Paz: justiça e retidão

Viver em Paz  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Desafios para estabelecer e manter a paz

Notes
Transcript
Seguimos hoje com a série de pregações sob o tema Viver em Paz. Apresentarei o esboço de uma teologia prática para a paz e irei fazer isso articulando e conectado as várias abordagens bíblicas sobre a paz. Vou apresentar o pensamento dos profetas, a maneira como Jesus articulou esse anseio humano básico, bem como a fala dos apóstolos sobre o assunto, com destaque para Paulo, Pedro e João.
Hoje quero apresentar aos irmãos uma das percepções sobre paz que estão no livro do profeta Isaías. Ela se encontra em :
Isaiah 9:6–7 NVI
6 Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro , Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.
Esse texto fala sobre Jesus. Ele é conhecido como uma profecia messiânica, porque anuncia detalhes sobre a vinda do enviado de Deus.
Esses versos de Isaías são muito usados na época do natal, porque falam do nascimento de um menino que herdará o trono do rei Davi e reinará para sempre. Esse descendente de Davi será estabelecido como um governante sobre seu povo.
No verso 6, quatro títulos são dados pelo profeta Isaías ao menino que nasceu para reinar: Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da paz (Shalom).
No verso 7, o profeta continua falando sobre Jesus e afirma que no reinado do Príncipe Shalom haverá uma paz sem fim. Aqui chegamos ao ponto que nos interessa hoje: Isaías afirma que esse Reino onde a paz é sem fim é estabelecido e mantido com justiça e retidão.
As duas palavras hebraicas traduzidas por JUSTIÇA e RETIDÃO são Mishpat e Ts’edaqah. Elas tem significados semelhantes e possivelmente o projeta Isaías as uso juntas para uma reforçar a outra. Mas elas tem nuances, diferença que precisam ser destacadas para entendermos mais sobre a Shalom de Deus.
Quando Isaías fala de JUSTIÇA, ele se refere à qualidade de alguém livre de favoritismos. Essa mesma palavra é suada para situações em que um juiz decide um caso sem se deixar levar por algum preconceito ou engano. Portanto, Isaías está dizendo que a paz se estabelece e se sustenta quando a verdade é mais importante que o interesse e a conveniência dos relacionamentos.
Já quando o profeta falar de RETIDÃO, ele se refere à qualidade de alguém que não se desvia de um padrão pré-estabelecido. Retidão pode ser usada em relação a um governante que age de acordo com a lei. Portanto, Isaías está dizendo que a paz se estabelece quando há previsibilidade e constância sobre o que é certo e desejável para nossa vidas.
Aí está a maneira como Deus estabeleceu um reinado eterno de Shalom para Cristo Jesus: tratando as pessoas igualmente e mantendo-se leal às suas decisões sobre o que certo e desejável para sua criação: JUSTIÇA E RETIDÃO.
.............
Da mesma forma, esse é o modelo que temos dele para construir e manter a paz ao nosso redor. A Shalom se torna uma realidade quando abraçamos a justiça e a retidão como um modo de vida. Há muitos desafios práticos quanto a viver uma vida na qual a justiça e a retidão se tornem marcas importantes.
Um deles é deixar de lado o mal hábito de eleger favoritos em nossos relacionamento com as pessoas. O favoritismo de Isaque e Rebeca pelos filhos e também o favoritismo de Jacó por José provocaram ameaças, disputas e guerras que destruíram relacionamentos e roubaram a paz de muita gente por várias gerações. Assim, à medida que tratamos a todos sem privilegiar ninguém, um ambiente de Shalom começa a se desenvolver a nosso redor,
Outro desafio é viver uma vida reta e tornar-se alguém estável, isto é, alguém que se apega àquilo que Deus considera certo e desejável para sua criação; mesmo que a opinião das pessoas mude a esse respeito. Assim, à medida em que continuamos a nos apegar ao modo de Deus ver as coisas e nos tornamos previsíveis em nossas opiniões (ética) e atitudes (moralidade), um ambiente de Shalom começa se desenvolver ao nosso redor.
O terceiro e último desafio para estabelecer a paz por meio da justiça e da retidão é lutar contra um mundo onde a injustiça e o engano imperam. No salmo 82.2 o salmista assumiu uma postura profética quando fez a seguinte pergunta: “Até quando vocês vão absolver os culpados e favorecer os ímpios?” Então eles dispara o seguinte desafio:
Psalm 82:3–4 NVI
3 "Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos. 4 Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios.
Como justiça e paz estão conectadas, a conclusão parece simples: a paz em uma família, numa rua, em bairro, numa cidade ou no país inteiro se torna realidade quando o sistema injusto e enganoso no qual vivemos é enfrentado. E como é esse enfrentamento? Ele acontece quando os fracos, desprotegidos, necessitados, oprimidos e pobre encontram alguém para lutar por seus direitos.
A Shalom (paz) é uma condição que precisa ser estabelecida e mantida. Ela não é o resultado natural de um mundo rebelde contra Deus, mas pode ser alcançada, ainda que parcialmente, quando a JUSTIÇA e a RETIDÃO se tornam nosso modo de vida.
Pensar e viver m justiça e retidão quando o mundo ao nosso redor é injusto e desonesto parece um desafio maior que nós. E de fato é. Por isso, o Senhor entrou nessa história como um garantida daquelas poderosas.
No final do verso 7, o profeta diz o seguinte: “ O zelo do Senhor dos exércitos fará isso.” Isaías está se referindo ao estabelecimento do Reino do Messias, onde haverá paz sem fim. Mas nós podemos usar essa mesma garantia para enfrentar os desafio que temos diante do nós.
Quando estivermos a ponto de desistir, achando que já não há jeito para que a shalom de Deus nos alcance, devemos lembrar e confia na garantida dada: “O zelo do Senhor dos exércitos fará isso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more