7 Cartas de Cristo (2)

7 Cartas de Cristo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Igreja de Pérgamo

Revelation 2:12–17 NVI
“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: “Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes. Sei onde você vive — onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. “No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas. Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca. “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Pontos Iniciais

A importância do texto
Se me fosse dado a escolha de poder selecionar somente uma das sete cartas para ministrar a Igreja de Cristo, sem sombra de dúvidas minha escolha seria a carta de Cristo a igreja de Pérgamo. Com isso não estou dizendo que as outras cartas não tem importância, porém considero o conteúdo da carta aos de Pérgamo o de maior urgência para tempos tão sombrios que a igreja tem passado.
Essa carta não só tem uma série de verdades muito importantes, mas é introduzida com uma figura que gera temor imediato em nossos corações. Em todas as cartas temos uma abertura sobre uma característica daquele que passeia pelo meio dos candelabros e sustenta as sete estrelas, Jesus Cristo, mas nenhuma delas tem uma visão tão aterrorizadora quanto a da carta de Pérgamo. A faceta que Cristo decide mostrar para Pérgamo não é de pés de bronze, cabelo de lá, das mãos segurando as estrelas nem nada do tipo, mas de uma espada afiada de dois gumes saindo de sua boca.
O alerta ao início da Carta
A medida que formos lendo estudando essa carta quero que você mantenha a imagem de quem está proferindo a mensagem, a medida que Cristo nos ensinar no decorrer desse texto quero que você relembre mentalmente dessa imagem. Ele não é mais um bebe em uma manjedoura, ele não é mais um pobre carpinteiro, ele não é mais o servo sofredor de Isaias, ele não é mais um homem de dores e humilhações, ele não é mais um qualquer sem beleza alguma, ele não é mais um cordeirinho pendurado em uma cruz, quem está falando agora é o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, o Conquistador Ungido, o Alfa e o Omega, O Homem da Justiça que em sua boca tem uma espada afiada pronta e preparada para o grande e terrível dia do Senhor! Com esse olhar quero te convidar a conhecer a carta de Pérgamo e descobrir o que nós temos de tão comum e porque essa carta é tão relevante para a igreja nos dias de hoje!
A estrutura e metodologia de exame
Primeiramente vemos aqui uma estrutura similar com a primeira carta que vimos, a carta aos de Éfeso, a carta é composta por uma espécie de prólogo onde o remetente que é Cristo se descreve com um dos seus atributos prenunciados em Ap 1.16 “Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.” Aqui não somos informados sobre a origem dessa espada, mas lá no capítulo 1 somos informados que a espada saia de sua boca. A mensagem segue com um reconhecimento e uma advertência, assim como em Éfeso, no caso de Éfeso Cristo reconhece quão bem eles tem expulsado os nicolaítas do seu meio mas adverte-os com relação ao amor que está em falta, já aqui em Pérgamo o elogio é por como a igreja tem se posicionado durante a perseguição, enquanto a advertência é sobre como eles tem não somente tolerado mas se apegado a doutrina de Balaão, no fim da carta Cristo convoca os cristãos para vencerem e receberem seus prêmios, assim como a carta aos de Éfeso. Quando olhamos para esse texto, as dúvidas que se levantam são muitas: Quem é a igreja de Pérgamo? Que tribulação é essa que eles estão perseverando? O que é esse trono de satanás e a doutrina de Balaão e o que todas essas perguntas podem responder ou nos ensinar nos dias de hoje? Para isso vamos ter que conhecer melhor sobre o contexto de Pérgamo e algumas similitudes com os dias de hoje vão aparecer a medida de caminhamos!

Introdução

A cidade de Pérgamo
Pérgamo era uma das cidades mais importantes da 7 cartas, enquanto Éfeso era uma das 4 mais poderosas do império romano com 250 mil habitantes, Pérgamo por outro lado era talvez a cidade mais importante religiosamente falando, ela ficava 112Km de distância de Esmirna, a cidade que vimos semana passada, o prestígio da cidade de Pérgamo começou entre 197 e 159 a.C quando construiu a Acrópole, um muro ao redor de toda a cidade, o templo de Atena, um grande altar a Zeus e uma biblioteca dom 200 mil volumes. Junto com Atenas e Alexandria, ela veio a ser uma cidade considerada como centro da intelectualidade.
