ESCATOLOGIA DO LIVRO DE ZACARIAS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 261 views
Notes
Transcript
Handout
ZACARIAS
o futuro glorioso de israel
7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do Oriente e da terra do Ocidente; 8 e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.
Zc 8.7–8.
Estudo 25 de maio de 2023 Igreja 5 a 9 de junho
INTRODUÇÃO!
O futuro de qualquer pessoa, povo ou nacao e incerto e imprevisivel. exceto para a nacao de israel e do povo judeu em geral. por que ? simples, pelo fato de que o Deus da chamada de abraao e Senhor da historia, tem revelado em sua bendita palavra as coisas acerca do futuro dessa nacao, que por sinal é a unica do mundo que possui ``escritura de propriedade.´´autenticada pelo proprio Deus nas Sagradas escrituras ( Gn 15.18-21).
a biblia sagrada é o unico livro que fala sobre o futuro de maneira precisa. nenhum outro livro aborda a questao do que esta por vir como a biblia sagrada de maneira tao completa. o proprio Deus instiga seu povo a desvedar o póstero:
11 Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos e acerca da obra das minhas mãos Is 45:11
alias, o proprio Deus faz questao de nao ocultar o fim, deixando-nos atraves de sua palavra, revelacoes surprenedente para ultimos dias:
Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; 10 que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade Is 46:9-10
o futuro de Israel está ligado a profecia do SENHOR Jesus em mateus 24, envolvendo sofrimento e gloria, juizo e redenção, alem de estar centralizada na cidade de Jerusalem e no povo Judeu.
o cumprimento dessa profecia teve inicio no ano 70 d.c. com a invasão romana liderada pelo general tito contra a judeia
a cidade de jerusalem foi invadida e destruida, o templo saqueado e queimado e grande parte do povo judeu foi dispersado pelas nacoes.
a partir dessa data todos os acontecimentos envolvendo o povo de israel diz respeito ao cumprimento de profecias que foram preditas sobre seu futuro. ao longo da historia do povo judeu na diaspora, inclusive a criacao do estado de israel em 14 de maio de 1948, o que aconteceu, e tudo mais que venha a contecer com israel, pode ser relacionado com as profecias biblicas.
no limiar da historia futura dos filhos de jaco, o capitulo 11 de Romanos aponta para o fim do endurecimento de israel (Rm 11.25), o apostolo Paulo fala que mesmo na `` Queda´´ de israel o mundo foi endurecido atraves da reconciliacao dos gentios com Deus, apontando para sua ``plenitude ´´, que resultará para Israel ( Is 10:21; Rm 11:26.
O contexto Será o Periodo da Grande Tribulacao, onde Israel estará cercada em jerusalem pelos exercitos do anticristo e se lembrarão do salmista que diz: Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro ; o socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra´´ Sl 121.1,2; entao clamarão: Bendito o que vem em nome do Senhor´´ (Mt 23.39b)
o Senhor Jesus nesse momento voltara para Israel conforme a promessa angelical At 1.9-12), pisara no monte das oliveiras que se partira ao meio e os judeus conteplarao a Jesus `` a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Zc 12:10; 14;4 ; Ap 1.7.
o futuro de Israel diz respeito ao estabelecimento da nova alianca, baseada na eleicao dos patriacas e na purificacao dos pecados da nacao ( Rm 11.27 ; Jr 31) a garantia de um futuro glorioso para Israel esta baseado nos dons e vocacao sem arrependimentos da parte de Deus (Rm 11.29).
-Quem determina o futuro ?
-para que serve o futuro ?
-O que o futuro traz ?
I- restauraçao de Israel Zc 8. 1-23
Zechariah 8:7–8 RC95
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do Oriente e da terra do Ocidente; e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.
Quem determina o futuro ?
não são os povos que determinam o futuro de Jerusalem, nem a resolucao ou sancoes da ONU, nem a vontade do Islã decidem sobre o futuro de Israel.
