agora o nosso comportamento deve se tornar igual à nossa posição. É o que chamamos santificação progressiva. Pedro deixa bem claro: "Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1Pe 1.15-16). Leia Filipenses 2.12-13. Devemos lutar para que a nossa conduta seja igual à nossa posição em Cristo.
A pergunta que o salmista faz e responde é válida aqui: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra" (Sl 119.9).
O terceiro agente na santificação é a palavra de Deus - "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17). Veja também João 15.3; 2Timóteo 3.16-17; Salmo 119.11; Jeremias 31.33.
Santificação é a operação contínua do Espírito Santo nos crentes, fazendo-nos santos ao conformar nosso caráter, nossas afeições e nosso comportamento à imagem de Cristo. A justificação é um acontecimento único; a santificação é um processo contínuo. A justificação nos livra da culpa do pecado; a santificação, da contaminação do pecado.
John F. MacArthur
Aplicação: Estou crescendo em santidade? Sou mais santo hoje do que no ano passado?

Conclusão

Quando a santificação será completa?
Philippians 1:6 ARA
6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
1 Thessalonians 5:24 ARA
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
1 Thessalonians 3:13 ARA
13 a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
Quando a santificação será completa? Quando Deus começa algo na vida do crente Ele sempre completa. Tudo vai acontecer na hora da nossa glorificação, quando Cristo voltar.
CHAMADO, JUSTIFICAÇÃO, ADOÇÃO E SANTIFICAÇÃO
Em vida desfruto do bom benefício
Pelo seu chamado, por seu sacrifício
Não posso negar, graça irresistível
E sei, por mim mesmo, seria impossível
Todos os pecados, enfim, perdoados
Por misericórdia fomos resgatados
Recebi a fé, comprado por Cristo
Então como justo por ti eu sou visto
O Pai me adota entre os filhos seus
Um ato de livre graça de Deus
Direito obtido, privilégios tais
Riquezas da terra parecem banais
No Espírito Santo sou santificado
À sua imagem estou renovado
E cada vez mais, Deus me capacita
A morrer pro pecado, viver pra justiça
Suas tamanhas bênçãos posso receber
Crescendo em graça por te conhecer
Paz de consciência e perseverança
Em ti alegria, do amor segurança
Ana Luíza Sathler, Teologia em Poesia: A História Do Evangelho 5 Solas Da Reforma 5 Pontos Do Calvinismo Catecismo Puritano, ed. William Teixeira, 1a Edição. (Francisco Morato, SP: O Estandarte de Cristo, 2021), 54.
Related Media
See more
Related Sermons
See more