A VERDADE SOBRE O MESSIAS DE SATANÁS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Dan.8:23-27

Intro:
Para dizer o mínimo, a Bíblia é um livro complexo. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que na área da profecia. Quase todo professor de Bíblia tem sua própria opinião sobre como as coisas vão desenrolar. Isso resulta em confusão por parte dos cristãos. O que eu gostaria de fazer é lançar um pouco de luz sobre algumas áreas da profecia.
Não pretendo ter todas as respostas, mas vou tentar pregar sobre vários temas proféticos que são apresentados na Palavra de Deus.
Gostaria de tentar apresentar esses estudos na ordem em que acontecerão no calendário profético de Deus.
No domingo passado, vimos o Arrebatamento da Igreja. Hoje, gostaria de pregar um pouco sobre o Messias de Satanás. Este sermão se concentrará na vida e obra da pessoa conhecida como o Anticristo.
Por que uma série sobre profecia? Porque muitos em nossas igrejas modernas não sabem o que está por vir. Porque muitos ao nosso redor precisam se preparar para a vinda do Senhor. Porque o tempo é curto e precisamos ouvir a verdade.
Cerca de 40 bilhões de pessoas viveram na Terra desde que Adão foi criado no Jardim do Éden. Desde aquela época, o mundo testemunhou o surgimento de muitas pessoas talentosas, inteligentes e poderosas. No entanto, nenhum desses que já viveu é capaz de se igualar a esse homem que será conhecido como o Anticristo. Ele será poderoso, enganoso, inteligente, brutal, implacável e eficiente. Ele representará o auge de tudo o que o homem pode alcançar longe de Deus. Ele será literalmente O Messias de Satanás. Vejamos o que a Bíblia diz sobre ele.

I. V. 23 A APARÊNCIA DO MESSIAS DE SATANÁS

Daniel 8:23 ““No final do reinado deles, quando a rebelião dos ímpios tiver chegado ao máximo, surgirá um rei de duro semblante, mestre em astúcias.”
(Nosso texto nos diz que no fim dos tempos, um rei feroz se levantará. Mas, quais são os sinais de sua aparição?
Quando esse homem aparecerá? Temos como saber? A resposta a essa pergunta é “sim” e “não”.
Estou certo de que nenhum homem sabe exatamente quem é o Anticristo ou exatamente quando ele aparecerá, mas a Bíblia fala de certos sinais que acompanham sua aparição. São esses sinais que eu gostaria de observar por alguns minutos.)

A. A condição do mundo

‌- quando este homem fizer sua entrada, o mundo estará em uma terrível condição moral. Isso é evidenciado por duas passagens que fazem referência ao fim dos tempos,
LuK 17:26–27 ““Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. O povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o Dilúvio e os destruiu a todos.”
1 Tim. 4:1–5 “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.”
‌É fácil ver que nosso mundo já traz as marcas que sugerem o cumprimento dessas condições.
É minha convicção que o mundo está pronto para o Super-homem de Satanás aparecer.

B. A corrupção da religião

2 Thes. 2:3 “Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
Esta Escritura nos diz que o Anticristo aparecerá durante um período que a Bíblia chama de “apostasia”.
Isso se refere a um tempo em em que a igreja organizada, visível (denominações históricas) se afastará das doutrinas da Palavra de Deus.
(Ill. Espero que todos entendam que só porque um prédio tem uma placa que diz “igreja” isso não o torna realmente assim! Na verdade, os dias em que vivemos são marcados por um rápido afastamento das verdades fundamentais do cristianismo.
Houve um tempo em que, se um homem dissesse que era cristão, você saberia muito bem no que ele acreditava.
Pode ter havido algumas diferenças doutrinárias, mas, na maioria das vezes, essa pessoa acreditava no nascimento virginal de Cristo, na morte e ressurreição substitutiva de Cristo, no retorno de Cristo, no fato de que a Bíblia é a Palavra de Deus.
Em outras palavras, um cristão era uma pessoa que tinha um relacionamento pessoal com Jesus e aceitava tudo o que a Bíblia ensina sobre Ele e Sua obra.
Agora, porém, as coisas mudaram! Uma pessoa pode negar o nascimento virginal e ainda afirmar ser cristã!
Uma pessoa pode se intitular cristã e lançar dúvidas sobre a exatidão da Bíblia.
Uma pessoa pode duvidar que Jesus realmente morreu e ressuscitou dos mortos e ainda afirmar que está salva.
Algo está errado com esta imagem! Estamos vivendo no meio de uma “grande apostasia!”)
(Ill. Quando as denominações historicas se reunem para votar se devem ou nao fazer casamento homossexuais ou permitir que os PRATICAM Homossexualismo sejam ordenados Ministros do Evangelho, algo está errado! Há coisas que são ensinadas com tanta firmeza e clareza na Palavra de Deus que jamais deveria haver dúvida sobre elas. ... No entanto, estamos vendo TODAS as principais doutrinas da Biblia sob ataque. Estamos vendo igrejas e denominações se afastando da verdade com velocidade alarmante. Verdadeiramente estamos no meio da apostasia!)
(Ill. Se estamos vivendo no meio de uma “grande apostasia!” Então o que impede o Anticristo de aparecer a qualquer momento e o que impede o início da Tribulação? Há um evento que deve ocorrer antes que o Anticristo possa ser revelado e antes que o Período da Tribulação possa começar.)

