Jesus Voltará (Mc 13.24-27)

O Fim Está Chegando  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views

Quando e como Jesus voltará?

Notes
Transcript

Introdução

Série “O Fim Está Chegando”.
No domingo passado, vimos sobre a Grande Tribulação, um período futuro de grande provação para a igreja no mundo todo. Nesse período, algumas coisas acontecerão:
Grande perseguição à igreja;
Apostasia de muitos;
Muito engano religioso;
Revelação do Anticristo.
Todavia, esse período terá fim com algo que todos os crentes em Jesus esperam: a volta do nosso Senhor.
Hoje vamos responder a duas questões relacionadas ao fim: 1) Quando Jesus vai voltar? e 2) De que forma Jesus voltará?

1. Quando Jesus voltará?

Ou seja, não sabemos quando Jesus voltará. Há textos bíblicos que dão a ideia de que Jesus voltará a qualquer momento:
Mark 13:32–33 NAA
32 — Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. 33 — Estejam de sobreaviso e vigiem, porque vocês não sabem quando será o tempo.
Luke 12:40 NAA
40 Estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá à hora em que vocês menos esperam.
Por outro lado, a Bíblia fala sobre alguns sinais que precederão a volta de Jesus:

a. A pregação do evangelho às nações.

Mark 13:10 NAA
10 Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.
Devemos nos lembrar de que a pregação do evangelho serve tanto para salvação quanto para condenação. Salvação dos crentes e condenação dos ímpios. As pessoas serão salvas através do evangelho ou condenadas por ele. Depende da escolha de cada um.
Esse sinal ainda está se cumprindo: há vários povos que ainda não ouviram o evangelho.

b. A Grande Tribulação.

Já falamos sobre ele no domingo passado.
Muito sofrimento virá sobre a Igreja nesse período. Contudo, pela descrição dele feita por Jesus, entendo que esse tempo ainda não começou. Ou seja, esse sinal também não se cumpriu.

c. Sinais no céu (v. 25).

Mark 13:25 NAA
25 as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados.
Os astros do céu se comportarão de forma totalmente anormal. Não será apenas um eclipse, pois “os poderes dos céus serão abalados”.
Esse sinal certamente ainda não aconteceu. Entretanto, devemos estar vigilantes, pois ele pode acontecer com poucos minutos.

d. A vinda do Anticristo.

1 John 2:18 NAA
18 Filhinhos, esta é a última hora. E, como vocês ouviram que o anticristo vem, também agora muitos anticristos têm surgido; por isso sabemos que é a última hora.
O apóstolo João fala que vários anticristos têm surgido e que haverá um último.
O Anticristo é descrito na Bíblia: ele será revelado no tempo certo e agirá como se fosse o próprio Deus. Fará sinais e maravilhas com o poder de Satanás, enganando multidões.
Durante a história, muitas pessoas tentaram identificar o Anticristo, também chamado de “Homem da Iniquidade”: O imperador Nero, Adolf Hitler, Joseph Stalin ou até mesmo o papa. Porém, a Palavra de Deus afirma que o Anticristo será destruído diretamente por Jesus em Sua vota.
Assim sendo, é improvável que o Anticristo já tenha vindo.

e. A salvação de Israel.

Romans 11:25–26 NAA
25 Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem este mistério, para que não fiquem pensando que são sábios: veio um endurecimento em parte a Israel, até que tenha entrado a plenitude dos gentios. 26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: “O Libertador virá de Sião e afastará de Jacó as impiedades.
Antes da volta do Senhor, muitos judeus receberão a Jesus como o verdadeiro Messias. Ao que parece, esse sinal também ainda não se cumpriu.
Resumindo, por um lado, a Bíblia fala que Jesus voltará a qualquer momento. Por outro lado, alguns sinais terão que acontecer antes da Sua volta. De acordo com os sinais que acabamos de ver, percebemos que a maior parte desses eventos ainda não aconteceu.
É preciso fazer uma observação importante. Com certeza Deus não disse sobre esses sinais para nos desanimar ou nos permitir um tempo de frouxidão espiritual. Por que será que Jesus nos ensinou sobre esses sinais que acontecerão antes da Sua volta?
i. Esses sinais nos foram revelados para que intensifiquemos nossa expectativa quanto à volta de Cristo.
Luke 21:28 NAA
28 Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, levantem-se e fiquem de cabeça erguida, porque a redenção de vocês se aproxima.
ii. Além disso, esses alertas servem para impedir que nos desviemos da presença do Senhor.
Ele nos alertou quanto aos perigos e dificuldades que virão sobre a Igreja. Haverá muitas mentiras, muitos falsos cristos, muita perseguição. Precisamos estar firmes em Deus para enfrentar esse tempo.
Como você tem vivido sua vida com Deus? […]
Acabamos de ver os sinais que precedem a volta de Jesus. Agora, veremos como será a Sua vinda.

2. De que forma Jesus voltará?

a. Visível.

Revelation 1:7 NAA
7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente. Amém!

b. Em corpo.

Quando Jesus subiu aos céus, um anjo falou aos discípulos: “Por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi para o céu virá do modo como vocês o viram subir”.
Jesus subiu aos céus com corpo humano glorificado. Ele está nos céus da mesma forma, e voltará assim também.

c. Repentina.

V. 27: “porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem”.

d. Gloriosa.

Lemos Mc 13 no início. Diz que Jesus, o Filho do Homem, será com grande poder e glória. Não virá mais como o servo humilde e sofredor, mas como o Rei do Universo Todo-Poderoso e Majestoso!

e. Vitoriosa.

Lemos no v. 27 de Mc 13: Jesus reunirá os seus escolhidos dos quatro cantos da terra.
Jesus já venceu! Ele cavalga para vencer! Ele é invencível! Quem pode contra o nosso Deus?

Considerações finais

Todos os sinais estão se cumprindo. Já estamos vivendo o princípio das dores.
Duas aplicações:
Precisamos nos preparar para a volta de Jesus. Você conhece a parábola das Dez Virgens? Elas adormeceram esperando o Noivo chegar, e ficaram do lado de fora da festa. Jesus contou essa história para que estejamos sempre preparados para Sua vinda.
Devemos ansiar por esse dia. Será o dia da nossa redenção. Será o dia do nosso encontro eterno com Jesus, o Salvador, Aquele que comprou pessoas de todas as eras, de todos os povos, tribos, línguas e nações. Ele fez para Si um povo transformado, santo, glorioso. Quando Ele voltar, estaremos para sempre com Ele. Você aguarda ansiosamente por esse dia?
Um dia cantaremos esse cântico junto com toda a Igreja de Jesus reunida:
Revelation 19:6–8 NAA
6 Então ouvi o que parecia ser a voz de uma grande multidão, uma voz como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: “Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. 7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou. 8 A ela foi permitido vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro.” Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

Apelo

Você está preparado para a volta de Jesus?
Se sim, diga para Jesus que você O está aguardando.
Se não, é preciso se arrepender. Confesse seus pecados, e o sangue de Jesus é poderoso para te perdoar e purificar.
Se você ainda não recebeu a Jesus como Senhor e Salvador, precisa fazer isso hoje mesmo. O tempo está se acabando. Jesus voltará, e depois da Sua volta, não haverá mais oportunidade de salvação. Reconheça seus pecados diante de Deus. Jesus veio a este mundo e morreu na cruz a 2 mil anos atrás para nos dar o perdão dos pecados e a salvação. Permita que Jesus agora seja seu Senhor, o Deus da sua vida. Entregue sua vida a Ele. Se você fizer isso, poderá participar das bodas do Cordeiro na eternidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more