NÃO PODEMOS ESQUECER

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

A observância da Ceia do Senhor/Santa Ceia é a forma de adoração mais antiga da cristandade.O que isso significa para nós como crentes?

Notes
Transcript

Intro.

No primeiro domingo de cada mês, quando nos reunimos para adoração, comunhão e mordomia, nos celebramos a Ceia do Senhor. Por que?
É alguma forma de tradição vã sem significado relevante? Ou é uma prática significativa? Observada para a "edificação e maturidade dos filhos de Deus?"
Se você não tem certeza, não se sinta mal, você não está sozinho. Acredito que a maioria dos cristãos não tem muita certeza sobre essa prática transmitida por Jesus aos Seus discípulos para a Igreja. Hoje vamos celebrar com o coração voltado para a compreensão da Ceia do Senhor.
O serviço da Ceia do Senhor é sobre lembrar e honrar o Senhor Jesus Cristo. Portanto, para não podemos esquecer o significado do que Jesus fez por nós e o que o serviço da Ceia do Senhor significa para nós, precisamos passar algum tempo olhando para a maravilha desse grande evento.

I. UMA PALAVRA SOBRE O HISTÓRICO

1. Abordar o contexto da passagem:

Luke 22.7 “Finalmente, chegou o dia dos pães sem fermento, no qual devia ser sacrificado o cordeiro pascal.”
Jesus usou o pano de fundo da observância da Páscoa como uma tela sobre a qual pintou a verdade da nova aliança. Nessa passagem, recebemos os detalhes necessários para entender tudo o que precisamos saber sobre esse evento que conhecemos como a Ceia do Senhor, Santa Ceia, ou Comunhão.

2. Abordar o propósito da Ceia do Senhor - Luke 22.19 -

Luke 22:19 NVI
19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.
A Ceia do Senhor não é um culto memorial! As cerimônias fúnebres são realizadas para aqueles que já morreram.
A Ceia do Senhor é exatamente o que o Senhor diz que é bem aqui, ou seja, é um "momento de lembrança".
É um momento em que a igreja recorda a Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Deve ser um tempo de reverência, mas ao mesmo tempo deve ser um tempo de extrema celebração.
Acima de tudo, deve ser um momento de adoração e de concentração na Pessoa de Jesus, somente.
(Ill. A mente deve estar no mesmo lugar que seus pes estao) Todos os outros pensamentos devem ser eliminados da mente e deve-se permitir que Ele seja o ponto central da celebração da Ceia do Senhor.
No início da igreja, encontramos os crentes observando a Ceia do Senhor regularmente, Atos 2:42. Infelizmente, não se passaram muitos anos até que a Ceia do Senhor fosse corrompida pela igreja.
Vamos nos voltar agora para 1 Coríntios 11:17-34 e ver o que aconteceu na igreja primitiva. Embora essas coisas tenham acontecido há quase 2.000 anos, ainda há o perigo de permitirmos alguns dos mesmos erros em nossos dias. Portanto, vamos dedicar alguns minutos para analisar os eventos em Corinto e como eles se referem a nós hoje).

3. Abordar os problemas que cercam a celebração na igreja primitiva

A. Observe o tom de Paulo ao se dirigir aos coríntios, v. 17. -

1 Corinthians 11:17 NVI
Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem.
Paulo abre o jogo ...

B. Observe os abusos que estavam presentes na igreja e na observância da Ceia do Senhor em particular.

Novamente, observe que sempre existe o perigo de cairmos na mesma armadilha em que os coríntios caíram.
Existem 4 abusos catalogados aqui que precisam ser mencionados nesta manhã.

1. V. 18-19 Havia Grupos e Divisões na Igreja -

1 Corinthians 11:18–19 NVI
Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.
Quando existem divisões, panelinhas, facções e partidos em qualquer igreja, então há desordem naquela igreja.
Significa que há dor, raiva, perturbação, boatos, fofocas, orgulho, egoísmo, mal-entendidos e deturpações na igreja.
O ponto principal é que as mentes não estão fixadas em Jesus como deveriam estar. Não há paz com Deus, ou uns com os outros.
(Nota: Por que Deus permite panelinhas e divisões? versículo 19... 19 Sem dúvida deve haver diferenças entre vocês para mostrar qual de vocês tem a aprovação de Deus.
- Para que os crentes genuínos possam brilhar mais intensamente. Veja, quando há pessoas divisivas e sismas na igreja, isso prova que eles não são crentes genuínos.
Quando os falsos crentes agem como agem, isso faz com que os verdadeiros cristãos sejam mais visíveis.)