C. O que o esta detendo

2 Thes. 2:6–7 “E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo. A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.”
—Esses versículos nos ensinam a verdade de que a igreja deve ser removida antes que o Anticristo possa ser revelado.
O versículo 6 nos diz que há algo que “o está detendo” - “o está segurando”.
O versículo 7 diz que há “aquele que agora o detém".
A Bíblia nos diz, versículo 7, que “o mistério da iniqüidade já está em ação” - o seja o espírito do Anticristo já está operando.
É por isso que podemos ver as evidências ao nosso redor.
No entanto, existem duas forças que o impedem de subir no palco e dar a conhecer a sua presença. Quais são esses dois obstáculos? (o quê e quem)
A Igreja e o Espírito Santo!
A obra do Espírito Santo continua viva! Ele ainda hoje está convencendo e julgando os corações dos homens para conter as forças do mal no mundo, Joh 16:8–11Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.”
A verdadeira Igreja de Cristo ainda permanece viva, no poder do Espírito Santo, contra a maré do mal e impedindo a obra do espírito do Anticristo.
No entanto, vai chegar o dia, e essas duas forças serão removidas!
Quando? No Arrebatamento!
(Ill. É bom ressaltar neste ponto que a Grande Tribulação não é para a igreja! É chamada de “o tempo de angústia de Jacó”,
Jer.30:7 “Como será terrível aquele dia! Sem comparação! Será tempo de angústia para Jacó; mas ele será salvo.”
Foi dito a Daniel que a Grande Tribulação era um tempo para Israel,
Dan. 9:27 “Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado”.”
O Período da Grande Tribulação também é conhecido como um “tempo da ira de Deus.”,
Rev. 6:16–17 “Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?””
“Eles clamaram às montanhas e às rochas: “Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! Pois é chegado o grande dia da ira deles, e quem poderá resistir?”
Rev. 16:1Então ouvi uma forte voz que vinha do santuário e dizia aos sete anjos: “Vão derramar sobre a terra as sete taças da ira de Deus”.”
A Bíblia ensina claramente que os filhos de Deus foram salvos da ira por meio de Jesus,
Rom. 5:9 “Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus!”
Uma das maiores provas de que a igreja não passará pela tribulação é a promessa de Cristo à igreja em Filadélfia,
Rev. 3:10 “Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.”
(Amados, o diluvio so veio depois que Noe entrou na arca; Sodoma e Gomorra so foram destruidas depois que Lo e sua familia sairam de la. A Bíblia ensina claramente que os filhos de Deus foram salvos da ira por meio de Jesus, a igreja deixa este mundo antes do Período da Tribulação)

II. V. 23b AS HABILIDADES DO MESSIAS DE SATANÁS

A. Ele será um homem de Popularidade -

Rev. 6:2 “Olhei, e diante de mim estava um cavalo branco. Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer.”‌
Rev.6.2 nos diz que este homem receberá “uma coroa”. Ou seja, os povos do mundo o abraçarão como uma dádiva de Deus.
Sem dúvida, esse homem entrará em cena com um plano viável para a paz mundial.
Ele terá uma explicação plausível para o desaparecimento dos cristãos.
Ele incorporará tudo o que o mundo sempre procurou em um líder. Ele vai ser popular!

B. Ele será um homem de Paz—

Apoc. 6:2 nos diz que quando ele aparecer, será como alguém montado em um cavalo branco. Isso lhe dá a aparência de bom.
Também afirma que ele terá um arco, mas sem flechas. Isso indica que ele não virá fazendo guerra, mas sim paz.
Isso é comprovado pelo que Daniel viu em Dan. 9:27 Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado”.”
Tudo indica que este homem fará um tratado de paz de 7 anos (uma semana) com a nação de Israel.
(Ill. Podemos admitir com segurança que nosso mundo está procurando por tal líder. O mundo está cansado de guerra! A economia precisa melhorar, as pessoas querem prosperar e viver em paz e segurança. O mundo aceitará prontamente um homem com uma mensagem de paz.)
(Ill. O mundo nunca conhecerá a paz longe de Jesus Cristo! Enquanto este mundo está em turbulência esta manhã, os filhos de Deus tem a paz em seus corações, Joh 14:27 “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”
Quando Jesus voltar a esta terra, Ele dará início a uma paz genuína que durará. Se você está procurando paz, você a encontrará somente em Jesus!)

