CURADOS PARA CURAR

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

WHERE YOU STAND DETERMINES WHAT YOU SEE!

Notes
Transcript

Saudacoes e Agradecimento

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
Salmos 122:1
Hoje é um dia de alegria! Por quê? Por que estar na presença do Senhor e dos irmãos é um privilégio. Nosso coração fica cheio de esperança ao entrarmos na casa de Deus!
Pastores - Lideres - Amigos …

Oração:

Senhor, nosso Deus e Pai, receba nessa noite, de coração aberto, os louvores e clamores desta igreja. Meu Deus, inclina teus ouvidos para nos ouvir atentamente, pois pedimos que o Senhor habite entre nós e faça milagres. Que a tua presença encha este lugar em que nos reunimos esta noite. Que todo irmão dessa igreja sinta o Senhor de maneira sobrenatural neste culto e volte para casa mudado. Vem meu Senhor, e toca-nos.
Psalm 73
Intro: One day, six blind men decided to go to the zoo....
Esse Salmo nos ensina a tirar os olhos das circunstâncias e colocá-los diretamente no Senhor. Nosso amigo Asafe estava pronto para desistir.
Ele estava pronto para jogar a toalha e simplesmente se afastar de Deus.
No entanto, ele aprendeu a olhar para as coisas, não a partir de uma perspectiva humana defeituosa, mas a partir da perspectiva de Deus.
Como aqueles seis cegos, a posição de uma pessoa determina o que ela vê.
Esse é o pensamento que eu gostaria de desenvolver nesta noite. Vamos passar algum tempo juntos nesse Salmo e considerar o pensamento "Onde você está determina o que você vê".

I. V. 1 COMO ASAFE FOI EDUCADO

Psalm 73:1 “Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração.”
Nesse primeiro versículo, vemos que Asafe foi bem educado nas coisas de Deus. Ele foi ensinado sobre a bondade de Deus. "Deus é bom”. Isso é 100% verdade! O próprio Jesus testemunhou sobre a bondade de Deus, Mateus 19:17, "... ninguém é bom, senão Deus...".
Asafe estava ciente de duas grandes verdades ...
A. Deus abençoa seu povo -
Psalm.84:11 “O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.”
B. Deus abençoa os puros -
Essa é outra afirmação verdadeira - Matt. 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
I. Como Asafe foi educado

II. V. 2-16 O QUE ASAFE OBSERVOU

Asafe havia aprendido a verdade sobre Deus, mas o que ele observou na vida parecia contradizer o que havia aprendido.
Isso o levou a uma situação de confusão e dúvida em relação a Deus. (tática de Satanás desde o Eden…)
Nessa seção do Salmo, vemos que Asafe esta em terreno escorregadio, v. 2.

Psalm 73.2 “Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.”

O problema de Asafe é o mesmo problema que todos nós enfrentamos de tempos em tempos.
Interpretamos mal a bondade de Deus! Muitas vezes pensamos que a bondade se traduz apenas em bênçãos materias.
Certamente a historia de Jó não se encaixa nesse discurso correto?
Não podemos acreditar, mesmo que por um minuto, que o que Jó suportou foi uma coisa divertida! Não foi! No entanto, no final, ele foi levado para mais perto do Senhor e foi abençoado por Deus por sua fidelidade!
Por muitos anos, um tipo de "evangelho de saúde e riqueza" tem sido pregado em nossas igrejas. As pessoas têm sido levadas a acreditar que, se viverem o tipo certo de vida e fizerem as coisas certas, o Senhor será obrigado a abençoá-las e dar-lhes coisas boas.
Meus amigos, esse tipo de ensinamento não é saudável!
Muitas vezes, o Senhor ira permitir coisas difíceis de suportar em nossa vida. (Cova de leões, fornalha, tempestades, espinhos na carne, calvario) Isso não é agradável, mas é necessário!
O que esquecemos é que o Senhor está nos moldando à Sua imagem.
E, para um pedaço de barro tão desfigurado como eu, isso requer muito aperto.
Asafe havia aprendido a verdade sobre Deus. Mas, repito, o que ele havia aprendido sobre Deus não estava de acordo com o que ele estava observando no mundo. Como resultado, seu coração adoeceu.
Observe o que adoeceu o coração de Asafe:

A. V. 3 A Prosperidade do pecador -

Psalm 73.3 “Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.”

