O Pai que Seguiu as Instruções de Jesus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
6/18/23
Intro
Feliz dia dos pais...
‌Pai, você também é uma pessoa especial! Você é tão importante na sua casa quanto a mãe e agradeço ao Senhor por cada um de vocês. Hoje você não vai ouvir um sermão neste Dia dos Pais dizendo como você poderia fazer um trabalho melhor como pai e, às vezes, o pai sai sentindo-se um fracassado que nunca será um pai à altura.
Na semana passada fomos apresentados ao Jovem Rico que teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo que terminou tragicamente mal, ele foi embora triste... não seguiu o que Jesus lhe disse para fazer. Perdeu uma grande oportunidade. Hoje veremos mais um encontro com Jesus, mas desta vez o homem seguiu o que Jesus lhe disse e esse encontro acabou muito bem. Hoje quero falar sobre o seguinte tema: O Pai que Seguiu as Instruções de Jesus.
Lembrar. Se você ainda não é pai ou nunca será pai… não se preocupe porque falaremos sobre a Escritura, a palavra viva de Deus, e veremos princípios que podem ser aplicados a qualquer pessoa. ...
Nesta passagem, somos confrontados com um pai que está passando por uma tragédia. Naquele dia, a morte entrou na casa de Jairo e veio para buscar sua filha de 12 anos. Seu coração está partido e, no meio de sua tragédia, ele se volta para o Senhor Jesus Cristo. Jairo descobriu que Jesus é mais do que suficiente nos tempos de nossa tragédia. Hoje, quero examinar os acontecimentos desta passagem. Quero que olhemos atentamente para esta cena trágica e triste e vejamos como Jesus é capaz de arrancar a vitória das garras da derrota.
Vamos ler a Palavra de Deus… Mark 5:21-24
Mark 5:21–24 (NVI)
Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”. Jesus foi com ele.

I. A Pessoa e Sua Situação Mark 5 21-22

A. V. 22 Quem é este homem?

Somos informados de que seu nome é Jairo e ele é um “dirigente da sinagoga”. Ou seja, é um homem de destaque, posição, prestígio, privilégio, prosperidade e poder na comunidade. (Ele possuía o que a maioria das pessoas deseja)
Ele era um homem que tinha tudo, mas neste momento, nada disso importava!
Quando Jairo falava, as pessoas ouviam. Quando ele entrava em uma sala, todos se levantavam em reconhecimento. Mas, agora, ele se encontra em um lugar onde nada disso importa mais!
A doença e a morte não dão a mínima para quem é esse homem, o que ele possui ou a posição que ocupa.
Aqui está um homem que é religioso. Mas, sua religião é impotente para ajudá-lo nessa situação. Garanto a você que Jairo teria trocado tudo pelo poder de mudar sua situação.
Veja, a vida ficou muito definida para Jairo! Ele tinha tudo, ou assim pensava. Na realidade, o que ele tinha no mundo não significava nada!
Veja bem, a morte chegou à casa de Jairo e veio para buscar seu verdadeiro tesouro. Aquela “filhinha”, v. 23, aquela que Lucas chama de sua “única filha”, Lucas 8:42, estava morrendo e ela era o seu verdadeiro tesouro!
(Nota: Algumas pessoas passam a vida inteira acumulando poder e riqueza. Mas, quando a tragédia chega, essas coisas não significam absolutamente nada!
‌A morte não se importa se você é milionário! A doença e a tristeza não ta nem ai se você tem poder, prestígio e posição de destaque na comunidade.
‌A tristeza e o sofrimento não se importam com sua popularidade. O inferno esta se lixando com quem você é e o que você fez.
Quando a tragédia e a morte vêm chamando, você precisa conhecer alguém maior do que você.
Você precisa saber onde ir para obter a ajuda de que precisa!
‌Veja bem, a vida entra em um foco cristalino quando a tragédia chega!
‌O que você acha importante agora deixará de ser importante então. Jairo sabia para onde ir, e voce sabe?)

