O Reino de Deus Avança (Mc 1.35-45)

Exaltando Jesus em Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

A vida de Jesus ilustra o avanço do Reino de Deus através da oração, da proclamação e da cura.

Notes
Transcript

Introdução

Jesus tinha acabado de ter um dia produtivo e cansativo: ensinou na Sinagora, e lá expulsou um demônio; curou a sogra de Pedro, à noite, curou muitos enfermos e libertou endemoninhados. De madrugada, antes do nascer do sol, Jesus recomeça Suas atividades.
Mesmo com um dia desses, Jesus continua trabalhando para a expansão do Reino de Deus. Nessa passagem, entre a expulsão do demônio em Cafarnaum e a cura de um paralítico na mesma cidade. vemos a estratégia de Jesus para fazer Seu Reino avançar. Três elementos essenciais: oração, pregação e purificação.

1. O Reino de Deus avança através da oração (vv. 35-37).

a. Mesmo depois de um dia cansativo, Jesus se levanta cedo.

“Quando ainda estava escuro” (v. 35). Jesus queria solidão e privacidade. Um lugar para buscar ao Pai.
Observemos as orações de Jesus que estão registradas nos evangelhos. Você se lembra de alguma? … Jesus orou uma noite inteira para escolher discípulos. Ele orou aqui nessa passagem, quando Seu ministério ainda tomava forma. No Jardim do Getsêmani, gemeu em oração antes da cruz. Em Sua oração sacerdotal, ainda antes de subir na cruz, pediu ao Pai pelo Seu povo. Já crucificado, orou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”, em seus últimos suspiros. Todas essas orações aconteceram em momentos cruciais. Em cada uma delas, vemos solidão e angústia. Jesus encontrava forças em oração em Seus momentos mais difíceis.
Por que devemos orar? … Jesus, como nosso exemplo, nos mostra quando orar:
Para ter comunhão com o Pai;
Para tomar decisões importantes;
Para encontrar forças nas tentações e nas provações;
Para ter convicção da vontade de Deus.
Para ter poder espiritual (antes de andar sobre o mar - Mc 6.46).

b. Jesus tira tempo para orar mesmo com muitos obstáculos à oração.

V. 36: Simão e seu grupo procuravam Jesus em todo lugar. Por quê? Resposta no v. 37: “todos estão à sua procura”. Continuação da noite anterior (v. 33). Pedro dizia: “O Senhor não está onde deveria! Estamos tentando construir algo aqui, Se esqueceu? Seu lugar é com as multidões! O Senhor não tem tempo para a quietude e a oração!”
Quantas vezes somos como Pedro, não compreendendo os caminhos de Deus e como Seu Reino virá! Sim, Jesus cura e purifica hoje. Sim, Jesus expulsa demônios ainda hoje. Sim, as multidões precisam ser ensinadas. Mas também é necessário haver oração.

2. O Reino avança através da pregação (vv. 38-39).

a. Jesus tinha convicção da importância da pregação em Seu ministério.

Jesus responde a Pedro de uma forma surpreendente. Simão estava focado na recente popularidade de Jesus em Cafarnaum. Jesus, direcionado pela oração, entende que precisava pregar em outros lugares. Afinal, Jesus veio a todo o povo de Israel, e não apenas aos de Cafarnaum. Veja a resposta enfática de Jesus a Pedro no v. 38: “pois foi para isso que eu vim”.
Por que aquelas multidões estavam em busca de Jesus? Eles queriam mais curas. Mais milagres. Aparentemente, eles não estavam interessados na pregação de Jesus, mas em Seu poder. Qual era Sua pregação? … Mc 1.15: “Arrependam-se e creiam no evangelho”. O interesse pelo poder de Jesus e o desprezo pelo evangelho é coisa antiga! A multidão busca um Jesus que atenda seus interesses.
Nem a multidão, nem os discípulos entendiam o propósito da vinda de Jesus. Mas Jesus sabia. Jesus veio pregar o evangelho e conquistar nossa salvação. Ele é o próprio evangelho. Contudo, as multidões não O compreendiam assim.
A pregação é tão importante e indispensável para a expansão do Reino de Deus entre os homens que Deus enviou Seu próprio Filho e fez Dele um pregador. Os pastores precisam pregar o evangelho de Jesus.
John Stott: “o Cristianismo é a religião da Palavra de Deus”.
Jesus passou por toda a região da Galileia, pregando nas sinagogas e realizando sinais e maravilhas. A oração e a pregação são dois elementos indispensáveis para o avanço do Reino de Deus.

