Deus nos socorre nos momentos difíceis

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Texto

Isaiah 31:1–9 NVI
Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor! Contudo, ele é também sábio e pode trazer a desgraça; ele não volta atrás em suas palavras. Ele se levantará contra a casa dos perversos, contra quem ajuda os maus. Mas os egípcios são homens, e não Deus; seus cavalos são carne, e não espírito. Quando o Senhor estender a mão, aquele que ajuda tropeçará, aquele que é ajudado cairá; ambos perecerão juntos. Assim me diz o Senhor: “Assim como quando o leão, o leão grande, ruge ao lado da presa, e contra ele se junta um bando de pastores, e ele não se intimida com os gritos deles e não se perturba com o seu clamor, assim o Senhor dos Exércitos descerá para combater nas alturas do monte Sião. Como as aves dão proteção aos filhotes com suas asas, o Senhor dos Exércitos protegerá Jerusalém; ele a protegerá e a livrará; ele a poupará e a salvará”. Voltem para aquele contra quem vocês se revoltaram tão tremendamente, ó israelitas! Pois naquele dia cada um de vocês rejeitará os ídolos de prata e de ouro que suas mãos pecaminosas fizeram. “A Assíria cairá por uma espada que não é de homem; uma espada, não de mortais, a devorará. Todos fugirão da espada e os seus jovens serão sujeitos a trabalhos forçados. Sua fortaleza cairá por causa do pavor; ao verem a bandeira da batalha, seus líderes entrarão em pânico”, anuncia o Senhor, cujo fogo está em Sião, cuja fornalha está em Jerusalém.

Introdução

Talvez você tenha passado por algumas dificuldades na vida.
Daquelas em que parece que não há saída.
Nos sentimos em um poço sem fundo que nos leva cada vez mais para o fundo.
É o momento em que as coisas deixam de fazer sentido e começamos a duvidar.

Judá busca o socorro nos inimigos

No texto que lemos, os judeus estão cercados pela Assíria, que é um povo que ficam ao norte de Israel e Judá. Uma civilização antiga, com exército poderoso que estava conquistando todos ao seu redor.
Judá já estava cercada pela Assíria, durante o reino de Ezequias e cobrava pesados impostos do reino de Judá.
Judá, por estar situado em terras pouco férteis em uma época em que a atividade econômica era basicamente a agropecuária, vivia sempre em situação econômica precária.
Imaginem em meio a isso ainda uma nação mais forte cobrar impostos?
É como se, hoje, no Brasil, para não sermos invadidos por uma país mais rico e militarmente mais forte, tivéssemos que pagar um imposto mensal.
Se você pensou em extorsão ou sequestro, não está muito longe da realidade.
Se não pagarem, a invasão vai prosseguir, a elite será levada para a Assíria e a terra será arrasada e as cidades, destruídas.
Imaginem a insegurança do povo e o medo. A qualquer momento, eles esperam perder o pouco que tem para um povo maior e mais forte.
No meio disso, o rei e sua corte de sábios e conselheiros tem uma ideia brilhante: vamos buscar a ajuda de um outro reino que seja forte também, para nos defender.
Não vai ser de graça, mas pelo menos, ficaremos em nossa terra e nossas cidades não serão destruídas e nem nosso povo se tornará escravo ou exilado.
Para quem eles olham? Ao Sul, há um reino forte. Muitos cavalos, carros de batalha. Uma civilização antiga, conhecida. São os egípcios.
Alguém deve levantar alguma observação do tipo “Nós não fomos escravos no Egito?” Outro deve perguntar: “Eles também não são idólatras?” “Adoram figuras com corpo de homem e cabeça de Leão!”
Mas a maioria prefere correr o risco. Alguém deve lembrar: “Eles podem ser tudo isso, mas têm cavalos e carros de batalha!”
“E a escravidão que vivemos lá?” “Foi há muito tempo. Ninguém mais lembra.”
Ninguém faz a pergunta que deve ser feita.
É uma armadilha, ou a única saída viável? Afinal, o Egito nunca mais entrou em conflito com os hebreus desde que estes entraram na Terra Prometida...
E a Assíria está batendo à porta. Humilhação por pagar o tributo; Vergonha por estar dominado, em situação de fraqueza; Medo de que a qualquer momento o exército assírio entre nas cidades, mate os homens, tome as mulheres e incendeie as casas.
“É melhor o Egito!” É só o que vêem. É só o que dizem. É só o que pensam.
O custo parece ser menor com eles que com os assírios.

Nós buscamos ajuda naquilo que não nos ajudará

Muitas vezes vivemos na mesma situação do reino de Judá, ameaçado pela Assíria. Problemas que não vemos como resolver.
Situações em que, sem emprego, ou ganhando pouco, quebra alguma coisa em casa e não temos o dinheiro. Já pensou: você sem dinheiro, já com dívidas e a geladeira queima?
Ou quando tudo está ruim, você recebe aquela notícia do médico que você não queria receber.
Ou quando tudo está ruim, no trabalho, com a saúde e você ainda começa a brigar em casa. E você não vê saída.
Desespero, medo, vergonha, humilhação. Tudo isso aparece ao mesmo tempo e não temos saída possível.
O desespero nos leva a buscar saída onde não deveríamos nem considerar: se estamos devendo e surge uma necessidade financeira, pegamos um empréstimo, mesmo sabendo que vai nos afundar mais do que já estamos.
Aceitamos um tratamento de saúde que será somente paliativo.
Fazemos aproximação com pessoas que não tem a mesma fé que nós e que certamente, em nossa situação frágil, nos levarão para lugares que não iríamos em situações em que pudéssemos pensar melhor.
As saídas acabam sendo piores que o problema. A emenda sai pior que o soneto.
E, às vezes, nada fazemos.
Mentimos. Para nós e para quem nos ama, na esperança de que quanto mais escondermos o problema, ele pode simplesmente desaparecer, como um pesadelo que vai acabar, quando acordarmos.
Mas já estamos acordados.
E terminamos controlados pelo problema que não conseguimos controlar.

