Jesus É Acusado Pela Família e Pelos Mestres da Lei (Mc 3.20-35)

Exaltando Jesus em Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

Alguns rejeitam a Jesus de tal forma que atribuem a Satanás a obra do ES; esses nunca serão perdoados. Quem faz parte da família de Deus são os que creem em Jesus Cristo e O obedecem.

Notes
Transcript

Introdução

Jesus estava ganhando popularidade. O vv. 7-8 e 20 demonstram isso. Contudo, ao mesmo tempo em que crescia Sua popularidade, crescia também Sua rejeição. [Isso também deve acontecer na vida dos discípulos de Jesus]. Marcos mostra que Jesus, apesar de ser crido e seguido por muitos, era rejeitado por dois grupos específicos: os líderes religiosos e Sua família de sangue.
Para quem conhece as Escrituras. a rejeição de Jesus durante Seu ministério não foi novidade.
Isaiah 53:1–3 NAA
1 Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? 2 Porque foi subindo como um renovo diante dele e como raiz de uma terra seca. Não tinha boa aparência nem formosura; olhamos para ele, mas não havia nenhuma beleza que nos agradasse. 3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer. E, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Vejamos as verdades nesses dois episódios de rejeição a Jesus.

1. A rejeição dos fariseus (vv. 20-30).

Jesus estava em Cafarnaum, em sua casa (v. 20). Região da Galileia. Alguns escribas foram de Jerusalém para lá (v. 22). Eles não criam em Jesus como o Messias, mas queriam acabar com Sua popularidade, que lhes roubava a atenção do povo.
Então, os escribas diziam que Jesus está possuído de Belzebu. No AT Baal-zebub. Belzebu: significa, literalmente, “senhor dos mosquitos de esterco”. Segundo a tradição judaica, é o próprio Satanás, o líder dos anjos rebeldes. Ele provoca divisões e guerras, bem como a adoração aos demônios. Esse nome tão terrível atribuído a Jesus tinha sentido para aqueles fariseus incrédulos pois três motivos: (1) seus próprios parentes de sangue diziam que Ele estava fora de Si; (2) Jesus estava provocando a divisão entre a multidão e a liderança religiosa; e (3) Através de Seus milagres, Jesus estava chamando tal atenção para Si que alguns O reconheciam como o Messias!
Os escribas rejeitaram Jesus de tal forma que blasfemaram contra Ele e o ES. Blasfemar significa
A expressão “pecado imperdoável” provoca terror e medo em muitas pessoas. Jesus chama essa blasfêmia de “pecado eterno”. Ou seja, descreve um pecado que, uma vez cometido, nunca terá perdão e fatalmente condenará o pecador ao lago de fogo.
O que seria esse pecado imperdoável?

a. Os escribas tinham motivações pecaminosas.

i. Inveja.

Jesus pregava, curava e expulsava demônios. Eles queriam ter a atenção que Jesus estava conquistando. Queriam essa admiração, esse respeito.

ii. Medo.

De perder a posição de liderança e respeito para com o povo. Jesus, Seus ensinos e milagres ameaçavam a liderança religiosa judaica. O medo foi tanto que esses escribas vieram observar Jesus da Judeia (aprox. 120km de viagem!).

b. Os escribas não negaram a divindade de Jesus, mas O rejeitaram conscientemente.

Movidos pela inveja e pelo medo, aqueles escribas, ao verem Jesus e Suas obras, não creram Nele, mas endureceram seus corações ainda mais, pois os boatos eram reais: ele estava atraindo uma multidão cada vez maior, realizando milagres nunca vistos, ensinando com muito mais autoridade que eles próprios. Jesus era a maior ameaça a seu grupo.
Suas motivações pecaminosas desencadearam um endurecimento crescente, à medida em que se percebia quem Jesus era.
Note bem: aqueles escribas tinham consciência das curas feitas por Jesus e da expulsão de demônios. Eles não negaram essas coisas. Eles rejeitaram a conclusão óbvia de que tudo aquilo só poderia ser feito pelo Espírito Santo de Deus.

c. Os escribas atribuíram a Satanás o poder do Espírito Santo.

Enquanto os escribas estavam olhando para o Bem supremo e vendo Seus feitos, eles O chamaram de Mal supremo. “Ele está possuído de Belzebu”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more