Você Está Preparado para o Sofrimento? (Mt 24.9,13) (2)

Domingo da Igreja Persguida  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views

O sofrimento faz parte da vida do cristão, mas temos a esperança do fim.

Notes
Transcript

Introdução

Tema do DIP 2023: os países mais perigosos para os cristãos.
De maneira geral, a maioria dos países mais perigosos para os cristãos são islâmicos ou com maioria muçulmana, as únicas exceções são Coreia do Norte e Índia. Em nove dos 11 países com perseguição extrema, a religião principal é o islamismo. São eles: Somália, Iêmen, Eritreia, Líbia, Nigéria, Paquistão, Irã, Afeganistão e Sudão. Desses, em sete o tipo de perseguição predominante é a opressão islâmica, ficando de fora apenas Iêmen – onde o principal tipo de perseguição é a opressão do clã – e Eritreia – onde o principal tipo é a paranoia ditatorial.
O sofrimento é inseparável da vida cristã.
Tipos de sofrimento que o cristão enfrenta:

1. O preço do discipulado.

Todos pagam.
Luke 9:23–24 NAA
23 Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.
Todos os que creem em Jesus são discípulos Dele. Todos nós devemos segui-Lo. Isso significa negar a nós mesmos para fazer a vontade de Deus.
Para nós que somos discípulos de Jesus, Deus pede tudo de nós. Lembre-se de Abraão.
a. Ser discípulo de Jesus é colocar Deus acima de todas as coisas na nossa vida.
Certa vez, Jesus foi questionado sobre qual é o mandamento mais importante. Ele respondeu em Mc 12.30:
Mark 12:30 NAA
30 Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.”
b. Ser discípulo de Jesus é lutar contra o pecado.
O primeiro sofrimento na vida do crente em Jesus é o preço do discipulado.

2. Perseguição.

Todos experimentam, mas em níveis diferentes.
2 Timothy 3:12 NAA
12 Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Hoje, mais de 360 milhões de cristãos enfrentam perseguição. 1 em cada 7 cristãos. Há 50 países na Lista Mundial de Perseguição e 26 países na Lista de Países em Observação.
Uma pergunta surge em nosso coração: “quando começou a perseguição contra a igreja?”
Ela surgiu ainda com Jesus e os Doze discípulos. Em Mt 10, Jesus já tinha orientado os discípulos sobre como proceder em caso de rejeição ao evangelho. Até mesmo nosso Senhor Jesus foi perseguido até a morte.
Pouco depois da subida de Jesus e da descida do Espírito Santo, João e Pedro são presos, ameaçados e maltratados em Atos 4. O primeiro a morrer por causa de sua fé em Jesus foi Estevão, um evangelista.
Em Atos 12, temos o primeiro dos Doze sendo martirizado - Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João, foi degolado por maldade de Herodes. O apóstolo Tiago foi o primeiro dos que ouviram o discurso de Jesus em Mt 24.9 a morrer. Aquelas palavras de Jesus parecem ter se concretizado cedo.
Dos 12 apóstolos, incluindo Matias, apenas um morreu de morte natural, João. Todos os outros foram martirizados.
Não se engane, hoje existe a “intolerância da tolerância”. O discurso é bonito, mas a prática é cruel.
Existe uma perseguição implícita à Igreja de Jesus. Em alguns lugares, ela é evidente.
Se você deseja ser um crente fiel a Jesus, você será perseguido.
O segundo sofrimento na vida do crente em Jesus é a perseguição.

3. A perseguição antes do fim.

Ela virá sobre toda a igreja.
Mark 13:19–20 NAA
19 Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo criado por Deus até agora e nunca jamais haverá. 20 Se o Senhor não tivesse abreviado aqueles dias, ninguém seria salvo. Mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, Deus abreviou tais dias.
Antes da volta de Jesus, Deus permitirá que a igreja seja perseguida como nunca foi antes.
De modo geral, a igreja de hoje não está preparada para isso! Estamos acomodados. Vivendo em pecado. Muitos se esqueceram de que Jesus voltará em poder e glória, e que antes de Sua volta, haverá um período de muita tribulação para a igreja.
Não temos tempo a perder. A Grande Tribulação está chegando.
Não podemos brincar de seguir a Jesus. Ou é tudo ou é nada! Ou somos salvos de todo coração ou não somos salvos! Ou servimos a Jesus ou não servimos a Ele!
O terceiro sofrimento da vida do crente será a Grande Tribulação antes da volta de Jesus.

4. Apesar desses sofrimentos, temos a esperança da eternidade.

Romans 8:18 NAA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
A perseguição e o sofrimento que a igreja enfrenta jamais deve ser motivo de tristeza, mas de esperança.
Matthew 5:11–12 NAA
11 — Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. 12 Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
a. Temos esperança em receber o galardão.
b. Temos esperança da vida eterna com Cristo.

Considerações finais

Três tipos de sofrimento na vida do servo de Deus:
O preço do discipulado;
A perseguição;
A Grande Tribulação.
Apesar de todo o sofrimento em nossa vida, Jesus nos prometeu a vitória, a vida eterna.
Parte da igreja no mundo está sofrendo agora mesmo. Enquanto estamos aqui em nossa realidade relativamente confortável, temos irmãos que estão pagando um preço altíssimo por terem recebido a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
3 aplicações:
Ore pela igreja perseguida. Quando um cristão perseguido é visitado pela missão Portas Abertas, quase todos fazem o mesmo pedido: “orem por nós, para que, haja o que houver, permaneçamos firmes na fé”.
Testemunhe como a igreja perseguida. Nós não temos tempo a perder! Não podemos deixar pra ser crente amanhã! Também não podemos deixar pra pregar o evangelho amanhã! Não podemos nos acomodar!
Seja fiel até a morte como a igreja perseguida. O que você tem feito com sua fé? Como vamos vencer a perseguição dos últimos dias, se muitos de nós não conseguem nem vencer a sua própria cama no domingo de manhã? Se não conseguem vencer a sedução da Netflix e dos outros streamings?

Apelo

O que você tem feito com sua fé?
Você está preparado para o sofrimento do fim?
Related Media
See more
Related Sermons
See more