A religião em Pérgamo
Por causa das grandes construções de templos Pérgamo se tornou o núcleo religioso da Ásia, diversos altares, santuários e templos eram dedicados ao deus Zeus (rei dos deuses, conhecido como o “Senhor salvador”), alguns a Atena também (deusa da vitória e patrona da cidade), a Dionísio (deus padroeiro da dinastia atálida, simbolizado por um touro) e Asclépio (deus da cura, simbolizado por uma serpente). Uma enorme área da cidade foi dedicada a esse último deus e suas artes mágicas.
A cidade tinha no cume do monte um altar dedicado ao deus Zeus que simbolizava a vitória da civilização sobre o paganismo de outros povos
Além de todas essas questões culticas, existia um agravante, Pérgamo era o centro do culto ao imperador
A isso quero chamar singular importância: Nos dias de hoje fica muito evidente quando separamos religião de civilização, na verdade foi justamente a questão da frequente mistura de temas que fez com que o estado se tornasse de certa forma “laico”, mas em tempos antigos civilização e religião eram temas misturados, perceba como em Pérgamo colocaram um altar a Zeus para dizer que a civilização romana é maior do que o culto a qualquer outro deus, mas eles usaram um deus para representar isso, em outras palavras, civilização nesse contexto é uma nova religião que se depara superior as outras. É impossível separar religião de civilização em tempos como esse, a própria biblia mostra isso desde gênesis 12 onde promete a Abraão que sua decendencia seria uma grande nação, porém ali já vemos que o nascimento dessa nação trouxe junto o nascimento da religião a YHWH e com isso aprendemos claramente uma coisa: NÃO EXISTE NEUTRALIDADE NO MUNDO. NESSE SENTIDO MUNDO NÃO E DIFERENTE DE CÉU E INFERNO. MUNDO É UM ESPAÇO DE TEMPO QUE SERVE COMO UM LIVRO DE PROVAS PARA DEUS TE MOSTRAR PARA ONDE VOCÊ VAI DE ACORDO AS PROVAS QUE FORAM COLETADAS NO DECORRER DE SUA VIDA! POR ISSO AQUI NÃO HÁ NEUTRALIDADE, NÃO EXISTEM COISAS QUE NÃO SÃO NEM PARA DEUS NEM PARA SATANÁS. TUDO QUE NÃO GLORIFICA OU ADORA A DEUS, VAI GLORIFICAR E ADORAR A SATANÁS.
Digo isso devido a recorrente dualidade na vida, as vezes temos questões de que coisas que aparentemente não são de cunho religioso são neutras: ahh governo é neutro, dinheiro é neutro, entretenimento é neutro, comer e beber é neutro. Vivemos uma vida separando esferas, a esfera do trabalho, do dinheiro, do estudo, do namoro, do casamento, dos sonhos e da religião. Essas esferas que a igreja no decorrer dos anos foi separando da vida religiosa, satanas tomou conta para a depravação. A igreja dizia que era pecado ver TV, satanas se apossou das emissoras e os cristãos não fizeram nada, a igreja dizia que era pecado jogar bola, satanás se apossou dos esportes e pessoas que se dizem crentes vivem escandalos na midia esportiva todos os dias, a igreja dizia que moda é coisa do mundo, satanás esta colocando mulheres nuas na rua com seios pintados e chamando de moda, porque durante anos dualizamos a vida. Digo isso pra que você perceba que todas as áreas da sua vida que você não colocar Deus, um demonio disfarçado de deus tomara o lugar!
Esse era o grito da estátua de Zeus, a civilização que nos criamos é maior do que todas as relgiões!
O sistema que criamos é maior do que o cristianismo, é maior do que o catolicismo, satanás só ocupa lugar vazio, porque onde há luz a escuridão não resiste, se o mundo está muito ruim é porque os interruptores foram sendo desligados no decorrer da história, pela propria igreja! Paulo então diz em 1Co 10.31 “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”
A questão do trono de Satanás e culto ao imperador
Essa questão é tão relevante no contexto de Pérgamo que um tema central de apocalipse surge pela primeira vez no livro: a questão de satanás. O Jesus Cristo retratado como aquele que tem a espada de dois gumes em sua boca começa a comparar e alertar algumas coisas, preste atenção no primeira frase que Jesus pronuncia “eu sei onde habitas”, Jesus está olhando para essa igreja e reconhece esse território, ele sabe o que acontece naquele lugar, ele conhece aquela cidade e introduz sua fala dizendo isso, olha Quero Viver, eu conheço Foz do Iguaçu, eu conheço essas fronteiras ai, Jesus não está de olhos fechados para a realidade dos lugares, mas ele sabe exatamente como é cada lugar.