Israel nao esta sujeito a nenhuma força do destino, a nenhum govenante ou dominador terreno nem ao transcorrer da Historia, mas a Deus. Zc 8 1-2
Zechariah 8:1–2 RC95
Depois, veio a mim a palavra do Senhor dos Exércitos, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo e com grande indignação zelei por ela.
a rec8.6ondução dos judeus ao seu lar e a formação do Estado de Israel em 1948, assim como a tomada de Jerusalem 1967, são provas da força da palavra de Deus. o fato de os judeus viveremm novamente em sua terra é uma prova da verdade e da confiabilidade da palavra de Deus. passado, presente e futuro de Israel entao submissos ás declaracoes de Deus, de suas profecias e promessas.
Zechariah 8:6 RC95
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se isso for maravilhoso aos olhos do resto deste povo, naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? — diz o Senhor dos Exércitos.
provavelmente os proprios israelistas quase não conseguiam acreditar no que estavam ouvindo. mas alguma coisa são possiveis para ele ! ele Ajuda a sair de situacoes completamente sem perspectiva e ilumina a mais profunda escuridao. Ele levou Seu povo vindo do terrivel Holocausto de volta para casa, deu lhe as maiores vitorias sobre seus inimigos nas guerras, ainsa depois de 24 horas após o renascimento de Israel em 1948 ( guerra da Independencia), depois em 1956 ( guerra do sinai), 1967 (Guerra dos Seis Dias ) e 1973 ( Guerra do yom kippur )e tambem lhe dará o futuro messianico.
As maravilhas em Israel referem- se na verdade, a um unico homem: Jesus Cristo, ELE é o Renovo, o Maravilhoso o conselheiro Is 9.6 que veio e virá para Israel, que fez e fará maravilhas. sera qua alguma coisa seria dificil demais para ELE Gn 18.14.
ainda precisamos de uma prova do poder da palavra de Deus? aqui está Zc 8 7-8
Zechariah 8:7–8 RC95
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do Oriente e da terra do Ocidente; e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.
A frase `` da terra do oriente e da terra do ocidente ´´ muito provavelmente simboliza o mundo inteiro, que experimenta o nascer e pôr do sol ( Is 11.12 ; 43.5-6)
naquela época, a saida de Israel da Babilonia foi uma condução de todo um povo de volta para sua patria vindo de um unico lugar. Em nossos dias, a volta de Israel á sua terra acontece a partir dos quatro cantos do mundo. Nunca houve coisas igual na historia de Israel. Isto prova a confiabilidade, mas tambem a atualidade da palavra de Deus em nosso tempo. A condução de Israel em Direçãoao Messias não pode ser detida. nada pode impedir que Deus realize Seu plano. O holocausto não conseguiu impedir os planos de Deus, e qualquer outro poder do mundo tampouco o conseguirá.
A historia recente de Israel assemelha - se ao Cheiro bom que vem da cozinha quando o almoco esta quase pronto e falta pouco para nos sentarmos á mesa. a Restauracao de Israel em nossos dias é o aperitivo para o cumprimento completo no milênio Zc 8:8
Zechariah 8:8 RC95
e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.
Para que Serve o futuro ?
O futuro serve para Gloria do SENHOR Jesus. Zc 8.3
Zechariah 8:3 RC95
Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, monte de santidade.
quem volta ?
Aquele que já esteve aqui uma vez: Jesus Cristo!!!
a volta de Cristo para instalar O seu reino em Israel, com Israel e por meio de Israel entendemos isso pelas palavras de Tiago em Atos 15.15-16
Acts 15:15–16 RC95
E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo.
Jesus é o Deus de Israel, e Ele leva Seu povo de volta á sua terra, com o unico objetivo de tornar-se o Deus de Israel de forma vísivel para todo o mundo:
Zechariah 8:8 RC95
e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.
Zechariah 8:3 RC95
Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, monte de santidade.
o versiculo 3 fala que jerusalem sera chamada de cidade de verdade ou em algumas tradução cidade fiel no versiculo 8 Jesus será o seu Deus em verdade e em justiça
porque essa cidade lembra da fidelidade de Deus. Aqui torna-se visivel que o SENHOR cumpriu as Suas promesas.
todas as nacoes se admirarão disso, incluindo o proprio Israel. por essa Razao, o futuro de Israel tambem serve para :
-cumprir a promesssa dada por Deus a Abraao Zc 8.13
Zechariah 8:13 RC95
E há de acontecer, ó casa de Judá e ó casa de Israel, que, assim como fostes uma maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, esforcem-se as vossas mãos.