C. Ele será um homem de Prosperidade—

Dan. 11:43 “pois esse rei terá o controle dos tesouros de ouro e de prata e de todas as riquezas do Egito; os líbios e os núbios a ele se submeterão.”
Rev. 13: 16–17 “Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.”
O Anticristo vai acabar controlando toda a riqueza do mundo.
Ele trará prosperidade para aqueles que viveram na pobreza
Estou convencido de que o Anticristo acabará com a fome mundial.
Ele acabará com distinção de classes que existe em nosso mundo.
A maioria das pessoas sob seu reinado estará melhor financeiramente do que antes de ele subir ao poder.
(Ill. Esta é uma jogada que lhe trará sucesso extensivo. As pessoas gostam de prosperar! Hoje em dia parece que as pessoas não se importam se seu líder está moralmente falido, se sua administração está ou esteve envolvida em escândalos, se pessoas em posições de poder foram condenadas por crimes. As pessoas não se importam! Por quê? Porque elas querem ser melhores financeiramente, não importa como! O resultado final? Um líder mundial que promete e produz prosperidade será um lider muito popular !)

D. Ele será um homem de poder—

Rev 13:7–8 “Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação. Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.”
Esses versículos nos dizem que o Anticristo acabará governando o mundo inteiro.
Ao longo dos tempos, conquistadores buscaram esse objetivo elevado sem sucesso. Ele vai conseguir!
O que os homens não reconhecerão, ou não se importarão, é o fato de que ele recebe seu poder do próprio Satanás,
Dan. 8:24 “Ele se tornará muito forte, mas não pelo seu próprio poder. Provocará devastações terríveis e será bem-sucedido em tudo o que fizer. Destruirá os homens poderosos e o povo santo.”
Ele se tornará tão grande aos olhos da humanidade que eles literalmente o adorarão como seu deus.
(Ill. Tudo isso será verdade para ele no início de seu reinado. No entanto, no meio da Tribulação, este homem de paz e prosperidade mostrará sua verdadeira identidade. Isso nos leva ao nosso terceiro pensamento sobre este super-homem de Inferno.)

III. V. 24–25b AS ABOMINAÇÕES DO MESSIAS DE SATANÁS

A. Ele Atacará o Povo de Deus—

Dan. 7:25 “Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo.”
‌O Anticristo quebrará sua aliança com Israel e atacará o povo do Senhor. Ele tentará fazer o que Hitler, Stalin e outros não conseguiram: exterminar os judeus. Mais do que tudo, esse homem vai odiar tudo que tem a ver com Deus e Jesus Cristo. Ele atacará os judeus e tentará destruí-los completamente.
(Ill. Estamos vendo em nossos dias que esse espírito já está em ação!
Está se tornando cada vez mais impopular ser cristão que cre na Bíblia Sagrada.
Em varios setores da sociedade somos rotulados como intolerantes. Homofóbicos, Misóginos, Fundamentalistas, etc.
Eles dizem que a igreja tem que aceitar de boca calada o homossexualismo e a agenda LGBTQ+.
Existe uma incoerência nos discursos - “Temos que proteger as tartarugas marinhas”, … ao mesmo tempo, querem liberdade para assassinar em demanda crianças inocentes no ventre materno. “Vamos proteger o ovo da tartaruga e matar o feto!”
Quando falamos sobre os males da sociedade, somos acusados de fanatismo religioso.
Não devemos ter voz no governo. Dizem-nos para suavizar nosso discurso.
Pessoal, se o Senhor Jesus não voltar logo, em breve sera ilegal ser um cristão que acredita na Bíblia Sagrada!
A igreja está sob ataque, e isso continuará até o Arrebatamento. Então, o foco da ira de Satanás será a nação de Israel.)