No caso de Pérgamo a questão fica ainda mais complicada, porque Cristo diz que o trono de Satanás está naquele lugar e no fim do mesmo verso Cristo para dar mais ênfase a essa questão diz que satanás habita naquele lugar, ou seja não é só a questão de que ali satanás é adorado, mas ele já fez morada nesse lugar.
Quando nós entendemos o contexto da cidade, a questão do culto ao imperador, os deuses sendo proclamados como poderosos da civilização e agora somado a tudo isso satanás sentado num trono e sua morada construida na mesma cidade as coisas começam a se juntar e a figura fica muito séria.
Existem algumas interpretações sobre a questão do trono de satanás e sua habitação ali, pelo menos 7, não vou recorrer a todas, vou me apoiar na interpretação mais aceita.
Como eu disse anteriormente a cidade de Pérgamo era o centro do culto ao imperador, todas as pessoas com excessão dos judeus que tinham um acordo antigo com o imperador e que eram uma minoria de certa forma insignificante precisavam subir ao templo uma vez por ano e declarar César como senhor, assim eles recebiam uma carta que os deixava isentos dessa responsabilidade durante mais um ano inteiro. O que Jesus quer dizer com isso é que ali satanas é adorado no dia a dia de todos, ao ponto de existir até um trono ali que precisa ser adorado uma vez por mes, esse sistema está tão inserido no meio do povo que é como se satanas que está governando por tras dessa cultura romana vivesse ali naquela cidade, porque faz o bem entende e todos aceitam de bom grado, até adoram!
O mais importante diante dessa cena é o que Cristo fala no meio disso “Ap 2.13 “Sei onde você vive — onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.” Você mesmo mediante a tudo isso permaneceu fiel ao meu nome! Os cristãos daquela cidade não subiam ao templo uma vez por ano prestar um sacrificio de 30 min a César! E isso tem um alerta poderosíssimo para nós!
Vamos aqui ser brasileiros sinceros, os brasileiros do jeitinho, sabe aquele instinto carnal brasileiro que a gente tem que matar em nossas veias? Veja bem, imagine o seguinte: Imagine que na nação hoje quem preside é seu presidente favorito na história, seja ele quem você quiser, bolsonaro, lula, putin, george bush, obrama, quem vc quiser, o que eu quero que você entenda é que o Brasil é um pais incrivel nessa visão, tudo funciona, é o Brasil que deu certo! Mas esse seu presidente favorito, do nada acorda um dia e estipula um tal de “um novo imposto” que consiste de: Uma vez por ano você precisa ir na prefeitura com 100 reais e lá você vai declarar que esse presidente é o seu senhor, seu provedor, o cara que te sustenta e ninguem vai te ouvir, talvez alguns vão até te ver! Quando você completar isso o pessoal da prefeitura vai instalar no seu celular um comprovante de um ano com um código específico que você vai precisar usar pra ir no mercado, pra estacionar seu carro na rua, você precisa mostrar para seu chefe pra continuar empregado, você precisa mostrar na entrada do hospital e assim por diante, tudo o que for fazer vai precisar desse código que só pode ser obtido com a declaração na prefeitura! O que você faria?
Eu vou te dizer o que nós fariamos: Conseguir o código com um parente da prefeitura, nós tentariamos comprar o código, tentariamos falsificar o código e em último caso nós iriamos no momento de menos movimento na prefeitura pagariamos os 100 reais, diriamos o que tem que ser dito e sairiamos de lá o mais rápido possivel! Agora eu vou te dizer o que o cristianismo no brasil não faria: Ele não ficaria sem comer, negociar, sem comer, sem estacionar seu carro, ele daria um jeitinho!
Só que me permita agora ampliar a figura, os de Pérgamo estavam sendo aplaudidos por Jesus Cristo porque eles não se dobraram e nem deram um jeitinho, só que a imagem que eu montei perto do que Pérgamo vivia era fichinha, lá eles não ficavam somente sem usufruir da sociedade, mas se fossem pegos na rua sem a cartinha, eram mortos decapitados ou queimados vivos como postes no meio da rua pela noite!
Mounce menciona uma tradição que surgiu a partir de policarpo e eusébio que Antipas que Cristo cita ter morrido era o pastor da igreja de Pérgamo e foi morto dentro de um touro de bronze com chamas acessar debaixo da barriga da estátua (simbolo do deus Dionísio da cidade).