Genesis 12:2 RC95
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
-As nações . a tarefa de Israel como nação é ser uma bênção para todos os povos. isto ainda está por vir Zc 8.20-23
Zechariah 8:20–23 RC95
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades; e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor e buscar o Senhor dos Exércitos; eu também irei. Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o Senhor dos Exércitos e suplicar a bênção do Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
A noticia de que o SENHOR JESUS reina em Jerusalem se espalhará como um fogo em uma palha seca. nações inteiras virão para buscar ao Senhor. haverá um despertamento mundial e inedito entre as nações e elas reconhecerão algo maravilhoso: `` que Deus está conosco´´ hoje Israel ainda é um povo desprezado e menosprezado pelas nações. É ridicularizado, levado aos tribunais dos povos e condenados . não se vê nada de especial em Israel- então porque justamente este povo seria o povo de Deus ? mas isto não ficará assim ( Zc 2.11;14.16-19:Is2.3).
O que o futuro traz ?
Os efeitos do milênio sobre Israel serão uma bênção inimaginável. juntamente com as ruínas da cidade de Jerusalem sendo reedificadas, as pessoas também serão restauradas: Zc 8.4-5
Zechariah 8:4–5 RC95
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu bordão, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.
Depois da destruição de Jerusalem o profeta Jeremias chorou a lamentou-se :
Lamentations 2:10 RC95
Estão sentados na terra, silenciosos, os anciãos da filha de Sião; lançam pó sobre a sua cabeça, cingiram panos de saco; as virgens de Jerusalém abaixam a sua cabeça até à terra.
Lamentations 4:4 RC95
A língua do que mama fica pegada pela sede ao seu paladar; os meninos pedem pão, e ninguém lho dá.
Os judeus ainda viam estas imagens com clareza diante de seus olhos. como esta promessa deve tê-los encorajados! Parecia que Deus havia feito referência aquele sofrimento para lhe dar nova esperança para o futuro: Deus despertará nova vida, as pessoas ficarão velhas, e as crianças brincarão novamente nas ruas, livres e desimpedidas e não ameaçadas pelo terrorismo ( Is 65.19) hoje quase nao conseguimos imagina-lo, mas um dia isto acontecerá.
mas não so a cidade despertara para uma nova vida, não só as pessoas nem só as nações, mas tambem a terra e o campo :
Zc 8 11,12
Zechariah 8:12 RC95
Porque a semente prosperará, a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.
quando Deus perdoa nova vida surge !!! Deus perdoa o pecado dos homens, mas também anula a madição da terra, num só dia . Zc 3.9,10
Zechariah 3:10 RC95
Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu companheiro para debaixo da videira e para debaixo da figueira.
hoje ainda há constante ataques, perigo de guerra e destruição. um dia brotará a semente da paz que o SENHOR realizou na cruz e completará na sua volta. hoje israel é contantemente ameaçado pela falta de água, mas então uma corrente de agua viva fluirá do templo e tornará a terra extremamente fertil (EZ47).
Esta promessa também tem um aspecto muito serio que não pode ser ignorado, pois o SENHOR diz : “farei que o resto deste povo herde tudo”. e em Romanos 9.27 o apostolo paulo diz claramente “O remanescente é que será salvo”. para este remanescente o luto se transformará em alegria: Zc 8.19
Zechariah 8:19 RC95
Assim diz o Senhor dos Exércitos: O jejum do quarto mês, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, e alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz.
o versiculo 19 se reporta á pergunta feita pelo povo de betel em Zc 7.3 e á a resposta negativa dada por Deus no capitulo Zc 7:5-6 mas agora Israel recebe uma resposta positiva, que vai muito além daquilo que eles tinham imaginado: mais dois períodos de jejum são acrescentados aos quinto e sétimo mês, que eles já realizavam, isto é . no quarto e no décimo mês, mas estes jejuns serão tempo de festa e motivo de celebração para Israel.