B. Ele Atacará o Príncipe de Deus—

Dan. 8:25 “Com o intuito de prosperar, ele enganará a muitos e se considerará superior aos outros. Destruirá muitos que nele confiam e se insurgirá contra o Príncipe dos príncipes. Apesar disso, ele será destruído, mas não pelo poder dos homens.”
‌—Aqui, somos informados de que este homem do pecado se posicionará contra o Príncipe dos príncipes”.
‌Se voce ainda não sabe, o Príncipe dos príncipes” é o Senhor Jesus Cristo!
Parece que qualquer coisa que tenha a ver com piedade, santidade ou Cristo será o foco dos ataques desse louco.
Ele fará todo o esforço possível para erradicar o nome de Jesus da face da terra!
(Ill. Novamente, esta atitude já está sendo manifestada em nossos dias.
‌Quando foi a última vez que você ouviu alguém usar o nome de Alá como um palavrão?
Quando foi que você ouviu alguém em um ataque de raiva usar o nome de Buda?
‌Quando foi a última vez que você ouviu seu ator favorito pegar a palavra “dam” e colocar o nome de Krishna antes dela?
‌O fato é que você nunca ouviu! E você nunca ira ouvir!
O nome que é atacado com frequência alarmante é o nome de Jesus!
‌Por que? Porque o diabo odeia o nome de Jesus!
Ele o odiará e tentará desacreditá-lo e destruí-lo até que seja lançado nas chamas do Inferno.
‌Por que Jesus e Suas doutrinas são as coisas mais odiadas do mundo?
‌Porque se os homens admitirem o fato de que Ele morreu e ressuscitou, então Ele é de fato O Senhor e Salvador.
Então o homem tem que admitir que é um pecador ou será condenado ao Inferno se não se arrepender de seus pecados.
Então, Se a Bíblia está certa sobre Jesus, ela esta certa sobre tudo o mais que ela ensina.
O mundo odeia Seu nome porque Ele aponta seus pecados!)

C. Ele atacará o lugar de Deus—

Dan. 8:25; Dan. 11:36–37; Dan. 9:27; 2 Thes. 2:4; Mat. 24:15

Todos esses versículos nos dizem que o Anticristo quebrará sua aliança de 7 anos com os judeus. Que ele tentará varrer Israel do mapa e que entrará no templo recém-construído em Jerusalém, entrará no Santo dos Santos e estabelecerá seu trono. Ele se declarará Deus e exigirá adoração de todo o povo, mas especialmente dos judeus. Ele profanará o templo deles. Os judeus.
(Ill. Amigo, quem e o Senhor da sua vida hoje? Quem você está adorando esta manhã? Você está adorando a si mesmo? Suas coisas? Sua vida? Você está reservando sua adoração para o Anticristo? O fato é que sua adoração será direcionada a algum lugar. Eu aconselharia isso você: adore o Senhor Deus por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

IV. V. 25c AS AFLIÇÕES DO MESSIAS DE SATANÁS

A. Será repentino—

Dn 8:25 “Com o intuito de prosperar, ele enganará a muitos e se considerará superior aos outros. Destruirá muitos que nele confiam e se insurgirá contra o Príncipe dos príncipes. Apesar disso, ele será destruído, mas não pelo poder dos homens.”
Daniel 8:25 diz que o Anticristo será destruído. Isso significa que o Anticristo será derrotado, “mas não pelo poder humano”. Não pelo homem!
‌Seu reino será derrubado, mas será uma derrota sobrenatural.
Isso fica ainda mais claro em Rev.19:20Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
Quando Deus se levantar para julgar este homem, Ele o fará com rapidez e severidade. A derrota é certa para o Anticristo.

B. Vai ser sério—

Observe que Apocalipse 19:20 diz que o Anticristo será lançado vivo no lago de fogo!
Então, 1.000 anos depois, o próprio Satanás sera julgado e condenado ao Lago de Fogo.
Rev.20.10O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.”
Apesar das habilidades do super-homem de Satanas, apesar de seu poder, apesar de sua grandeza, apesar do fato de ter recebido a adoração dos homens, ele sera derrotado.
Apesar dele governar o mundo com grande poder, ele não passava de uma marionete nas mãos de Deus.
Ele era apenas um peão cumprindo um propósito divinamente direcionado. Este homem, como tantos outros, encontrou-se do lado errado da historia!

‌Conclusão

(Ill. Meu amigo, de que lado da historia você está esta manhã?
Você está alinhado com a Palavra de Deus?
Você tem confiado em Jesus como seu Salvador pessoal? Se assim for, então você nunca verá o Anticristo neste mundo.
Se assim for, então você estará no céu, na presença do Senhor Jesus Cristo enquanto o mundo se contorce sob a grande tribulação.
Mas se você ainda não creu e foi batizado como Jesus ordenou, então você precisa ser salvo! Você está do lado errado da historia!
O que voce precisa fazer para estar do lado certo da historia? Acts 16:31 “...“Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.”
Rom.10:9-10 “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”
Você cre nisso?)
Amados, Jesus está voltando e o mundo está prestes a entrar em um tempo de angústia como nunca experimentou antes.
O que vai acontecer com você no futuro depende do que você faz com Jesus Cristo hoje. Convido você a vir a Ele esta manhã e ser salvo.
Se você é salvo, peço que olhe para sua vida para ver se você está apontando pessoas para Jesus ou para longe Dele pela vida que você vive.
Eu não temo o Anticristo! Eu irei embora antes que ele apareça. E você? Onde você estará quando o Super-homem de Satanás tomar o mundo de assalto?
Related Media
See more
Related Sermons
See more