A melhor roupa é o amor

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Colossenses 3.14

Neto e Nayana,
Vocês escolheram este versículo como tema para o casamento de vocês. E eu gostaria de meditar com vocês nestes breves minutos, olhando para o que este versículo nos traz acerca do amor.
Mas antes, é necessário a gente pensar sobre o que é o amor nessa passagem, já que se fala tanto hoje sobre o amor. Crentes e não-crentes falam que o amor é o mais importante. Movimentos ideológicos e filosóficos dos mais diversos tipos enfatizam sobre o amor. Mas qual é o amor retratado aqui?
Quando pra carta de Paulo escrita aos Colossenses podemos resumir o amor aqui falado em uma pessoa: Cristo. Toda esta carta mostra a superioridade de Cristo sobre todas as coisas. O Pai nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Não porque merecíamos, mas porque ele nos amou.
Agora Cristo é a nossa vida e não podemos mais viver como antes. Não pra vestir as mesmas roupas da ira, indignação, maldade, malediência e linguagem obscena, porque agora Cristo é tudo em todos. Agora nos vestimos com uma outra roupa, muito melhor, muito mais majestosa que nos foi dada pela graça.
É sobre esse amor maravilhoso que esta carta fala. O amor verdadeiro. O amor que vem de Deus. O amor que chamamos de boa-nova, de evangelho.
Diante disso, o que este versículo nos revela acerca deste amor?
Tema: Aspectos do amor cristão
O amor deve estar acima de qualquer coisa
O versículo 14 possui uma conjunção adversativa “porém”. Além disso, o versículo inicia falando “acima de tudo isso”. Estas expressões demonstram que a afirmação contida neste versícuo está relacionada aos versículos anteriores.
Considerando que a recomendação do apóstolo Paulo é que tiremos as roupas do pecado e nos vistamos das virtudes que vem de Cristo Jesus, devemos concluir que:
O amor deve estar acima da nossa condição de eleitos
O amor deve estar acima das nossas ações de misericórdia
O amor deve estar acima da nossa bondade.
O amor deve estar acima da nossa humildade.
O amor deve estar acima da nossa mansidão.
O amor deve estar acima da nossa da longanimidade.
O amor deve estar acima da nossa paciência para com o nosso irmão. O amor deve estar acima do perdão.
O amor deve estar acima de tudo isso.
E por quê? Porque estas coisas não são nada sem amor.
Por isso, 1 Coríntios 13 pode soar em nossa mente quando meditamos nessa verdade. Não adianta falar a língua dos anjos e dos homens sem amor. Não adianta ter o dom de profetizar sem amor. Não adianta ter todo o conhecimento sem amor. Não adianta ter muita fé sem amor. Não adianta ser extremamente generoso sem amor. Não adianta sacrificar o próprio corpo sem amor.
O amor precisa estar acima de todas as nossas ações, pensamentos e palavras. O amor que vem de Deus é o poder pelo qual nos reveste e transforma a nossa vida em um sacrifício agradável a Deus em aroma suave. Para o discípulo de Cristo, o amor não é uma opção, mas sim algo imprescindível.
Mauro Henrique, ex-vocalista do grupo Oficina G3 e agora seguindo carreira solo, escreveu uma música chamada “Herege”. A letra retrata alguém que buscou andar de forma tão zelosa na lei de Deus, mas que se tornou como um daqueles que tanto criticava. De tanto buscar o que era certo, ele acabou indo pro caminho inverso, criando um deus a sua própria imagem. E a razão disso está no refrão da música. Eis o refrão dela:
A fé vira faca sem amor
A lei vira laço sem amor
Como ter a Deus sem ter amor
Se Ele é o amor?
Verdade é vaidade sem amor
Palavra é só palha sem amor
O que é incompleto passará
Mas o amor pra sempre permanecerá
Embora não seja eu alguém que acompanhe tanto o trabalho dele, eu gostei dessa composição um perigo eminente para nós cristãos. Nós estamos em busca da santidade. Nós estamos em busca de fazer aquilo que é correto diante de Deus. Porém, se nossa busca não for revestida de amor, nós nos tornaremos tão idólatras como aqueles que estão em nossa oposição.