II- A vinda do Messias
Temos a chamada Escatologia do Antigo testamento e a Escatologia no novo testamento, em termos gerais, escatologia do AT enfatiza a primeira vinda do messias principiando na promessa de Genesis 3.15 enquanto a do NT enfatiza unicamente Sua segunda vinda. porem, na Escatologia do AT, há tambem varios textos que enfatizam sua vinda ( cerca de 1517 referencias ) Sememlhante a outros profetas do AT, que vaticinaram a primeira vinda de Cristo e tambem registraram eventos futuros para o Milenio, zacarias tambem predisse alguns pontos com riquezas de detalhes tanto a primeira vinda de Cristo, como tambem a Segunda ! Na primeira, a entrada triunfal de Cristo em Jerusalem no auge do seu ministério, e posteriormente no capitulos 12 ao 14, o desfecho final, quen é alvo a ser mostrado nesse trabalho. para tanto, vejamos o cenario descrito sobre sua primeira vinda em todo o capitulo 9 para que possamos ter um compreensão teologica. tomamos como ponto de partida, dois versiculos principais no capitulo 9:
Zacarias 9.9-10 (RC95)
Zechariah 9:9–10 RC95
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta. E destruirei os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e o arco de guerra será destruído; e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de um mar a outro mar e desde o rio até às extremidades da terra.
O texto acima tematiza o motivo da entrada triunfal. a Parte inicial ~e um convite ao jubilo e a alegria. O motivo é a vinda e entrada do messias, justo. vitorioso e humilde (9) a Segunda parte (10) apresenta os propositos da vinda desse Messias.
destacam-se tres elementos
1. a eliminacao do arsenal militar
2. o anuncio de paz entre as nacoes
3 . o estabelecimento dos dominios do seu reino
todos esses tres elementos, sabemos muito bem que ocorrera literalmente no seu reinaldo milenar.
o texto de zacarias 9 começa com uma descrição de açoes guerreira contra cidades estrangeiras. Os alvos de destruição são primeiramente algumas cidades ao norte de Israel, em especial o poderio finício, representado por tito.(cf. hadraque, damasco, sidom ) a Seguir , a atenção se dirige contra o reino filisteu, ao sul e sudoeste de Israel ( Cf. Asquelom, gaza, ecrom, asdote vv 5-6) Historicamente, tanto os finícios quanto os filisteus constituiam estruturas politicas relativamente autonomas no final da epoca persa.
A esperança Messianica esboçada no texto é profunda.
vejamos suas qualificaçoes do messias.
1. Justo e Salvador
2. pobre e nobre
3.pacifista e universal
aqui afirma que o messia virá hulmide, pobre mas nobre!!!
o termo hebraico em questão (Ianiy) nesse termo deve ser entendido em sentido circunstancial : ele virá pobre. isto é, sua vinda e entrada não estara cercada de pompa e exibiçoes de poder, mas será hulmilde. num contexto onde cavalo e carro de guerra serviam como demonstração de poder. vir montado num jumento é demonstração de hulmildade e crítica ao poder.
mais a menção de que o messias virá montado num jumento, num jumentinho cria de jumenta conecta com a tradiçoes antigas e aponta para o caracter de nobreza daquele que vem. andar de jumento era, em tempos antigos, sinais de destinção, de nobreza (cf. Genesis 49.11; Jz 5.10; 10.4; 12.14)
Mateus afirmou que essa profecia cumpriu em Jesus Mt.21 1-9; 12. 12-15)
Matthew 21:4–5 RC95
Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
a palavra “cumprir” nesse texto, o Apostolo usou o termo grego “pleroo” que significa tornar-se pleno, completar, cumprir, preencher, encher algo em um sentido absoluto. sendo assim, mateus esta afirmado que a profecia de zacarias se tornou plena, Isto é, que foi totalmente cumprida em Jesus, que entrou em jerusalem justo, vitorioso e hulmilde. Jesus veio proclamar paz ás nacoes. miqueias profetizou que “Ele será a nossa paz ( Mq 5:5) Paulo disse que “ Ele é a nossa paz (Ef 2.14) e Ele veio e anunciou Paz (Ef 2.17) no presente momento, a paz é para quem quiser : Jo 14.27
John 14:27 RC95
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Porém, chegará o dia em que Jesus reinará fisicamente para cumprir as profecias e o mundo terá a paz universal!