B. V. 22 A Atitude de Jairo—

Mark 5:22
Mark 5:22 NVI
Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés
Em algum lugar, Jairo tinha ouvido falar de Jesus. O nome Jairo significa “Aquele a quem Deus ilumina”. De alguma forma, Deus abriu os olhos desse oficial judeu e ele viu que Jesus era sua única esperança. E agora, no exato momento em que sua filha está morrendo, Jesus está passando pela cidade. Que coincidência! Não! Foi o plano divino de Deus que permitiu que os caminhos de Jairo e Jesus se cruzassem.
(Deus esta fazendo o mesmo por voce hoje!)
Observe como esse homem de posição, poder e prestigio veio ante de Jesus Cristo. Ele veio com reverência, oração e quebrantamento.
A Bíblia diz que ele “prostrou-se aos seus pés”, v. 22.
A palavra “prostrou” significa “descer de um lugar mais alto para um mais baixo”.
Em outras palavras, esse grande homem se humilhou na presença do Senhor da glória.
(Observação: Este é um segredo que muitas pessoas tem dificuldade de aprender. Antes de conseguir qualquer coisa com o Senhor, você terá que se humilhar em Sua presença. Você terá que ficar pequeno diante Dele. Você vai ter que chegar ao lugar onde Ele é tudo e você não é nada.
Uma das maiores verdades da Bíblia é esta: O caminho para cima é para baixo! Esta verdade está clara na Palavra de Deus,
James 4:6Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.”
James 4:10 “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.”
1 Pet.5:5-6 “Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.”
‌Quando chegamos ao ponto onde conseguimos enxergar nossa própria incapacidade e Sua capacidade, então estamos em posição de receber o que precisamos Dele!)

C. O Reconhecimento de Jairo -

Mark 5:23 (NVI)
e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”.
Quando esse homem vem a Jesus, prostra-se diante dele e faz sua petição ao Senhor, ele está dizendo a Jesus: “Não posso fazer isso, mas creio que você pode!” Que declaração de fé!
Amigo, esse é o lugar que temos que chegar na vida!
Seja para a salvação de sua própria alma, a salvação de um ente querido ou para ajuda em um momento de tragédia. Temos que chegar onde sabemos que não podemos, mas que Ele pode!
(Ill. Josué 5:13–15—Josué encontra o Senhor e recebe a ordem de tirar o “sandalhas” do pé. Por que tirar as sandalhas? A resposta está em um costume antigo. Quando uma aliança era feita entre dois indivíduos, em qual um tinha poder para guardar a aliança e o outro não, o mais fraco entregava ao outro um as suas sandalhas, era sua forma de dizer: “eu não posso, mas você pode”.
Isso é visto no livro de Rut 4:6-8 “Diante disso, o resgatador respondeu: “Nesse caso não poderei resgatá-la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate-a você mesmo. Eu não poderei fazê-lo!” (Antigamente, em Israel, para que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava a sandália e a dava ao outro. Assim oficializavam os negócios em Israel.) Quando, pois, o resgatador disse a Boaz: “Adquira-a você mesmo!”, tirou a sandália.”
Para Josué, esse foi um desafio para ele chegar ao ponto em que pudesse admitir sua própria fraqueza e incapacidade de obter a vitória. Foi um chamado para que ele se rendesse ao Senhor.
Para nós, precisamos aprender a verdade que não podemos, mas Ele pode!
Há alguns nesse hoje que continuam tentado lutar suas batalhas com seu próprio poder. Mas Você continua perdendo.
Amigo, você precisa vir ao altar, e simbolicamente tirar as sandalhas, entregá-la a Deus e dizer: “Senhor, eu não posso lutar essas batalhas, mas você pode! Não posso obter as vitórias de que preciso em minha vida, mas você pode!”
O que estou dizendo é que precisamos chegar ao ponto de rendição absoluta!
Para aquele lugar onde nós e tudo o que temos estão aos pés de Deus. Para o lugar onde estamos dispostos a dizer, de uma vez por todas: “Eu não posso, Senhor, mas Tu podes!”)

II. V. 24–35 UM DOLOROSO ATRASO.

Mark 5:24-25 “Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia.”

A. V. 24 O Interesse do Salvador—

Quando Jairo compartilha sua história com Jesus, ele recebe uma resposta positiva. “Jesus foi com ele” - Jesus se interessa por sua necessidade e vai com Jairo para sua casa.
(Observação: que verdade abençoadora! Quando voce levar sua necessidade a Jesus, Ele ira se mover para fazer algo a respeito de sua necessidade. Satanás e outros podem ter lhe dito que Jesus simplesmente não se importa com você. Nada poderia estar mais longe da verdade! Ele se preocupa e se importa profundamente, 1 Pedro 5:7 "Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
Mat. 11:26 “Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.”
Heb. 4:15–16pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.
(Ill. O que Jesus disse a Seus discípulos em Mateus 6:25–31; Lucas 12:6–7.)