Veja até que ponto esses cristãos estavam dispostos a ir para manter o testemunho deles diante da sociedade caida, a maioria de nós não aguentaria 10% disso e mesmo esses que foram heróis receberam repreensões de Cristo com uma boca de espada, que mensagem será que Cristo teria para nós nos dias que vivemos?
Aqui em coloco o meu primeiro ponto: Como é nossa aparência para o mundo la fora? Como a sociedade nos vê? Somos capazes de sustentar esse mesmo argumento? Merecemos o mesmo aplauso que Pérgamo recebe? Será que no que Pérgamo foi aplaudido nós não precisamos ser repreendidos?
Jesus diz em Lc 12.9 “Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.”
Sabe eu fiquei matutanto nisso por um tempo, se diante de um povo tão comprometido que morria por ele, o Cristo se apresenta como o detentor da espada do juízo, como será que ele apareceria para nós hoje que não saimos de casa cultuar por causa de uma chuvinha?
Isso trás grande temor em meu coração! Se a realidade apostólica nos alcançasse hoje, seriamos martyres ou apóstatas?
Será que poderiamos receber o mesmo elogio que Pérgamo recebeu ou será que já teriamos reprovado nesse teste?
Que Cristo nos perdoe por levarmos muitas vezes de forma tão leviana o cristianismo e nos ajude a ser testemunhas fiéis diante de tantas questões na vida!

Desenvolvimento

Assim como a estrutura da carta Éfeso passa por um elogio seguido na repreensão, agora entramos na segunda parte dessa carta, a repreensão do homem da espada de dois gumes!
Ap 2.14-15 “No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.”
Jesus invoca o exemplo de Balaão para comparar aquela igreja, veja que tenebroso o perigo que essa igreja corre:
História de Balaão
Eu não sei se você conhece a história de Balaão, mas Balaão foi um profeta gentio consultado por Balaque rei de Moabe, em Números 22-24 que pediu que o profeta lançasse maldições contra os Israelitas, em outras palavras Balaque tentou comprar a profecia. Ele tentou usar o poder de Deus em benefício próprio a troca de dinheiro. Em outras palavras o rei moabita tentou com seu dinheiro ouvir o que fosse do seu agrado, ele tentou com seu dinheiro comprar poder de Deus! Por isso muito cuidado se você contribui com um lugar que somente diz coisas doces ao seus ouvidos, cuidado quanto tudo que você ouve é exatamente o que queria ouvir, é muito provavel que tem doutrina de Balaão ai no meio. Balaão não foi considerado um falso profeta porque ele não era de Deus, ele foi chamado de falso profeta pelos judeus porque ele recebia para dizer o que as pessoas querem ouvir! Mas voltando a história, Balaão não conseguiu proferir maldições pois o povo de Deus já era abençoado e o que Deus abençoa satanás não tem vez!
Jesus chamou a atenção ao que Balaão ensinou a Balaque, porém nós não achamos esse dialogo em Números, nos acabamos descobrindo por dedução devido ao que vai acontecer em Nm 25.1-3 “Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses. Assim Israel se juntou à adoração a Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.” e mais adiante em Nm 31.16 “Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor.” Moises vai dizer qual foi o conselho de Balaão que se relaciona com essa história. A palavra utilizada para conselhor de Balaão é edidasken que quer dizer ensino.
Balaão percebeu que o povo de Deus não pode ser derrotado, afrontado, ou perturbado com maldições ou coisas do estilo, isso leva ele a uma conclusão: Já que não dá pra destruir o povo aqui do lado de fora, vamos destruí-los de dentro pra fora, ele aconselhou a Balaque que mandasse mulheres moabitas e os deuses moabitas para se juntarem com o povo de Israel, assim Israel perderia a batalha não porque foram amaldiçoados mas porque eles mesmos pecaram e se distanciaram do senhor. Isso foi uma estratégia que Satanás já aprendeu a muito tempo: Não precisa lutar contra o povo, só entregue a eles coisas que eles amam e desejam, de um molde de benção a isso, transforme algo ruim em bom, insira no meio deles que eles caem sozinho nas armadilhas!
Jesus cita essa história para comparar com o que a igreja de Pérgamo estava passando com os nicolaítas, assim como os de Israel cairam em armadilhas que satanás plantou dentro da igreja, assim também vocês estão caindo na doutrina dos nicolaítas!
