Jesus, o Deus que Perdoa Pecados e o Amigo dos Pecadores (Mc 2.1-17)

Exaltando Jesus em Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 49 views

Jesus é o Deus que perdoa pecados e se aproxima dos miseráveis e pecadores como eu e você

Notes
Transcript

Introdução

Todos nós, em um momento da vida, temos que responder a duas perguntas cruciais: Posso ser perdoado pelos meus pecados? Quem pode me perdoar? O pecado é o nosso maior problema. Nosso maior inimigo. É o que nos separa de Deus. É porque a humanidade pecou que está espiritualmente morta. Sem comunhão com Deus. Por causa do pecado, relacionamentos se quebram, pensamos de forma inapropriada, fazemos más escolhas e causamos destruição a nós e ao nosso próximo.
Posso ser perdoado pelos meus pecados? SIM! Quem pode me perdoar? Deus, revelado em Cristo Jesus. Jesus é o Filho de Deus (1.1) e o Filho do Homem (2.10), e o Santo de Deus (1.24) que tira o pecado do mundo.
O texto lido trata de quem é Jesus. Vv. 1-12 mostram quem é Jesus e o que Ele pode fazer. Vv. 13-17 mostram como Jesus se relaciona com os pecadores miseráveis e os chama para um relacionamento através do discipulado.

1. Jesus Perdoa Pecados (2.1-12)

a. Os feridos devem ser levados a Jesus (vv. 1-5).

Repare Mc 2.1-3.6. Trata da oposição dos fariseus da Galileia pora com Jesus. Agora, Marcos a presenta o início dessa controvérsia porque Jesus perdoou pecados. Os líderes religiosos não conseguem aceitar.

i. Os pecadores precisam ouvir o ensino de Jesus (2.1-2).

Ao saber que Jesus voltou depois de ter saído numa campanha evangelística pela região da Galileia, a multidão se reuniu em sua casa. Havia pessoas congestionando até a porta da casa. Muitas pessoas da multidão queriam ver milagres, mas Jesus lhes deu ensino. Ele pregou “a palavra” (“logos”) a eles. Continuação de 1.15: mensagem bíblica que enfatiza arrependimento e fé. Como beneficiários de Seu gracioso ministério, precisamos ouvir a pregação de Jesus.

ii. Os pecadores precisam experimentar o perdão de Jesus (vv. 3-5).

Durante o ensino de Jesus, quatro homens apareceram trazendo o amigo paralítico (v. 3). Obviamente, eles criam que Jesus podia curá-lo. Foi isso que os moveu. Todavia, por causa da multidão, eles não podiam chegar até Jesus (v.4). Os telhados eram feitos com vigas de madeira cruzadas com galhos e cobertas com grama, lama e argila. Era possível andar sobre ele. Um deles “desforrou” a casa, jogando sujeira sobre as pessoas abaixo. Eles desceram o leito com o amigo diante de Jesus.
Jesus “viu a fé deles” - todos os cinco, e concedeu o que desejavam. Ele chamou o paralítico de “filho” (v. 9), mostrando grande compaixão. Movido por essa mesma compaixão, Jesus lhe declara: “seus pecados estão perdoados”.
Isso é interessante, pois aqueles homens vieram em busca da cura física, mas Jesus dá a cura espiritual. Muito mais do que uma cura, o perdão é mais importante. Jesus resolveu um problema mais profundo e grave daquele homem.
Mesmo assim, Jesus lhe deu as duas coisas. Nem sempre.
Baseado em quem Ele é e o que Ele veio fazer na cruz, Jesus estendeu ao paralítico pecador o perdão completo do pecado. Livramento do pecado e de uma de suas consequências.

b. Devemos buscar a Jesus por quem Ele é. (vv. 5-11).