B. V. 25–34 A invasão da Doença—

Enquanto Jesus vai com Jairo, eles são parados pela mulher com fluxo de sangue. Essa demora deve ter dominado o coração de Jairo. Sem dúvida, ele quer que o Mestre se apresse. Deve tê-lo confundido por que Jesus iria parar e lidar com essa questão, quando sua filhinha estava deitada à beira da morte.
(Nota: Nenhum dos escritores do Evangelho jamais registrou qualquer coisa que Jairo disse durante esse período de espera. Ele não é visto puxando impacientemente as vestes de Jesus para apressá-lo. Ele não interrompe o diálogo de nosso Senhor com essa pobre mulher. Ele simplesmente espera até que Jesus esteja livre e possa continuar com ele.
Esta é a resposta da fé! Aqui está um homem que chegou ao ponto de saber que não pode resolver seu problema. Ele colocou esse problema nas mãos de Jesus e o deixou lá. Que lição para você e para mim! Independentemente do problema, seja salvação, dor, mágoa, etc, quando levarmos a Ele, aprenda a deixá-lo com Ele e veja o que Ele fará com isso!)

V. 35 A Invasão da Tristeza—

Mark 5:35 “Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre!””
Você pode imaginar como Jairo deve ter se sentido naquele momento?
Seu mundo deve ter desmoronado ao seu redor. Todos os seus sonhos e esperanças foram despedaçados e quebrados em um instante.
Eu me pergunto se ele disse em seu coração: “Se não fosse pela multidão, teríamos chegado a tempo e minha filha estaria viva. Se aquela mulher não tivesse interrompido Jesus, estaríamos em casa agora e tudo estaria bem. Se Jesus não tivesse parado para ajudar aquela mulher, minha filha ainda estaria viva!”
Certamente, este homem não conseguia entender as razões de sua tragédia! (fui tarde demais!)
(Nota: Quantas vezes uma palavra semelhante veio aos nossos corações? Morreu e não há mais esperança! Nossa, como ficamos abalados com essa notícia! Como olhamos para trás, para as vezes em que oramos sobre um assunto e nos perguntamos por que o Senhor demorou e permitiu que isso acontecesse.
Amigo, você não é o primeiro a questionar o tempo de Deus.
Maria e Marta questionaram o Senhor em Seu tempo a respeito da morte de Lázaro, João 11:1–6, 11–44.
Os discípulos naquela tempestade devem ter questionado Jesus, Marcos 6:45–51.
Mas você sabia que a demora do nosso Senhor faz parte do Seu plano eterno? Veja, no final, Maria e Marta viram Jesus ressuscitar um morto e os discípulos O viram andar sobre as águas.
Nenhum dos dois teria tido qualquer experiência se ele não tivesse atrasado Sua vinda a eles.
Às vezes, Ele demora apenas porque nos ama, João 11:5 “Jesus amava Marta, sua irmã e Lázaro.”
Portanto, quando parecer que Deus está se movendo devagar, não desista, porque embora Deus raramente chegue cedo, Ele nunca se atrasa!
Claro, o que vemos como um atraso é realmente Deus se movendo na hora certa! Veja bem, o Soberano Rei da Gloria nunca precisa se apressar, Ele sempre aparece na hora certa!)‌

III. V. 36–43 UMA LIBERTAÇÃO PODEROSA

(Ill. ““Sua filha morreu”, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre!”” ” Então, uma situação trágica se transformou em uma situação impossível. A garotinha não está mais doente, agora ela está morta! Mesmo em Neste trágico momento, é interessante ver como a fé opera: Jairo depositou sua fé em Jesus e, mesmo diante do impossivel, sua fé não vacilou!
Observe como a fé depositada em Jesus produziu uma grande vitória)