3. O Reino avança através da purificação (vv. 40-45).

Enquanto viajava, Jesus foi achado por um leproso. Leproso: marginalizado, visto como amaldiçoado por Deus, tido pela Lei do AT como impuro. Um aidético hoje vive bem melhor que um leproso do primeiro século. Um leproso deveria permanecer a pelo menos 50 passos de distância de outras pessoas.
O termo “lepra” abrangia algumas doenças de pele. Principal: hanseníase. Um enfermo era desprezado e escanteado. Como era tratado pela Lei de Deus:
Leviticus 13:45–46 NAA
45 — As roupas do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e os seus cabelos deixados sem pentear; com a mão sobre a boca, gritará: Impuro! Impuro! 46 Será impuro durante os dias em que a praga estiver nele; está impuro, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
O motivo do isolamento era principalmente cerimonial:
Leviticus 15:31 NAA
31 — Assim, vocês separarão os filhos de Israel das suas impurezas, para que não morram nelas, ao contaminarem o meu tabernáculo, que está no meio deles.
Fica claro que a lepra na Lei era vista como uma punição divina. A lepra era o caso mais extremo de impureza naquela época. Sendo assim, a cura só poderia vir de Deus. Outras doenças de pele poderiam ser curadas, mas o leproso deveria ser curado e purificado conforme a Lei (Lv 14—15).
Todo esse contexto da Lei mostra quão notável é o que acontece em Mc 1.40:
Mark 1:40 NAA
40 Um leproso se aproximou de Jesus e lhe pediu, de joelhos: — Se o senhor quiser, pode me purificar.
“Um leproso se aproximou de Jesus”. Chegou tão perto que pôde ser tocado por Jesus. Um escândalo. Algo impensável! Aquele leproso violou a quarentena e os costumes da época. Como isso pode ser explicado?
1. Ele estava desesperado; 2. Ele tinha fé em Jesus: primeiro, porque pediu de joelhos; segundo, porque pediu a PURIFICAÇÃO, e não apenas a cura.
Aquele homem se aproximou de Jesus com grande coragem, grande humildade e grande fé - da mesma forma como devemos nos aproximar Dele.
Observe o pedido do leproso: “Se o senhor quiser, pode me purificar”. Veja que fé! A questão não era se Jesus PODIA purificá-lo, mas sim se Jesus QUERIA fazer isso.
Jesus QUERIA. Ele não rejeita quem vem a Ele com sinceridade.
Jesus, então, o limpa! Em vez de Jesus se contaminar, Ele purificou o homem enfermo pelo Seu toque gracioso e pela Santidade contagiante de Deus.
Veja a restauração que Jesus operou naquele homem: removeu a doença, a maldição, a vergonha; acabou com o isolamento. Aquele homem teve não apenas sua saúde, mas sua vida de volta!
Jesus orienta o homem de forma surpreendente: Jesus O manda se calar e seguir o ritual de purificação de Lv 14. Por quê? Jesus não quer pessoas buscando apenas milagres. Ele quer seguidores. Discípulos. Não devemos buscar apenas o poder de Jesus, mas a pessoa de Jesus e Seu senhorio sobre nossa vida.
O leproso, empolgado com o que ocorrera, falava abertamente sobre sua cura. Aquele homem estava entusiasmado; mas falhou em obedecer ao Senhor.
A desobediência do ex-leproso atrapalhou o ministério de Jesus. O Senhor queria pregar a verdade nas cidades; mas a multidão queria ver sinais e maravilhas. Então Jesus foi a lugares desertos (v. 45).

Considerações finais

Ironicamente, Jesus e o leproso trocaram de lugar. O leproso agora está com sua família e amigos. Jesus, ao contrário, permanecia em lugares desérticos. A substituição é a essência do evangelho. É para isso que Jesus veio. Ele leva sobre Si nosso pecado, nossa enfermidade, nossa vergonha. Em troca, Ele nos dá Seu perdão, nos dá Sua justificação, nos declarando justos diante do Pai e nos dá Sua santidade através da transformação progressiva da nossa vida. Glórias a Deus!
Os rabinos diziam que curar um leproso era tão difícil quanto levantar alguém dos mortos. Ambos são impossíveis para os homens, mas são possíveis para o Filho de Deus. Com um toque, com uma palavra, Ele levanta purifica os enfermos e levanta os mortos. Hoje a humanidade está morta espiritualmente. Todos os que creem em Jesus como o leproso são purificados. São ressuscitados. Têm a vida.
Ephesians 2:1 NAA
1 Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
3. Assim como Jesus tocou o leproso, somos chamados a tocar a vida dos pecadores.

Apelo

Jesus já me tocou e me deu a vida. Ele também já tocou a sua? Basta clamar com fé.

Perguntas para reflexão:

Você consegue perceber a diferença entre a oração coletiva e a oração individual?
Jesus tinha como dificuldade para orar as necessidades das pessoas à Sua volta. Qual tem sido sua principal dificuldade para ter uma vida de oração?
Que tipo de pessoas são marginalizadas como o leproso em nossa sociedade hoje? Como podemos tocá-los?
Por que o toque de Jesus no leproso foi surpreendente? Por que esse ato é teologicamente importante hoje?
O que o leproso ganhou em seu encontro com Jesus além da cura física? Como isso é importante hoje?
Related Media
See more
Related Sermons
See more