E assim também é no casamento. Vocês não querem casar para fazer o pior. Vocês querem dar o melhor de si um para o outro. Vocês querem cumprir o que a Palavra de Deus prescreve tanto para o esposo quanto para a esposa. E isso é bom! Mas isso tudo tem que estar revestido de amor. Porque tudo isso só faz sentido por causa do maravilhoso e impressionante amor de Deus derramado em Cristo Jesus!.
Este é primeiro aspecto que gostaria de ressaltar e compartilhar com vocês: o amor deve estar acima de todas as coisas.
2. O amor é o vinculo da perfeição
Em segundo lugar, o amor é o vínculo da perfeição. A NVI traduz essa expressão como “o elo perfeito”. A NVT dinamiza quando infere que este amor “une todo vós em perfeita harmonia”.
Em todo caso, esta expressão explica porque tudo que nós devemos fazer deve estar revestido de amor. Nós devemos andar em amor, ser amor, expressar todas as nossas ações em amor porque é pelo amor que todas as coisas se unem.
E isso se torna mais evidente quando olhamos para a vida no nosso Senhor Jesus. Ele caminhou com os seus discípulos. Foi extremamente com eles. Foi paciente até com seus opositores. Ensinou, curou, deu de comer aos famintos. Expulsou demônios, tomou as suas refeições com pecadores e publicanos. Ensinava de maneira autoritativa e vívida, bem diferente dos ensinos dos escribas e fariseus. Ao mesmo tempo que veio cumprir a Lei, ele trouxe luz ao verdadeiro significado dela. Ao final de tudo isso, foi injustamente acusado e condenado, sofrendo a mais terrivel morte existente naquela época.
Mas por que Jesus fez isso? Qual é o fator que dá sentido a todo este ministério de vida do nosso Salvador? E a resposta é o Amor. É o amor decretado pelo Pai pelo qual seu Filho amoroso se submete e se esvazia para assumir a postura não de Deus, mas de servo. Só o amor explica isso.
Só o amor que consegue ligar o fato de sermos pecadores, merecermos a morte, e mesmo assim, termos a garantia da vida eterna. Só o amor pode nos dar a esperança da ressurreição, baseada na ressurreição do filho de Deus!
E é por meio desse amor que nós podemos declarar que somos um nEle! Somos um em Cristo Jesus! Não há distinção. E o que nos une a Cristo é este amor que procede dEle!
Portanto, quando a gente olha pra Jesus a gente entende que o amor é o vínculo/elo da perfeição. Nele foram criadas todas as coisas e já não há mais nada que a Ele não pertença.
E pra nós isso mostra o quão é importante que o amor esteja vinculado a tudo que nós fazemos nessa terra, inclusive no matrimônio. O ato do marido liderar a sua esposa, só é possível vinculado ao amor. O ato da esposa auxiliar o seu marido só é possível vinculado ao amor. O casamento é uma aliança porque é baseada na aliança de amor que o Deus criador fez com o seu povo.
Conclusão
Assim, Neto e Nayana, destaquei aqui dois aspectos sobre o amor nessa passagem: 1) O amor deve estar acima de qualquer coisa; 2) O amor é o vínculo da perfeição.
Eu gosto muito de um pastor chamado Eugene Peterson. Dentre as suas obras há uma bíblia que ele organizou chamada “A mensagem”. Eu não sei se vocês conhecem, mas é uma paráfrase parecida com a Bíblia Viva. Sabe como ele parafraseou Colossenses 3.14? Gostaria de encerrar com essa citação dele:
“E a despeito do que mais vestirem, revistam-se de amor. O amor é roupa básica de vocês, para todas as ocasiões. Estejam sempre vestidos com ela.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more