Asafe se incomodou com o fato de que os ímpios prosperavam enquanto os filhos de Deus não tinham nada.

B. V. 4 A Tranquilidade do pecador -

Psalm 73.4 “Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte.”

Ele observou os ímpios viverem suas vidas em pecado e na maior tranquilidade, sem nenhum problema. Ele ficou maravilhado com a paz que eles tinham.

C. V. 5 Os Bons Momentos do pecador -

Psalm 73.5 “Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens.”

Ele ficou surpreso com o fato de os ímpios poderem viver uma vida de tanto pecado e fazer isso sem ter nenhum problema! Nenhum castigo, consequências… Seus bons momentos nunca acabam!

D. V. 6-11 O Orgulho do pecador -

Psalm.73:6-11 “Por isso o orgulho lhes serve de colar, e eles se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade ; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra. Por isso o seu povo se volta para eles e bebe suas palavras até saciar-se. Eles dizem: “Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo?””
Pelo fato de viverem a vida que vivem e de nunca haver oposição de Deus, eles se enchem de orgulho diante Dele. Dizem: "Deus não sabe de nada! Mesmo que saiba. Ele é fraco e incapaz de fazer qualquer coisa a respeito", v. 11. O tempo todo, eles espremem a última gota de prazer da vida, v. 10.
Para Asafe, parece que eles e que estão se dando bem na vida!
E. V. 12-16 Pelo progresso do pecador -
Psalm 73.12-16 “Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Se eu tivesse dito: Falarei como eles, teria traído os teus filhos. Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim,”
Quando Asafe absorveu tudo isso, seu coração ficou amargurado, seu coração adoeceu.
1. Ele olhou para a vida que estava vivendo para o Senhor, v. 13. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência
2. Ele olhou para a sua própria parcela de tristeza, v. 14. o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado
3. Ele olhou sua vida vivida para o Senhor e isso partiu seu coração, v. 16. Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim
4. Ele tinha medo de admitir como se sentia, porque não queria levar os outros para o mesmo caminho de desespero que ele estava trilhando, v. 15 Se eu tivesse dito: Falarei como eles, teria traído os teus filho
Quando Asafe viu essas coisas, sentiu vontade de desistir de Deus.
Sentiu-se como se tivesse realmente desperdiçado seu tempo servindo ao Senhor.
Quantos já se sentiram realmente assim?
Quando as provações da vida começam a se acumular sobre nós, somos tentados a pensar que seria melhor viver como o resto do mundo.
Que não há benefício algum em servir ao Senhor.
O problema com essa linha de pensamento é que a vida passar a ser vista apensas de uma perspectiva humana.
Quando olhamos para a vida e seus problemas de uma perspectiva humana, sempre iremos concentrar nossa atenção no eu.
Tudo sempre sera: "Porque eu?" "Que problemas vou enfrentar agora?" "Quando isso vai passar?" "Ninguém se importa com o que estou enfrentando?"
O pensamento natural sempre resulta em desastre porque coloca você no lugar errado e as coisas sao vistas pelo ângulo errado.
Se você se entrar na armadilha de ver a vida de uma perspectiva humana, você, ficara enfermo assim como Asafe ficou e começará a duvidar de tudo que sabe que é verdade sobre o Senhor.
Amigos, isso é uma armadilha perigosa!
I. Como Asafe foi educado
II. O que Asafe Observou

III. V. 17-28 O QUE ASAFE DESCOBRIU

A partir do versículo 17, o clima do Salmo muda. Asafe sai da armadilha da perspectiva humana e sobe para o terreno alto da perspectiva celestial.
Parece que Asafe fez uma viagem ao Templo. Lá, ele conversou com o Senhor e permitiu que o Senhor conversasse com ele.
Ao fazer isso, ele conseguiu tirar os olhos de si mesmo e dos problemas que enfrentava.
Conseguiu se livrar sua perspectiva humana e substituiu por uma perspectiva celestial.
Observe o que ficou claro para Asafe quando ele foi ao Templo.

A. V. 17b-20 O Futuro do pecador -

Psalm 73:17-20 “até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando acordamos; quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer.”

