A sã Doutrina

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Texto Base

1 Corinthians 2:1–6 NVI
Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maduridade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.
2 Timothy 4:1–5 NVI
Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.
2 Timothy 3:16–17 NVI
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
1 Corinthians 3:10–15 NVI
Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.

Pontos iniciais

O que tem acontecido com o evangelho
Os tipos de evangelho que tem se levantado (prosperidade; saude e riquezas; reivindicação; hipergraça; político; hedonismo)
Os pastores dos ultimos dias (a preocupação com a forma e não com o conteúdo)

Introdução

Introdução ao livro de 1Coríntios
A questão da palavra “phatos e sophia”
A forma que Paulo expõe a palavra em comparação com Apolo e o por que

Desenvolvimento

1Co 2.1-2 “Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. 2 Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.”
Em contraste com a época, em contraste com os ensinos e a forma, o próprio Paulo se desfaz dessa habilidade da retórica, um texto que retrata isso muito bem é 1Co 9.22 “Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.”
Para mostrar os elementos fundamentais do cristianismo Paulo não procura uma boa performance, não procura um palco com luzes, o proprio apostolo diz em 1Co 1.17 “Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.”
Quando nos preocupamos mais com a forma do que com o conteúdo, corremos o risco de anular a cruz de Cristo. Quantos de nós deixamos de fazer algo ou falar algo por acharmos que não temos domínio da forma? - Ahh eu não sei falar bem; Ahh tem gente melhor do que eu;
Quando alguém se diz Cristão e não professa Cristo no seu dia a dia, tem um dos dois problemas, ou tem vergonha do evangelho e está preocupado como o mundo vai olhar e a consequência é péssima Lc 9.26 “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.” ou está preocupado com sua performance e também vai ter um problema Mt 23.12 “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
Paulo está nos chamando para um nivel diferente, o nivel de decidir nada saber a não ser Cristo e esse crucificado, isso não quer dizer que não devemos ter conhecimento, mas que devemos ter a escolha de que se precisarmos mostrar algo, não seja o próprio conhecimento, mas Cristo
No caso do contexto em questão Paulo fala sobre mostrar Cristo crucificado porque ele foi o responsavel por mostrar os elementos basilares do evangelho a igreja de Corinto, mas para nós seria mostrar Cristo em tudo
2. 1Co 2.3-5 “E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.”
Paulo fala sobre 3 coisas basilares sobre o momento que ele vai transmitir a mensagem “fraqueza, temor e tremor”, em outras palavras “sensação de incapacidade, reverência a Deus e medo de fazer mal feito a obra”
Assim como Paulo disse ter escolhido não saber nada entre eles, aqui ele reafirma dizendo que sua mensagem não foi composta de enfeites, palavras emocionantes ou qualquer coisa que fossem antificios humanos, porque como ele tem medo de fazer mal a obra, ele não quer se basear no que ele sabe que pode fazer, mas no poder da própria mensagem, mensagem essa que ele explicou no capítulo 1 ser poder 1Co 1.18 “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.”
Muitas vezes olhamos essa questão do poder como algo nosso, uma habilidade de sair declarando coisas e que tudo vai se cumprir, mas esse não é o ensino bíblico, primeiro Paulo diz que é um poder do Espirito (poder que convence do pecado, da justiça e do juizo) e depois diz ser poder de Deus (poder para salvação)
3. 1Co 2.6 “Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maduridade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.”
Olhando assim parece que o evangelho não tem intelecto então, mas o v6 mostra o contrário, agora ele mostra que existe uma sabedoria no evangelho mas que está reservado aos maduros
Por que muitas vezes patinamos no mesmo lugar? Porque ficamos somente na mensagem de poder para salvação e não avançamos para a sabedoria da maturidade
Ficamos pulando de culto em culto e nossa dieta da palavra se trata somente de 40 minutos de um homem falando sobre o que ele sabe de biblia e que hoje em dia muitos por ai se quer falam de biblia
Aqui preciso chamar atenção a dois pontos “de membresia e pastorais” - A questão do livro drama da doutrina -
Pouca maturidade na igreja = muito gabinete pastoral; por isso a maior carta na bíblia é a de coríntios, é a igreja que mais precisou de reensinamentos
4. 1Co 3.10-15 “Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.”
Por isso devemos cuidar sobre como construímos
O grande e terrivel dia Joel 1.15 “Ah! Aquele dia! Sim, o dia do Senhor está próximo; como destruição poderosa da parte do Todo-poderoso, ele virá.”
Joel 2.1 “Toquem a trombeta em Sião; dêem o alarme no meu santo monte. Tremam todos os habitantes do país, pois o dia do Senhor está chegando. Está próximo!”
Joel 2.6-11 “Diante deles povos se contorcem angustiados; todos os rostos ficam pálidos de medo. Eles atacam como guerreiros; escalam muralhas como soldados. Todos marcham em linha, sem desviar-se do curso. Não empurram uns aos outros; cada um marcha sempre em frente. Avançam por entre os dardos sem desfazer a formação. Lançam-se sobre a cidade; correm ao longo da muralha. Sobem nas casas; como ladrões entram pelas janelas. Diante deles a terra treme, os céus estremecem, o sol e a lua escurecem e as estrelas param de brilhar. O Senhor levanta a sua voz à frente do seu exército. Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o dia do Senhor! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo?”
Joel 2.12-13 ““Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.” Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.”
Não existe a opção de não construirmos nada, ou construimos bem, ou mal
A vida não é neutra, o evangelho não é neutro e o que fazemos tanto com a vida quanto com o evangelho trará consequencias
No fim dos dias estaremos diante do grande trono branco e um fogo mostrara quais foram aprovadas ou não
Revelation 20:11–15 NVI
Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.

Conclusão

Related Media
See more
Related Sermons
See more