2. V. 20 - Houve autoengano -

1 Corinthians 11:20 NVI
Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor,
Quando eles se reuniam nessa atmosfera divisiva e sisma, eles apenas pensavam que estavam participando da Ceia do Senhor. Na verdade, eles não estavam "lembrando e honrando" o Senhor, eles estavam se exibindo. Tudo o que faziam era para benefício próprio.
(Ill. Esse espírito também é evidente hoje! Muitos apenas vão à igreja e agem para serem vistos pelos homens. Infelizmente, esse é o mesmo espírito com o qual eles se aproximam da Ceia do Senhor.

3. V. 21 - Havia Egoísmo e Negligência dos Outros -

1 Corinthians 11:21 NVI
porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.
Quando os crentes coríntios se reuniam para a Ceia do Senhor, não havia nenhum sentimento de comunhão ou celebração comunitária.
A igreja se separou ao longo de suas falhas internas. Tornou-se um caso de cada um por si. Deus ajude a igreja que sempre se perde de vista.

4. V. 22 - Eles Abusavam da Santidade da Igreja e Envergonhavam os Pobres -

1 Corinthians 11:22 NVI
Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!
Havia um mau espírito em torno da celebração.
Não havia senso de comunidade e amor fraterno no nível horizontal, e não havia adoração genuína a Deus no nível vertical.
A igreja havia se transformado nada mais do que um clube social. Isso nunca deve ser permitido aqui.

4. A penalidade associada à participação indigna na Ceia do Senhor

1 Corinthians 11:27 NVI
Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

A. O que significa participar "indignamente"? -

Paulo estava se dirigindo à igreja de Corinto sobre seus pecados. Foram seus pecados que os levaram a participar da ceia do Senhor de maneira indigna. Quais foram os seus pecados?
1. V. 18 Divisão
2. V. 19 Heresia
3. V. 20 Autoengano
4. V. 21 Egoísmo e indulgência
5. V. 21 Embriaguez
6. V. 21 Negligência para com os pobres
7. V. 22 Irreverência e descuido em proteger a santidade da igreja.
Um espírito de irreverência geralizada e imprudência envolvendo toda a sua abordagem da Ceia do Senhor.
O ponto principal é este, parece que ter pecado no coração e na vida é o que significa participar indignamente,
Psalm 66:18 “Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;”

B. Como então alguém pode ser considerado digno?

Visto que nossa única dignidade so pode ser encontrada no Senhor Jesus, é somente quando somos considerados dignos por Ele que somos considerados dignos de participar da Ceia do Senhor.
So ha uma coisa que voce precisa fazer para ser considerado digno:
1 John 1:5-10 “Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

C. Quais são as consequências de participar indignamente?

1. V. 27 Tornamo-nos culpados da morte do Senhor -

27 Portanto, quem comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor
Ou seja, somos considerados responsáveis por Sua morte. Quando participamos indignamente da Ceia do Senhor, somos culpados de 5 pecados terríveis:
a. Nós insultamos Cristo. -
b. Nós ofendemos a Cristo. -
c. Pisamos Cristo aos pés. -
d. Tratamos a morte de Cristo como algo sem sentido.
e. Envergonhamos o nome de Cristo. -

2. V. 28-29 Nós nos condenamos -

1 Corinthians 11:28–29 NVI
Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.
Quando deixamos de examinar a nós mesmos, trazemos condenação para nossas vidas.
Isso não significa que iremos para o Inferno, significa que abriremos nossas vidas para o castigo e o julgamento de Deus.
Quando deixamos de nos examinar, é uma evidência de que não temos o devido respeito (discernimento) pela seriedade e santidade do serviço da Ceia do Senhor.
Deus leva esta celebração muito a sério, mesmo que nós não!

3. V. 30 - Enfrentamos o castigo e o julgamento de Deus -

1 Corinthians 11:30 NVI
Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.
(morto!)
Quando a Ceia do Senhor é abusada ao nível testemunhado em Corinto, Deus intervém com o castigo.
Este versículo nos diz claramente que algumas doenças e a mortes são resultados do abuso do serviço da Ceia do Senhor.

5. V. 31 - Abordar o Procedimento para Lidar com Nossos Pecados como Indivíduos e como Igreja -

1 Corinthians 11:31 NVI
Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo.
Este versículo nos diz que o auto-exame é o único remédio para o pecado.
Quando nos examinarmos contra a Palavra de Deus, veremos nossas falhas.
Então, podemos confessá-los, abandoná-los e receber a purificação imediata do Senhor, 1 João 1:9.
Instrua os diáconos a administrar os elementos à congregação

II. O PÃO UM SÍMBOLO DE SEU SACRIFÍCIO

A. Refere-se a um símbolo -

Jesus pegou o pão e o usou para simbolizar Seu corpo. Quando comemos o pão, não comemos carne, mas apenas um símbolo.

