Mateus 16.24-28

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Handout

Siga a Jesus

Matthew 16:24–28 ARA
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.
Captação
O Mestre Mandou! O mestre mandou, levantar as mãos! O mestre mandou pular de um pé só! Ponha o dedo no nariz!(…)
O que significa “Seguir a Jesus”?
Contexto
Versos anteriores, Mt 16.21-23, Jesus está com seus discipulos e traz um anuncio de sua morte e ressureição. Pedro então chama Jesus e fala para ele que isso não aconteceria.
A falta de entendimento de Pedro é compreensivel, ele é homem como nós não tem como ver alem do que pode ver e segundo é que ele como os outros discipulos estavam compreendendo em quem consistia a vida de Jesus (seus objetivos, propósitos e tarefas).
Da mesma forma nós também nos cegamos quanto ao entendimento das coisas de Deus, nosso pecado nos cega. E por ultimo queremos controlar a espiritualidade com a religiosidade. Mas Jesus não quer religiosidade, ele quer o nosso coração por completo, precisamos seguir a Jesus mesmo que isso custe nossa vida, nossa reputação.
A seguinte frase resume bem todo nosso texto e nos dá uma noção boa do que podemos esperar seguindo a Jesus:
No fight, no victory; no cross, no crown. Michael Green, The message of Matthew: the kingdom of heaven, The Bible Speaks Today (Leicester, England; Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2001), 181.
Transição
Hoje o que mais se encontra na internet é a “Teologia Coach”, aparentemente ela só leu a segunda metade do nosso texto, Mt 16.27-28, e se esqueçe que seguir a Jesus exige um Comprometimento proveniente da Graça.
Desenvolvimento

Discipulos Radicais

Matthew 16:24–26 ARA
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
Esses versículos exigem um verdadeiro senso de valores e lembram ao discípulo que ele se depara com uma escolha fundamental de onde sua verdadeira lealdade deve estar, com Deus ou com o mundo. R. T. France, Matthew: uma introdução e comentário, vol. 1 of Tyndale New Testament Commentaries (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1985), 264.

Negar a si mesmo:

Renunciar confiança em si mesmo
Depender unicamente de Deus para a salvação
O melhor comentário a Mateus 16.24 é Gálatas 2.20
Galatians 2:20 ARA
logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Negar-se a si mesmo significa sujeitar-se à disciplina de Cristo. William Hendriksen, Mateus, trad. Valter Graciano Martins, 2a edição em português., vol. 2 of Comentário do Novo Testamento (Cambuci; São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2010), 188.

Tomar a Cruz:

Significa sofrer a semelhança de Jesus. Lembrando que ele acabará de anunciar que estava para morrer.
1 Peter 2:21 ARA
Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,

O Paradoxo da Salvação (v.25)

por causa do amor de Cristo por ela demonstrado, agora por sua vez ama o Senhor e a todos aqueles a quem o Senhor quer que ela ame, e que, no processo de proceder assim, se prontifica até mesmo a sofrer extrema aflição pessoal e, se necessário for, ainda a morte.
William Hendriksen, Mateus, trad. Valter Graciano Martins, 2a edição em português., vol. 2 of Comentário do Novo Testamento (Cambuci; São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2010), 189.
2 Corinthians 8:9 ARA
pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.

Recompensas da Vida (v.26)

Utilizando termos relacionado a divida e lucro podemos compreender que essas perguntas tem um propósito de nos ajudar a fazer uma escolha correta. Como que Jesus estivesse nos dando um empurão para que escolhamos certo!
Qual o lucro do homem ganhando o mundo inteiro mas perdendo a vida?
Qual o debito do homem para que ele page a divida da sua alma?
Video: One Time Blind - Comfort
Transição
não busque possuir o mundo inteiro. Isso envolverá perda. Deixe com o Filho do homem a questão do recebimento do galardão.
William Hendriksen, Mateus, trad. Valter Graciano Martins, 2a edição em português., vol. 2 of Comentário do Novo Testamento (Cambuci; São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2010), 191.

Espectadores do Rei

Matthew 16:27–28 ARA
Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.

Jesus como Juiz

A glória do Filho do homem se revelará também neste mesmo fato, a saber: que ele será o juiz que retribuirá a cada um segundo seus feitos.
William Hendriksen, Mateus, trad. Valter Graciano Martins, 2a edição em português., vol. 2 of Comentário do Novo Testamento (Cambuci; São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2010), 191.
Os seguintes textos mostram para nós qual é a medida, padrão/regua, que será medida essa retribuição/salvação:
Acts 4:12 ARA
E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Ephesians 2:8 ARA
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

Jesus como Rei

E ainda aqueles discipulos veriam Jesus como um rei, e eles viram após a ressureição tiveram um experiencia daquilo que estava por vir, e da mesma forma seguir na presença eterna desse rei e seu Reino.
Temos um rei, somos um reino mas aguardamos a instauração do nosso território.
Ex: Bascos, 2,3 milhoes de pessoas que vivem no norte da Espanha e sul da França, possuem uma cultura própria e uma lingua própria (euskara).
Related Media
See more
Related Sermons
See more