Imitadore de Cristo

1 Tessalonicenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Leitura Bíblica:

6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, 7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.

Introdução:

Hoje vamos descobrir um pouco mais como podemos nos tornar um modelo de vida cristã genuina!

O Propósito do Evangelho - Imitadores de Cristo

Muitas vezes limitamos o proposito do Evangelho em somente nos livrar do inferno. Essa é uma maravilhosa verdade, porem não é a unica coisa proposta no Evangelho. Qual o propósito principal de Deus para o homem? É torna-lo semelhante ao Seu Filho Jesus Cristo! Ter impresso nos cristãos o caráter de Cristo é o principal do Evangelho.
O proposito de Deus é que Cristo seja tudo em todos (Cl 3:11), moldar todo homem e torna-lo perfeito em Cristo (CL 1:28). Não existe nenhuma esperança para humanidade fora de Cristo, a verdadeira esperança é Cristo em nós e tão somente Ele (Cl 1:27). Cristo é o protótipo de Deus para o homem perfeito.
Quando o Senhor Jesus estava na terra, Ele estava revelando o que o homem deveria ser, para que o homem havia sido criado. Filipenses diz que Ele assumiu a forma de servo (Fp 2:7). O homem que Deus busca é um servo, alguém que depende Dele para tudo e tem tudo Nele. Foi essa especie de vida que nosso Senhor viveu nesta terra, sua comida, sua bebida era realizar a obra de Deus para a qual havia sido enviado ( Jo 4:34).
Nosso texto diz: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor”
O que o Evangelho produz em nós? Nos torna imitadores do Senhor. Cristo é o nosso modelo, Ele é o ideal de homem perfeito e nos seremos semelhantes a Ele por obra bendita do Espirito Santo!
Aplicação: Como anda nossa caminhada rumo a semelhança com nosso salvador? Temos buscado ser semelhantes a Ele? Temos tido Nele nosso padrão de conduta e poder para viver? Em Cristo temos o modelo, mas temos também a capacidade. É um par perfeito, porque poderíamos saber o que fazer, sem conseguirmos fazer; porém Cristo nos apresenta o padrão e nos dá da Sua própria vida, Nela temos a capacidade!

O modelo apostólico

De que maneira os Tessalonicenses, que não tiveram contato com Jesus Cristo nos dias da sua carne, poderiam ver uma expressão de Cristo na terra? Eles poderiam ver Cristo nos apóstolos. Olhando para Paulo, Silvano e Timóteo, eles veriam uma expressão de Cristo. Neste sentido os tessalonicenses recebem um Evangelho de segunda mão. Não diretamente do Senhor como foi o caso dos 12 apóstolos e Paulo, mas por intermédio dos apóstolos. Eles recebem o Evangelho dos “pequenos cristos” que são aqueles que foram alcançados por Cristo antes deles.
Portanto eles podem dizer “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos”.

Entendendo o termo imitador

Nos nossos dias imitação é quase sinônimo de falta de criatividade. Alguém que imita é alguém que não tem capacidade criativa, por isso necessita copiar outros.
No sentido do N.T esta imitação não se resume a atitude externas, mas uma manifestação da mesma vida interior que produz uma reprodução idêntica das atitudes exteriores. Aquilo que foi visto em Cristo foi visto nos apóstolos pela vida de Cristo neles. Consequentemente foi visto nos tessalonicenses da mesma forma. Os apóstolos para os tessalonicenses eram uma especie de modelo de como era a vida e conduta de Cristo. Em outras palavras, quando os tessalonicenses olhavam para os apóstolos, viam Cristo vivendo neles, eles viam uma expressão de Cristo.
Por isso em 1 Corintios 11:1 Paulo diz:

1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

Aplicação: Quando vemos como o Evangelho avança de um em um ao longo dos anos, desde que o Senhor Jesus e os apóstolos começaram a fazer e a ensinar; vemos a necessidade que temos de estar ligados a cana central que é Cristo e a todos os ramos que vieram antes de nós. Deus não nos deixou as cegas, sem saber como é a verdade, sem termos um padrão para verificar nossa autenticidade de vida, ele nos deu Seu Filho, Ele nos deixou aqueles “pequenos Cristos” os apóstolos. Nessa mesma união estão todos aqueles que por imitação de Cristo e dos apóstolos servem de modelo para o rebanho. Não estamos as cegas, graças ao Senho por isso!