Os líderes religiosos imediatamente acusaram a Jesus de blasfêmia. A mesma acusação com a qual O crucificaram.
Eles se revoltaram porque entenderam o que de fato aconteceu ali. Eles compreenderam que Jesus estava Se declarando como Deus (veja v. 7).
Blasfêmia era coisa séria.
Leviticus 24:15–16 NAA
15 Você dirá aos filhos de Israel: Quem amaldiçoar o seu Deus levará sobre si o seu pecado. 16 Aquele que blasfemar contra o nome do Senhor será morto; toda a congregação o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural da terra, blasfemando contra o nome do Senhor, será morto.
Blasfêmia era punida com morte por apedrejamento. Ou Jesus era um mentiroso, ou Jesus é Deus!

i. Jesus é Deus (vv. 5-9).

Os escribas estavam certos em um ponto (v. 7): só Deus pode perdoar pecados!
Nessa confrontação inicial em Marcos, Jesus perdoou pecados. Uma demonstração do que faria ao dar Sua vida. Justamente o perdão dos pecados causou tanto incômodo nos líderes religiosos.
Os judeus não imaginavam um Messias que perdoava pecados. Isso foi extraordinário. Jesus é um Messias num nível muito superior ao que eles esperavam e imaginavam. Ele encarna o próprio Deus. Ele é o único Deus em pessoa.

ii. Jesus é o Filho do Homem (v. 10).

Praticamente apenas Jesus usa esse título para se referir a Si mesmo. 81x nos evangelhos. Por que tantas vezes e qual o significado?
Jesus evitava se chamar de Cristo, pois Ele era um Messias bem diferente do que os judeus aguardavam. Eles queriam um libertador político, um revolucionário. Jesus veio reinar nos corações. Ao se chamar de “Filho do Homem”, Jesus fala do Seu ministério (Dn 7) sem o sentido político.

c. Devemos glorificar a Jesus pelo que Ele faz (vv. 11,12).

Apesar de toda a oposição da liderança religiosa, os que trouxeram o paralítico não ficaram desapontados. Cumprimento de Is 35.4-6.
Isaiah 35:4–6 NAA
4 Digam aos desalentados de coração: “Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem para salvar vocês.” 5 Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; 6 os coxos saltarão como as corças, e a língua dos mudos cantará. Pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.
Essa história é a maior ilustração do que Jesus veio fazer: Ele vaio nos dar a cura radical e total. Cura em duas áreas:

i. Jesus perdoa nossos pecados (v. 5).

Aquele paralítico e seus amigos estavam certos por crer em Jesus, mas estavam errados quanto à maior necessidade do paralítico.
Isso também acontece conosco: pensamos que precisamos tanto disso ou daquilo, mas muitas vezes focamos em questões secundárias. Nosso verdadeiro problema não é a doença, o desemprego, o cansaço, aperto financeiro… Assim como esse homem, nossa maior necessidade é do próprio Jesus.
Jesus viu tudo com clareza. Jesus usou desse momento para mostrar nossa maior necessidade. Jesus perdoa os pecados de quem vai a Ele com fé.

ii. Jesus cura nossas doenças (vv. 10-12).

Como prova do Seu poder para perdoar pecados, Jesus cura o paralítico, o que todos puderam ver (v. 10). Jesus o pediu para levantar e ir pra casa. O homem obedeceu a Ele.
Nem mesmo os fariseus podiam negar o milagre: o homem foi perdoado e curado! Jesus operou algo no poder de Deus.

2. Jesus é amigo dos pecadores (2.13-17).

Quando vemos os discípulos, há pessoas de todas as formas. Um grupo grandemente heterogêneo.

a. Jesus chama os improváveis para segui-Lo (vv. 13-14).