Deus tem poder para livrar Judá

No tempo do AT, Deus levanta profetas para falar ao povo. Para, literalmente, mostrar ao povo o caminho que ele deve andar.
O que deve fazer. E quase sempre, é para mostrar que o povo está errado!
O povo de Judá era o povo que Deus escolheu. Quem enviou a Assíria para cercar Judá, foi o próprio Deus, por causa das transgressões e da idolatria do povo, que esqueceu-se de Deus.
Vivendo como o único povo que conhecia o único Deus verdadeiro, preferiram viver como os outros povos viviam, com seus deuses fabricados.
Com suas religiões em que entregavam sacrifícios para serem abençoados ou para não serem amaldiçoados!
Mas o povo de Deus tinha Deus entre eles, no templo. Os sacrifícios não era para Deus abençoa-los. Era pelos pecados ou para louvor a Deus!
Mais do que sacrifícios, Deus quer obediência! Quer o reconhecimento de que é quem tem todo o poder.
E, no momento em que o povo prefere buscar a ajuda do Egito, idólatra, de onde Deus os livrou, ao invés de buscar a ajuda de Deus, eles estão dizendo a Deus: “Nós preferimos a ajuda dos egípcios!” ou “Confiamos mais nos deuses falsos deles do que no nosso Deus!”
O Deus que pode resgatá-los, livrá-los e fazer daquele pequeno rei de Judá o que era o plano original: luz para todos os povos!
Por isso, Isaías é levantado e diz: Convertam-se! Mudem o seu caminho! Voltem a Deus!
Fazendo isso, Ele, só Ele, irá livrá-los das dificuldades que estão vivendo e dar-lhes o livramento e a segurança de que precisam.
Porque só Deus tem o poder para livrar Judá!

Deus tem o poder para nos livrar de todo o mal

Ao invés de buscarmos a Deus, tentamos resolver nós mesmos os nossos problemas. Não sei se isso acontece porque vivemos em um tempo que esquecemos de Deus, ou se é porque não confiamos o suficiente.
Mas Deus é quem tem que estar no controle de nossa vida! Ou dizemos “Deus no controle” só quando tudo está bem ou Ele faz nossa vontade?
Deus não é soberano só quando faz o que nós queremos!
A vontade Dele é perfeita e Seus planos, embora diferentes dos nossos e não os entendamos são o que devemos seguir.
Jesus, no getsêmane, orou, pedindo para Deus afastar dele o cálice que estava por beber.
A morte não seria agradável. O sofrimento seria terrível e ele entraria em contato com tudo o que há de mal na humanidade, por nós.
Imaginem se Ele não confiasse em Deus? Ele se entregou por nós.
E a pergunta é: se o Deus que deu o próprio filho para nos resgatar, nos salvar e nos dar a vida eterna e depois o ressuscitou, não é capaz de nos livrar de coisas como problemas financeiros, de saúde ou de relacionamento?
Meus irmãos, essas coisas passam. O que não passa é a vontade de Deus!
O que não passa é o Reino de Deus onde já vivemos e que virá em majestade e glória quando Deus voltar.
É Ele que tem controle sobre todas as coisas! Que nos ama e nos faz o melhor segundo a Sua vontade, para a Sua glória!
Gente que passa por problemas de saúde, sem entender porque, mas Deus age quando todos pensamos que não há mais saída.
E porque? Porque Deus age! Apesar dos médicos, acima deles ou através deles!
Aquela dívida que será executada e, na última hora, a coisa se resolve! Para nos mostrar que Ele é Senhor! E a tudo controla e nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que procede de Sua boca!
Busque o Reino de Deus em primeiro lugar. Na saúde e na doença! Na fartura e na escassez! Na alegria e na tristeza!
Porque com Ele, a doença passa, a escassez não é suficiente e a tristeza acaba ao amanhecer, porque com Deus, a última palavra não é a tristeza.
A história de Jesus não acabou na cruz! Quando os sacerdotes, escribas e fariseus respiravam aliviados e se congratulavam, enquanto os discípulos choravam, Jesus ressuscitava, vencendo a morte para sempre!
Se Ele vence a própria morte, Ele nos livra de nossas dificuldades!
Ele nos socorre nos momentos difíceis!

Conclusão

Pense nas dificuldades que você está passando e onde está buscando a solução para elas.
Você está buscando a Deus, ou está se virando nos trinta sem olhar para Ele?
Você está buscando os carros de batalha e os cavalos dessa vida que o levarão a uma vitória parcial e passageira, além de para longe de Deus, ou está buscando Aquele que é o único que pode te dar completo livramento?
Só Deus pode resolver os problemas que você experimenta ou vai experimentar.
Ele usa os recursos: médicos, algum amigo, algum crédito de útlima hora. E se não houver nada, Ele age!
Para a glória Dele! Para você poder dizer que Ele é Senhor! E entender que Deus nos socorre nos momentos difíceis!
Related Media
See more
Related Sermons
See more