Asafe percebeu que os ímpios podem ter um bom tempo aqui na terra.
Eles podem viver bem e aproveitar a vida ao máximo, mas essa vida de sonho que estão vivendo terminará no momento que o fôlego de vida deixar seu corpo!
Então, “Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder” para sempre!
2 Thes 1:8-9
(Ill. Antes de permitirmos que o nosso coração se encha de inveja da vida que os iníquos estão levando, precisamos considerar o fato de que esse mundo é o único “céu” que eles conhecerão. Isso não é deprimente?
Um dia, o tempo se esgotará para todos, e então aqueles rejeitaram o perdão e a Salvação que Jesus oferece se encontrarão no inferno!
O que você quer da vida? Céu ou inferno?)

B. V. 21-22 A Sua Propria Tolice -

Psalm 73.21-22 “Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional.”

Agora, Asafe confessa para o Senhor o fato de que estava olhando a vida por meio de lentes defeituosas. Ele lida com a questão de seu próprio coração. (pecado)
(Ill. Há muitos filhos de Deus que para serem curados precisam admitir que estão olhando para a vida da maneira errada.
Em vez de confiar no Senhor e acreditar em Sua Palavra, estão olhando para as circunstâncias e duvidando da Palavra de Deus!
Muitas vezes somos culpados de dizer: (em nosso coração)
1. Deus não se importa - Mas Ele diz - 1 Pet 5:7 “Lancem sobre mim toda a sua ansiedade, porque EU tenho cuidado de você.”
2. Deus não ouve! - Mas Ele diz - Jer. 33:3 “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”.”
3. Deus me abandonou! - Mas Ele diz - Heb. 13:5 “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.”
Sabe de uma coisa amados, todos nós precisamos fazer o que Jesus disse para Tome: PARE DE DUVIDAR E CREIA! -Joh.20:27 “E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.”
Isso precisa ser decidido dentro do nosso coração de uma vez por todas!
É tolice abandonar O SENHOR no meio de nossos problemas! Ele ainda é Deus, não importa o que enfrentemos na vida

Eph 3:20 “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,”

Amados, todos nos aqui já ficamos enfermos do coração porque fizemos exatamente o que Asafe fez!
Sim, fazemos isso de vez em quando, permitimos que as provações da vida eclipsem a face de Deus!
Mas isso precisa ser confessado como o pecado e abandonado! Precisamos abraçar a verdadeira fé no Senhor nosso Deus!
o que mais Asafe viu?

C. V. 23-28 A Plenitude do Salvador

- Ao se comunicar com o Senhor, Asafe começou a ver tudo com mais clareza.
Ele não apenas olhou para o futuro do pecador e para a insensatez do ego, mas também foi capaz de ver claramente a plenitude do Salvador.
Ele passou a perceber que, como filho de Deus, ele possuía bênçãos espirituais que estavam acima de qualquer coisa desfrutada pelos ímpios!
Observe algumas das coisas que Asafe descobriu.
1. V. 23 A presença de Deus -
PSALM 73.23 “Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs.”
Asafe percebeu que, mesmo em meio a suas provações, ele nunca esteve sozinho!
Mesmo quando não podia ver Deus, o Senhor estava segurando sua mão. Deus sempre esteve presente!
(Ill. Essa é maior bênção que temos! O fato de nosso Senhor estar sempre com Seus filhos é uma bênção indescritível!
Isso significa que nunca estamos sozinhos! Significa que em todos os vales, em todas as noites escuras da alma, em todas as doenças, em todas as situações da vida, temos a presença abençoada do Senhor para nos sustentar e nos confortar!
Ele está sempre presente - Mt. 28:20; Hb. 13:5!
(Ill. Jesus disse: John 14:16 “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,”
Essa palavra “Conselheiro” ou “Consolador” descreve um amigo que é chamado para ajudar uma pessoa que está perturbada ou angustiada.
Refere-se a um comandante chamado para ajudar um exército desanimado. Basicamente, a palavra se refere a um ajudante!
Não importa o que enfrentemos na vida, temos um Ajudador sempre presente e celestial na pessoa do Espírito Santo).