A. V. 36 A Exclamação da Fé—

Mark 5:36 “Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.” ‌
Jesus diz a Jairo: “Não tenha medo; tão-somente creia.” Que palavra de fé! Jesus está dizendo a ele: “Não acredite no que você ouve, v. 35. Não acredite no que você sabe, v. 38–39. Não acredite no que você vê, v. 40. Apenas confie em mim!”
(Nota: Isso é o que a fé diz a você hoje! Todos os seus sentidos e ate a razao podem estar dizendo: “Não há esperança!” Mas, a fé olha para um Deus que é maior do que qualquer coisa que possamos ouvir, conhecer ou ver! O que quero dizer para você é: traga sua necessidade a Jesus, confie sua necessidade a Jesus e deixa sua necessidade com Jesus!
Tudo sobre a situação pode estar dizendo: “Não vai dar certo!” Mas, você deixa isso nas mãos Dele pela fé e confia nEle. Ele resolverá isso em Seu tempo e à Sua maneira.
A propósito, Ele pode não resolver as coisas da maneira que você deseja! Você está disposto em deixá-lo fazer do jeito dele?
Meus amigos, seja a sua própria salvação, a salvação de outro, ou qualquer problema que você queira citar, Ele é mais do que adequado para a tarefa. Coloque esse problema nas mãos Dele e deixe-o lá!)

B. V. 37–40 As Exclusões da Fé—

Mark 5:37-40 “E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. Então entrou e lhes disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”. Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança.”
Observe que Jesus expulsou todos os que não acreditaram nele.
Aqueles que não tiveram fé Nele foram excluídos de vê-Lo mover e operar com poder.
(Nota: As coisas não mudaram! Veja, a fé acredita no inacreditável, vê o invisível e recebe o impossível!
A incredulidade não recebe nada das mãos de Deus!
James 1:6-7 “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor,”
Mat. 21:22 “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.”

V. 40–43 A Exibição da Fé—

Mark 5:40-43 “Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu lhe ordeno, levante-se!”. 42 Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos. Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer.” ‌
Quando Jesus entrou no quarto onde jazia aquela menina morta, pegou-a pela mão e disse-lhe que se levantasse e ela levantou-se!
Quando a vida entrou naquela casa, a morte teve que fugir!
Jesus chegou a menina levantou, andou comeu!
(Nota: A propósito, estes são sinais de uma nova vida espiritual em Jesus!)
Quando os que estavam na sala viram o que Jesus tinha feito, a Bíblia diz que eles ficaram “completamente atônitos”. Literalmente, quando eles viram Jesus fazer o que Ele fez, isso os surpreendeu e os deixou com o queixo caído de espanto!

Conclusão

Nota: Amigo, Jesus está esperando para fazer a mesma coisa em sua vida hoje.
Ele está esperando que você traga sua situação impossível a Ele, deixe-a com Ele pela fé e confie Nele para lidar com isso em Seu tempo.
Alguns de vocês precisam levar sua alma a Jesus hoje. Você precisa ser salvo. Você não precisa temer que Ele não o salve.
Ele vai e vai consertar o que está quebrado em sua vida.
Alguns de vocês precisam trazer um cônjuge perdido, um filho perdido ou alguma outra pessoa especial na sua vida para Jesus hoje.
Coloque-os em Suas mãos e deixe-os com Ele.
Alguns precisam trazer uma situação que está lhe causando medo e muita preocupação hoje.
Traga para Jesus, dê a Ele e veja-O mudar para Sua glória!
Não sei do que você precisa, mas sei que Ele tem para você. Por que não receber dele hoje a paz, o conforto e a ajuda de que você precisa?
Vejam amigos, o suprimento para nossa necessidade só será encontrado em Jesus Cristo. Convido você a fazer o que Jairo fez há tanto tempo. O Altar está aberto. Levante-se, venha até Jesus, caia aos Seus pés e diga a Ele o que você precisa.
Você precisa ser salvo? Ele pode fazer isso!
Você precisa ver um ente querido tocado e salvo? Ele pode fazer isso!
Você precisa de ajuda com um problema? Ele pode fazer isso!
Você precisa de graça para passar por um vale? Ele pode fazer isso! Você precisa de cura para uma doença ou um coração partido? Ele pode fazer isso!
Jesus é o Soberano Senhor! Ele pode pegar uma situação impossível e transformá-la em um milagre e exibição do Seu poder e glória. Existe alguma necessidade na sua vida? Traga-a para Ele agora!
Related Media
See more
Related Sermons
See more