O erro vs o acerto da igreja
Aqui o caso da igreja de Pérgamo é o contrário da de Éfeso, em vez de expulsarem os nicolaítas eles seguem a doutrina desses falsos mestres. É incrível como a construção do texto é feita no grego, no verso 13 nos vemos que Jesus está enaltecendo que aquela igreja em meio a perseguição seguiu, conservou, preservou o nome de Cristo e a palavra utilizada ali é a palavra krateis que significa agarrar energéticamente, é a mesma palavra utilizada para falar em Ap 2.1 que Jesus segura as 7 estrelas com a mão, o grande problema ou a grande acusação de Cristo aqui é que quando ele diz que o povo está seguindo a doutrina dos nicolaítas, ele usa a mesma palavra krateis. Com isso a repreensão de Cristo se torna ainda mais severa…
O imagem que Jesus quer mostrar é que na mesma proporção que vocês se agarram em mim pra testemunhar la fora, ao ponto de morrerem por mim, aqui dentro da igreja nessa mesma proporção vocês se agarram na doutrina dos nicolaítas. Eu acredito que acabamos de chegar no apse, no maior ensino dessa carta!
Estamos diante de um povo que tem um testemunho impecável, la fora estão dispostos a passar por qualquer tipo de atrocidades para que o nome de Jesus seja glorificado, mas dentro da igreja tudo está uma desordem, falsos mestres se levantaram dentro da igreja fermentando o evangelho puro e simples de Cristo. A bíblia não diz o que é o ensino dos nicolaítas, existem diferentes opiniões sobre isso, a mais forte é que possivelmente eles estavam misturando secularismo com igreja, estavam pegando itens de la de fora, a mesma expressão de comer coisas a idolos e praticas sexuais ilicitas aparece como algo que os apóstolos deveriam repreender quando chegassem em igrejas gentilicas segundo o concilio de Jerusalem em At 15.29 “Que se abstenham de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. “Que tudo lhes vá bem”.
Os nicolaítas eram provavelmente um grupo de pessoas inteligentes que entravam nas igrejas e pegavam as questões culturais da época e diziam não haver problema a prática dessas coisas, mais ou menos assim: “Ah vocês não podem adorar César, vocês tem que adorar somente a Jesus, nem que morram por isso, mas o restante das coisas podem praticar normalmente, o que a sociedade considera aceitavel a igreja tambem tem que considerar aceitavel, podem comer o que é oferecido aos idolos (de fato Paulo diz que não há problema nisso na carta escrita aos Corinto), podem se deitar com outras mulheres, podem ter as mesmas práticas da sociedade como um todo!
Muitas vezes achamos que hyper graça é algo dessa época, mas a primeira luta que Paulo sempre tinha quando ia estabelecer uma igreja gentilica era “Como vou ensinar a eles sobre o pecado se estão acostumados com isso”?
O alerta de Cristo sobre lutar contra a igreja
Eu sei que no decorrer dessa ministração nós passamos por uma construção mental bastante densa mas quero começar fechar alguns pontos e comparar a história de Pérgamo com a nossa em uma série de aspéctos.
Enquanto eu preparava essa palavra eu não pude deixar de refletir em uma série de exemplos que vivemos alguns meses atras aqui nesse pais, a alguns meses assim como pergamo era dividido entre o paganismo governamental e o cristianismo, assim tambem vimos um pais dividido em dois tipos de pessoas chamas inclusive de os de esquerda e os de direita que defenderam com veemencia o que acreditava, lembro de ter passado tantas vezes na frente desse quartel e ver pessoas que acampavam ali acreditando em histórias e mais histórias, homens que faziam discursos sobre as super informações ultra-secretas que receberam de alto escalão e pobres pessoas esperançosas num ideal, numa ideia, o Brasil é de fato um dos países com a maior fé do mundo. O povo brasileiro é lutador e persiste até o fim por seus ideais, sejam eles bons ou ruins, somos um povo de fé! Eu vejo claramente a imagem de Pergamo nos olhos de algumas pessoas aqui no Brasil, dispostos a morrer pelo que acreditam. Muitos e muitos e muitos desses se diziam cristãos, dos quais nunca passaram nem 10 minutos falando de Jesus comigo, mas bastava dizer o nome de mais um César que eles sabiam exatamente tudo, poderiam conversar durande horas e horas a fio sobre isso!
Da mesma forma que durante anos a fio a igreja decidiu se isolar de temas sociais e entregar o dominio de varias esferas da sociedade a satanas, na mesma força ela decidiu se apropriar de alguns temas e dizer que é em nome de Jesus.