2. V. 24 A Proteção de Deus -

Psalm 73.24 “Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.”
Asafe reconhece que, embora as tempestades da vida possam assolar a sua volta, sua vida estava sob o controle e a direção de Deus.
Ele sabia que Deus o guiaria por esta vida e, por fim, o levaria para o céu.
(Ill. Friend, desfrutamos da mesma proteção de Asafe!
Enquanto enfrentamos as tempestades da vida, precisamos estar cientes de que Deus sabe onde estamos, Jó 23:10.
Ele sabe de nossa tempestade e permitiu que ela viesse em nossa direção, Rom. 8:28.
Precisamos entender que as tempestades da vida, por mais horríveis que sejam, nunca poderão nos arrancar das mãos de Deus.
Ele nos guiará através delas e nos levará à glória quando esta vida terminar.
Nossos problemas não são problema para o Senhor.

3. V. 25-26 A Pessoa de Deus -

Psalm 73:25-26 “A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.”

Asafe chega à conclusão de que o Senhor é tudo o que ele precisa nesta vida ou na vida futura.
Ele se esqueceu da vida cheias de prazeres dos ímpios e declara a maior bênção que uma pessoa pode ter: um relacionamento pessoal com o próprio Deus!
Asafe percebeu que sua carne era fraca, mas seu Senhor era forte!
(Ill. Os filhos de Deus precisam aprender que um coração que não deseja nada além do Senhor é um coração que nunca ficará doente!
Quando tiramos os olhos do Senhor e começamos a cobiçar as coisas do mundo, ficamos insatisfeitos e desanimados e doentes.
Quando não queremos nada além de Deus, temos a certeza de que teremos tudo o que desejamos
- Matt 5:6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.”

4. V. 27-28 A Percepção de Deus -

Psalm 73:27-28 “Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.”

Finalmente Asafe chega a um ponto em que consegue ver as coisas da perspectiva de Deus.
Ele não olha mais para os ímpios com inveja. Agora ele sabe que eles estão condenados.
Agora ele sabe que os santos têm motivos para gritar, mesmo quando as coisas parecem mais sombrias.
Asafe chegou a um ponto em que sabe que o caminho de Deus é o único caminho. Ele agora sabe que vale a pena ser um filho de Deus!
(Ill. Meus amigos, esse é o ponto em que todos devemos chegar se quisermos desfrutar da vitória nos dias difíceis da vida.
Temos de chegar ao ponto em que podemos ver as coisas como elas realmente são, e não como pensamos que são.
Temos de chegar ao ponto em que perdemos a perspectiva humana e adotamos a perspectiva celestial.
Basicamente, tudo se resume em sair da armadilha que entramos. Como saímos desse lugar?
1. Por meio de oração
2. Pela Bíblia
3. Pela graça
4. Pela fé
Precisamos aprender a confiar no Senhor confiando no Senhor.
Em outras palavras, precisamos parar de duvidar e passar a acreditar que Deus é quem Ele diz ser e que pode fazer o que diz que fará!
Conc:
Sera que temos algum Asaph presente hoje?
Claro que sim! Há pessoas nesse auditorio que, de vez em quando, sentem vontade de desistir por causa do fardo que carregam na vida.
Gostaria de desafiá-los nesta noite a fazer o que Asafe fez.
Venha conversar com Deus sobre a sua situação.
Peça a Ele que lhe dê os olhos para que você possa ver as coisas à maneira Dele.
Peça a Ele que o leve ao ponto em que você, assim como Asafe, possa dizer: "Coloquei minha confiança no Senhor Deus".
Tudo se resume à posição em que você se encontra! Não seja como os cegos que falamos no inicio do nosso estudo.
Não seja culpado de simplesmente olhar para o que está bem à sua frente.
Não seja culpado de adotar apenas a perspectiva humana.
Faça um esforço hoje para obter a perspectiva celestial de seus problemas e passe a ver as coisas da maneira correta: A maneira de Deus!
Alguns aqui podem não ter a certeza da sua salvação. Esse grande problema pode ser resolvido aqui e agora, se você se achegar ao Senhor e permitir que Ele entre em sua vida.
Este altar está aberto! Deus está aqui e está atendendo às necessidades nesta noite. Você permitirá que Ele atenda às suas? Lembre-se: a posição em que você se encontra determina o que você vê!
Related Media
See more
Related Sermons
See more