Mais promessas feitas a Israel
Zc 10.1-12
Zechariah 10:1 RC95
Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um.
No capitulo 10 de seu livro, Zacarias descreve como o Senhor há de restaurar Seu povo em sua terra. O tema particular desta seção é o restabelecimento do povo judeu pelo poder divino.
Zacarias usa a figura da chuva serôdia ( Dt 11.14), apontando para a chuva que cai naquela região no fim da primaveira, essencial para uma colheita abundante .
Os terafins eram os idolos de uma familia ( Gn 31.19)
adivinhos, como balaão, faziam a intepretação de sinais ou pressagios como meio de prever o futuro ( Js 13.22; 1 Sm 6.2) não há pastor, esta metafora do pastor era muito usada no antigo Oriente medio como a figura do rei ou governador (Ez 34 6-8,23,24) A ênfase dada aqui, porem é da falta de uma liderança espiritual.
Ao mesmo tempo que faltava uma liderança espiritual em Israel, não faltavam tiranos para dominar o povo
são esses os bodes que serão julgados. por outro lado, Deus fortalecerá a casa de judá e há de torná-la intrumento de derrota dos opressores.
A metafora poetica contida nos versiculos 4 e 5 refletem a força, a estabilidade e a vitoria que Deus trará a seu povo ( v.3,6). Pedra de esquina é um exemplo de inabalaveis força e estabilidade, aliadas a beleza e honra ( Is 28.16; Sl 118.22) A estaca colocada firmemente indica perseverança e paciencia (Is 22.23) O arco de guerra alude á força necessária para a conquista ( II Rs 13. 17)
Zacarias usa imagens inspirada no exodo, mar e rios para dar exemplo do tipo de obstáculos que Deus iria mais uma vez transpor ( Ex 14.21-31; Js 3.14-17).
Nos últimos dias, Israel voltara para sua terra como um povo de inabalavel fé no seu SENHOR (Zc 8; 12.10-13.1; Rm 11.26). mais uma vez, a promessa de restauração que alude ao periodo milenar !
III- A Rejeição do Messias e o Anticristo
Zechariah 11:12 RC95
E eu disse-lhes: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
Ainda em relação á primeira vinda do messias, os aconteciementos do capitulo 11 de Zacarias estão colocados no periodo do ministerio terrestre do Pastor de Israel e sua rejeição pelos Israelitas, com suas consequências em 70 d.c. tambem faz alusão da hora negra da historia nacional de Israel no periodo da grande tribulação.
“ E pesaram o meu salario “ trinta moedas de prata” Eles não apenas recusaram o que merecia, mas acrescentaram insulto á injuria, dando-lhe o preço de um servo entendiado (Ex 21.32; Mt 26.15). Um homem livre foi avaliado em duas vezes essa soma.
lança-as ao oleiro - proverbio: lance-o ao oleiro do templo, a pessoa mais adequada a quem lançar a soma desprezivel, distribuindo seu oficio como ele fez no vale poluido ( 2Rs 23.10) de hinom, porque forneceu ele com o barro mais adequado. Este mesmo vale, e a loja do oleiro, foram feitos cena de ações simbolicos por Jeremias ( Jr 18.1;19:15) quando profetizavam este mesmo periodo da historia judaica. zacarias conecta sua profecia aqui com a mais antiga de Jeremias : mostrando a aplicação adicional da mesma ameaça divina contra seu povo infiel em sua destruição sob Roma, como antes naqueles sob nabucodonosor.
CONCLUSÃO
Pr João Leno Portugal-Lisboa
junho de 2023
BIBLIOGRAFIA
Related Media
See more
Related Sermons
See more