Outrora: imitadores do diabo

O texto diz, verso 7: “vos tornastes”
Eles vieram a ser aquilo que não eram. Isso somente pode acontecer onde o Evangelho chega. Eles se tornaram imitadores do Senhor. O que eram antes? Imitadores do diabo. Através do evangelho acontece uma ruptura com aquilo que eramos antes. Existe uma quebra de paradigma, o Evangelho causa uma transformação radical!

Como se tornaram imitadores de Cristo?

O texto diz:
“tendo recebido a palavra,”
Essa é atitude do coração: receber, acolher, aceitar, tomar consigo. E o que se deve receber? A Palavra de Deus! Tiago fala para seus leitores “acolhei com mansidão a Palavra” (Tg 1:21).
A uma corrente de Vida que brota em Cristo, segue por meio dos apóstolos, depois através da história da Igreja e chegou até nós hoje. É isto que Paulo fala a Timóteo em 2 Timóteo 2:1:
2 Timothy 2:1–2 ARA
Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
O rio da Vida de Deus continua seguindo seu curso e atingindo várias pecadores; salvando eles e banhados neste rio são absorvidos por Ele a tal ponto que se tornam um com Ele e manifestam suas características.
Aplicação: Temos ouvido a Palavra domingo após domingo, já sabemos o que devemos fazer e descobrimos que também temos a capacidade para faze-lo. Por que não fazemos? Até quando seremos obstinados contra Deus?

As circunstancias em que receberam a Palavra

O texto segue dizendo:
“posto que em meio de muita tribulação”
O ambiente em meio do qual eles receberam a Palavra não era favorável. Assim que recebessem o Evangelho eles não seriam aceitos, entrariam na moda; pelo contrario, seriam atribulados, afligidos, perseguidos.
Aplicação: Irmãos, isso me angustia profundamente! Eu me pergunto, que será de nós? Não temos nenhuma dificuldade em servir a Deus nos nossos dias. Não temos dificuldades em ser cristãos. Ninguém nos persegue, não temos que infligir leis para reunir, orar, servir uns aos outros. Que será de nós? O que temos feito com a liberdade que recebemos? E se vier a tribulação e angustia por causa da Palavra, seremos como a terra rochosa? Sem raízes!
Um Balsamo em meio a Lutas
Quanto mais aflição, maior graça de Deus. Quanto mais tribulação, mais gozo no Espírito Santo. Somos como uma aceitona, ao espremer temos o aceite! Na tribulação os tessalonicenses tinham o Balsamo do Espírito Santo!

Alegria em meio as circunstancias difíceis

“com alegria do Espírito Santo”
A Alegria deles tinham uma única fonte! O Espírito Santo! Por isso poderiam estar alegres apesar da tribulação!
Se pudêssemos descrever o propósito da vida de cada ser humano da fase da terra hoje diríamos que é: A Felicidade! Cada homem e mulher da terra esta em busca da felicidade! Muitos de nós devemos ser lembrados hoje que já encontramos a felicidade! Encontramos a fonte da felicidade que é o Espírito Santo!
As pessoas do mundo olhariam para os tessalonicenses e se perguntariam: Como eles podem estar felizes sendo atribulados? Como podem estar felizes em meio a perseguição? A resposta é uma só, eles descobriram a fonte daquilo que cada homem está procurando, a fonte da felicidade, que é o próprio Deus!
Aplicação: Onde temos buscado nossa felicidade? No mundo, nas coisas dessa vida? Não iremos nos satisfazer com nada a não ser com Deus! Por que estamos infelizes tendo a fonte da felicidade? Por isso a alegria para nós é uma ordem. Fp 4:4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”
O nosso Senhor foi perseguido, os apóstolos foram perseguidos, os irmãos todos; todos eles receberam as aflições com alegria. Aqui aprendemos como devemos usar com as circunstancias difíceis!

Se tornando modelo de Igreja

“de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.”
Estamos num ambiente de muita, muita deficiência do verdadeiro Evangelho. Queremos, pela graça Divina, sermos um modelo de como servir a Deus genuinamente. Queremos viver um ideal de comunidade e reciprocidade no meio de uma grande confusão de divisões e denominações. Como podemos fazer isso? Sendo diferentes do mundo e conformados a Cristo. Imitadores de Cristo! Imitadores dos Apóstolos! Imitadores daqueles que vieram antes de nós e nos legaram o genuíno evangelho!
Como podemos nos tornar um modelo?
Sendo homens e mulheres da Palavra, que recebem e guardam a Palavra, que a praticam!
Que encontraram a fonte da verdadeira Alegria e vivem Alegres independente das circunstancias! Que a fonte de sua alegria é o Espírito Santo!
Related Media
See more
Related Sermons
See more