De volta aos princípios

Igreja Multiplicadora  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Roteiro para apresentação da primeira parte do livro "De volta aos princípios"

Notes
Transcript
Handout

O INÍCIO

Acts 2:42–47 NVI
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
O livro de Atos mostra princípio colocados em prática pela igreja primitiva. Esses mesmos princípios precisam ser vivenciados por nós hoje.
Os primeiros cristãos tornaram a Grande Comissão uma realidade e a multiplicação de discípulos e igreja um projeto de vida. Nós também podemos experimentar uma grande multiplicação em nossos dias, se, como eles, nos dispusermos a obedecer à Palavra de Deus e formos cheios do Espírito Santo.
Igreja Multiplicadora é a visão de multiplicação intencional baseada em cinco princípios bíblicos de crescimento da igreja local com o objetivo de cumprir a grande comissão. Esses princípios são: oração, evangelização discipuladora, plantação de igrejas, formação de líderes e compaixão e graça.
Os batistas brasileiros têm se esforçado há pelo menos quatro décadas para trazer de volta o discipulado relacional e o cuidado recíproco entre irmãos em pequenos grupos. Precisamos resgatar isso e colocar em prática.
Faça uma breve comparação entre o estilo de vida encontrado na igrejas do Novo Testamento e o da maioria de nossas igreja atualmente.

A PERGUNTA

Penso ser fundamental voltarmos a dois componentes estratégicos da tradição batista, hoje esquecidos e pulverizados: a função da igreja é adorar a Deus e a missão da igreja e fazer discípulo. O mais é subproduto... (Josué Salgado)
Como Igreja de Cristo precisamos parar para considerar se estamos cumprindo o que Deus espera de nós.
Para isso, devemos retornar aos princípios bíblicos, identificá-los, estudá-los, vivê-los e ensiná-los; enfim, contar com a direção do Espírito Santo quanto à forma com que daremos vazão a esses princípios em nossas igrejas.
Igreja Multiplicadora não é um método, mas o resgate desses princípios que podem ser vivenciados em qualquer tempo e lugar.
De nada adianta mudar a estrutura de nossas igrejas se não houver primeiro uma mudança na forma com que percebemos e vivemos os princípios neotestamentários.
A fonte de autoridade para a visão de Igreja Multiplicadora é a Palavra de Deus, não a EXPERIÊNCIA, a TRADIÇÃO ou a RAZÃO.
Por que princípios são mais importantes do que modelos, métodos e estratégias?

SER IGREJA

A igreja no Novo Testamento está ligada com um grupo de pessoas que acreditavam em Cristo. Eles geralmente se reuniam numa casa e não se consideravam uma organização ou denominação. (Earle E. Cairns)
É essencial que reflitamos sobre como a igreja deve ser e viver, como ela deve ser parecer e se expressar no dia a dia.
Uma igreja baseada em estruturas e programas tem no templo e não nas pessoas o seu centro de gravidade. Outras características, dentre várias, é que a maioria de seus membros tem um perfil de consumidores, com pouco envolvimento, enquanto a menor parte todo o serviço.
Líder não pode ser um monopolizador dos dons, mas um liberador dos ministérios dos irmãos.
Os programas sempre existirão, mas devem ser usados como meios para atingirmos os princípios, não o contrário.
Características de uma igreja baseada em estrutura e programas:
Centralidade da vida da igreja no templo e no domingo;
Produção de programas como tarefa principal da liderança;
Membros com pouco envolvimento (consumidores);
O exercício dos dons é exclusivo para quem ocupa cargos;
Centralização da liderança;
Evangelização é convidar ao culto;
Valorização mai do ter do que ser;
Discipulado é apenas sala de aula.
Quais características de uma igreja baseada em estruturas e programas você enxerga na sua igreja local?

BASEADOS EM PRINCÍPIOS

As igrejas são organizações cujas missão é estabelecer e estender o reino. Elas fazem isso: 1) testemunhando das verdades históricas do NT; 2) proclamando o evangelho às nações; vivendo e divulgando os princípios do cristianismo (Geo. W. MacDaniel)
O cuidado pastoral vai além da defesa e do cuidado do rebanho. Os pastores foram comissionados a trabalhar no aperfeiçoamento dos santos.
Ephesians 4:11–12 NVI
11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
Uma das principais características de uma igreja baseada em princípios é a prática do sacerdócio universal do crente, pelo qual todos os cristãos devem ser motivados e capacitados a viver com sacerdotes, testemunhando de Deus ao mundo.
Outro ponto fundamental em uma igreja baseada em princípios é a vivência de um discipulado voltado para os relacionamento uma a um e em pequenos grupos. Discipulado é andar lado a lado de outro discípulo, demonstrando de forma prática o que é seguir a Cristo.
Caminhar juntos e viver a mutualidade cristã é o que Jesus espera de nós como igreja. Essa mutualidade é a vivência dos mandamentos “uns aos outros” do Novo Testamento.
Qual a vantagem de um discipulado relacional em comparação a um discipulado desenvolvido exclusivamente no ensino em sala de aula?

OS PRINCÍPIOS HOJE

Não podemos mudar uma estrutura sem mudar valor. Não podemos transplantar sistemas e estruturas. Nós transplantamos valores e vida. (William Beckham)
O que precisamos não é de um programa novo, mas de uma prática nova. É ressaltar os valores neotestamentários do cuidado da intercessão, do zelo do ensino da Palavra e solicitação de prestação de contas em uma vivência em pequenos grupo que se multipliquem.
Em especial neste tempo, em que o fenômeno urbano tem acontecido, precisamos redescobrir os lares como ambiente em que a igreja se faz presente para ser um canal da graça de Deus.
O retorno para as casas deve ter um equilíbrio, no templo e de casa em casa, como mostra o texto bíblico.
Acts 5:42 NVI
42 Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
Os pequenos grupos são um ambiente estratégico para vivermos o uns aos outros. Eles potencializarão o cuidado, o serviço, o discipulados, a intercessão e a multiplicação de discípulos e igreja.
Quais a limitações que grandes concentrações geralmente encontram quando se trata de proporcionar o serviço e o encorajamento recíprocos e o cuidado individual com os que chegam na igreja?
Related Media
See more
Related Sermons
See more