E aqui eu chego talvez no apse dessa ministração: Pérgamo morreu por não se dobrar a uma ideia, porque acreditava em uma ideia maior do que a de César, mas o dia a dia daquela igreja não passava de fumaça, porque fé sem obras é morta. Eles saiam na rua e gritavam seus gritos, mas na dia a dia velavam seus pecados. Eles saiam na rua dispostos a morrer por um tal de Jesus, mas no dia a dia procuravam uma mesagem que diziam ser de Jesus mas que não passava de uma pilula para um cancer. Ouviam o que queriam, aplaudiam o que gostavam, se alimentavam de seus mestres e achavam que era por Cristo! Assim também infelizmente o cristianismo ganhou alguns contornos nos dias de hoje. Ser moral não necessáriamente é ser cristão, mostrar uma aparencia para o mundo não necessáriamente é ter uma essência como a de Cristo. Entregar sua vida por uma ideia bonita, boa, moral nã necessariamente é morrer por Cristo!
Tudo isso fica muito evidente quando Jesus diz Ap 2.16 “Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.”
Veja a imagem que Cristo evoca para aqueles que estéticamente mostram um cristianismo, mas negociam o secularismo que está invadindo as igrejas!
Pedro alertava sobre esse dias 2Pe 2.1 “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” e Paulo também a seu filho da fé Timótio diz 2Tm 4.3 “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.”
Estamos vivendo nos dias que Paulo alertou a Timóteo e me encho de temor ao ver a imagem que Cristo evocou numa situação dessas.
Além de precisarmos de arrependimento por não estarmos tomando com tanta seriedade a vida de Cristo, ele também nos chama para ouvirmos o que o Espírito diz e da de presente a aqueles que passarem por essa prova!

Conclusão

Ap 2.17 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.”
Para aqueles que não se contaminam com mestres para si, mas que buscam toda a verdade de Deus, aqueles que mostram uma aparência forjada na essência, pessoas que não idolatram um novo César se pareça ou não ele com a Bíblia, mas que estão dispostas a morrer por um Cristo, mas não só morrer e sim procurar seus ensinamentos e viver como ele viveu, sem separar o que é de Deus e o que é do mundo, mas que entendem que devem ser sal e luz na terra, e influenciar os lugares escuros com a luz radiante de Cristo. A esses Cristo diz que receberam duas recompensas:
Mana escondido
A arca da aliança se perdeu em 586 antes de Cristo e dentro dela estava guardada um pedaço de maná, essa arca nunca mais foi encontrada e alguns manuscritos judeus como por exemplo 2 Macabeus dizem que Jeremias escondeu a arca então uma série de escritos apocalipticos como o livro de Enoque tratam a questão de um dia esse maná ser encontrado no reino do Messias. Independente se essas histórias são verdadeiras ou não a verdade é que o vencedor vai conhecer esse maná e não vai conhecer de qualquer jeito, mas o proprio Cristo diz que Ele nos dará, quem sabe isso seja referente a uma ceia com o mestre, quem sabe que tipo de benção é essa, a certeza que nós temos é que ela está além dessa vida e está com o próprio Cristo que vai estar em portões de Pérola esperando os vencedores desse mundo caido atravessarem aquelas portas
2. Pedra Branca
O segundo item é uma pedra branca com um nome que só nos mesmos conhecemos. Existem diversas interpretações para essa pedra, eu vou citar as duas mais fortes, a primeira é que no juri Romano, quando alquem era colocado diante de um juri para ser julgado, a votação era feita a partir de pedras, pedras pretas tornavam o homem condenado e pedras brancas inocentado, se esse for o caso, então Cristo está dizendo que o tribunal, o único que poderia nos acusar não nos acusou e agora somos novas criaturas, até com nomes diferentes. O segundo exemplo das pedras era quando uma olimpiada fosse acontecer, os atletas recebiam pedras de marmore claro com o nome deles escrito que dava a eles acesso a todas as regalias que eles pudessem imaginar, jantares, clubes, hoteis, todos os melhores lugares reservado somente a reis.
Nessa noite Cristo nos chama para ação, ele nos chama a parar de procurar o evangelho dos nicolaítas, parar de procurar as coisas que nos agradam, parar de viver de mera aparencia e começar a viver como ele, ele te chama para vencer e herdar do maná que nem o povo comeu e da pedra com seu novo nome!
Related Media
See more
Related Sermons
See more