B. Refere-se a um sacrifício - O corpo quebrado de nosso Senhor traz à mente o terrível preço que Ele pagou por nossa redenção na cruz do Calvário. Lá, Ele suportou toda a brutalidade, humilhação e degradação que a raça humana poderia infligir. Observe um pouco do que Ele suportou por você e por mim.

1. Ele foi espancado - Lucas 22:63-64

2. Ele foi açoitado - Matt. 27:6; PS. 129:3

3. Ele foi cuspido - Matt. 27:30

4. Ele foi zombado - Matt. 27:26-29 (Ill. Jesus foi entregue a um "bando" de soldados, Matt. 27:27. Este é um grupo de entre 400 e 600 soldados.) -

5. Sua barba foi arrancada - Isa. 50:6

6. Ele foi despido - Matt. 27:35

7. Ele foi pregado na cruz e crucificado - Matt. 27:38; João 20:25. (Doente. Os horrores desse tipo de morte.) -

Nota: Tudo isso foi feito por uma razão - VOCÊ,
Rom. 5:8 “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”
Esse é o presente que estamos celebrando esta manhã.
Enquanto comemos o pão que simboliza o corpo quebrantado do Senhor Jesus, reserve um tempo para “despertar sua mente por meio da lembrança e meditar ativamente” sobre Seu corpo quebrantado.)
Leia: 1 Cor. 11:23-24 “Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.”

III. V. 20 UMA PALAVRA SOBRE O SANGUE

(Novamente, como o pão, o suco também é de natureza simbólica.)

A. O Sangue Fala de Uma Nova Aliança -

III. No Antigo Testamento, o pecador se aproximava de Deus através do sangue de um animal morto. Sob a nova aliança, aquela que Jesus inaugurou, os homens devem vir a Deus por meio do sangue derramado do Senhor Jesus Cristo, Heb. 9:11-15

B. O Sangue Fala de Uma Nova Purificação -

A Bíblia nos diz que "sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.", Heb. 9:22.
É preciso sangue para salvar a alma e o único sangue que possui o poder de salvar a alma é o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo,
1Pet. 1:18-19 “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,”
Sob a nova aliança, somente o sangue de Jesus pode purificar o pecador perdido e prepará-lo para um lar celestial. É a simples fé no sangue derramado de Jesus que salva a alma!

C. O sangue fala de uma compaixão inestimável

Nota: Lucas 22:20 - Jesus nos lembra que Seu sangue foi derramado por nós.
Ele não morreu por Si mesmo! Ele não foi à cruz para se libertar, mas para libertar você e eu!
Ele morreu para nos libertar!
(Observação: ao tomarmos o cálice que simboliza o sangue derramado do Senhor Jesus, por favor, permita que sua mente medite ativamente na glória e no poder de Seu precioso sangue que foi derramado por você.)
1 Cor 11:25: “Da mesma forma, depois da ceia, ele tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso, sempre que o beberem, em memória de mim”.
Vamos beber em memória de nosso Senhor!
Conclusão:
De acordo com 1 Cor. 11:26, "Porque sempre que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.", acabamos de fazer parte de algo muito especial.
Temos, como congregação, pregado um sermão sobre a morte, a ressurreição e a volta do Senhor Jesus.
Se realizamos esta observância com o espírito correto, celebramos a morte de nosso Senhor e concentramos nossas mentes nEle.
Como resultado, nos aproximamos Dele por meio da adoração. Além disso, entregamos o Evangelho aos perdidos e agora eles terão a oportunidade de vir ao Senhor para salvação.
Se você precisa de Jesus em sua vida, convido você a vir a Ele agora mesmo e deixar Jesus salvar sua alma. Você vai fazer isso?
Nós cristãos, que meditamos no Senhor e em Seus dons gloriosos esta manhã, e fomos lembrados de Sua grandeza, glória e dons e de tudo o que Ele fez por nós.
Você não gostaria de agradecer a Ele por Suas bênçãos?
Agora seria um ótimo momento!
Tudo o que estou pedindo a todos aqui para fazer hoje é ouvir o Senhor e fazer o que Ele está lhe dizendo para fazer agora. Você vai fazer isso?
Related Media
See more
Related Sermons
See more