Jesus volta a fazer o que ama: ensinar o povo e fazer discípulos. Ele sai da casa e vai pro mar. Jesus então topa com Levi, o cobrador de impostos (Mateus). Era um criminoso, um ladrão!
Eram vistos como traidores dos compatriotas. Serviam Roma, o império que dominava Israel. Eram como agentes da RF que cobravam impostos superfaturados e retinham o valor excedido. A Mishná e o Talmude colocam os publicanos entre ladrões e assassinos. Foram banidos da sinagoga. Apenas o toque de um coletor de impostos deixava toda uma casa impura. Como um publicano, Levi amava o dinheiro. Era seu Deus. Sua alma também precisava da cura de Jesus.
Jesus, ao ver Levi, o chama. Levi surpreendentemente O obedece e O segue. Jesus faz algo escandaloso: chama alguém odiado pelo povo. Jesus chama os pecadores para Si.
Levi, então, deixou seu negócio lucrativo e foi seguir a Jesus.
Luke 5:28 NAA
28 Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.
Levi deu as costas pra sua vida anterior e seguiu agora uma nova vida com Jesus. Novos hábitos. Novas amizades. Novo linguajar. Novos pensamentos. Não mais uma vida dominada pelo pecado e pela dor.
Por que Levi O seguiu? Jesus viu algo em Levi, e Levi viu algo em Jesus. Jesus sabia quem Levi era (um pecador carente de Deus) e quem ele se tornaria (um discípulo com a vida transformada, um evangelista, um servo de Deus). Esse é o escândalo da Graça: Jesus vê em nós algo que ninguém mais pode ver e nos transforma em quem devemos ser: reflexos de Sua glória. Isso foi possível porque Jesus escolheu ser amigo dos pecadores.

b. Jesus chama os indesejáveis para segui-Lo (v. 15).

Mark 2:15 NAA
15 Achando-se Jesus à mesa, na casa de Levi, estavam junto com ele e com os seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram muitos e também o seguiam.
Levi chamou muitas pessoas para um grande banquete com Jesus. Foi algo impressionante:
Luke 5:29 NAA
29 Então Levi lhe ofereceu um grande banquete em sua casa; e era grande o número de publicanos e outras pessoas que estavam com eles à mesa.
Levi estava celebrando sua nova vida com Jesus.
Jesus estava à mesa com publicanos e pecadores. “Pecadores”: pessoas que não viviam conforme as regras rígidas dos fariseus. Essas pessoas eram desprezadas. Eram pessoas que precisavam da graça de Deus e sabiam disso.
Jesus explica porque se relacionava com esse tipo de pessoa no v. 17:
Mark 2:17 NAA
17 Tendo ouvido isto, Jesus lhes respondeu: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; eu não vim chamar justos, e sim pecadores.
Jesus chama pecadores para purificá-los. O perdão concedido ao paralítico se estende a todos os que seguem a Jesus.
Jesus estava num banquete com pecadores. Foi uma antecipação do grande banquete messiânico que haverá no fim dos tempos:
Revelation 19:9 NAA
9 Então o anjo me disse: — Escreva: “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.” E acrescentou: — São estas as verdadeiras palavras de Deus.
Pessoas de todas as tribos, raças e nações que experimentaram a poderosa Graça de Jesus estarão lá - até mesmo os pecadores indesejáveis.

Considerações finais

Jesus veio nos dar a cura total e radical. Chegará esse dia.
Jesus é amigo dos pecadores. Ele chamou os pecadores improváveis e indesejáveis. Ele os amou, gastou tempo com eles.
Jesus nos deixou exemplo para amar os perdidos.

Apelo

Que possamos descansar na promessa da cura total e amar os perdidos como Jesus.

Perguntas

De que forma o evangelho é mais valioso do que a cura física?
O que o título “Filho do Homem” diz sobre o propósito da primeira e da segunda vindas de Jesus?
Qual é a prova visível de que alguém foi perdoado por Jesus?
Você tem dificuldade de se relacionar com que tipo de pecadores?
Por que Jesus se relacionava com pessoas difíceis? O que isso te ensina?
De que formas você se identifica com Levi, o cobrador de impostos?
O que você mais aprecia na Graça de Deus?
Related Media
See more
Related Sermons
See more